Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante

http://www.riobrilhante.ms.gov.br/novosite/images/layout/logo.png                                                   lhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUwpvPJKDIGYSRw-WGbfzwbEjSIZSTCD7tRBWwtEXnGW92VsKEllz8QchG6sAPPNvTOVoXUVyJWSW6Yt6x9QlvbidkhmwfMgWSroswwVHgRm_ZJnh2wv9msXTLDcy-6dsDnNqbPB85ouWz/s1600/Logo+Pacto.jpg


Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante



Escola: Centro Educacional Municipal Criança Esperança I 

Professor (es):  Deis Almeida da Conceição
                            Maria Francisca da Silva
                            Marisa dos Santos Araujo
Turma (s): 3º ano A, B, D
Turno (s): : Matutino e Vespertino

Total de alunos:  28,29, 32 alunos,
Coordenação Pedagógica: : Rosely Sabino dos Santos
Direção: Hermes Jung

Relatório de aplicação da sequência didática:
Viviana, a rainha do pijama.
Primeiramente iniciamos o trabalho com a Leitura do livro Viviana,a Rainha do Pijama.Foi trabalhado 6 horas  aulas, onde exploramos o máximo os conteúdos propostos na Língua Portuguesa, que conta a história de uma bela garotinha, tendo como título do livro “Viviana, a Rainha do Pijama”.  Viviana adora animais e se pergunta o que eles vestem quando vão dormir. Uma história recheada de opções didáticas!
O texto oferece vários assuntos para estudos: localização geográfica, habitat de animais, escrita de cartas, bilhetes, vocabulário, rimas...
VIVIANA- Rainha do Pijama, uma menina que tinha um lindo pijama, porém tinha muitas dúvidas e ficava a pensar “Que pijamas os animais usam quando vão dormir?”
Então, para descobrir ela resolveu fazer uma festa do pijama convidando todos os animais da floresta e esses deveriam usar seus pijamas, pois o pijama mais animal ganharia um prêmio.
No grande dia da festa os animais chegaram com seus lindos pijamas.
Cada animal fez seu pijama levando em conta suas características próprias.
Na hora do prêmio os animais estavam muito alvoroçados, queriam saber logo qual era o pijama mais animal que seria o vencedor.
E o vencedor do concurso do pijama foi a própria Viviana, pois o pijama dela reunia características de todos os animais da floresta.
Cada parte do pijama lembrava de um determinado animal.
Os preparativos começam com a confecção dos convites.
Viviana escreve uma carta para cada um deles contando como será a festa e perguntando sobre os seus pijamas.
Os bichos respondem, aceitando o convite e descrevendo cada qual a sua roupa de dormir.
 Ao terminar a troca de correspondências entre a menina e os bichos, todos se encontram na tão esperada festa para escolher a roupa mais “sensacional.
        As crianças entraram no mundo da imaginação  usando a sua criatividade, seus conhecimentos  e tendo como objetivo  desenvolver os 5 eixos do conhecimento de Língua Portuguesa.
1º- Compreensão e valorização da cultura escrita (letramento);
2º- Apropriação do Sistema de Escrita (alfabetização);
3º- Leitura (interpretação de textos);    
4º-  Produção de textos escritos;
5º - Desenvolvimento da Oralidade.
• Ler pequenos textos, ajustando o oral ao escrito e construir conhecimentos sobre o funcionamento da escrita alfabética. Vale ressaltar, desta forma, a necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento amplo dos textos que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais. Assim, com certeza, as crianças terão facilidade de compreendê-los e produzi-los quando precisarem. Depois de explorado a leitura do texto, os alunos irão ilustrar a história com: começo, meio e fim, confeccionar alguns convites para a festa do pijama, apresentação do autor do livro: Steve Webb, produção e interpretação do texto, passar o livro (Viviana, a Rainha do Pijama), individualmente para cada aluno folhear  e conhecer a história. Estudo das letras do alfabeto, identificando-as na história. Estudo dos animais apresentados na história (desenhos, lugar onde moram, características e outros).

 A avaliação  será feita através do  desenvolvimento, da leitura e  escrita, observando  o progresso dos alunos com relação a identificação das letras e família silábicas estudadas, produção e interpretação,  atenção e memorização da história e o registro diário das atividades aplicadas em sala de aula, permitindo observar o desenvolvimento individual e coletivo, interesse a participação do tema abordado.




Postado por L.S.Simplício

0 comentários:

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 C.E.M. "CRIANÇA ESPERANÇA I" All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes