Secretaria Municipal
de Educação
Seminário
final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Rio Brilhante
Escola: C.E.M. Criança Esperança I
|
Professor (es):
Andreia Jaques; Edileuza Rocha ; Marcia Maria Ferreira.
|
Turma (s): 1°
A; 1º B; 1ºC.
|
Turno (s): Matutino
e Vespertino
|
Total de alunos: 76
|
Coordenação
Pedagógica: Leodi
|
Direção: Hermes Jung
|
Título: Leitura de Parlendas
Conteúdos:
ü
Leitura da Parlenda Cadê o Toucinho Que Estava Aqui?
ü
Conhecimento das características próprias do gênero
parlendas.
ü
Reconhecimento
das diferenças e semelhanças do processo utilizado na língua oral e escrito.
ü
Leitura de
textos memorizados.
Objetivos:
ü Desenvolver a linguagem oral e escrita de maneira
lúdica;
ü Identificar palavras e frases dentro
do texto memorizado;
ü Identificar as palavras que tenham o
mesmo valor sonoro;
ü Conhecer as características desse
tipo de texto.
Quantidades de aulas: 12 aulas.
Período de realização: 19/09/2013 a 27/09/2013.
Metodologia:
ü Ler a parlenda para os alunos.
ü
Confeccionar
cartaz para leitura e localização de palavras estabelecidas pelo professor.
ü
Interpretação
dos textos a partir de atividades variadas como: cruzadinhas, auto ditado,
caça-palavras e organização de palavras.
Avaliação:
Foram analisados e observados os
progressos nas hipóteses das escritas dentro do nível conceitual, interesse,
interação, socialização e desenvolvimento dos alunos diante dos conteúdos
apresentados.
Todas as professoras já citadas, afirmam que
no decorrer do desenvolvimento dos
conteúdos todas as turmas demonstraram interesse, entusiasmo e
socialização com os colegas e com as atividades propostas. Alguns já conheciam
a parlenda, facilitando ainda mais seu ensino e a aprendizagem.
Identificação
das Turmas.
Prof.ª Márcia
Prof.ª
Andréia
Turma: 1º A Turma: 1º B
Prof.ª Edileuza
1º C
Postado por L.S Simplício
0 comentários:
Postar um comentário