Projeto " Lendo com Prazer"

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I













PROJETO “LENDO COM PRAZER”










RIO BRILHANTE / MS
JULHO A SETEMBRO DE 2013

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I

DIREÇÃO: HERMES JUNG
COORDENAÇÃO: LEODI MARIA DA CONCEIÇÃO
PROFESSORA: ANDRÉIA  JAQUES BENTO
PROFESSORA: CELIA REGINA DE ALMEIDA PEREIRA
PROFESSORA: EDILEUZA DE OLIVEIRA ROCHA  DA SILVA
PROFESSORA: MÁRCIA  MARIA DA SILVA FERREIRA
MEDIADORA:  JOSIANE RISTOF DE SOUZA
MEDIADOR: VINICIUS HURBANO H. DE O. NASCIMENTO







PROJETO “LENDO COM PRAZER”
              Projeto Educacional desenvolvido no pré II A e nos 1º  anos A e B do Ensino Fundamental do período matutino e no 1 ano C  do período vespertino do Ensino Fundamental I do Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, elaborado pela coordenadora Leodi e desenvolvido pelas professoras.







RIO BRILHANTE – MS
JULHO A NOVEMBRO 2013
III  -  SUMÁRIO


IV- OBJETIVOS ................................................................................................................. ...... 04
1.       Objetivo Geral
2.       Objetivos Específicos

V – JUSTIFICATIVA ....................................................................................................................05
VI – PROBLEMATICA:......................................................................................................... ......06
VII – HIPÓSETE:..........................................................................................................................06
VIII – REFERENCIAL TEÓRICO: ...................................................................................................07
IX – METODOLOGIA; .................................................................................................................08
X – CRONOGRAMA: ..................................................................................................................12
XI – AVALIAÇÃO:  ......................................................................................................................20.
XII – REFERENCIAS: ...................................................................................................................22
XIII – ANEXOS ...........................................................................................................................23








IV – OBJETIVOS

1 – OBJETIVO GERAL:
  • Desenvolver uma proposta diferenciada de trabalho, proporcionando aos alunos através da leitura e escrita melhores desempenho e participação na escola e na sociedade.
  • Despertar o gosto pela leitura desde o inicio das etapas de escolaridade, onde o professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando-o e
2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Crianças
Professores
Coordenadores
Diretores
Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem;
Enriquecer seu imaginário
Selecionar um acervo de livros de qualidade, adequada a cada faixa-etária.
Observar a qualidade do acervo de livros que problematizem a escolha dos títulos que serão lidos às crianças.
Organizar espaços coletivos para o usufruto da leitura dentro da escola.
Familiarizá-las com as histórias.
Ampliar o repertório de palavras e frases;
Sentir estimulado através da dança e do conto;
Permitir que as crianças apreciem e tenham acesso aos livros em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura.
Orientá-los e apoiá-los ao planejamento, enfocando a leitura como atividade diária na escola;  
I




 n              





 



  

 
  Adquirir livros para ampliar o acervo da biblioteca para emprestar os livros para as crianças e seus familiares





Proporcionar espaços para apresentação do projeto.
Construir o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Orientá-las na escolha de livro adequado ao propósito da atividade habitual de leitura.

Incentivar, e orientar o planejamento de uma atividade ou roda de leitura antes, durante e depois da aula.





V - JUSTIFICATIVA

O projeto “Lendo com Prazer” tem por objetivo auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertá-lo para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando-os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo. Será desenvolvido no Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, situada na rua Expedicionário Hugo Gonçalves, 66 na  Vila Nova Esperança. A escola tem aproximadamente 730 alunos, matriculados nos períodos matutino e vespertino. A escola possui alunos do campo e da cidade, a maioria de família com baixa renda e pouca escolaridade.
Após esse levantamento sentimos a necessidade da elaboração de um projeto, que enfatizasse a leitura e a escrita tendo em vista a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Esse projeto visa incentivar a leitura, buscando resgatar o gosto por estórias antigas, contos de fadas, anúncios, elaboração de bilhetes, etc. Pois sabemos que as histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
 Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso. Koch... Fala sobre “ A importância da leitura na nossa vida, sobre a necessidade de se cultivar o hábito da leitura entre crianças e jovens, sobre o papel da escola na formação de leitores competentes, com a qual concordamos prontamente.”
A leitura tem lugar cada vez menos no nosso cotidiano, segundo Maruny Curto (2000), muitas crianças não se interessam pela leitura, pois não recebem estímulos, se esse não ocorrer por parte dos pais fora da escola, é dever do professor suprir essa deficiência dentro da escola, tentando despertar nos alunos esse gosto pela leitura. Ler é atravessar o texto, interagindo com o autor na busca e na produção de sentidos; é ser competente para compreender e decifrar a realidade; é saber interpretar símbolos, imagens, gestos, etc,,,
VI - Problemática:

Como a escola está organizada para desenvolver a habilidade da leitura como prática social?  Como são planejadas as ações pedagógicas?

VII - Hipótese:

Todas as pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos tempos sobre como tornar os alunos leitores competentes têm sido unânimes em afirmar que o ato de ler está icerçado na capacidade humana de compreender e interpretar o mundo. Com base nessa firmação, buscamos,  desenvolver a habilidade da leitura como prática social.
A sedução para gostar de ler começa na escola. Para poder ler é preciso saber ler. Para gostar de ler, também é preciso saber ler. Portanto, o primeiro passo da escola consiste em assegurar um correto e adequado processo de iniciação à leitura. Essa leitura como prática sócio-cultural deve estar veiculada ao prazer com facilitamento de discussão e apreciação dos significados atribuídos ao texto, com várias interpretações dentro de um clima amigável e com resultados significantes para os leitores e professores.




VIII - REFERENCIAL TEÓRICO


Tanto na leitura como na escrita cabe ao educador introduzir tais prática  sociais no mundo do educando. Se a leitura é uma importante oportunidade da criança participar do mundo que o cerca, a escrita é a representação dessa fala.
É oportuno citar o que, já no século XVII, afirmava o filósofo John Locke:
            “(...) deve ser dado à criança algum livro fácil e agradável, adequado à sua capacidade, a fim de que o entretenimento que ela busca a motive e recompense.” 
A Escola insere-se neste contexto como instrumento hábil a implementar a leitura na Educação Infantil e Séries Iniciais, motivando os jovens leitores através de uma  mudança de concepção, ou seja, transformando a leitura como algo agradável, fonte não apenas de informação, mas principalmente de lazer.  
Para Cagliari (1994, p. 25), "o objetivo fundamental da escola é desenvolver a leitura para que o aluno se saia bem em todas as disciplinas, pois se ele for um bom leitor, a escola cumpriu em grande parte a sua tarefa". O autor define que a leitura deve ser a extensão da  escola na vida das pessoas para que elas sejam capazes de entender a sociedade em que vivem e transformá-la num mundo melhor.
Nas palavras de Foucambert (1994, p. 43), "ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo. Significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita". O aluno deve ter acesso à escrita para construir uma resposta íntegra que parte de novas informações do que já sabia.
Para Bettelheim (1903 – 1990), nenhum tipo de leitura é tão enriquecedor e satisfatório do que os contos de fadas, pois eles ensinam sobre os problemas interiores dos seres humanos e representam soluções em qualquer sociedade. Ou seja, a fantasia ajuda a formar a personalidade e por isso não pode faltar na educação.¨(Revista Nova Escola, novembro de 2005:.54


IX – METODOLOGIAS:

 DA COORDENADORA LEODI MARIA DA CONCEIÇÃO
O C.E.M. Criança Esperança I, preocupada em formar bons leitores apresenta o Projeto “Lendo com Prazer”, com a finalidade de tornar a leitura um momento de prazer para nossos alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997)  a formação de um aluno leitor critico se faz a partir do momento em que o professor mostra aos  alunos o prazer da leitura, isso ocorre quando seu trabalho usa de textos diversificados e que vão de encontro com a realidade do aluno. O papel da escola não é só fazer com que os alunos leiam e produzam textos, mas sim, que leiam e produzam de modo que cada criança seja capaz de gerir sozinha sua tarefa de leitura e escrita.
Acreditando nisso foi que elaboramos esse projeto e apresentamos as  professoras para que as mesmas desenvolvem:
As professoras dos 1º  anos das séries iniciais selecionaram para desenvolverem no projeto algumas  fábulas, contos, histórias infantis, cantigas de rodas, pequenos textos e vídeos para trabalharem com os alunos,  pois os mesmos apresentam  boas lições para nossas vidas, trazendo sempre uma moral no final de cada história. A partir dessa seleção cada professora trabalhou em sua sala desenvolvendo sua metodologia.
O Trabalho foi de forma dinâmica, informando sobre os autores dos textos, também foram levados para a sala de aula os livros do que recebemos do PACTO para que os alunos manuseassem e fizessem leitura oral  através de imagens.
No final do projeto os alunos apresentarão para a comunidade escolar uma história escolhida por eles em forma de peça teatral.
A professora da Pré escola trabalhou mais de forma oral e desenhos para que as crianças ilustrassem de acordo com a história ouvida.



