CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I








PROJETO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS








Rio Brilhante-MS
junho a outubro 2013



CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I



DIREÇÃO: HERMES   JUNG
DIRETOR   ADJUNTO:    ANGELA   MACHADO  VENITE
COORDENADORA:  MARILEIDE  ALVES   FEITOZA  ROZENDO
PROFESSORAS:  
DIANETE      DE   CARLI
GISELE  MOREIRA  DOS  SANTOS
MÁRCIA  MARIA   DA  SILVA   FERREIRA
ROSELENE  SOARES  DA  SILVA   BARRETO
TEREZA  DO  CARMO SAMPAIO DESCOVI
VANUSA MARTINS  DE  CASTRO

PROFESSORAS   MEDIADORAS:

ELISANGELA  MARQUES  DA SILVA
ELIZAMAR  MARQUES   LINHARES
JOSIELE  KARINE  COSTA  MEIRA
NOELI MITTELSTAEDT
4°    ANO  -  A – B- C –D
5º   ANO  -   B- C
DISCIPLINA: LÍNGUA    PORTUGUESA 
PERÍODO: MATUTINO- VESPERTINO




PROJETO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS





O projeto foi desenvolvido no Ensino Fundamental no Centro E. M. Criança Esperança – I, no período Matutino e  Vespertino  nos   4°  e   5º   anos, elaborado pela coordenadora Marileide e desenvolvido pelas professoras.



Rio Brilhante-MS
Junho a outubro 2013

SUMÁRIO



1 OBJETIVOS.................................................................................................................... 1.1 Objetivo Geral...............................................................................................................
1.2 Objetivo Específico.......................................................................................................
04

2 JUSTIFICATIVA............................................................................................................
05
3 PROBLEMÁTICA..........................................................................................................
06
4 HIPÓTESE.......................................................................................................................
07
5 REFERENCIAL TEÓRICO..........................................................................................
08
6 METODOLOGIA............................................................................................................
09
7 CRONOGRAMA.............................................................................................................
10
8 RECURSOS......................................................................................................................
11
9 AVALIAÇÃO ..................................................................................................................
12
10 AVALIAÇÃO DA TURMA.........................................................................................
13
11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................
14







1 OBJETIVOS

1.1 Objetivo Geral


O  presente   projeto  tem  como  objetivo  colaborar  com  o trabalho  dos   professores em  sala  de  aula de  uma maneira  lúdica  e  prazerosa,  buscando  despertar  para  novas técnicas   em  relação   ao  processo  de  desenvolvimento  cognitivo do  educando, levando  a   uma  pratica produtiva   para  a  vida cotidiana, provocando produção  de  conhecimento  e  conceitos .

Construindo uma proposta diferenciada de trabalho, proporcionando ao aluno, momentos de descontração e reflexão na leitura, fortalecendo. As aulas mais prazerosas através das histórias em   quadrinhos                                                                                                                                                                                         

1.2 Objetivos Específicos

A História em Quadrinhos possui qualidades que seus críticos nem desconfiam. A utilização dos quadrinhos no processo de  ensino aprendizagem, por exemplo, é um recurso viável, necessário e importante, que, entretanto, tem sido pouco explorado. A compreensão de um produto  cultural  tão  complexo  como  a  História em Quadrinhos exige a identificação de seus elementos característicos e da maneira como sua narrativa é articulada. Fornecer elementos para o entendimento desta forma de comunicação visual e para sua utilização em sala de aula.

Conscientizar os alunos sobre a importância que tem a leitura e a escrita em nossas vidas.

Incentivar a leitura e a escrita através das historias em quadrinhos para melhor desempenho e participação na escola e na sociedade.

Fazer com que tenha prazer nas situações que envolvem a leitura de historias.Apresentar  ao  aluno  outro  tipo  de  linguagem,  a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador.
         

2 JUSTIFICATIVA


O Centro Educacional Municipal Criança Esperança-I situa-se na vila nova Esperança, com alunos matriculados nos turno matutino e vespertino.

