CENTRO
EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I
PROJETO “LENDO COM
PRAZER”
RIO
BRILHANTE / MS
JULHO
A SETEMBRO DE 2013
CENTRO
EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I
DIREÇÃO:
HERMES JUNG
COORDENAÇÃO:
LEODI MARIA DA CONCEIÇÃO
PROFESSORA:
ANDRÉIA JAQUES BENTO
PROFESSORA:
CELIA REGINA DE ALMEIDA PEREIRA
PROFESSORA:
EDILEUZA DE OLIVEIRA ROCHA DA SILVA
PROFESSORA:
MÁRCIA MARIA DA SILVA FERREIRA
MEDIADORA: JOSIANE RISTOF DE SOUZA
MEDIADOR:
VINICIUS HURBANO H. DE O. NASCIMENTO
PROJETO
“LENDO COM PRAZER”
Projeto Educacional desenvolvido
no pré II A e nos 1º anos A e B do
Ensino Fundamental do período matutino e no 1 ano C do período vespertino do Ensino Fundamental I
do Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, elaborado pela
coordenadora Leodi e desenvolvido pelas professoras.
RIO
BRILHANTE – MS
JULHO
A NOVEMBRO 2013
III
- SUMÁRIO
IV- OBJETIVOS .................................................................................................................
...... 04
1.
Objetivo Geral
2.
Objetivos Específicos
V – JUSTIFICATIVA ....................................................................................................................05
VI –
PROBLEMATICA:.........................................................................................................
......06
VII – HIPÓSETE:..........................................................................................................................06
VIII – REFERENCIAL TEÓRICO:
...................................................................................................07
IX – METODOLOGIA;
.................................................................................................................08
X – CRONOGRAMA:
..................................................................................................................12
XI – AVALIAÇÃO:
......................................................................................................................20.
XII – REFERENCIAS:
...................................................................................................................22
XIII – ANEXOS
...........................................................................................................................23
IV – OBJETIVOS
1 – OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver uma proposta
diferenciada de trabalho, proporcionando aos alunos através da leitura e
escrita melhores desempenho e participação na escola e na sociedade.
- Despertar o gosto pela leitura
desde o inicio das etapas de escolaridade, onde o professor seja mediador
entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e
esteja contextualizada, interpretando-o e
2
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Crianças
|
Professores
|
Coordenadores
|
Diretores
|
Ampliar o repertório de histórias que elas
conhecem;
Enriquecer seu imaginário
|
Selecionar um acervo de livros de qualidade,
adequada a cada faixa-etária.
|
Observar a qualidade do acervo de livros que
problematizem a escolha dos títulos que serão lidos às crianças.
|
Organizar espaços coletivos para o usufruto da
leitura dentro da escola.
|
Familiarizá-las com as histórias.
Ampliar o repertório de palavras e frases;
Sentir estimulado através da dança e do conto;
|
Permitir que as crianças apreciem e tenham acesso
aos livros em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura
quanto no cantinho da leitura.
|
Orientá-los e apoiá-los ao planejamento, enfocando
a leitura como atividade diária na escola;
|
Proporcionar espaços para apresentação do projeto.
|
Construir o hábito de
ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de
histórias.
|
Orientá-las na escolha de livro adequado ao
propósito da atividade habitual de leitura.
|
Incentivar, e orientar o planejamento de uma
atividade ou roda de leitura antes, durante e depois da aula.
|
V - JUSTIFICATIVA
O
projeto “Lendo com Prazer” tem por
objetivo auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula de maneira lúdica
e prazerosa, no sentido de despertá-lo para novas técnicas em relação ao
processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando-os a uma prática
produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e
conceitos consolidados como conhecimento novo. Será desenvolvido no Centro
Educacional Municipal Criança Esperança I, situada na rua Expedicionário Hugo
Gonçalves, 66 na Vila Nova Esperança. A
escola tem aproximadamente 730 alunos, matriculados nos períodos matutino e
vespertino. A escola possui alunos do campo e da cidade, a maioria de família
com baixa renda e pouca escolaridade.
