CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL
CRIANÇA ESPERANÇA I
PROJETO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Rio Brilhante-MS
junho a outubro 2013
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL
CRIANÇA ESPERANÇA I
DIREÇÃO:
HERMES JUNG
DIRETOR
ADJUNTO: ANGELA MACHADO
VENITE
COORDENADORA: MARILEIDE
ALVES FEITOZA ROZENDO
PROFESSORAS:
DIANETE DE
CARLI
GISELE MOREIRA DOS
SANTOS
MÁRCIA MARIA DA
SILVA FERREIRA
ROSELENE SOARES DA
SILVA BARRETO
TEREZA DO CARMO SAMPAIO DESCOVI
VANUSA MARTINS
DE CASTRO
PROFESSORAS MEDIADORAS:
ELISANGELA
MARQUES DA SILVA
ELIZAMAR MARQUES LINHARES
JOSIELE KARINE COSTA
MEIRA
NOELI MITTELSTAEDT
4° ANO - A –
B- C –D
5º ANO - B-
C
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
PERÍODO:
MATUTINO- VESPERTINO
PROJETO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
O projeto foi
desenvolvido no Ensino Fundamental no Centro E. M. Criança Esperança – I, no
período Matutino e Vespertino nos
4° e 5º
anos, elaborado pela coordenadora Marileide e desenvolvido pelas
professoras.
Rio Brilhante-MS
Junho a outubro 2013
SUMÁRIO
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1 OBJETIVOS....................................................................................................................
1.1 Objetivo Geral...............................................................................................................
1.2 Objetivo Específico.......................................................................................................
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04
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2 JUSTIFICATIVA............................................................................................................
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05
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3 PROBLEMÁTICA..........................................................................................................
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06
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4
HIPÓTESE.......................................................................................................................
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07
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5 REFERENCIAL
TEÓRICO..........................................................................................
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08
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6
METODOLOGIA............................................................................................................
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09
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7 CRONOGRAMA.............................................................................................................
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10
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8 RECURSOS......................................................................................................................
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11
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9 AVALIAÇÃO
..................................................................................................................
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12
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10 AVALIAÇÃO DA TURMA.........................................................................................
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13
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11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
........................................................................
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14
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1 OBJETIVOS
1.1 Objetivo
Geral
O presente
projeto tem como
objetivo colaborar com o
trabalho dos professores em sala
de aula de uma maneira
lúdica e prazerosa,
buscando despertar para
novas técnicas em relação
ao processo de
desenvolvimento cognitivo do educando, levando a
uma pratica produtiva para
a vida cotidiana, provocando
produção de conhecimento
e conceitos .
Construindo uma
proposta diferenciada de trabalho, proporcionando ao aluno, momentos de
descontração e reflexão na leitura, fortalecendo. As aulas mais prazerosas
através das histórias em quadrinhos
1.2 Objetivos
Específicos
A História em Quadrinhos possui qualidades que seus
críticos nem desconfiam. A utilização dos quadrinhos no processo de
ensino aprendizagem, por exemplo, é um recurso viável, necessário e
importante, que, entretanto, tem sido pouco explorado. A compreensão
de um produto cultural tão complexo como a
História em Quadrinhos exige a identificação de seus elementos
característicos e da maneira como sua narrativa é
articulada. Fornecer elementos para o entendimento desta forma de comunicação visual e para sua utilização em sala de aula.
Conscientizar os
alunos sobre a importância que tem a leitura e a escrita em nossas vidas.
Incentivar a
leitura e a escrita através das historias em quadrinhos para melhor desempenho
e participação na escola e na sociedade.
Fazer com que
tenha prazer nas situações que envolvem a leitura de historias.Apresentar
ao aluno outro
tipo de linguagem, a história em quadrinhos, ajudando-os também a
distinguir a fala dos personagens da fala do narrador.
2 JUSTIFICATIVA
O Centro
Educacional Municipal Criança Esperança-I situa-se na vila nova Esperança, com
alunos matriculados nos turno matutino e vespertino.
A escola possui
alunos do campo e da cidade, a maioria de baixa renda, sendo que no 4º e 5° anos,
trabalhamos com 165 alunos no período
matutino e vespertino.
