Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante

http://www.riobrilhante.ms.gov.br/novosite/images/layout/logo.png                                        https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUwpvPJKDIGYSRw-WGbfzwbEjSIZSTCD7tRBWwtEXnGW92VsKEllz8QchG6sAPPNvTOVoXUVyJWSW6Yt6x9QlvbidkhmwfMgWSroswwVHgRm_ZJnh2wv9msXTLDcy-6dsDnNqbPB85ouWz/s1600/Logo+Pacto.jpg

Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante

Escola: Centro Educacional Municipal Criança Esperança I

Professoras: Gisele Moreira dos Santos
                     Luciana dos Santos Simplício
Turma: 2º ano A   Turno: Matutino

Quantidade de alunos: 28

Diretor: Hermes Jung

Diretor Adjunto: Angela

Coordenadora Pedagogica: Leodi

MATERIAIS DIFERENCIADOS NA SALA DE AULA
O uso de materiais diferenciados em sala de aula é extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano, podendo auxiliar na aquisição de novos conhecimentos, facilitando muito no processo ensino-aprendizagem. Nos como lidamos com crianças em fase de alfabetização vemos a necessidade de introduzir esse tipo de atividade no cotidiano das aulas, para tanto escolhemos os jogos, em especial o jogo “Mais Uma.”

Com o jogo “Mais Uma” trabalhamos a compreensão de que as sílabas são formadas por unidades menores, ou seja, as letras, e que podem variar de acordo com a ordem em que são dispostas na palavra, com isso identificar as semelhanças e diferenças sonoras entre elas, além de memorização das letras do alfabeto. Esse jogo foi utilizado em 5(cinco) aulas, devido a dificuldade dos alunos em compreender e diferenciar letra e silaba. Para jogar é necessário dividir os alunos em grupos de 4 jogadores ou em duplas, ficando também a critério de cada educador.

Durante a realização do jogo é notável a agitação das crianças, pois para elas é uma aula diferente, pois estão acostumadas com o lápis e o papel, então é normal o barulho, não podemos querer silencio em uma aula com jogos, mas podemos observar que com o passar das aulas, as próprias crianças já foram se acostumando, iam se organizando, fazendo seus grupos e principalmente se concentrando no jogo, aquele barulho todo foi diminuindo, nem parecia uma aula com jogos.

Por fim tivemos um bom resultado, pois através da aula com materiais diferenciados os alunos conseguiram perceber a diferença entre letra e silaba, memorizaram as letras do alfabeto e perceberam as diferenças e semelhanças sonoras entre elas.

                        



Postado por L.S.Simplício.

0 comentários:

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 C.E.M. "CRIANÇA ESPERANÇA I" All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes