CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I
PROJETO
ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ – Construindo Valores”
RIO BRILHANTE – MS
Abril a Novembro – 2013
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I
DIRETOR – HERMES JUNG
PROFESSORA – JOLEANDRA FERREIRA SILVA
MEDIADORA – SUELI DE SOUZA MARTINS
COORDENADORA – LEODI MARIA DA CONCEIÇÃO
PROJETO
ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ – Construindo Valores”
Projeto Educacional desenvolvido na Educação Infantil Pré II,
turma B vespertino do Centro Educacional
Municipal Criança Esperança I desenvolvido pela professora Joleandra juntamente
com a Mediadora Sueli com o apoio da
Coordenadora Leodi.
RIO BRILHANTE – MS
Abril a Novembro – 2013
III
- SUMÁRIO
IV- OBJETIVOS ...........................................................................................................
04
1.
Objetivo Geral
2.
Objetivos Específicos
V – JUSTIFICATIVA
...................................................................................................
05
VI –
PROBLEMATICA:................................................................................................06
VII – HIPÓSETE:..........................................................................................................06
VIII – REFERENCIAL
TEÓRICO:
.............................................................................07
IX –
METODOLOGIA; ...............................................................................................08
X – CRONOGRAMA:
.................................................................................................12
XI –
AVALIAÇÃO:
....................................................................................................14
XII –
REFERENCIAS:
.................................................................................................15
XIII – ANEXOS
...........................................................................................................16
IV - OBJETIVO GERAL
Valorizar o ser humano, buscando sua identidade fazendo com que ele se
reconheça como um ser social em direitos e deveres, resgatando seus valores e
virtudes para tornar um cidadão capaz de conviver harmonicamente com as
diferenças, respeitando os limites da convivência social, tendo como princípios
básicos o amor próprio e aos outros.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Crianças
|
Professores
|
Coordenadores
|
Diretores
|
Resgatar desde pequeno a
valorização do ser humano e a importância das virtudes e boas maneiras.
|
Melhorar a disciplina na sala de
aula, criando regras de convivência para a harmonia da sala de aula.
|
Sensibilizar o aluno em relação à
importância da boa convivência para um
ambiente agradável na sala de aula.
|
Fazer com que organizem espaços
coletivos para o usufruto das apresentações dos trabalhos.
|
Reconhecer o próprio valor.
Adotar atitudes de solidariedade,
companheirismo, respeito e cooperação.
Aprender ouvir e respeitar o
outro dentro dos diferentes tipos de
família.
|
Mostrar ao educando que educar
não é unicamente instruí-los, mas oferecer experiências significativas que o
prepare para a vida como cidadão.
|
Orientar e apoiar os professores
no planejamento, fortalecendo os vínculos afetivos no âmbito educacional para
desenvolver uma cultura de cooperação e camaradagem entre alunos e
professores.
|
Providenciar materiais para a
realização do projeto.
Proporcionar espaço para a
apresentação e finalização do projeto.
|
V - JUSTIFICATIVA
O projeto “CRIANÇA CIDADÃ –
Construindo Valores” tem como objetivo conscientizar a família, a escola e a
sociedade que “Educação sem valores e sem virtudes é igual um caminhão
desgovernado: você não sabe onde vai parar e nem o estrago que vai causar. Por
isso nossa intenção é ensinar aos
pequenos e aos pais a trabalhar com seus filhos , pois o Centro Educacional
Municipal Criança Esperança I, situado a rua Expedicionário Hugo Gonçalves, 66
na Vila Nova Esperança, atende cerca de 730 crianças matriculadas nos períodos
matutino e vespertino. A escola atende alunos da cidade e do campo, a maioria das famílias com baixa renda e pouca escolaridade. O projeto
será realizado na Educação Infantil Pré II B no período vespertino, com 25
alunos, sendo uma aluna portadora de
necessidades Especiais.
A vida escolar representa um período muito importante para o
desenvolvimento da criança. Ela é uma fase de mudanças, pois a criança passa a
conviver com outras pessoas buscando assim a sua independência.
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias
atuais é considerado um componente importante no seu desempenho.