Após
esse levantamento sentimos a necessidade da elaboração de um projeto, que
enfatizasse a leitura e a escrita tendo em vista a melhoria do processo
ensino-aprendizagem.
Esse projeto
visa incentivar a leitura, buscando resgatar o gosto por estórias antigas,
contos de fadas, anúncios, elaboração de bilhetes, etc. Pois sabemos que as
histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de
contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado
afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à
capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de
histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a
democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso,
é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a
ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos
pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações
diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes
na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso. Koch...
Fala sobre “ A importância da leitura na nossa vida, sobre a necessidade de se
cultivar o hábito da leitura entre crianças e jovens, sobre o papel da escola
na formação de leitores competentes, com a qual concordamos prontamente.”
A leitura tem
lugar cada vez menos no nosso cotidiano, segundo Maruny Curto (2000), muitas
crianças não se interessam pela leitura, pois não recebem estímulos, se esse
não ocorrer por parte dos pais fora da escola, é dever do professor suprir essa
deficiência dentro da escola, tentando despertar nos alunos esse gosto pela
leitura. Ler é atravessar o texto, interagindo com o autor na busca e na
produção de sentidos; é ser competente para compreender e decifrar a realidade;
é saber interpretar símbolos, imagens, gestos, etc,,,
VI
- Problemática:
Como a escola
está organizada para desenvolver a habilidade da leitura como prática
social? Como são planejadas as ações
pedagógicas?
VII
- Hipótese:
Todas as
pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos tempos sobre como tornar os alunos
leitores competentes têm sido unânimes em afirmar que o ato de ler está
icerçado na capacidade humana de compreender e interpretar o mundo. Com base
nessa firmação, buscamos, desenvolver a
habilidade da leitura como prática social.
A sedução para
gostar de ler começa na escola. Para poder ler é preciso saber ler. Para gostar
de ler, também é preciso saber ler. Portanto, o primeiro passo da escola
consiste em assegurar um correto e adequado processo de iniciação à leitura.
Essa leitura como prática sócio-cultural deve estar veiculada ao prazer com
facilitamento de discussão e apreciação dos significados atribuídos ao texto,
com várias interpretações dentro de um clima amigável e com resultados
significantes para os leitores e professores.
VIII - REFERENCIAL TEÓRICO
Tanto
na leitura como na escrita cabe ao educador introduzir tais prática sociais no mundo do educando. Se a leitura é
uma importante oportunidade da criança participar do mundo que o cerca, a
escrita é a representação dessa fala.
É oportuno citar o que,
já no século XVII, afirmava o filósofo John Locke:
“(...)
deve ser dado à criança algum livro fácil e agradável, adequado à sua
capacidade, a fim de que o entretenimento que ela busca a motive e
recompense.”
A
Escola insere-se neste contexto como instrumento hábil a implementar a leitura
na Educação Infantil e Séries Iniciais, motivando os jovens leitores através de
uma mudança de concepção, ou seja,
transformando a leitura como algo agradável, fonte não apenas de informação,
mas principalmente de lazer.
Para
Cagliari (1994, p. 25), "o objetivo fundamental da escola é desenvolver a
leitura para que o aluno se saia bem em todas as disciplinas, pois se ele for
um bom leitor, a escola cumpriu em grande parte a sua tarefa". O autor
define que a leitura deve ser a extensão da
escola na vida das pessoas para que elas sejam capazes de entender a sociedade
em que vivem e transformá-la num mundo melhor.
Nas palavras de
Foucambert (1994, p. 43), "ler significa ser questionado pelo mundo e por
si mesmo. Significa que certas respostas podem ser encontradas na
escrita". O aluno deve ter acesso à escrita para construir uma resposta
íntegra que parte de novas informações do que já sabia.