Após o
levantamento junto à sala de aula sente a necessidade de elaborar um projeto,
que pudesse suprir essas necessidades de aprendizagem, tendo o ponto principal
a leitura e a escrita para melhorar o ensino aprendizagem.
Tendo por objetivo
transformar o trabalho em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no
sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de
desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma pratica produtiva para a
vida cotidiana, provocando a produção de conhecimento e conceito consolidados
conhecimento nova, sendo que podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas
transversais e conteúdos.
Como os personagens também são crianças, é esperado
que os alunos se identifiquem com alguns deles.
O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
As histórias em
quadrinhos com os personagens diferenciados conhecidas pelo público infantil
trás para sala de aula um desenvolvimento produtivo, para trabalhar diferentes
temas transversais e, além disso, a possibilidade de levar às crianças a
riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional, mostra através das
historias e adquirindo novos conhecimentos.
Segundo Sousa (2010), a história deve ser universal, apresentar uma linguagem
fácil e objetiva e não podem tocar em assuntos tabus, como religião e
violência. Além disso, a tirinha precisa ter ritmo, ser bem-humorada e mostrar
informações inusitadas e tem por objetivo pré-alfabetizar as crianças de todo o
país e será distribuída na rede pública de ensino nacional.
De acordo com
Calazans (2005), as Histórias em Quadrinhos, como um recurso de apoio didático,
nos permitem abordar conteúdos e conceitos em qualquer área e nível de
aprendizagem, por tratar-se de um material comumente acessado pelos alunos para
entretenimento e lazer, não encontrando, portanto, resistência por parte deles,
na obra de História em quadrinhos na escola. O MEC é favorável ao uso de HQs em
sala de aula, tanto que o incluiu nos PCNs de Língua Portuguesa.
A revista Nova
Escola, publicou em abril de 1998, uma reportagem de capa, sob o título:
Quadrinhos poderosos, ferramenta
pedagógica, a respeito do uso em sala de aula. Portanto, é pertinente e recomendável
o uso de Histórias em quadrinhos em sala de aula e, nesse sentido, elaboramos o
presente projeto, que visa contribuir com subsídios norteadores do trabalho do
professor em diferentes níveis de ensino (CALAZANS, 2005).
3 PROBLEMÁTICA
Com
base nos resultados
obtidos no 1º
bimestre foi possível
observar a necessidades
de realizar um
projeto de intervenção
pedagógica , que contribuísse
com o desenvolvimento dos
alunos, algo que solucionasse
o problema de
interesse, concentração,
raciocino e criatividades.
Com
esse diagnóstico observamos que
os mesmos gostavam
de gibis, foi ai que surgiu
a idéia de
Projeto de História
em Quadrinho.
4 HIPÓTESE
Com o
desenvolvimento do projeto
observamos maior desempenho
dos alunos na
leitura e na
escrita , uma melhora expressiva
nas atividades diárias,
mais concentração , raciocínio
e criatividades em suas
produções .
Os
alunos que tinham dificuldades de interpretar
as atividades propostas,
hoje já realizam as
mesmas com maior
facilidades, alem de
terem despertado para
a realização de
trabalhos em grupos
e a socialização com
todos os colegas
da escola.
5 REFERENCIAL TEÓRICO
A Escola
insere-se neste contexto como instrumento hábil a implementar a leitura na
Séries Iniciais, motivando os jovens leitores através de uma mudança de concepção, ou seja, transformando
a leitura como algo agradável, fonte não apenas de informação, mas
principalmente de lazer.
Segundo Sousa (2010), a história deve ser universal, apresentar uma linguagem
fácil e objetiva e não podem tocar em assuntos tabus, como religião e
violência. Além disso, a tirinha precisa ter ritmo, ser bem-humorada e mostrar
informações inusitadas e tem por objetivo pré-alfabetizar as crianças de todo o
país e será distribuída na rede pública de ensino nacional.
De acordo com
Calazans (2005), as Histórias em Quadrinhos, como um recurso de apoio didático,
nos permitem abordar conteúdos e conceitos em qualquer área e nível de
aprendizagem, por tratar-se de um material comumente acessado pelos alunos para
entretenimento e lazer, não encontrando, portanto, resistência por parte deles,
na obra de História em quadrinhos na escola. O MEC é favorável ao uso de HQs em
sala de aula, tanto que o incluiu nos PCNs de Língua Portuguesa.
A revista Nova
Escola, publicou em abril de 1998, uma reportagem de capa, sob o título:
Quadrinhos-poderosa ferramenta pedagógica, a respeito do uso em sala de aula.
Portanto, é pertinente e recomendável o uso de Histórias em quadrinhos em sala
de aula e, nesse sentido, elaboramos o presente projeto, que visa contribuir
com subsídios norteadores do trabalho do professor em diferentes níveis de
ensino (CALAZANS, 2005).
Paulo Freire (1983)
"Assim como os autores que apresentamos, consideramos distintos os
conceitos de alfabetização e letramento, embora entendamos que são processos
que se interpenetram, uma vez que a leitura do mundo precede a leitura da
palavra e aprender a ler e a escrever é também compreender o mundo no seu
contexto, vinculando linguagem e realidade ."
Para Bettelheim (1903 – 1990), nenhum tipo de leitura
é tão enriquecedor e satisfatório do que os contos de fadas, pois eles ensinam
sobre os problemas interiores dos seres humanos e representam soluções em
qualquer sociedade. Ou seja, a fantasia ajuda a formar a personalidade e por
isso não pode faltar na educação.¨(Revista Nova Escola, novembro de 2005:.54
6 METODOLOGIA
5.1 Conteúdos Programáticos
- Produção e reprodução de textos;
- Leitura oral e coletiva;
- Leitura e escrita;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- História em quadrinhos;
- Plural e singular ;
- Masculino e feminino ;
- Números de sílabas e letras;
- Música referente ao tema abordado;- Ortografia;
- Historia infantil e transformar em história em quadrinhos;
- Registro de personagens;
- Consciência argumentativa;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Seqüência lógica de idéias;
- Ordenação de frases e palavras;
- Análise lingüística;
- Acentuação;
- Pontuação;
- Paragrafação;
- Reescrita do próprio texto transformando em história em quadrinho com
apoio do professor;
- Interpretações
através de ilustrações com gravuras e desenhos em balões;
Linguagem:
- Reescrita do próprio texto transformando em história em
quadrinho com apoio do professor;
- Reescrita de
historia em quadrinho
em texto;
7 CRONOGRAMA
Data da
Execução
|
Qualidade
de aulas utilizadas e disciplina
|
Ações a
serem desenvolvidas a cada dia
|
07.06.2013
|
02
aulas de Português
|
- Apresentação do Projeto de
História
|
14.06.2013
|
01
aula de Português
|
-Tipos de
balões
|
21.06.2013
|
02
aulas de Português
|
-Expressões faciais,
onomatopéias
|
28.06.2013
|
02
aulas de Português
|
- Produções de texto
usando as expressões
faciais dos desenho com vários tipos de balões amor, censura, frio,
molhado, comum, pensamento, distância, uníssono, diálogo, agressivo, raiva e
sussurro.
|
05.07.2013
|
01
aula de Português
|
- Tipos de balões usando
vários tipos de pontuações.
|
02.08.2018
|
02
aulas de Português
|
- Desenhos usando a fala dos
personagens nos balões indicados.
|
09.08.2013
|
01
aulas de Português
|
. Leitura de
gibis
|
16.08.2013
|
01
aula de Português
|
- História em quadrinhos com 4
tipos de balões.
|
23.08.2013
|
02
aulas de Português
|
- textos em Historia e
quadrinho e Interpretação . (
Pedrinho em
|
30.08.2013
|
02
aulas de Português
|
- Sinônimo e antônimo;
Trabalhar a fala dos balões, e
mostrar que palavras diferentes podem ter significados parecidos.
|
06.09.2013
|
02 aula de Português
|
- Textos em História em
quadrinhos . ( com Interpretação ) .
|
13.09.2013
|
02
aulas de Português
|
-Produção de texto dentro dos balões com
personagens diversificados.
|
20.09.2013
|
01
aula de Português
|
- Balões com história em
quadrinhos;
|
27.09.2013
|
02
aulas de Português
|
Atividades envolvendo
recursos gráficos .