Segundo os PCNs “ cabe a escola empenhar na formação moral do seus
alunos...”
Então percebemos que alguns valores e virtudes devem e podem ser
trabalhados na escola.
Sabemos ainda que uma das instituições sociais que mais influi no
desenvolvimento da criança é a família, pois desde que nasce a primeira
educação recebida é no seio dela.
Esse projeto é um trabalho de cidadania de democratização do ensino pela
formação de um ser social, não deve ser construído por vias burocráticas, e esse desejo não deve ficar só no papel, nos
livros, nos documentos, deve se tornar real, no convivo escolar. Deve fazer
parte do dia-a-dia da escola.
Mostrando a importância deste
projeto, concordamos com Herkenoff quando diz “ não podemos ter, no Terceiro
Mundo, uma escola desligada de seus compromisso social, omissa em face de seu
papel de transformação da realidade ( p. 30. 1996). E é esse o nosso
compromisso, enquanto educadores.
A educação de valores se dá pelos sentimentos de
amor, justiça, solidariedade e prazer, razões que justificam ou motivam as
ações. Enquanto educadores. Vamos fazer nossa parte neste processo de
construção, tão importante.
VI – PROBLEMATICA:
A transmissão de valores é uma preocupação que todo
pai tem ao educar. Como fazer isso no dia-a-dia? Quais valores precisam ser
passados? A escola pode ajudar?
VII – HIPÓTESE:
Sem transmitir os valores humanos universais, não há
como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade. Apesar de não
existir respostas simples, é possível apontar caminhos a serem seguidos, com o
objetivo de amenizar alguns problemas de comportamento.
VII - REFERENCIAL TEÓRICO
ALDB afirma ainda que ação da Educação Infantil é
complementar à da família e à da comunidade, o que implica em papel específico
das instituições desse segmento no sentido de ampliação das experiências e conhecimentos da criança, seu interesse
pelo ser humano, pelo processo de transformação da natureza e pela convivência
em sociedade.
Tanto a Constituição Federal, quanto o Estatuto da
Criança e do Adolescente e a LDB consagram a criança como sujeito de direitos.
Estas leis constituem um marco na busca de uma possível definição do caráter
que as instituições de educação infantil devem assumir.
Para Bennet (1993, p. 10 in Lemos e Morés): A grande maioria das pessoas
compartilha do respeito por certos traços fundamentais do caráter; Honestidade,
compaixão, coragem e perseverança. São as virtudes. Como não nascemos com esses
conhecimentos, precisamos aprender o que são. Podemos apreender e apreciar
esses traços por meio da leitura. Podemos convidar os jovens a discernir as
dimensões morais de histórias, eventos históricos, vidas heróicas.
A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes
de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões,
modelos e influências culturais ( Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003;
Kreppner, 1992,2000).
IX - METODOLOGIA
METODOLOGIA da Coordenação
Pedagógica
Através da observação da turma
pela professora, fez se necessário a
realização desse projeto.
·
Conversa
informal com professores para decidirmos o tema do projeto.
·
Pesquisa informativa em livros, revistas,
jornais e internet para assessorar o trabalho dos professores;
·
Selecionar material (vídeos e músicas) para
serem utilizado nas aulas;
·
Suporte pedagógico com sugestões de como
realizar as aulas em sala e fora;
·
Elaboração de ações, junto com professores, a
serem trabalhadas;
·
Selecionar materiais para confecção de cartazes;
·
Acompanhamento da execução das atividades;
·
Registro das atividades realizadas com fotos;
·
Organizar a apresentação dos trabalhos;
·
Avaliação final.
METOLOGIA APLICADA PELA PROFESSORA
·
Confecção de crachás;
·
Atividades diárias sobre as regras de
convivência;
·
Apresentação de vídeos
para estimular a solidariedade e a cooperação;
·
Conversas
e atividades para ensinar os pequenos limpeza e organização dos matérias e da
escola;
·
Músicas e
brincadeira falando da igualdade e diferenças;
·
Contação de Historias infantil e ilustração
sobre justiça, verdade e honestidade;
·
Relatos de experiências vividas pelas crianças
sobre amizade, amor, afeto seguida de atividades;
·
Dinâmicas, cartazes sobre preservação do meio
ambiente;
·
Socialização mostrando valores e boas maneiras;
·
Responsabilidades: ( respeito, dignidade,
amizade e diferenças;
·
Higiene pessoal, cuidado com os materiais e com
a escola;
·
Conversa informal diária sobre os valores;
·
Confecção de painéis para o encerramento do
projeto;
·
Encerramento do projeto.