Para Bettelheim
(1903 – 1990), nenhum tipo de leitura é tão enriquecedor e satisfatório do que
os contos de fadas, pois eles ensinam sobre os problemas interiores dos seres
humanos e representam soluções em qualquer sociedade. Ou seja, a fantasia ajuda
a formar a personalidade e por isso não pode faltar na educação.¨(Revista Nova
Escola, novembro de 2005:.54
IX
– METODOLOGIAS:
DA COORDENADORA LEODI MARIA DA CONCEIÇÃO
O
C.E.M. Criança Esperança I, preocupada em formar bons leitores apresenta o
Projeto “Lendo com Prazer”, com a finalidade de tornar a leitura um momento de
prazer para nossos alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais
(1997) a formação de um aluno leitor
critico se faz a partir do momento em que o professor mostra aos alunos o prazer da leitura, isso ocorre
quando seu trabalho usa de textos diversificados e que vão de encontro com a
realidade do aluno. O papel da escola não é só fazer com que os alunos leiam e
produzam textos, mas sim, que leiam e produzam de modo que cada criança seja
capaz de gerir sozinha sua tarefa de leitura e escrita.
Acreditando
nisso foi que elaboramos esse projeto e apresentamos as professoras para que as mesmas desenvolvem:
As
professoras dos 1º anos das séries
iniciais selecionaram para desenvolverem no projeto algumas fábulas, contos, histórias infantis, cantigas
de rodas, pequenos textos e vídeos para trabalharem com os alunos, pois os mesmos apresentam boas lições para nossas vidas, trazendo
sempre uma moral no final de cada história. A partir dessa seleção cada
professora trabalhou em sua sala desenvolvendo sua metodologia.
O
Trabalho foi de forma dinâmica, informando sobre os autores dos textos, também
foram levados para a sala de aula os livros do que recebemos do PACTO para que
os alunos manuseassem e fizessem leitura oral
através de imagens.
No
final do projeto os alunos apresentarão para a comunidade escolar uma história
escolhida por eles em forma de peça teatral.
A
professora da Pré escola trabalhou mais de forma oral e desenhos para que as
crianças ilustrassem de acordo com a história ouvida.
PROFESSORA
CELIA REGINA DE ALMEIDA PEREIRA
·
Escolha do Livro “Os lobinhos afinados”
de Eunice Braido com textos bem laborados e ilustrações de qualidade;
·
Preparação do espaço para que toda a
criança sinta-se confortáveis na hora da história que elas possam sentar-se em
roda, pois é importante que todas consigam ver bem o livro;
·
Apresentação do livro para as crianças,
destacando as informações da capa (título, ilustração, nome do autor, nome do
ilustrador);
·
Apresentação breve da historia para
despertar o interesse em escutá-la;
·
Leitura de forma fiel, com entonação e
gestos faciais e corporais, mostrando as ilustrações conforme a leitura;
·
Deixar que as crianças explorem o livro,
falando o que cada um gostou mais;
·
Apresentação dos personagens, explorando
e reconhecendo semelhanças e diferenças;
·
No final, conversar com as crianças
sobre a história, perguntando do que gostaram, comentar os personagem e cenas
interessantes.
PROFESSORA ANDREIA JAQUES BENTO
·
Apresentação do projeto através de
conversa informal sobre a importância da leitura;
·
Leitura de palavras do texto “A casa e
seu Dono”;
·
Utilização dos livros do Pacto ( Plano
de alfabetização na Idade Certa );
·
Parlendas: “ Cadê o toucinho que estava
aqui” Dramatização
·
Roda de Leitura no pátio da escola e na
sala de aula;
·
Enviamos para casa uma sacola com um
livro na qual o aluno(a) deverá ler juntamente com sua família.