A escola possui alunos do campo e da cidade, a maioria de baixa renda, sendo que no 4º e 5° anos, trabalhamos com 165  alunos no período matutino   e    vespertino.

Após o levantamento junto à sala de aula sente a necessidade de elaborar um projeto, que pudesse suprir essas necessidades de aprendizagem, tendo o ponto principal a leitura e a escrita para melhorar o ensino aprendizagem.

Tendo por objetivo transformar o trabalho em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma pratica produtiva para a vida cotidiana, provocando a produção de conhecimento e conceito consolidados conhecimento nova, sendo que podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos.
Como os personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com alguns deles.

O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

As histórias em quadrinhos com os personagens diferenciados conhecidas pelo público infantil trás para sala de aula um desenvolvimento produtivo, para trabalhar diferentes temas transversais e, além disso, a possibilidade de levar às crianças a riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional, mostra através das historias e adquirindo novos conhecimentos.
Segundo Sousa (2010), a história deve ser universal, apresentar uma linguagem fácil e objetiva e não podem tocar em assuntos tabus, como religião e violência. Além disso, a tirinha precisa ter ritmo, ser bem-humorada e mostrar informações inusitadas e tem por objetivo pré-alfabetizar as crianças de todo o país e será distribuída na rede pública de ensino nacional.

De acordo com Calazans (2005), as Histórias em Quadrinhos, como um recurso de apoio didático, nos permitem abordar conteúdos e conceitos em qualquer área e nível de aprendizagem, por tratar-se de um material comumente acessado pelos alunos para entretenimento e lazer, não encontrando, portanto, resistência por parte deles, na obra de História em quadrinhos na escola. O MEC é favorável ao uso de HQs em sala de aula, tanto que o incluiu nos PCNs de Língua Portuguesa.

A revista Nova Escola, publicou em abril de 1998, uma reportagem de capa, sob o título: Quadrinhos poderosos,  ferramenta pedagógica, a respeito do uso em sala de aula. Portanto, é pertinente e recomendável o uso de Histórias em quadrinhos em sala de aula e, nesse sentido, elaboramos o presente projeto, que visa contribuir com subsídios norteadores do trabalho do professor em diferentes níveis de ensino (CALAZANS, 2005).




3 PROBLEMÁTICA

Com  base   nos  resultados   obtidos    no  1º  bimestre    foi  possível  observar   a  necessidades  de   realizar   um  projeto   de  intervenção   pedagógica ,  que   contribuísse  com   o  desenvolvimento  dos  alunos, algo  que  solucionasse   o  problema  de  interesse,   concentração, raciocino  e   criatividades.

Com   esse  diagnóstico observamos  que  os   mesmos   gostavam  de  gibis, foi  ai  que    surgiu  a  idéia  de  Projeto   de  História  em   Quadrinho.



4 HIPÓTESE
Com  o   desenvolvimento  do  projeto   observamos      maior   desempenho  dos  alunos  na  leitura    e  na  escrita , uma  melhora  expressiva    nas  atividades  diárias,  mais  concentração , raciocínio e  criatividades em  suas  produções .

Os   alunos  que   tinham dificuldades de  interpretar   as   atividades   propostas,  hoje já  realizam  as  mesmas   com   maior   facilidades,   alem  de  terem   despertado  para    a  realização  de  trabalhos  em  grupos  e  a    socialização    com  todos  os  colegas  da  escola.

5 REFERENCIAL TEÓRICO
A Escola insere-se neste contexto como instrumento hábil a implementar a leitura na Séries Iniciais, motivando os jovens leitores através de uma  mudança de concepção, ou seja, transformando a leitura como algo agradável, fonte não apenas de informação, mas principalmente de lazer.  

Segundo Sousa (2010), a história deve ser universal, apresentar uma linguagem fácil e objetiva e não podem tocar em assuntos tabus, como religião e violência. Além disso, a tirinha precisa ter ritmo, ser bem-humorada e mostrar informações inusitadas e tem por objetivo pré-alfabetizar as crianças de todo o país e será distribuída na rede pública de ensino nacional.