CONTEÚDOS APLICADOS
Professora Joleandra e a mediadora
Sueli
O
projeto será desenvolvido através da observação da turma e seu comportamento
que levou a professora juntamente com a
mediadora conversarem com a coordenação pedagógica sobre o assunto e decidiram
pela realização desse trabalho para que os pequenos aprendessem na escola e
levassem para suas casas conceitos de valores, e regras de boas maneiras,
aceitando as diferenças, respeitando os colegas através dos conteúdos abaixo
relacionadas:
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
·
Pensar sobre o que significa colaborar com as
pessoas;
·
Perceber hábitos importantes da vida cotidiana,
que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros;
·
Convidar a criança a pensar sobre a importância
de estar sempre atenta;
·
Fazer com que
a criança assuma responsabilidades, sem ter medo, fazendo-a pensar sobre
o que significa ser honesto;
·
Levar a criança a prestar atenção nas regras de
convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por
si mesmo;
·
Mostrar à criança a importância de se ter bons
hábitos alimentares, e o que significa alimentar-se bem;
·
Levar a criança a compartilhar a coisas, de
forma prazerosa, e aprenda ser generoso.
CONTEUDOS PROCEDIMENTAIS
·
Durante o trabalho com a apostila, fazer pausa
para se trabalhar o projeto;
·
Questionar, perguntar e discutir sobre valores;
·
Dramatizar situações com as crianças, pedir que
as contem experiências que já tiveram com o tema escolhido;
·
Pesquisar com pais, amigos as mudanças sentidas
com o projeto;
·
Levar as crianças a representar sentimentos e
situações através de desenhos.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
·
Que a criança colabore em casa ou na escola, por
si mesma, adquirindo responsabilidade;
·
Que a criança saiba valorizar uma alimentação
saudável;
·
Que a criança perceba que as normas devem ser
respeitadas;
·
Que a criança perceba que mentir pode ter
importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência;
·
Que a criança perceba que boas maneiras são
muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos;
·
Que a criança trabalhe e brinque junto com os
colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos;
·
Que a criança perceba que prestando atenção no
que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes
necessárias para garantir sua própria segurança.
VIDEO
USADO NA REALIZAÇÃO DO PROJETO
Boas
maneiras vídeo 1 etapa.mpg – You Tube
Amizade
na Escola – You Tube - You Tube
Boas
Maneiras ( Nãos custa nada!) - You Tube
As
Canções da Maria – Maria de Vasconcelos – You Tube
Desenho
Animado e Ensino de Valores – You Tube
Higiene
corporal, bucal e alimentação saudável – You Tube
Hino
Infantil Góspel – Boas Maneiras- You Tube
Palavras
Mágicas – Arthur – You Tube
Regras
de Boas Maneiras e Higiene na Escola – You Tube
Regras
de Convivencia na Escola. Wmv – You Tube
Teleco
e Teco – Hino Nacional. Flv – You Tube
Turma
da Mônica em Boas Maneiras - You Tube
X – CRONOGRAMA
Da Coordenação Pedagógica
Leodi Maria da Conceição
Período: Abril a Novembro de 2013
Duração: 5 meses
Ações
|
04/13
|
05/13
|
06/13
|
07/13
|
08/13
|
09/13
|
10/13
|
11/13
|
Conversa informal.
|
X
|
|||||||
Pesquisa de
materiais.
|
X
|
|||||||
Seleção de materiais a serem
trabalhados.
|
X
|
|||||||
Elaboração das ações.
|
X
|
|||||||
Acompanhamento das atividades do
projeto.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Ensaio das atividades
paralelas.
|
X
|
|||||||
Organização das
apresentações.
|
X
|
|||||||
Avaliação final.
|
X
|
PROFESSORA JOLEANDRA
O presente
trabalho será realizado de abril a novembro com os alunos do pré II vespertino
do ano de 2013. Essa é uma maneira inovadora que vai proporcionar o
desenvolvimento cognitivo e motor da criança, levando-os a adquirir bons
hábitos e boas maneiras. Esperamos
resgatar na criança certos valores como: Colaboração, atenção, honestidade, respeito,
responsabilidade e generosidade distribuídos durante o desenvolvimento do
projeto.
