C.E.M. CRIANÇA ESPERANÇA I
SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NA ESCOLA
Projeto Educacional desenvolvido no Ensino Fundamental
I e II com as turmas, 4º , 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano, do Centro Educacional
Municipal Criança Esperança I desenvolvido pela professoras, Ana Carla Coelho Morais, Eliane M. da S. Neves, Ana O.
R. M. Pedroza, Luciana dos S. Simplício, Elineuza S. R. Leite, Eliane B. T.
Terrabuio, com apoio da coordenadora Angela Conceição e Marileide Rozende.
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Rio Brilhante
Junho/novembro 2013
C.E.M. CRIANÇA ESPERANÇA I
Diretor
– Hermes Jung
Diretora
adjunta – Angela Venite
Coordenadora
– Angela Conceição
Marileide Rozende
Professoras
– Ana Carla Coelho Morais
Eliane Marques da Silva
Neves
Ana Olívia R. Meazza
Pedroza
Luciana dos Santos
Simplício
Elineuza Santana R.
Leite
Eliane B. T. Terrabuio
SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NA ESCOLA
Rio Brilhante
Junho/novembro 2013
SUMÁRIO
1 OBJETIVOS
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1.1Objetivo Geral
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04
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1.2Objetivo Específico
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04
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2 JUSTIFICATIVA
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3 PROBLEMÁTICA
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06
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4 HIPÓTESES
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07
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5 REFERENCIAL TEÓRICO
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08
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6 METODOLOGIA
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7 CRONOGRAMA
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13
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8 AVALIAÇÃO
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REFERENCIAS
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ANEXOS
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1OBJETIVOS
1.1 Objetivo Geral:
Objetivo
trabalhar ações econômicas, sustentáveis que visa a sensibilização e
conscientização com a preservação do meio ambiente partindo da comunidade
escolar.
1.2 Objetivos específicos:
- Formar, criar consciência ecológica com
a comunidade escolar.
- Discutir e criar formas alternativas de
ações para cuidar melhor do meio ambiente.
- Divulgar os trabalhos realizados durante
o projeto meio ambiente.
- Conscientizar e sensibilizar os alunos sobre as
pequenas ações e atitudes que podem contribuir com o meio ambiente na
escola.
2 JUSTIFICATIVA
Sustentabilidade
engloba também os conceitos sociais e econômicos. Pequenas ações diárias podem
fazer toda a diferença para o ambiente; apagar as luzes, fechar a torneira e
reciclar, por exemplo. Mas, para fazer um mundo sustentável, é preciso
ultrapassar o limite ambiental e atuar em outras áreas; como na econômica,
consumindo conscientemente, e na social, diminuindo as desigualdades.
A
melhor maneira de passar este conceito de sustentabilidade adiante e
certificar-se de que seja posto em prática, é educando as crianças a respeito.
Há muitas formas de ensinar a sustentabilidade, porém os trabalhos escolares é
a forma mais eficaz e duradoura de demonstrar a importância deste conceito para
o mundo e, principalmente, para o futuro.
O
crescimento das cidades, das indústrias, o aumento da população e a crescente
necessidade de consumo das pessoas geram quantidades cada vez maiores de
resíduos. O volume de lixo produzido ultrapassa a capacidade de absorção da
natureza.
O
homem, por não saber o que fazer com tanto lixo, acaba dando a ele um destino
inadequado, causando degradação da água, do solo, do subsolo e até do ar.
3
Problematica
Sensibilização e
mobilização permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de
participação de todos e todas na construção da Sustentabilidade em suas várias
dimensões.
4 Hipóteses
A Educação Ambiental é
muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É
trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de
intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas
que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
RERENCIAL TEÓRICA
A
educação é uma construção social, um processo contraditório de elementos
subjetivos e objetivos, de escolhas valorativas e de vontades políticas, dotada
de singularidades.“Significa uma construção social por estar diretamente
envolvida na socialização e formação dos sujeitos pedagógicos e de sua
identidade social e cultural” (LIMA, 2002,p. 120).
Segundo
Lima 2002, cabe entender que a educação tanto pode assumir um papel de conservação
da ordem social, reproduzindo ideologias, valores e interesses dominantes socialmente,
como pode assumir um papel emancipatório, comprometido pela modificação
cultural, política, e ética da sociedade e com o desenvolvimento das potencialidades dos seres humanos que a compõem.
Nesse
sentido, Lima faz uma reflexão referente às tendências emancipatórias, transformadoras
e conservadoras da educação ambiental, no campo pedagógico. Para o autor, há
duas grandes concepções político-culturais que fundamentam o debate da educação
ambiental. Essas concepções servem de referência para identificar as diversas propostas
teórico-práticas de educação ambiental. “São concepções que se afinam à tendência
de educação conservadora e à tendência de educação transformadora,
emancipatória” (idem, p. 125).
Como
diz Lima (2002), a tendência conservadora se interessa em conservar a estrutura
social vigente com todas as suas características, ou seja, valores econômicos,
políticos, éticos e culturais. Fortalecendo uma prática educativa funcional à
lógica científica instrumental e positivista. A tendência transformadora,
emancipatória se estabelece no compromisso de transformar a ordem social e de
renovar a sociedade e sua relação com o meio ambiente.
Para os
conservadores e comportamentalistas, a Educação Ambiental serve para adequar os
sujeitos pedagógicos ao sistema, mudar comportamentos sem entender a dinâmica existencial.
Para os inseridos numa perspectiva emancipatória a Educação Ambiental é meio
para a problematização da realidade e transformação integral de sujeitos e sociedade
(LOUREIRO, 2004).
Lima
(2002, p. 127) caracteriza a tendência de educação ambiental conservadora:
•
Concepção reducionista, fragmentada e unilateral da questão ambiental;
•
Compreensão naturalista e conservacionista da crise ambiental;
•
Tendência a sobrevalorizar as respostas tecnológicas diante dos desafios ambientais;
•
Leitura comportamentalista e individualista da educação e dos problemas ambientais;
•
Abordagem despolitizada da temática ambiental;
• Baixa
incorporação de princípios e práticas interdisciplinares;
•
Perspectiva crítica limitada ou inexistente;
•
Separação entre as dimensões sociais e naturais da problemática ambiental;
•
Banalização das noções de cidadania e participação que na prática são reduzidas
a uma concepção liberal, passiva e disciplinar.
A
tendência transformadora, emancipatória de educação ambiental (LIMA, 2002, p.
128-129, LOUREIRO, 2004, p. 32-33) é caracterizada como:
•
Atitude crítica diante dos desafios que a crise civilizatória nos coloca,
partindo se do princípio de que o modo como vivemos não atende mais aos nossos anseios
e compreensão de mundo e sociedade e de que é preciso criar novos caminhos;
•
Preocupação concreta em estimular o debate e o diálogo entre as ciências, redefinindo
objetos de estudo e saberes;
•
Entendimento da democracia como condição para a construção de uma
sustentabilidade substantiva;
•
Convicção de que o exercício da participação social e o exercício pleno da cidadania
são práticas indispensáveis à democracia e à emancipação socioambiental;
• Busca
de ruptura e transformação dos valores e práticas sociais contrários ao bem-estar
público e à equidade.
Por
isso, é importante a necessidade de conhecer o que significa cada uma dessas concepções
e de como cada uma pode influenciar o destino das decisões públicas que se relacionam
à qualidade de vida das populações. E mais, as condições decorrentes da atuação
humana no ambiente são definidas em função de cada modo de vida social, em interação
com as condições ecológicas de sustentação.
6 METODOLOGIA
O projeto está sendo
desenvolvidos com os alunos do ensino fundamental (6 º ao 9 º ano) do período
matutino e vespertino, na disciplina de Ciências e conta com a colaboração de
todos professores que lecionam nas
turmas. Os alunos foram divididos em grupos de ações diferentes.
Ciências:
·
4º A/B/C/D/E e 5ºA/B/C –
Elaboração de cartazes sobre conscientização de preservação do meio ambiente,
tipos de lixo reciclável. Trabalhar a Cartilha Ambiental. Confecção de lixeiras
ecológicas ensinando os alunos a separarem o lixo, e brinquedos com garrafas
PET e TETRA PARK.
·
6º ano A, B e C –
Elaborar história em quadrinho na STE – utilizando o programa HagáQuê, com o
tema – Preservação do meio ambiente e do solo, ao final serão feitas as
correções ortográficas e impressos para divulgação na escola.
·
7º ano A – Elaboração de
um painel de fotos dos alunos praticando ações sustentáveis em casa e na
escola, as fotos será baixada na STE, os alunos irão pesquisar frases que
corresponda com as ações expressas nas fotos – Atitudes sustentáveis, ao final
as fotos serão impressas e será montado o painel.
·
7º ano B – Pesquisa na
STE de atitudes sustentáveis que podemos realizar na escola, as mesmas será
impressas e será fixada nas salas de aulas, sinalizando, por exemplo, apague a
luz e desligue os ventiladores quando não estiver usando a sala de aula, não
deixe as torneiras dos bebedouros ligadas
·
8º e 9º ano – Confecção
de peças recicladas com garrafa pet, brinquedos, pufs. As peças recicladas será
destinada aos alunos do pré e 1 ano da escola, alguns pufs ficarão na sala dos
professores e outros serão compartilhados com os alunos do Mais Educação, para
aulas de leitura.
·
6º ao 9º ano - Uma ação
que será avaliada até o final do ano é a limpeza da sala de aula, cuidando e
deixando sempre limpa e auxiliando na limpeza do pátio da escola.
Língua
Portuguesa:
·
6º A, 7ºA/B, 8º A- Profª.
Elineuza - Elaborar uma paródia sobre o “Meio Ambiente”, todos irão desenvolver
sua criatividade, interpretação, leitura, raciocínio lógico e o trabalho em
grupo, ampliando diferentes ritmos musicais. – Ouvir e cantar por prazer. Ao
final do trabalho será realizado um concurso interno na sala, sendo selecionado
o melhor grupo que concorrerá com as outras turmas.
·
6ºB, 6ºC, 8ºB – Profª.
Eliane – Elaborar redação, poemas, paródias sobre o “Meio Ambiente”, todos irão
desenvolver sua criatividade e conhecimento. Ao final será do trabalho será
classificado o melhor para concorrer com as outras turmas.
RECURSOS
·
STE – Internet, Programa
HagáQuê, papel – sulfite A4, cartucho colorido para impressão das
histórias em quadrinho e fotos, papel para impressão de foto.
·
Garrafas pets, que serão
trazidas pelos alunos, tecido (corino, corano, napa, corvin, cola, grampo, e
manta acrílica), fita crepe, papelão, palito para churrasco para o acabamento
do puff e fixação das garrafas.
·
Tinta a óleo para
pintura das lixeiras (verde, vermelho, azul e amarelo).
·
Premiação do concurso de
Paródia: Será premiado o grupo melhor da sala com uma caixa de bombom, e o
grupo vencedor das turmas com uma medalha cada componente do grupo.
CRONOGRAMA
Ações a serem
desenvolvidas.
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Maio
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Junho
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Julho
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Agosto
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Setembro
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Outubro
|
Novembro
|
Palestras e teatros
realizados pela SEMED.
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X
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Elaboração de cartazes
sobre conscientização ambiental.
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X
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Confecção de lixeiras
ecológicas.
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|
X
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Elaboração de história
em quadrinho – 6º ano A, B e C
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|
X
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Sinalização de
atitudes sustentáveis e montagem de um painel de fotos – 7º ano A e B
|
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X
|
X
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Confecção de
brinquedos e puf com garrafas PET.
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X
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|
|
X
|
X
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Limpeza e manutenção
da sala de aula e pátio da escola
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X
|
X
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X
|
X
|
X
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X
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Relatório do trabalho
desenvolvido
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|
X
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|
X
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X
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Concurso sobre Paródia
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|
X
|
X
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AVALIAÇÃO
DO PROJETO
O Projeto “SUSTENTABILIDADE
E CIDADANIA NA ESCOLA” reflete, em toda
sua constituição e dinâmica aplicativo, a importância da valorização da
participação individual e coletiva em prol da preservação do ciclo natural da
vida no planeta Terra. É chegado o momento de todos nos conscientizarmos das
questões ambientais como um todo e agirmos sistematicamente para encontrar
equilíbrio nas relações estabelecidas entre os seres vivos e os recursos
naturais. Inicia-se, então, o despertar de nossas ações e valores ambientais e
sociais na escola e na comunidade, a fim de que, gradativamente, as ações se
multipliquem em âmbitos maiores e alcancemos a participação efetiva e
construtiva, o respeito à biodiversidade e a conseqüente melhoria na
qualidade de vida .
AVALIAÇÃO
DA TURMA
A avaliação será feita
durante todo o processo observando se os objetivos iniciais do projeto foram
atingidos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARACRUZ, Cuidando o
planeta. PEA – Programa de Educação Ambiental, 2006, www.projetoreciclar.ufv.br/docs/cartilha/cuidando@planeta.pdf, acessado em 18/06/2013.
Cartilha Ambiental, Rio Brilhante – MS, 2013. 1º Ed.
LIMA, G. F. C. Crise
ambiental, educação e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória.
In: LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania.
São Paulo: Cortez, 2002.
LOUREIRO, C. F. B;
Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/escola-sustentavel-meio-ambiente, acessado
em 16/06/2013.
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