·
Trabalhar semanalmente momentos de
leitura na sala de aula lendo em voz com
entonação explorando a interpretação e oralidade do aluno;
·
Auto ditado, Formação de palavras e
frases no coletivo;
·
Utilização da S.T.E ( Sala de Tecnologia Educacional);
·
Leitura deleite todos os dias;
·
Pescaria de palavras e em seguida
leitura das mesmas pelos alunos;
·
Vídeo para os alunos assistirem e
comentarem após sobre companheirismo;
·
Dramatização da história “Chapeuzinho
Vermelho” pela professora regente e
mediadora Charmosa;
PROFESSORA MÁRCIA MARIA FERREIRA
·
Avaliação do conhecimento prévio do
aluno estimulando a expressão oral;
·
Utilização da leitura para alcançar
diferentes objetivos;
·
Atividades significativas de leitura,
para as quais tenha sentido – atividades em que os alunos tenham que
perguntar, prever, opinar, comparar suas
opiniões com relação ao que leram;
·
Leitura em voz alta pelo professor;
·
Leitura: individual, silenciosa, oral e
jogralizada;
·
Utilização da S.T.E ( sala d Tecnologia Educacional)
·
Aula – vídeo;
·
Roda de conversas;
·
Ilustração de histórias.
PROFESSORA EDILEUZA DE OLIVEIRA ROCHA DA SILVA
·
Conversa inicial com os alunos
explicando sobre o funcionamento do projeto e sua importância.
·
Criação e confecção da bolsa de leitura;
·
Seleção dos livros a serem utilizados
variando gêneros textuais: cantigas, poemas, parlendas, contos e receitas.
·
Organização do sistema de rodízio da
bolsa, que será organizado por meio de sorteio, sendo que, o aluno que for
sorteado levara a sacola para casa Fazendo a leitura juntamente com a família.
Em sala de aula, poderá apresentá-lo
para os colegas.
·
A Leitura deleite devera ser realizada
pela professora. Em seguida fazer interpretação oral com os alunos enfatizando
pontos principais do texto, tais como: título, nome do autor, ilustrador,
editora, personagem principal e outros...
·
Para melhor fixação, os alunos deverão
ilustrar o livro em forma de desenhos e atividades contextualizadas, tendo como
recurso: vídeos, jogos educativos, material concreto, atividades impressas e
sala de tecnologia com jogos online.
·
A leitura também será motivada através
da organização de um caderno de leitura contendo pequenos e diferentes textos
conhecidos das crianças, como apoio a alfabetização.
·
Para o encerramento do projeto os alunos
deverão apresentar a dramatização do poema “As Borboletas” De Vinicius de Morais
e também a cantiga folclórica “A Linda Rosa Juvenil”.
CRONOGRAMAS:
Da Coordenação Pedagógica
Leodi Maria da Conceição
Período: Julho a Novembro de
2013
Duração: 5 meses
Ações
|
07/13
|
08/13
|
09/13
|
10/13
|
11/13
|
Conversa
informal.
|
X
|
||||
Pesquisa
de materiais.
|
X
|
||||
Seleção de materiais a
serem trabalhados.
|
X
|
||||
Elaboração das ações.
|
X
|
||||
Acompanhamento das
atividades do projeto.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Ensaio
das atividades paralelas.
|
X
|
||||
Organização
das apresentações.
|
X
|
||||
Avaliação
final.
|
X
|
PROFESSORA
CÉLIA REGINA DE ALMEIDA PEREIRA
Turma Pré II A período matutino
DATA
DA EXECUÇÃO
|
QUANTIDADE
DE AULAS UTILIZADAS E DISCIPLINAS
|
AÇÕES
A SEREM DESENVOLVIDAS
|
02/09/2013
|
02
aulas
|
· Apresentação do Projeto com contação de história;
|
11/09/2013
|
02
aulas
|
· Colorir com giz de cera os personagens da
história;
|
16/09/2013
|
02
aulas
|
· Diálogo
com as crianças sobre as características do “ dia e da noite”;
|
18/09/2013
|
02
aulas
|
· Explorar
a passagem da história em que os personagens fazem serenata pra lua.
|
25/09/2013
|
02
aulas
|
· Música
para as crianças ouvirem, cantar e dançar “ Maria Chiquinha” Sandy e Júnior.