De acordo com Calazans (2005), as Histórias em Quadrinhos, como um recurso de apoio didático, nos permitem abordar conteúdos e conceitos em qualquer área e nível de aprendizagem, por tratar-se de um material comumente acessado pelos alunos para entretenimento e lazer, não encontrando, portanto, resistência por parte deles, na obra de História em quadrinhos na escola. O MEC é favorável ao uso de HQs em sala de aula, tanto que o incluiu nos PCNs de Língua Portuguesa.

A revista Nova Escola, publicou em abril de 1998, uma reportagem de capa, sob o título: Quadrinhos-poderosa ferramenta pedagógica, a respeito do uso em sala de aula. Portanto, é pertinente e recomendável o uso de Histórias em quadrinhos em sala de aula e, nesse sentido, elaboramos o presente projeto, que visa contribuir com subsídios norteadores do trabalho do professor em diferentes níveis de ensino (CALAZANS, 2005).

Paulo Freire (1983)  "Assim como os autores que apresentamos, consideramos distintos os conceitos de alfabetização e letramento, embora entendamos que são processos que se interpenetram, uma vez que a leitura do mundo precede a leitura da palavra e aprender a ler e a escrever é também compreender o mundo no seu contexto, vinculando linguagem e realidade ."

Para Bettelheim (1903 – 1990), nenhum tipo de leitura é tão enriquecedor e satisfatório do que os contos de fadas, pois eles ensinam sobre os problemas interiores dos seres humanos e representam soluções em qualquer sociedade. Ou seja, a fantasia ajuda a formar a personalidade e por isso não pode faltar na educação.¨(Revista Nova Escola, novembro de 2005:.54


6 METODOLOGIA

5.1 Conteúdos Programáticos

            - Produção e reprodução de textos;
            - Leitura oral e coletiva;
            - Leitura e escrita;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- História em quadrinhos;
- Plural e singular ;
- Masculino e feminino ;
- Números de sílabas e letras;
- Música referente ao tema abordado;- Ortografia;
- Historia infantil e transformar em história em quadrinhos;
- Registro de personagens;
- Consciência argumentativa;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Seqüência lógica de idéias;
- Ordenação de frases e palavras;
- Análise lingüística;
- Acentuação;
- Pontuação;
- Paragrafação;
- Reescrita do próprio texto transformando em história em quadrinho com apoio do professor;
- Interpretações através de ilustrações com gravuras e desenhos em balões;

           Linguagem:
- Reescrita do próprio texto transformando em história em quadrinho com apoio do professor;
-  Reescrita  de   historia   em  quadrinho   em  texto;

7 CRONOGRAMA

Data da Execução
Qualidade de aulas utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia

07.06.2013

02 aulas de Português
- Apresentação do Projeto de História em quadrinhos.  Como    Surgiu  a  Historia   em  quadrinho?

14.06.2013
01 aula de Português
-Tipos   de  balões



21.06.2013

02 aulas de Português
-Expressões faciais, onomatopéias


28.06.2013
02 aulas de Português
- Produções de  texto  usando   as  expressões  faciais dos desenho com vários tipos de balões amor, censura, frio, molhado, comum, pensamento, distância, uníssono, diálogo, agressivo, raiva e sussurro.
05.07.2013
01 aula de Português
- Tipos de balões usando vários tipos de pontuações.
02.08.2018
02 aulas de Português
- Desenhos usando a fala dos personagens nos balões indicados.
09.08.2013
01 aulas de Português
. Leitura  de   gibis
16.08.2013
01 aula de Português
- História em quadrinhos com 4 tipos de balões.

23.08.2013
02 aulas de Português
-  textos em Historia  e   quadrinho e  Interpretação  . (  Pedrinho  em
30.08.2013
02 aulas de Português
- Sinônimo e antônimo;
Trabalhar a fala dos balões, e mostrar que palavras diferentes podem ter significados parecidos.
06.09.2013
02  aula de Português
- Textos em História em quadrinhos  . (            com   Interpretação  ) .
13.09.2013
02 aulas de Português
 -Produção de texto dentro dos balões com personagens diversificados.
20.09.2013
01 aula de Português
- Balões com história em quadrinhos;


27.09.2013
02 aulas de Português
Atividades  envolvendo  recursos   gráficos .
04.10.2013
02 aulas de Português
Atividades  envolvendo  recursos  gráficos   e  onomatopéias.


