SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NA ESCOLA

C.E.M. CRIANÇA ESPERANÇA I










SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NA ESCOLA


                                                                        


 Projeto Educacional desenvolvido no Ensino Fundamental I e II com as turmas, 4º , 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano, do Centro Educacional Municipal Criança Esperança I desenvolvido pela professoras, Ana Carla Coelho Morais, Eliane M. da S. Neves, Ana O. R. M. Pedroza, Luciana dos S. Simplício, Elineuza S. R. Leite, Eliane B. T. Terrabuio, com apoio da coordenadora Angela Conceição e Marileide Rozende.

 







Rio Brilhante
Junho/novembro 2013
C.E.M. CRIANÇA ESPERANÇA I

Diretor – Hermes Jung
Diretora adjunta – Angela Venite
Coordenadora – Angela Conceição
                        Marileide Rozende
Professoras – Ana Carla Coelho Morais
                        Eliane Marques da Silva Neves
                        Ana Olívia R. Meazza Pedroza
                        Luciana dos Santos Simplício
                        Elineuza Santana R. Leite
                        Eliane B. T. Terrabuio




SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NA ESCOLA










Rio Brilhante
Junho/novembro 2013
 SUMÁRIO


1 OBJETIVOS
..........................................................................................
04
1.1Objetivo Geral
..........................................................................................
04
1.2Objetivo Específico
..........................................................................................
04
2 JUSTIFICATIVA
..........................................................................................
05
3 PROBLEMÁTICA
..........................................................................................
06
4 HIPÓTESES
..........................................................................................
07
5 REFERENCIAL TEÓRICO
..........................................................................................
08
6 METODOLOGIA
..........................................................................................
11
7 CRONOGRAMA
..........................................................................................
13
8 AVALIAÇÃO
..........................................................................................
16
REFERENCIAS
..........................................................................................
17
ANEXOS







1OBJETIVOS

1.1 Objetivo Geral:

Objetivo trabalhar ações econômicas, sustentáveis que visa a sensibilização e conscientização com a preservação do meio ambiente partindo da comunidade escolar.

1.2 Objetivos específicos:

  • Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar.

  • Discutir e criar formas alternativas de ações para cuidar  melhor do meio ambiente.

  • Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.

  • Conscientizar e sensibilizar os alunos sobre as pequenas ações e atitudes que podem contribuir com o meio ambiente na escola.




2 JUSTIFICATIVA


Sustentabilidade engloba também os conceitos sociais e econômicos. Pequenas ações diárias podem fazer toda a diferença para o ambiente; apagar as luzes, fechar a torneira e reciclar, por exemplo. Mas, para fazer um mundo sustentável, é preciso ultrapassar o limite ambiental e atuar em outras áreas; como na econômica, consumindo conscientemente, e na social, diminuindo as desigualdades.

A melhor maneira de passar este conceito de sustentabilidade adiante e certificar-se de que seja posto em prática, é educando as crianças a respeito. Há muitas formas de ensinar a sustentabilidade, porém os trabalhos escolares é a forma mais eficaz e duradoura de demonstrar a importância deste conceito para o mundo e, principalmente, para o futuro.

O crescimento das cidades, das indústrias, o aumento da população e a crescente necessidade de consumo das pessoas geram quantidades cada vez maiores de resíduos. O volume de lixo produzido ultrapassa a capacidade de absorção da natureza.

O homem, por não saber o que fazer com tanto lixo, acaba dando a ele um destino inadequado, causando degradação da água, do solo, do subsolo e até do ar.





    
3 Problematica


Sensibilização e mobilização permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de participação de todos e todas na construção da Sustentabilidade em suas várias dimensões.





4 Hipóteses


A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.




RERENCIAL TEÓRICA

           
A educação é uma construção social, um processo contraditório de elementos subjetivos e objetivos, de escolhas valorativas e de vontades políticas, dotada de singularidades.“Significa uma construção social por estar diretamente envolvida na socialização e formação dos sujeitos pedagógicos e de sua identidade social e cultural” (LIMA, 2002,p. 120). 

Segundo Lima 2002, cabe entender que a educação tanto pode assumir um papel de conservação da ordem social, reproduzindo ideologias, valores e interesses dominantes socialmente, como pode assumir um papel emancipatório, comprometido pela modificação cultural, política, e ética da sociedade e com o desenvolvimento das  potencialidades dos seres humanos que a compõem.

Nesse sentido, Lima faz uma reflexão referente às tendências emancipatórias, transformadoras e conservadoras da educação ambiental, no campo pedagógico. Para o autor, há duas grandes concepções político-culturais que fundamentam o debate da educação ambiental. Essas concepções servem de referência para identificar as diversas propostas teórico-práticas de educação ambiental. “São concepções que se afinam à tendência de educação conservadora e à tendência de educação transformadora, emancipatória” (idem, p. 125).

Como diz Lima (2002), a tendência conservadora se interessa em conservar a estrutura social vigente com todas as suas características, ou seja, valores econômicos, políticos, éticos e culturais. Fortalecendo uma prática educativa funcional à lógica científica instrumental e positivista. A tendência transformadora, emancipatória se estabelece no compromisso de transformar a ordem social e de renovar a sociedade e sua relação com o meio ambiente.

Para os conservadores e comportamentalistas, a Educação Ambiental serve para adequar os sujeitos pedagógicos ao sistema, mudar comportamentos sem entender a dinâmica existencial. Para os inseridos numa perspectiva emancipatória a Educação Ambiental é meio para a problematização da realidade e transformação integral de sujeitos e sociedade (LOUREIRO, 2004).

Lima (2002, p. 127) caracteriza a tendência de educação ambiental conservadora:
• Concepção reducionista, fragmentada e unilateral da questão ambiental;
• Compreensão naturalista e conservacionista da crise ambiental;
• Tendência a sobrevalorizar as respostas tecnológicas diante dos desafios ambientais;
• Leitura comportamentalista e individualista da educação e dos problemas ambientais;
• Abordagem despolitizada da temática ambiental;
• Baixa incorporação de princípios e práticas interdisciplinares;
• Perspectiva crítica limitada ou inexistente;
• Separação entre as dimensões sociais e naturais da problemática ambiental;
• Banalização das noções de cidadania e participação que na prática são reduzidas a uma concepção liberal, passiva e disciplinar.

A tendência transformadora, emancipatória de educação ambiental (LIMA, 2002, p. 128-129, LOUREIRO, 2004, p. 32-33) é caracterizada como:
• Atitude crítica diante dos desafios que a crise civilizatória nos coloca, partindo se do princípio de que o modo como vivemos não atende mais aos nossos anseios e compreensão de mundo e sociedade e de que é preciso criar novos caminhos;
• Preocupação concreta em estimular o debate e o diálogo entre as ciências, redefinindo objetos de estudo e saberes;
• Entendimento da democracia como condição para a construção de uma sustentabilidade substantiva;
• Convicção de que o exercício da participação social e o exercício pleno da cidadania são práticas indispensáveis à democracia e à emancipação socioambiental;
• Busca de ruptura e transformação dos valores e práticas sociais contrários ao bem-estar público e à equidade.

Por isso, é importante a necessidade de conhecer o que significa cada uma dessas concepções e de como cada uma pode influenciar o destino das decisões públicas que se relacionam à qualidade de vida das populações. E mais, as condições decorrentes da atuação humana no ambiente são definidas em função de cada modo de vida social, em interação com as condições ecológicas de sustentação.






6 METODOLOGIA


O projeto está sendo desenvolvidos com os alunos do ensino fundamental (6 º ao 9 º ano) do período matutino e vespertino, na disciplina de Ciências e conta com a colaboração de todos  professores que lecionam nas turmas. Os alunos foram divididos em grupos de ações diferentes.
Ciências:
·         4º A/B/C/D/E e 5ºA/B/C – Elaboração de cartazes sobre conscientização de preservação do meio ambiente, tipos de lixo reciclável. Trabalhar a Cartilha Ambiental. Confecção de lixeiras ecológicas ensinando os alunos a separarem o lixo, e brinquedos com garrafas PET e TETRA PARK.

·         6º ano A, B e C – Elaborar história em quadrinho na STE – utilizando o programa HagáQuê, com o tema – Preservação do meio ambiente e do solo, ao final serão feitas as correções ortográficas e impressos para divulgação na escola.

·         7º ano A – Elaboração de um painel de fotos dos alunos praticando ações sustentáveis em casa e na escola, as fotos será baixada na STE, os alunos irão pesquisar frases que corresponda com as ações expressas nas fotos – Atitudes sustentáveis, ao final as fotos serão impressas e será montado o painel.