|
07/10/2013
|
02
aulas
|
· Historia
dos personagens Cotozinho e Rabicó;
|
21/10/2013
|
02
aulas
|
· Apresentação
de gravuras para que as crianças reconhecem as diferenças entre os personagens
|
14/11/2013
|
02
aulas
|
Finalização do
projeto com dramatização de textos e contação de histórias.
|
PROFESSORA
- MARCIA MARIA FERREIRA
DATA
DA EXECUÇÃO
|
QUANTIDADE
DE AULAS UTILIZADAS
|
AÇÕES
A SEREM DESENVOLVIDAS
|
31/07/2013
|
04
aulas de português
|
Apresentação do projeto através de conversa
informal e questionamentos, demonstrações do acervo de livros I.
|
16/08/2013
|
04
aulas de português
|
·
Leitura individual e coletiva;
·
Exposição dos livros para que as
crianças possam manusear com cuidado e conservação;
|
26/08/2013
|
04
aulas de português
|
· Contação
da historia “O mais bonito /come – come;
· Após
ilustração da historia;
· Atividades
com o alfabeto móvel.
|
16/09/2013
|
04
aulas de português
|
· Livro:
Cadê ( deleite )
· Interpretação
do texto através de atividades utilizando o alfabeto móvel;
· Leitura
das frases individual e coletiva;
|
27/09/2013
|
04
aulas de português
|
· Leitura
da Parlenda “ Cadê o Toucinho que estava aqui?”
· Separação
de sílabas
· Caça
palavras e cruzadinhas
|
07/10/2013
|
04
aulas de português
|
· Leitura
de livros “O Menino e a Goiaba”
· Ilustração
do texto através de desenho e na oralidade;
|
18/10/2013
|
04
aulas de português
|
· Texto:
Era uma vez uma Bota – Contada pela Penélope;
· Auto
ditado de palavras retirada do texto
|
30/10/2013
|
04
aulas de português
|
· Leitura
Deleite “Os três Jacarezinhos
· Formação
de frases ilustradas referente as lendas dadas e ditado
|
06/11/2013
|
02
aulas de português
|
· Aula
vídeo “Lucas e o Formigueiro
· Trabalhou
a amizade
|
28/11/2013
|
04
aulas de português
|
· Encerramento
do projeto com apresentações e musicas e dramatização da história de
Chapeuzinho Vermelho pelas professoras Andreia, Marcia, Mediador Vinicius,
Josiane e coordenadora Leodi.
· Apresentação
da Penélope Charmosa.
|
Livros
e Textos trabalhados e dramatizados
·
Cadê o docinho que estava aqui?
·
Cadê o toucinho que estava aqui?
·
O mais Bonito!
·
Come Come
·
Cadê
·
Era uma vez uma bota
·
O menino e a Gaiola
Vídeo
·
Lucas Formigueiro;
·
O Cão e
a raposa;
·
Boas maneiras;
·
Maria vai com as outras;
·
Joaninha que perdeu as pintinhas;
PROFESSORA
– ANDREIA JAQUES BENTO
DATA
DA EXECUÇÃO
|
QUANTIDADE
DE AULAS UTILIZADAS E DISCIPLINAS
|
AÇÕES
A SEREM DESENVOLVIDAS
|
24/07/2013
|
04
aulas de português
|
· Auto
ditado – Bingo do Alfabeto;
|
07/08/2013
|
04 aulas
|
· Silabas
( Separar as silabas do textos
“
A casa e seu Dono”
|
16/08/2013
|
04
aulas de português
|
· Caça
palavras – do livro Que Hora São
|
11/09/2013
|
04 aulas de português
|
· Loto
Leitura e formação de palavras
|
19/09/2013
|
04
aulas de português
|
· Parlenda
“Cadê o toucinho que estava aqui”
|
03/10/2013
|
04
aulas de português
|
· Texto
“ O Pato Pateta” Circular palavras;
|
24/10/2013
|
04
aulas de português
|
· Aula
diferenciada – Pescaria de palavras
|
12/11/2013
|
04
aulas de português
|
Filme: Lucas o Formigueiro assistir e comentar o filme
|
19/11/2013
|
02
aulas de português
|
· Aula
diferenciada – Juntando as sílabas;
|
28/11/2013
|
04
aulas de português
|
· Encerramento
do projeto com apresentações e musicas e dramatização da história de
Chapeuzinho Vermelho pelas professoras Andreia, Marcia, Mediador Vinicius,
Josiane e coordenadora Leodi.