ABRIL
02
16
|
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
CONVIVENCIA, REGRAS E ATENÇÃO
|
4 AULAS
|
MAIO
07
21
|
CONVIVENCIA E REGRAS
SOLIDADARIEDADE E ORGANIZAÇÃO
|
4 AULAS
|
JUNHO
04
25
|
CONVIVENCIA E REGRAS
LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO
|
4 AULAS
|
JULHO
09
23
|
CONVIVENCIA E REGRAS
IGUALDADE E DIFERENÇAS
|
4 AULAS
|
AGOSTO
06
20
|
CONVIVENCIA E REGRAS
HONESTIDADE - VERDADE - JUSTIÇA
|
4 AULAS
|
SETEMBRO
03
17
|
CONVIVENCIA E REGRAS
AMIZADE - COOPERAÇÃO
|
4 AULAS
|
OUTUBRO
01
22
|
CONVIVENCIA E REGRAS
AMIZADE, AMOR E AFETO
|
4 AULAS
|
NOVEMBRO
26
|
APRESENTAÇÃO DO PROJETO E
ENCERRAMENTO
|
4 AULAS
|
RECURSOS HUMANOS
·
Direção, Coordenação, alunos, professores e
família.
RECUROS DIDATICOS
·
Giz;
·
Cartazes;
·
Aparelho de som (cd);
·
TV (
filmes / DVD, CD );
·
Revistas, livrinhos;
·
Cola branca, tesoura, giz de cera, lápis de cor,
papel, cartolina papel cartão;
·
Computador (Internet );
·
Máquina fotográfica;
·
Maquina de Xerox;
·
XI – AVALIAÇÃO
COORDENADORA LEODI MARIA DA CONCEIÇÃO
Após cada
bimestre haverá um debate para ver o que os alunos aprenderam, o que mudou na
sala de aula, e o que poderá mudar. Depois será preenchida uma ficha de
desempenho de cada aluno para fazer as adaptações no projeto caso seja
necessário.
PROFESSORA
JOLEANDRA E SUELI
As crianças
serão avaliados nas atividades propostas ( pesquisas, desenhos, atividades de
recorte e colagem e suas atitudes, etc) Portanto, a avaliação será composta de
observação, análise das atividades praticas e auto-avaliação .
XII – REFERENCIAIS
BRASIL, Ministério da Educação e
do Desporto. Secretaria de Educação fundamental. Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília.
DF: MEC/SEF.1998.
...Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília Diário Oficial da
União. 1990.
ARIÈS.
P. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC.
2006.
CAETANO,
L. M. Relação Escola e Família: Uma Proposta de Parceria.USP. Disponível
em: http://www.seufuturonapratica.com.br/ intellectus/_ Arquivos/Jul.Dez 03/DF/
Luciana. Pdf Acesso: Agosto de 2011
NERO,
C., Escola de Pais. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1967.WACHOWICZ, L.
A. & MACHADO, O. A escola que toda criança merece ter. 1º ed.
Brasília, DF: Líber Livro, 2011.
LEMOS,
H. D. D.; MORÉS, A. A vivência de valores através da literatura infanto-juvenil:
a pedagogia de projetos como estratégia de ensino Disponível em:
http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2006/02/a16.htm Acesso:
MaNOGUEIRA,
N. A Relação Entre Escola e Comunidade na Perspectiva dos Parâmetros
Curriculares Nacionais. Revista Pátio, ano 3, n. 10, p.13-17, ago./out.
1999.rço de 2011
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