·         7º ano B – Pesquisa na STE de atitudes sustentáveis que podemos realizar na escola, as mesmas será impressas e será fixada nas salas de aulas, sinalizando, por exemplo, apague a luz e desligue os ventiladores quando não estiver usando a sala de aula, não deixe as torneiras dos bebedouros ligadas

·         8º e 9º ano – Confecção de peças recicladas com garrafa pet, brinquedos, pufs. As peças recicladas será destinada aos alunos do pré e 1 ano da escola, alguns pufs ficarão na sala dos professores e outros serão compartilhados com os alunos do Mais Educação, para aulas de leitura.

·         6º ao 9º ano - Uma ação que será avaliada até o final do ano é a limpeza da sala de aula, cuidando e deixando sempre limpa e auxiliando na limpeza do pátio da escola.

Língua Portuguesa:
·        6º A, 7ºA/B, 8º A- Profª. Elineuza - Elaborar uma paródia sobre o “Meio Ambiente”, todos irão desenvolver sua criatividade, interpretação, leitura, raciocínio lógico e o trabalho em grupo, ampliando diferentes ritmos musicais. – Ouvir e cantar por prazer. Ao final do trabalho será realizado um concurso interno na sala, sendo selecionado o melhor grupo que concorrerá com as outras turmas.

·        6ºB, 6ºC, 8ºB – Profª. Eliane – Elaborar redação, poemas, paródias sobre o “Meio Ambiente”, todos irão desenvolver sua criatividade e conhecimento. Ao final será do trabalho será classificado o melhor para concorrer com as outras turmas.

RECURSOS
·        STE – Internet, Programa HagáQuê, papel – sulfite A4, cartucho colorido para impressão das histórias em quadrinho e fotos, papel para impressão de foto. 

·        Garrafas pets, que serão trazidas pelos alunos, tecido (corino, corano, napa, corvin, cola, grampo, e manta acrílica), fita crepe, papelão, palito para churrasco para o acabamento do puff e fixação das garrafas.


·        Tinta a óleo para pintura das lixeiras (verde, vermelho, azul e amarelo).

·        Premiação do concurso de Paródia: Será premiado o grupo melhor da sala com uma caixa de bombom, e o grupo vencedor das turmas com uma medalha cada componente do grupo.



CRONOGRAMA


Ações a serem desenvolvidas.
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Palestras e teatros realizados pela SEMED.
X






Elaboração de cartazes sobre conscientização ambiental.

X





Confecção de lixeiras ecológicas.



X



Elaboração de história em quadrinho – 6º ano A, B e C

X





Sinalização de atitudes sustentáveis e montagem de um painel de fotos – 7º ano A e B

X
X




Confecção de brinquedos e puf com garrafas PET.

X


X
X

Limpeza e manutenção da sala de aula e pátio da escola

X
X
X
X
X
X
Relatório do trabalho desenvolvido


X

X

X
Concurso sobre Paródia

X
X







AVALIAÇÃO DO PROJETO

O ProjetoSUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NA ESCOLA”  reflete, em toda sua constituição e dinâmica aplicativo, a importância da valorização da participação individual e coletiva em prol da preservação do ciclo natural da vida no planeta Terra. É chegado o momento de todos nos conscientizarmos das questões ambientais como um todo e agirmos sistematicamente para encontrar equilíbrio nas relações estabelecidas entre os seres vivos e os recursos naturais. Inicia-se, então, o despertar de nossas ações e valores ambientais e sociais na escola e na comunidade, a fim de que, gradativamente, as ações se multipliquem em âmbitos maiores e alcancemos a participação efetiva e construtiva, o respeito à biodiversidade e a conseqüente melhoria na qualidade de vida .



AVALIAÇÃO DA TURMA


A avaliação será feita durante todo o processo observando se os objetivos iniciais do projeto foram atingidos.



  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ARACRUZ, Cuidando o planeta. PEA – Programa de Educação Ambiental, 2006, www.projetoreciclar.ufv.br/docs/cartilha/cuidando@planeta.pdf, acessado em 18/06/2013.

Cartilha Ambiental, Rio Brilhante – MS, 2013. 1º Ed.

LIMA, G. F. C. Crise ambiental, educação e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória. In: LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

LOUREIRO, C. F. B; Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.



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