· Apresentação
da Penelope Charmosa.
|
Livros e Textos trabalhados e
dramatizados
·
Cadê o docinho que estava aqui?
·
Cadê o toucinho que estava aqui?
·
O Pato Pateta!
·
A casa e seu Dono!
·
Era uma vez uma bota
·
O menino e a Gaiola
·
Joaninha que perdeu as pintinhas;
Vídeo
·
Lucas Formigueiro;
·
O Cão e
a raposa;
·
Boas maneiras;
·
Maria vai com as outras;
PROFESSORA
EDILEUZA DE OLIVEIRA ROCHA DA SILVA
DATA DA EXECUÇÃO
|
QUANTIDADES DE AULAS
|
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
|
29/07/2013
|
01 aula
|
Apresentação
do projeto “Ler com Prazer”. Organização dos materiais que serão utilizados.
|
30/07/2013
|
02 aulas
|
Confecção
da bolsa de
Leitura.
|
05/08/2013
|
02 aulas
|
Leitura
deleite; “A Joaninha que perdeu suas pintas”.
Interpretação
na oralidade.
Sorteio do livro e do aluno que levará o livro para casa.
|
12/08/2013
|
02 aulas
|
Apresentação
e leitura individual do aluno; livro “Lilás, uma menina diferente”.
Interpretação
oral do texto.
Atividades
contextualizadas.
|
16/08/2013
|
02 aulas
|
Leitura
deleite; “Minha Família Colorida”.
Interpretação
na oralidade.
Sorteio do livro e do aluno que levará o livro para casa.
|
21/08/2013
|
02 aulas
|
Apresentação
e leitura individual do aluno; livro “Soltando os Bichos”.
Interpretação
oral do texto.
Atividades
na STE.
|
26/08/2013
|
02 aulas
|
Leitura
deleite; “Minha Família Colorida”.
Interpretação
na oralidade. Sorteio do livro e do aluno
que levará o livro para casa.
|
30/08/2013
|
02 aulas
|
Apresentação
e leitura individual do aluno; livro “Soltando os Bichos”.
Interpretação
oral do texto.
Formação
de palavras no quadro de alumínio.
|
04/09/2013
|
02 aulas
|
Leitura deleite; “Essa não minha Calda”.
Atividades
com alfabeto móvel.
Sorteio do livro e do aluno que levará o
livro para casa.
|
11/09/2013
|
02
aulas
|
Apresentação
e leitura individual do aluno; livro “Era uma vez uma gota de chuva”
Interpretação oral do texto.
|
16/09/2013
|
02 aulas
|
Leitura
deleite: “Ciranda”
Brincadeira
de roda no pátio da escola.
Sorteio
do livro e do aluno que deverá levá-lo para casa.
|
23/09/2013
|
02 aulas
|
Apresentação e leitura individual do aluno;
livro “João e o pé de feijão”.
Interpretação oral do texto.
|
27/09/2013
|
02 aulas
|
Leitura
deleite: “O casamento do rato com a filha do besouro”.
Jogos
na STE.
Sorteio
do livro e do aluno que deverá levá-lo para casa.
|
07/10/2013
|
02 aulas
|
Apresentação
e leitura individual do aluno; livro “A bola dourada”.
Atividades
com o quadro de pregas.
Interpretação oral do texto.
|
16/10/2013
|
02 aulas
|
Leitura
deleite: “Cadê o toucinho que estava aqui?”
Jogo
caça rimas.