11.10.2013
01 aula de Português
Texto “ SURPRESA”  e   interpretação   do  texto.
16.10.2013
02 aulas de Português
- Produção “Histórias em quadrinhos, trabalhando a fala dos personagens.
23.10.2013
01  aulas de Português
Leitura  de  gibis.
30.10.2013
01 aula de Português
- Produção de frases: negativas, afirmativas, exclamativas e interrogativas.
04.11.2013
02 aulas de Português
- Reescrita   da  historia  em  quadrinho.
11.11.2013
01 aulas de Português
- Produção de frases: negativas, afirmativas, exclamativas e interrogativas usando a história em quadrinhos e os balões adequados.
18.112013
01 aula de Português
Leitura   de   Gibis
25.11.2013
02 aulas de Português.
- Produção: História em quadrinhos.
-Verificação de aprendizagem (avaliação).


8 RECURSOS

7.1 Recursos Humanos
Direção, coordenação, professores, alunos e inspetores.

7.2 Recursos Materiais
·         Papel sulfite;
·         Cartolina;
·         Lápis de cor;
·         Lápis de escrever;
·         Giz de cera;
·         Régua;
·         Máquina digital;
·         E.V.A;
·         Cola quente;
·         Computador (internet);
·         STE
·         Aparelho de som;
·         Xérox;
·         Cola branca;
·         Caderno;
·         Borracha;
·         Revistas, jornais, livros e gibis, etc...
·         Impressora
·         Microfone
·         Cenário para apresentação
·          Fantasias de acordo com os personagens
·         Livros infantis
·         Impressora
·         Aparelho de som
·         Livros de contos de fadas e histórias infantis.
·         Sala de tecnologia (STE).


9 AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser dar de forma sistemática e continua ao longo de todo processo de aprendizagem no projeto em estudo.

Os instrumentos utilizados para avaliação do projeto terão a observação e o registro diário das atividades aplicadas em sala de aula, permitindo observar o desenvolvimento individual, interesse a participação do tema abordado (dado).
  

10 AVALIAÇÃO DA TURMA

Relatório do desempenho dos alunos do 4º anos   e  5º   anos  do ensino fundamental do período matutino   e  vespertino    do Centro Educacional Municipal “Criança Esperança – I” foi e após a realização do projeto história em quadrinhos.

O objetivo do projeto era sanar as dificuldades dos alunos com maiores deficiência na aprendizagem e na escrita leitura, através da história em quadrinhos e imaginação traduzida visualmente para encontrar e apaixonar gerações, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa e viajar com busca de novos conhecimentos.

O objetivo no inicio era sanar as dificuldades daqueles alunos que tinham maiores deficiência na aprendizagem, devido o baixo índice de aprendizado, resolvi trabalhar o projeto leitura.

Compreender e entender a importância da leitura e escrita na nossa vida é a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens.Porque o educar é cultivar a capacidade de superar o gosto e as dificuldades na leitura.
  
11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CALAZANS, F. História em quadrinhos na escola. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2004.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Secretaria de educação fundamental, Brasília – Parâmentros. Curriculares. Nacionais. Apresentação dos temas transversais do ensino fundamental: MEC/ SEF: 1988.

Proposta pedagógica 4º  e  5º    anos   o do ensino fundamental (REME) – Rio Brilhante.

 FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.

 Freire  P. Letramento - A Leitura e a Escrita
  SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura, 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

 Proposta pedagógica 4º  e  5º  º anos do ensino fundamental (REME) – Rio Brilhante.

 SOUSA, M. Escrito por Redação. 2010.






                                                          POSTADO POR L.S.SIMPLÍCIO

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