PROFESSORA CELIA REGINA DE ALMEIDA PEREIRA

·         Escolha do Livro “Os lobinhos afinados” de Eunice Braido com textos bem laborados e ilustrações de qualidade;
·         Preparação do espaço para que toda a criança sinta-se confortáveis na hora da história que elas possam sentar-se em roda, pois é importante que todas consigam ver bem o livro;
·         Apresentação do livro para as crianças, destacando as informações da capa (título, ilustração, nome do autor, nome do ilustrador);
·         Apresentação breve da historia para despertar o interesse em escutá-la;
·         Leitura de forma fiel, com entonação e gestos faciais e corporais, mostrando as ilustrações conforme a leitura;
·         Deixar que as crianças explorem o livro, falando o que cada um gostou mais;
·         Apresentação dos personagens, explorando e reconhecendo semelhanças e diferenças;
·         No final, conversar com as crianças sobre a história, perguntando do que gostaram, comentar os personagem e cenas interessantes.

PROFESSORA  ANDREIA JAQUES BENTO

·         Apresentação do projeto através de conversa informal sobre a importância da leitura;
·         Leitura de palavras do texto “A casa e seu Dono”;
·         Utilização dos livros do Pacto ( Plano de alfabetização na Idade Certa );
·         Parlendas: “ Cadê o toucinho que estava aqui”  Dramatização
·         Roda de Leitura no pátio da escola e na sala de aula;
·         Enviamos para casa uma sacola com um livro na qual o aluno(a) deverá ler juntamente com sua família.
·         Trabalhar semanalmente momentos de leitura na sala de aula  lendo em voz com entonação explorando a interpretação e oralidade do aluno;
·         Auto ditado, Formação de palavras e frases no coletivo;
·         Utilização da S.T.E  ( Sala de Tecnologia Educacional);
·         Leitura deleite todos os dias;
·         Pescaria de palavras e em seguida leitura das mesmas pelos alunos;
·         Vídeo para os alunos assistirem e comentarem após sobre companheirismo;
·         Dramatização da história “Chapeuzinho Vermelho”  pela professora regente e mediadora Charmosa;

PROFESSORA MÁRCIA MARIA FERREIRA
·         Avaliação do conhecimento prévio do aluno estimulando a expressão oral;
·         Utilização da leitura para alcançar diferentes objetivos;
·         Atividades significativas de leitura, para as quais tenha sentido – atividades em que os alunos tenham que perguntar,  prever, opinar, comparar suas opiniões com relação ao que leram;
·         Leitura em voz alta pelo professor;
·         Leitura: individual, silenciosa, oral e jogralizada;
·         Utilização da  S.T.E ( sala d Tecnologia Educacional)
·         Aula – vídeo;
·         Roda de conversas;
·         Ilustração de histórias.


