Projeto: Horta e Jardinagem na garrafa pet




CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I













HORTA E JARDIM NA GARRAFA PET: APRENDENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE















RIO BRILHANTE, MS
2013


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I







HORTA E JARDIM NA GARRAFA PET: APRENDENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE



Projeto realizado com os alunos do "Mais Educação" 
da Escola C.E.M.C.E.I,   pelas  professoras Caroline 
Martins da Motta,   Eliane Marques da  Silva  Neves,
Gisele   Moreira   dos  Santos,  Maria  Aparecida  H.
Nascimento   e      Maria   Luciene     dos      Santos.




 
 
















RIO BRILHANTE, MS
2013

SUMÁRIO


1. IDENTIFICAÇÃO .......................................................................................04
2. INTRODUÇÃO ...........................................................................................05
3. JUSTIFICATIVA .........................................................................................06
4. OBJETIVOS ...............................................................................................07
5. METODOLOGIA ........................................................................................08
6. RECURSOS UTILIZADOS ........................................................................09
7. CRONOGRAMA ........................................................................................10
8. AVALIAÇÃO ..............................................................................................11
9. BIBLIOGRAFIA..........................................................................................12

1. IDENTIFICAÇÃO


Escola: C.E.M. Criança Esperança I
Endereço: Rua Expedicionário Hugo Gonçalves
Diretor: Hermes Jung
Coordenador Geral do Programa “Mais educação”: Miquéias dos Santos
Coordenadora do Programa “Mais educação”: Maria Luciene dos Santos
Projeto: Horta e jardim na Garrafa Pet: uma Aprendendo Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Envolvidos: Alunos do Projeto Mais educação e as professoras Caroline Martins da Motta, Eliane Marques da Silva Neves, Gisele Moreira dos Santos e Maria Aparecida Honorato O. Nascimento.
Período: Junho a Novembro de 2013.

2. INTRODUÇÃO

O Projeto Horta e Jardim nasceram da necessidade da inclusão dos alunos na realidade global no que diz respeito à Educação Ambiental, visando a sustentabilidade do Meio Ambiente, ensinando o respeito mútuo entre a Sociedade e a Natureza, entendendo esta como sendo a sua morada.
A horta e o jardim é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável e a beleza das plantas.
O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes, onde as  atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar matos, podar, regar não só constituem em um ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.  
Ao montar a horta e o jardim na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas. Entende-se que, para se trabalhar esta educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas, funcionários em geral e também a comunidade. Não dá para tratar só das questões de natureza como se esta estivesse desassociada da sociedade ou qualquer trabalho neste âmbito.
A horta e o jardim escolar têm como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos alunos e os demais envolvidos.
Este projeto visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

3. JUSTIFICATIVA

O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com  as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em flores, frutos, verduras e legumes viçosos e coloridos.
O homem tira da terra o seu sustento, isso faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos, esta relação esta perdida, para muitos, o “solo” de onde o seu alimento é tirado é apenas “terra”, pois atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.
Hoje as crianças e adolescentes no ambiente externo a escola, normalmente estão em frente à televisão e vídeo games, não tendo mais o contato com o meio ambiente.
Assim, se faz necessário que se resgate esse contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável.
As hortas e os jardins escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivencias que resgatam valores.

4. OBJETIVOS:

Objetivo Geral

Conscientizar os alunos, funcionários e familiares quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis gerando mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e a qualidade de vida de todos e Transformar uma área propicia em um jardim como espaço de lazer e conhecimento através da utilização de técnicas de paisagismo e jardinagem.

Objetivos Específicos

Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambientais, alimentar e nutricional;
Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos e prazerosos;
Oportunizar a participação da comunidade escolar (alunos, funcionários e familiares) nas atividades da escola.
Reeducar e estimular a alimentação saudável;
Ensinar os alunos  a cultivar um jardim e uma horta,  tornando-os multiplicadores e incentivando seus familiares a desenvolver essas práticas.
Ensinar o valor nutricional  e funcional dos vegetais na alimentação, mudando assim, os hábitos alimentares.
Ensinar o ciclo de vida das plantas e as condições ambientais mais propícias para seu o desenvolvimento;
Valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural.

5. METODOLOGIA

O desenvolvimento do projeto acontecerá da seguinte forma:
- Aulas teóricas sobre plantio e cultivo e demais conteúdos relacionados ao assunto, bem como educação ambiental e sustentabilidade.
- Aulas na sala de tecnologia educacional com jogos educativos sobre o assunto.
- Aulas práticas onde, os alunos irão: cortar as garrafas, preparar a terra e colocar nas garrafas que ficarão penduradas no muro da escola e semear as sementes.
- Aulas diversificadas utilizando cruzadinhas, caça-palavras e jogos sobre frutas, legumes e hortaliças.


6. RECURSOS UTILIZADOS

6.1 – Recursos materiais:
- Alicate, arame, tesoura, terra, estilete, sementes diversas  e mudas de hortaliças, garrafas pet e parafusos.
- Sala de tecnologia educacional (STE)


6.2 – Recursos humanos:

- Direção, coordenação, funcionários administrativos, professores e alunos


7. CRONOGRAMA

Data de execução
Quantidade de aula
Atividade a ser desenvolvida
03 à 28/06
40
Aulas teóricas sobre hortaliças e jardim.
01 à 31/07
45
Aulas teóricas sobre irrigação, adubação, plantio e educação ambiental.
01 à 30/08
50
Aulas diferenciadas com produção de desenhos, jogos, aulas na ste, cruzadinhas e caça-palavras.
02 à 30/09
40
Preparação de garrafas (coleta, marcações, corte e fixação no muro).
01 à 31/10
45
Preparação da terra (mistura da terra com areia, esterco de galinha e adubo orgânico).
Enchimento das garrafas (horta) e dos pneus (jardim).
01 à 22/11
30
Plantio das hortaliças e das flores.
Cuidados (tirar bichinhos, regas e fazer a manutenção)


  

8. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita no decorrer do projeto, através da participação dos alunos; ou seja, será continua e diária.

  

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAVALCANTI,  K. Uma chance para mataRevista Terra. Outubro de 2003.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 197 p.

SONCINI,  M. I.  & CASTILHO Jr. M. Biologia. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1988.

SILVA Jr.  C. &  SASSON S.  Biologia 03 , 4ª ed.  Saraiva, 1997.

Postado por: E.M.S. Neves





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