Projeto "Criança Cidadã -Construindo Valores"

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I











PROJETO ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ – Construindo Valores”








 



 

RIO BRILHANTE – MS

Abril a Novembro – 2013

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I
DIRETOR – HERMES JUNG
PROFESSORA – JOLEANDRA FERREIRA  SILVA
MEDIADORA – SUELI  DE SOUZA MARTINS
COORDENADORA – LEODI  MARIA DA CONCEIÇÃO










PROJETO ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ – Construindo Valores”

Projeto Educacional  desenvolvido na Educação Infantil Pré II, turma B vespertino do  Centro Educacional Municipal Criança Esperança I desenvolvido pela professora Joleandra juntamente com a Mediadora Sueli  com o apoio da Coordenadora Leodi.                                                                                                            


 




 

RIO BRILHANTE – MS

Abril a Novembro – 2013

III  -  SUMÁRIO


IV- OBJETIVOS ........................................................................................................... 04
1.      Objetivo Geral
2.      Objetivos Específicos

V – JUSTIFICATIVA ................................................................................................... 05

VI – PROBLEMATICA:................................................................................................06

VII – HIPÓSETE:..........................................................................................................06

VIII – REFERENCIAL TEÓRICO: .............................................................................07

IX – METODOLOGIA; ...............................................................................................08

X – CRONOGRAMA: .................................................................................................12

XI – AVALIAÇÃO:  ....................................................................................................14

XII – REFERENCIAS: .................................................................................................15

XIII – ANEXOS ...........................................................................................................16









IV - OBJETIVO GERAL


Valorizar o ser humano, buscando  sua identidade fazendo com que ele se reconheça como um ser social em direitos e deveres, resgatando seus valores e virtudes para tornar um cidadão capaz de conviver harmonicamente com as diferenças, respeitando os limites da convivência social, tendo como princípios básicos o amor próprio e aos outros.


OBJETIVO ESPECÍFICO

Crianças
Professores
Coordenadores
Diretores
Resgatar desde pequeno a valorização do ser humano e a importância das virtudes e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala de aula, criando regras de convivência para a harmonia da sala de aula.
Sensibilizar o aluno em relação à importância da boa convivência  para um ambiente agradável na sala de aula.
Fazer com que organizem espaços coletivos para o usufruto das apresentações dos trabalhos.
Reconhecer o próprio valor.
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.

Aprender ouvir e respeitar o outro  dentro dos diferentes tipos de família.
Mostrar ao educando que educar não é unicamente instruí-los, mas oferecer experiências significativas que o prepare para a vida como cidadão.
Orientar e apoiar os professores no planejamento, fortalecendo os vínculos afetivos no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação e camaradagem entre alunos e professores.  
Providenciar materiais para a realização do projeto.

Proporcionar espaço para a apresentação e finalização do projeto.


V - JUSTIFICATIVA

O  projeto “CRIANÇA CIDADÃ – Construindo Valores” tem como objetivo conscientizar a família, a escola e a sociedade que “Educação sem valores e sem virtudes é igual um caminhão desgovernado: você não sabe onde vai parar e nem o estrago que vai causar. Por isso nossa intenção é ensinar  aos pequenos e aos pais a trabalhar com seus filhos , pois o Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, situado a rua Expedicionário Hugo Gonçalves, 66 na Vila Nova Esperança, atende cerca de 730 crianças matriculadas nos períodos matutino e vespertino. A escola atende alunos da cidade e do campo, a maioria  das famílias com   baixa renda e pouca escolaridade. O projeto será realizado na Educação Infantil Pré II B no período vespertino, com 25 alunos,   sendo uma aluna portadora de necessidades Especiais.
A vida escolar representa um período muito importante para o desenvolvimento da criança. Ela é uma fase de mudanças, pois a criança passa a conviver com outras pessoas buscando assim a sua independência.
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado um componente importante  no seu desempenho.
Segundo os PCNs “ cabe a escola empenhar na formação moral do seus alunos...”
Então percebemos que alguns valores e virtudes devem e podem ser trabalhados na escola.
Sabemos ainda que uma das instituições sociais que mais influi no desenvolvimento da criança é a família, pois desde que nasce a primeira educação recebida é no seio dela.
Esse projeto é um trabalho de cidadania de democratização do ensino pela formação de um ser social, não deve ser construído por vias burocráticas,  e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, deve se tornar real, no convivo escolar. Deve fazer parte do dia-a-dia da escola.
Mostrando a importância  deste projeto, concordamos com Herkenoff quando diz “ não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seus compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade ( p. 30. 1996). E é esse o nosso compromisso, enquanto educadores.
A educação de valores se dá pelos sentimentos de amor, justiça, solidariedade e prazer, razões que justificam ou motivam as ações. Enquanto educadores. Vamos fazer nossa parte neste processo de construção, tão importante.
VI – PROBLEMATICA:


A transmissão de valores é uma preocupação que todo pai tem ao educar. Como fazer isso no dia-a-dia? Quais valores precisam ser passados? A escola pode ajudar?