|
04.10.2013
|
02
aulas de Português
|
Atividades envolvendo
recursos gráficos e
onomatopéias.
|
11.10.2013
|
01
aula de Português
|
Texto “ SURPRESA” e
interpretação do texto.
|
16.10.2013
|
02
aulas de Português
|
- Produção “Histórias em
quadrinhos, trabalhando a fala dos personagens.
|
23.10.2013
|
01 aulas de Português
|
Leitura de
gibis.
|
30.10.2013
|
01
aula de Português
|
- Produção de frases:
negativas, afirmativas, exclamativas e interrogativas.
|
04.11.2013
|
02
aulas de Português
|
- Reescrita da
historia em quadrinho.
|
11.11.2013
|
01
aulas de Português
|
- Produção de frases:
negativas, afirmativas, exclamativas e interrogativas usando a história em
quadrinhos e os balões adequados.
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18.112013
|
01
aula de Português
|
Leitura de
Gibis
|
25.11.2013
|
02
aulas de Português.
|
- Produção:
História em quadrinhos.
-Verificação de aprendizagem
(avaliação).
|
8 RECURSOS
7.1 Recursos Humanos
Direção,
coordenação, professores, alunos e inspetores.
7.2 Recursos Materiais
·
Papel sulfite;
·
Cartolina;
·
Lápis de cor;
·
Lápis de escrever;
·
Giz de cera;
·
Régua;
·
Máquina digital;
·
E.V.A;
·
Cola quente;
·
Computador (internet);
·
STE
·
Aparelho de som;
·
Xérox;
·
Cola branca;
·
Caderno;
·
Borracha;
·
Revistas, jornais, livros e gibis, etc...
·
Impressora
·
Microfone
·
Cenário para apresentação
·
Fantasias de acordo com os personagens
·
Livros infantis
·
Impressora
·
Aparelho de som
·
Livros de contos de
fadas e histórias infantis.
·
Sala de tecnologia
(STE).
9 AVALIAÇÃO
A avaliação deve
ser dar de forma sistemática e continua ao longo de todo processo de
aprendizagem no projeto em estudo.
Os instrumentos
utilizados para avaliação do projeto terão a observação e o registro diário das
atividades aplicadas em sala de aula, permitindo observar o desenvolvimento
individual, interesse a participação do tema abordado (dado).
10 AVALIAÇÃO DA TURMA
Relatório do
desempenho dos alunos do 4º anos e 5º
anos do ensino fundamental do
período matutino e vespertino
do Centro Educacional Municipal
“Criança Esperança – I” foi e após a realização do projeto história em
quadrinhos.
O objetivo do
projeto era sanar as dificuldades dos alunos com maiores deficiência na
aprendizagem e na escrita leitura, através da história em quadrinhos e
imaginação traduzida visualmente para encontrar e apaixonar gerações,
ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa e viajar com
busca de novos conhecimentos.
O objetivo no
inicio era sanar as dificuldades daqueles alunos que tinham maiores deficiência
na aprendizagem, devido o baixo índice de aprendizado, resolvi trabalhar o
projeto leitura.
Compreender e
entender a importância da leitura e escrita na nossa vida é a necessidade de se
cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens.Porque o educar é cultivar
a capacidade de superar o gosto e as dificuldades na leitura.
11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CALAZANS, F. História em quadrinhos na escola. 2.ed.
São Paulo: Paulus, 2004.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Secretaria de educação
fundamental, Brasília – Parâmentros.
Curriculares. Nacionais. Apresentação dos temas transversais do ensino
fundamental: MEC/ SEF: 1988.
Proposta pedagógica 4º e
5º anos o do ensino fundamental (REME) – Rio
Brilhante.
FREIRE, P. A importância do ato de ler.
41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
Freire
P. Letramento - A Leitura e a Escrita
SILVA,
E. T. Elementos de pedagogia da leitura, 2 ª ed. São Paulo: Martins
Fontes, 1994.
Proposta pedagógica 4º e
5º º anos do ensino fundamental
(REME) – Rio Brilhante.
SOUSA, M. Escrito por Redação. 2010.
POSTADO POR L.S.SIMPLÍCIO
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