PROFESSORA EDILEUZA  DE OLIVEIRA ROCHA DA SILVA

·         Conversa inicial com os alunos explicando sobre o funcionamento do projeto e sua importância.
·         Criação e confecção da bolsa de leitura;
·         Seleção dos livros a serem utilizados variando gêneros textuais: cantigas, poemas, parlendas, contos e receitas.
·         Organização do sistema de rodízio da bolsa, que será organizado por meio de sorteio, sendo que, o aluno que for sorteado levara a sacola para casa Fazendo a leitura juntamente com a família. Em  sala de aula, poderá apresentá-lo para os colegas.
·         A Leitura deleite devera ser realizada pela professora. Em seguida fazer interpretação oral com os alunos enfatizando pontos principais do texto, tais como: título, nome do autor, ilustrador, editora, personagem principal e outros...
·         Para melhor fixação, os alunos deverão ilustrar o livro em forma de desenhos e atividades contextualizadas, tendo como recurso: vídeos, jogos educativos, material concreto, atividades impressas e sala de tecnologia com jogos online.
·         A leitura também será motivada através da organização de um caderno de leitura contendo pequenos e diferentes textos conhecidos das crianças, como apoio a alfabetização.
·         Para o encerramento do projeto os alunos deverão apresentar a dramatização do poema “As Borboletas” De Vinicius de Morais e também a cantiga folclórica “A Linda Rosa Juvenil”.






CRONOGRAMAS:


Da Coordenação Pedagógica
Leodi Maria da Conceição
Período: Julho a Novembro de 2013
Duração: 5 meses

Ações

07/13

08/13

09/13

10/13

11/13
Conversa informal.


X




Pesquisa de materiais.

X




Seleção de materiais a serem trabalhados.

X




Elaboração das ações.

X




Acompanhamento das atividades do projeto.

X

X

X

X

X
Ensaio das atividades paralelas.




X
Organização das apresentações.





X
Avaliação final.





X







PROFESSORA  CÉLIA REGINA DE ALMEIDA PEREIRA
Turma Pré II A                               período  matutino

DATA DA EXECUÇÃO
QUANTIDADE DE AULAS UTILIZADAS E DISCIPLINAS

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
02/09/2013
02 aulas
·     Apresentação  do Projeto com contação de história;
11/09/2013
02 aulas
·  Colorir com giz de cera os personagens da história;
16/09/2013
02 aulas
·     Diálogo com as crianças sobre as características do “ dia e da noite”;
18/09/2013
02 aulas
·      Explorar a passagem da história em que os personagens fazem serenata pra lua.
25/09/2013
02 aulas
·     Música para as crianças ouvirem, cantar e dançar “ Maria  Chiquinha” Sandy e Júnior.
07/10/2013
02 aulas
·     Historia dos personagens Cotozinho e Rabicó;
21/10/2013
02 aulas
·     Apresentação de gravuras para que as crianças reconhecem as  diferenças entre os personagens
14/11/2013
02 aulas
Finalização do projeto com dramatização de textos e contação de histórias.








PROFESSORA - MARCIA MARIA FERREIRA


DATA DA EXECUÇÃO
QUANTIDADE DE AULAS UTILIZADAS

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
31/07/2013
04 aulas de português
Apresentação do projeto através de conversa informal e questionamentos, demonstrações do acervo de livros  I.
16/08/2013
04 aulas de português
·         Leitura individual e coletiva;
·         Exposição dos livros para que as crianças possam manusear com cuidado e conservação;
26/08/2013
04 aulas de português
·     Contação da historia “O mais bonito /come – come;
·     Após ilustração da historia;
·     Atividades com o alfabeto móvel.
16/09/2013
04 aulas de português
·     Livro: Cadê ( deleite )
·     Interpretação do texto através de atividades utilizando o alfabeto móvel;
·     Leitura das frases individual e coletiva;
27/09/2013
04 aulas de português
·     Leitura da Parlenda “ Cadê o Toucinho que estava aqui?”
·     Separação de sílabas
·     Caça palavras e cruzadinhas
07/10/2013
04 aulas de português
·     Leitura de livros “O Menino e a Goiaba”
·     Ilustração do texto através de desenho e na oralidade;
18/10/2013
04 aulas de português
·     Texto: Era uma vez uma Bota – Contada pela Penélope;
·     Auto ditado de palavras retirada do texto
30/10/2013
04 aulas de português
·     Leitura Deleite “Os três Jacarezinhos
·     Formação de frases ilustradas referente as lendas dadas e ditado
06/11/2013
02 aulas de português
·     Aula vídeo “Lucas e o Formigueiro
·     Trabalhou a amizade
28/11/2013
04 aulas de português
·     Encerramento do projeto  com apresentações  e musicas e dramatização da história de Chapeuzinho Vermelho pelas professoras Andreia, Marcia, Mediador Vinicius, Josiane e coordenadora Leodi.
·     Apresentação da Penélope Charmosa.

