Seminário final do Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante
Escola: Centro Educacional Municipal Criança Esperança I
|
Professor (es): Deis Almeida da
Conceição
Maria Francisca da Silva
Marisa dos Santos Araujo
|
Turma (s): 3º ano A, B, D
|
Turno (s): : Matutino e
Vespertino
|
Total de alunos: 28,29, 32 alunos,
|
Coordenação Pedagógica: : Rosely Sabino dos Santos
|
Direção: Hermes Jung
|
Relatório de aplicação da sequência didática:
Viviana, a rainha do pijama.
Primeiramente iniciamos o trabalho com a Leitura do livro Viviana,a
Rainha do Pijama.Foi trabalhado 6 horas
aulas, onde exploramos o máximo os conteúdos propostos na Língua
Portuguesa, que conta a história de uma bela garotinha, tendo como título do
livro “Viviana, a Rainha do Pijama”. Viviana adora
animais e se pergunta o que eles vestem quando vão dormir. Uma história recheada de opções didáticas!
O
texto oferece vários assuntos para estudos: localização geográfica, habitat de
animais, escrita de cartas, bilhetes, vocabulário, rimas...
VIVIANA-
Rainha do Pijama, uma menina que tinha um lindo pijama, porém tinha muitas
dúvidas e ficava a pensar “Que pijamas os animais usam quando vão dormir?”
Então,
para descobrir ela resolveu fazer uma festa do pijama convidando todos os
animais da floresta e esses deveriam usar seus pijamas, pois o pijama mais
animal ganharia um prêmio.
No
grande dia da festa os animais chegaram com seus lindos pijamas.
Cada
animal fez seu pijama levando em conta suas características próprias.
Na
hora do prêmio os animais estavam muito alvoroçados, queriam saber logo qual
era o pijama mais animal que seria o vencedor.
E
o vencedor do concurso do pijama foi a própria Viviana, pois o pijama dela
reunia características de todos os animais da floresta.
Cada
parte do pijama lembrava de um determinado animal.
Os
preparativos começam com a confecção dos convites.
Viviana
escreve uma carta para cada um deles contando como será a festa e perguntando
sobre os seus pijamas.
Os
bichos respondem, aceitando o convite e descrevendo cada qual a sua roupa de
dormir.
Ao
terminar a troca de correspondências entre a menina e os bichos, todos se
encontram na tão esperada festa para escolher a roupa mais “sensacional.
As crianças entraram no mundo da
imaginação usando a sua criatividade,
seus conhecimentos e tendo como
objetivo desenvolver os 5 eixos do
conhecimento de Língua Portuguesa.
1º- Compreensão e
valorização da cultura escrita (letramento);
2º- Apropriação do
Sistema de Escrita (alfabetização);
3º- Leitura
(interpretação de textos);
4º- Produção de textos escritos;
5º -
Desenvolvimento da Oralidade.
• Ler pequenos
textos, ajustando o oral ao escrito e construir conhecimentos sobre o
funcionamento da escrita alfabética. Vale ressaltar, desta forma, a necessidade
e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, pois, ela
permite aos alunos a aquisição de um conhecimento amplo dos textos que circulam
na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais. Assim, com certeza, as
crianças terão facilidade de compreendê-los e produzi-los quando precisarem.
Depois de explorado a leitura do texto, os alunos irão ilustrar a história com:
começo, meio e fim, confeccionar alguns convites para a festa do pijama,
apresentação do autor do livro: Steve Webb, produção e interpretação do texto, passar o livro (Viviana, a Rainha do Pijama),
individualmente para cada aluno folhear
e conhecer a história. Estudo das letras do alfabeto, identificando-as
na história. Estudo
dos animais apresentados na história (desenhos, lugar onde moram,
características e outros).
A avaliação
será feita através do
desenvolvimento, da leitura e
escrita, observando o progresso
dos alunos com relação a identificação das letras e família silábicas estudadas,
produção e interpretação, atenção e
memorização da história e o registro diário das
atividades aplicadas em sala de aula, permitindo observar o desenvolvimento
individual e coletivo, interesse a participação do tema abordado.
Postado por L.S.Simplício
0 comentários:
Postar um comentário