VII – HIPÓTESE:

Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade. Apesar de não existir respostas simples, é possível apontar caminhos a serem seguidos, com o objetivo de amenizar alguns problemas de comportamento.



  
VII - REFERENCIAL TEÓRICO


ALDB afirma ainda que ação da Educação Infantil é complementar à da família e à da comunidade, o que implica em papel específico das instituições desse segmento no sentido de ampliação das experiências  e conhecimentos da criança, seu interesse pelo ser humano, pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.
Tanto a Constituição Federal, quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente e a LDB consagram a criança como sujeito de direitos. Estas leis constituem um marco na busca de uma possível definição do caráter que as instituições de educação infantil devem assumir.
Para Bennet (1993, p. 10 in Lemos e Morés): A grande maioria das pessoas compartilha do respeito por certos traços fundamentais do caráter; Honestidade, compaixão, coragem e perseverança. São as virtudes. Como não nascemos com esses conhecimentos, precisamos aprender o que são. Podemos apreender e apreciar esses traços por meio da leitura. Podemos convidar os jovens a discernir as dimensões morais de histórias, eventos históricos, vidas  heróicas.
A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais ( Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992,2000).




IX - METODOLOGIA


METODOLOGIA  da Coordenação Pedagógica

Através da observação da turma pela professora, fez  se necessário a realização desse projeto.

·        Conversa informal com professores para decidirmos o tema do projeto.
·        Pesquisa informativa em livros, revistas, jornais e internet para assessorar o trabalho dos professores;
·        Selecionar material (vídeos e músicas) para serem utilizado nas aulas;
·        Suporte pedagógico com sugestões de como realizar as aulas em sala e fora;
·        Elaboração de ações, junto com professores, a serem trabalhadas;
·        Selecionar materiais para confecção de cartazes;
·        Acompanhamento da execução das atividades;
·        Registro das atividades realizadas com fotos;
·        Organizar a apresentação dos trabalhos;
·        Avaliação final.
                                 



METOLOGIA APLICADA PELA PROFESSORA

·         Confecção de crachás;
·         Atividades diárias sobre as regras de convivência;
·          Apresentação de  vídeos  para estimular a solidariedade e a cooperação;
·          Conversas e atividades para ensinar os pequenos limpeza e organização dos matérias e da escola;
·          Músicas e brincadeira falando da igualdade e diferenças;
·         Contação de Historias infantil e ilustração sobre justiça, verdade e honestidade;
·         Relatos de experiências vividas pelas crianças sobre amizade, amor, afeto seguida de atividades;
·         Dinâmicas, cartazes sobre preservação do meio ambiente;
·         Socialização mostrando valores e boas maneiras;
·         Responsabilidades: ( respeito, dignidade, amizade e diferenças;
·         Higiene pessoal, cuidado com os materiais e com a escola;
·         Conversa informal diária sobre os valores;
·         Confecção de painéis para o encerramento do projeto;
·         Encerramento do projeto.





CONTEÚDOS APLICADOS

 Professora Joleandra e a mediadora Sueli

O projeto será desenvolvido através da observação da turma e seu comportamento que  levou a professora juntamente com a mediadora conversarem com a coordenação pedagógica sobre o assunto e decidiram pela realização desse trabalho para que os pequenos aprendessem na escola e levassem para suas casas conceitos de valores, e regras de boas maneiras, aceitando as diferenças, respeitando os colegas através dos conteúdos abaixo relacionadas:

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

·         Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas;
·         Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros;
·         Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atenta;
·         Fazer com que  a criança assuma responsabilidades, sem ter medo, fazendo-a pensar sobre o que significa ser  honesto;
·         Levar a criança a prestar atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo;
·         Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, e o que significa alimentar-se bem;
·         Levar a criança a compartilhar a coisas, de forma prazerosa,  e aprenda ser generoso.

CONTEUDOS PROCEDIMENTAIS

·         Durante o trabalho com a apostila, fazer pausa para se trabalhar o projeto;
·         Questionar, perguntar e discutir sobre valores;
·         Dramatizar situações com as crianças, pedir que as contem experiências que já tiveram com o tema escolhido;
·         Pesquisar com pais, amigos as mudanças sentidas com o projeto;
·         Levar as crianças a representar sentimentos e situações através de desenhos.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

·         Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesma, adquirindo responsabilidade;
·         Que a criança saiba valorizar uma alimentação saudável;
·         Que a criança perceba que as normas devem ser respeitadas;
·         Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência;
·         Que a criança perceba que boas maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos;
·         Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos;
·         Que a criança perceba que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.

VIDEO USADO NA REALIZAÇÃO DO PROJETO

Boas maneiras vídeo 1 etapa.mpg – You Tube
Amizade na Escola – You Tube - You Tube
Boas Maneiras ( Nãos custa nada!) - You Tube
As Canções da Maria – Maria de Vasconcelos – You Tube
Desenho Animado e Ensino de Valores – You Tube
Higiene corporal, bucal e alimentação saudável – You Tube
Hino Infantil Góspel – Boas Maneiras- You Tube
Palavras Mágicas – Arthur – You Tube
Regras de Boas Maneiras e Higiene na Escola – You Tube
Regras de Convivencia na Escola. Wmv – You Tube
Teleco e Teco – Hino Nacional. Flv – You Tube
Turma da Mônica em Boas Maneiras - You Tube


X – CRONOGRAMA

Da Coordenação Pedagógica
Leodi Maria da Conceição
Período: Abril a Novembro de 2013
Duração: 5 meses

Ações

04/13

05/13

06/13

07/13

08/13
09/13
10/13
11/13
Conversa informal.


X







Pesquisa de materiais.

X







Seleção de materiais a serem trabalhados.

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Elaboração das ações.

X







Acompanhamento das atividades do projeto.

X

X

X

X

X
X
X
X
Ensaio das atividades paralelas.







X
Organização das apresentações.








X
Avaliação final.








X








PROFESSORA JOLEANDRA

O presente trabalho será realizado de abril a novembro com os alunos do pré II vespertino do ano de 2013. Essa é uma maneira inovadora que vai proporcionar o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, levando-os a adquirir bons hábitos  e boas maneiras. Esperamos resgatar na criança certos valores como: Colaboração, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade e generosidade distribuídos durante o desenvolvimento do projeto.

ABRIL
02
16

APRESENTAÇÃO DO PROJETO
CONVIVENCIA, REGRAS E ATENÇÃO

4 AULAS

MAIO
07
21

CONVIVENCIA E REGRAS
SOLIDADARIEDADE E ORGANIZAÇÃO

4 AULAS

JUNHO
04
25

CONVIVENCIA E REGRAS
LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

4 AULAS

JULHO
09
23
CONVIVENCIA E REGRAS
IGUALDADE E DIFERENÇAS

4 AULAS
AGOSTO
06
20
CONVIVENCIA E REGRAS
HONESTIDADE - VERDADE - JUSTIÇA

4 AULAS

SETEMBRO
03
17

CONVIVENCIA E REGRAS
AMIZADE - COOPERAÇÃO

4 AULAS
OUTUBRO
01
22

CONVIVENCIA E REGRAS
AMIZADE, AMOR E AFETO
4 AULAS

NOVEMBRO
26
APRESENTAÇÃO DO PROJETO E ENCERRAMENTO

4 AULAS


RECURSOS HUMANOS

·         Direção, Coordenação, alunos, professores e família.



RECUROS DIDATICOS

·         Giz;
·         Cartazes;
·         Aparelho de som (cd);
·         TV  ( filmes / DVD, CD );
·         Revistas, livrinhos;
·         Cola branca, tesoura, giz de cera, lápis de cor, papel, cartolina papel cartão;
·         Computador (Internet );
·         Máquina fotográfica;
·         Maquina de Xerox;
·          














XI – AVALIAÇÃO

COORDENADORA LEODI MARIA DA CONCEIÇÃO

Após cada bimestre haverá um debate para ver o que os alunos aprenderam, o que mudou na sala de aula, e o que poderá mudar. Depois será preenchida uma ficha de desempenho de cada aluno para fazer as adaptações no projeto caso seja necessário.


PROFESSORA JOLEANDRA E SUELI

As crianças serão avaliados nas atividades propostas ( pesquisas, desenhos, atividades de recorte e colagem e suas atitudes, etc) Portanto, a avaliação será composta de observação, análise das atividades praticas e auto-avaliação .

  
XII – REFERENCIAIS



BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação fundamental. Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. DF: MEC/SEF.1998.

...Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília Diário Oficial da União. 1990.

ARIÈS. P. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC. 2006.

CAETANO, L. M. Relação Escola e Família: Uma Proposta de Parceria.USP. Disponível em: http://www.seufuturonapratica.com.br/ intellectus/_ Arquivos/Jul.Dez 03/DF/ Luciana. Pdf Acesso: Agosto de 2011

NERO, C., Escola de Pais. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1967.WACHOWICZ, L. A. & MACHADO, O. A escola que toda criança merece ter. 1º ed. Brasília, DF: Líber Livro, 2011.

LEMOS, H. D. D.; MORÉS, A. A vivência de valores através da literatura infanto-juvenil: a pedagogia de projetos como estratégia de ensino Disponível em: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2006/02/a16.htm Acesso:

MaNOGUEIRA, N. A Relação Entre Escola e Comunidade na Perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Pátio, ano 3, n. 10, p.13-17, ago./out. 1999.rço de 2011






                                                            Postado por L.S.Simplício














                 




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