Sorteio
do livro e do aluno que deverá levá-lo para casa.
|
21/10/2013
|
02 aulas
|
Apresentação
e leitura individual do aluno; livro “Mamãe é um lobo”.
Interpretação
oral do texto.
|
28/10/2013
|
02 aulas
|
Leitura
deleite: livro “Para que serve um livro”
Formação
de palavras com alfabeto móvel.
Sorteio
do livro e do aluno que deverá levá-lo para casa.
|
04/11/2013
|
02 aulas
|
Apresentação
do livro, leitura individual do aluno; livro “Balas Bombons e Caramelo” e
interpretação oral do texto.
Ensaio
para a dramatização;
Sorteio
do livro e do aluno que devera levá-lo
para casa.
|
11/11/2013
|
02 aulas
|
Leitura
de leite livro “Tarsila e o Papagaio Juvenal”; interpretação oral de texto.
Atividade
contextualizada;
Ensaio
para a dramatização
|
18/11/2013
|
02 aulas
|
Apresentação
do livro, leitura individual do aluno; livro “Sofia a Andorinha” interpretação oral do texto.
Ensaio
para a dramatização;
Sorteio
do livro e do aluno que devera levá-lo para casa.
|
28/11/2013
|
02 aulas
|
Encerramento do projeto com dramatização do
poema “As Borboletas” de Vinicius de Morais;
Cantiga
Folclórica “A Linda Rosa Juvenil”
|
Conteúdos:
·
Apresentação do projeto;
·
Leitura deleite;
·
Interpretação oral de textos;
·
Ilustração de textos;
·
Jogos em sala de aula em STE;
·
Leitura em família;
·
Dramatização de Poemas e Cantigas
Folclóricas.
AVALIAÇÕES:
DA COORDENAÇÃO LEODI MARIA DA CONCEIÇÃO
Observar se os
alunos:
- Demonstram
interesse em selecionar livros para levar e ler em casa.
- Compartilham impressões, opiniões e passagens preferidas sobre os livros e as situações de leitura em casa.
- Recomendam a leitura do livro que leram levando em conta suas características e os gostos da pessoa para quem a recomendação é feita.
- Estabelecem relações entre a história lida em casa e outras conhecidas.
- Ampliaram seus critérios de escolha.
- Compartilham impressões, opiniões e passagens preferidas sobre os livros e as situações de leitura em casa.
- Recomendam a leitura do livro que leram levando em conta suas características e os gostos da pessoa para quem a recomendação é feita.
- Estabelecem relações entre a história lida em casa e outras conhecidas.
- Ampliaram seus critérios de escolha.
Avaliação da Professora
Andréia
Os
alunos serão avaliados através da participação, interesse, realização de
atividades em sala, socialização, desenvolvimento oral e escrito.
Avaliação da professora
Edileuza OLIVEIRA ROCHA DA SILVA
Dar-se-á
por meios dos resultados obtidos em sala de aula, como o favorecimento das
condições para que os alunos leiam mais e busquem maior interação com o
universo dos livros, e, também, nas relações que gerenciam a construção do
processo de ensino-aprendizagem, tais como interação, participação nas
interpretações orais e escritas, socialização com os colegas, desenvolvimento
na leitura e escrita
Avaliação
da professora Márcia Ferreira
Os
alunos serão avaliados através de seu desempenho e desenvolvimento ora e
escrita, sua participação e interrese.
XII.
– REFERENCIAIS
FREIRE, P. A importância do
ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, M. Educação e
Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.
GERALDI, J. W. O texto na
sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª ed, Cascavel:
Assoeste, 1984.
KLEIMAN, C. Oficina de
Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
LÜCK, G. Página à página:
faça seus alunos se interessarem pela leitura. Curitiba: Profissão Mestre,
set.200, p.10-13.
SILVA, E. T. Elementos de
pedagogia da leitura, 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
BRAGANÇA. Angiolina Isabella
Carpaneda. Livro Porta Aberta – Letramento e Alfabetização – Ed. F T D – P N L
D – 2013.
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