Livros e Textos trabalhados e dramatizados

·         Cadê o docinho que estava aqui?
·         Cadê o toucinho que estava aqui?
·         O mais Bonito!
·         Come Come
·         Cadê
·         Era uma vez uma bota
·         O menino e a Gaiola

Vídeo

·            Lucas Formigueiro;
·            O Cão e  a raposa;
·            Boas maneiras;
·            Maria vai com as outras;
·            Joaninha que perdeu as pintinhas;






PROFESSORA – ANDREIA JAQUES BENTO

DATA DA EXECUÇÃO
QUANTIDADE DE AULAS UTILIZADAS E DISCIPLINAS
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
24/07/2013
04 aulas de português
·     Auto ditado – Bingo do Alfabeto;
07/08/2013
04 aulas
·     Silabas ( Separar as silabas do textos
“ A casa e seu Dono”
16/08/2013
04 aulas de português
·     Caça palavras – do livro Que Hora São
11/09/2013
04 aulas de português
·     Loto Leitura e formação de palavras
19/09/2013
04 aulas de português
·     Parlenda “Cadê o toucinho que estava aqui”
03/10/2013
04 aulas de português
·     Texto “ O Pato Pateta” Circular palavras;
24/10/2013
04 aulas de português
·     Aula diferenciada – Pescaria de palavras
12/11/2013
04 aulas de português
Filme: Lucas o Formigueiro  assistir e comentar o filme
19/11/2013
02 aulas de português
· Aula diferenciada – Juntando as sílabas;
28/11/2013
04 aulas de português
·     Encerramento do projeto  com apresentações  e musicas e dramatização da história de Chapeuzinho Vermelho pelas professoras Andreia, Marcia, Mediador Vinicius, Josiane e coordenadora Leodi.
·     Apresentação da Penelope Charmosa.

Livros e Textos trabalhados e dramatizados

·         Cadê o docinho que estava aqui?
·         Cadê o toucinho que estava aqui?
·         O Pato Pateta!
·         A casa e seu Dono!
·         Era uma vez uma bota
·         O menino e a Gaiola
·         Joaninha que perdeu as pintinhas;
Vídeo

·            Lucas Formigueiro;
·            O Cão e  a raposa;
·            Boas maneiras;
·            Maria vai com as outras;


PROFESSORA EDILEUZA DE OLIVEIRA ROCHA DA SILVA

DATA DA EXECUÇÃO
QUANTIDADES DE AULAS
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
    
     29/07/2013
       
  
      01 aula
Apresentação do projeto “Ler com Prazer”. Organização dos materiais que serão utilizados.
        30/07/2013
            02 aulas
Confecção da bolsa de
 Leitura.
  
   
    05/08/2013
 


     02 aulas
  
Leitura deleite; “A Joaninha que perdeu suas pintas”.
Interpretação na oralidade.
 Sorteio do livro e do aluno   que levará o livro para casa.
 

    12/08/2013
 
  
    02 aulas
Apresentação e leitura individual do aluno; livro “Lilás, uma menina diferente”.
Interpretação oral do texto.
Atividades contextualizadas.



      16/08/2013



    02 aulas
Leitura deleite; “Minha Família Colorida”.
Interpretação na oralidade.
 Sorteio do livro e do aluno   que levará o livro para casa.


      21/08/2013


    02 aulas
Apresentação e leitura individual do aluno; livro “Soltando os Bichos”.
Interpretação oral do texto.
Atividades na STE.

  
     26/08/2013


     02 aulas
Leitura deleite; “Minha Família Colorida”.
Interpretação na oralidade. Sorteio do livro e do aluno   que levará o livro para casa.


     30/08/2013


     02 aulas
Apresentação e leitura individual do aluno; livro “Soltando os Bichos”.
Interpretação oral do texto.
Formação de palavras no  quadro de alumínio.



      04/09/2013



     02 aulas
 Leitura deleite; “Essa não minha Calda”.
Atividades com alfabeto móvel.
 Sorteio do livro e do aluno que levará o livro para casa.
 

      11/09/2013


     02  aulas
Apresentação e leitura individual do aluno; livro “Era uma vez uma gota de chuva” Interpretação oral do texto.


     16/09/2013


    02 aulas
Leitura deleite: “Ciranda”
Brincadeira de roda no pátio da escola.
Sorteio do livro e do aluno que deverá levá-lo para casa.

     23/09/2013

  
   
     02 aulas
     
 Apresentação e leitura individual do aluno; livro “João e o pé de feijão”.
 Interpretação oral do texto.


     27/09/2013


     02 aulas
Leitura deleite: “O casamento do rato com a filha do besouro”.
Jogos na STE.
Sorteio do livro e do aluno que deverá levá-lo para casa.


     07/10/2013


     02 aulas
Apresentação e leitura individual do aluno; livro “A bola dourada”.
Atividades com o quadro de pregas.
 Interpretação oral do texto.



    16/10/2013


     02 aulas
Leitura deleite: “Cadê o toucinho que estava aqui?”
Jogo caça rimas.
Sorteio do livro e do aluno que deverá levá-lo para casa.


    21/10/2013


     02 aulas
Apresentação e leitura individual do aluno; livro “Mamãe é um lobo”.
Interpretação oral do texto.


  
     28/10/2013



     02 aulas
Leitura deleite: livro “Para que serve um livro”
Formação de palavras com alfabeto móvel.
Sorteio do livro e do aluno que deverá levá-lo para casa.





     04/11/2013



  

      02 aulas
Apresentação do livro, leitura individual do aluno; livro “Balas Bombons e Caramelo” e interpretação oral do texto.
Ensaio para a dramatização;
Sorteio do livro e do aluno que devera levá-lo  para casa.


     11/11/2013


     02 aulas
Leitura de leite livro “Tarsila e o Papagaio Juvenal”; interpretação oral de texto.
Atividade contextualizada;
Ensaio para a dramatização


      18/11/2013


      02 aulas
  
Apresentação do livro, leitura individual do aluno; livro “Sofia a Andorinha”  interpretação oral do texto.
Ensaio para a dramatização;
Sorteio do livro e do aluno que devera levá-lo para casa.


      28/11/2013
    



     02 aulas
  Encerramento do projeto com dramatização do poema “As Borboletas” de Vinicius de Morais;
Cantiga Folclórica “A Linda Rosa Juvenil”

Conteúdos: 
·         Apresentação do projeto;
·         Leitura deleite;
·         Interpretação oral de textos;
·         Ilustração de textos;
·         Jogos em sala de aula em STE;
·         Leitura em família;
·         Dramatização de Poemas e Cantigas Folclóricas.




AVALIAÇÕES:

DA COORDENAÇÃO LEODI MARIA DA CONCEIÇÃO
Observar se os alunos:
- Demonstram interesse em selecionar livros para levar e ler em casa.
- Compartilham impressões, opiniões e passagens preferidas sobre os livros e as situações de leitura em casa.
- Recomendam a leitura do livro que leram levando em conta suas características e  os gostos da pessoa  para quem a recomendação é feita.

- Estabelecem relações entre a história lida em casa e outras conhecidas.
- Ampliaram seus critérios de escolha.

Avaliação da Professora Andréia

Os alunos serão avaliados através da participação, interesse, realização de atividades em sala, socialização, desenvolvimento oral e escrito.


Avaliação da professora Edileuza OLIVEIRA ROCHA DA SILVA

Dar-se-á por meios dos resultados obtidos em sala de aula, como o favorecimento das condições para que os alunos leiam mais e busquem maior interação com o universo dos livros, e, também, nas relações que gerenciam a construção do processo de ensino-aprendizagem, tais como interação, participação nas interpretações orais e escritas, socialização com os colegas, desenvolvimento na leitura e escrita


Avaliação da professora Márcia Ferreira
Os alunos serão avaliados através de seu desempenho e desenvolvimento ora e escrita, sua participação e interrese.


XII. – REFERENCIAIS




FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª ed, Cascavel: Assoeste, 1984.

KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

LÜCK, G. Página à página: faça seus alunos se interessarem pela leitura. Curitiba: Profissão Mestre, set.200, p.10-13.

SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura, 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

BRAGANÇA. Angiolina Isabella Carpaneda. Livro Porta Aberta – Letramento e Alfabetização – Ed. F T D – P N L D – 2013.


                                                                     

                                                                                                             Postado por L.S.Simplício

0 comentários:

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 C.E.M. "CRIANÇA ESPERANÇA I" All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes