Projeto: Tratamento de informações

Centro Educacional Municipal Criança Esperança I














Tratamento de informações















Rio Brilhante - MS
De setembro à outubro de 2013

Centro Educacional Municipal Criança Esperança I
Diretor: Hermes Jung
Diretora Adjunta: Angela Machado Venite
Coordenadora: Marileide Alves Feitoza Rozendo
             Professoras: Gisele Moreira dos Santos
                5º ano C









                                                                                                           

Tratamento de informações
Projeto educacional a ser desenvolvido no 5º ano, do Ensino Fundamental I, turma C, turno vespertino, no Centro Educacional Municipal Criança Esperança I.









Rio Brilhante- MS
De setembro à outubro de 2013

Sumário

1 Objetivos ______________________________________________________________  4
2 Justificativas ___________________________________________________________  5
3 Problemática____________________________________________________________ 6
4 Hipótese __ ____________________________________________________________  7
5 Referencial Teórico_______________________________________________________ 8
6 Metodologia ____________________________________________________________ 9
7 Cronograma ____________________________________________________________ 10
 8 Avaliação _____________________________________________________________  11
9 Referências bibliográficas ________________________________________________   12




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1 – Objetivos

Objetivos gerais
Proporcionar o conhecimento aos alunos sobre o conteúdo – “Tratamento de Informações”, ampliando assim as possibilidades de  leitura e interpretação de dados,  alem da construção de tabelas e gráficos.

Objetivos específicos

·                     Mostrar aos alunos como organizar os dados que iremos coletar no ambiente escolar, através de tabelas,
·                     Estimular os alunos (as) a ler e interpretar tabelas e gráficos;
·                     Construção de gráficos.
·                      Desenvolver o raciocínio lógico dos educandos.
·                     Trabalhar a organização, concentração e trabalho em grupo.




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2 – Justificativa

Nossa escola está localizada no Município de Rio Brilhante – MS, atualmente atendemos alunos das mais variadas condições de aprendizagem, tendo em vista essa situação e as dificuldades de leitura e interpretação de dados, resolvemos elaborar e executar o presente projeto.
Os educando possuem grandes dificuldades para ler e interpretar informações que lhes são oferecidas, sendo assim vemos a importância de propicia-los técnicas e/ou sugestões para que possam sanar essas dificuldades, onde num primeiro momento os alunos coletarão dados no ambiente escolar, organizarão essas informações, através de tabelas, finalizando a primeira etapa com atividades relacionadas ao material originado da coleta de dados. Posteriormente serão elaborados gráficos de barra e atividades.
O projeto abordará um item que é previsto em nossa Proposta Pedagógica “Tratamento de informações”.
Além de ser necessário saber ler e analisar criticamente resultados de pesquisas e fazer inferências com base em suas informações, é importante também que sejamos capazes de produzir informações, ou seja, coletar, organizar, confrontar, fazer previsões e tomar decisões a partir de dados numéricos.
Atualmente os recursos de leitura, as mídias, as tecnologias, nos proporcionam uma grande quantidade de leitura visual, em todos os campos do saber, todavia é necessário preparar e educar os alunos para a leitura do mundo e da sociedade.



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3 - Problematica

Analisando os resultados das atividades realizadas em sala de aula, foi possível perceber as dificuldades que os alunos apresentam em ler, escrever e interpretar. Com esse diagnostico desencadeou muitas indagações levando aos professores a uma reflexão acerca da problemática resultando dessa forma, neste projeto de intervenção pedagógica.
É cada vez maior a necessidade de saber ler e interpretar informações veiculadas por meio de gráficos e tabelas, para, com base nelas, poder descrever e interpretar a realidade e tomar decisões usando os conhecimentos matemáticos. Nossos alunos não precisam somente aprender a ler e interpretar representações gráficas, mas também desenvolver a capacidade de descrever e interpretar dados da realidade.




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4 – Hipótese
Durante o desenvolvimento do projeto observou-se que muitos alunos de inicio não gostarão da idéia de trabalhar em grupo, mas aos poucos foram aceitando, e no final já haviam se habituado.
Quando as dificuldades ao tema do projeto tiveram um bom resultado, pois muitas duvidas foram sanadas, onde os alunos interagiram bem, nossos alunos já conseguem analisar gráficos e tabelas que lhes são propostos e identificam as informações neles contidas, além de coletar e organizar  dados neste tipo de registro.


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5- Referencial Teórico
Para que pudéssemos elaborar e executar nosso projeto nos fundamentamos em alguns teóricos que discutem a relevância do tema proposto “Tratamento de informações”.
Segundo SMOLE(2005),” coletar, organizar, descrever, representar e interpretar dados, assim como tomar decisões e fazer inferências com base nos dados coletados,  são habilidades importantes em uma sociedade[...]”
PADOVAN(2005)”o objetivo deste conteúdo é explorar diferentes formas de selecionar, organizar e comunicar informações numéricas, bem como iniciar um trabalho com exploração de alguma noção de estatística e probabilidade.”
Para GAY(2011)”Os gráficos e tabelas são muito comuns nas informações cotidianas, especialmente em situações relacionadas com a economia[...]. É interessante notar que, de modo geral, os alunos dessa idade apreciam muito os gráficos e tabelas[...]



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6 - Metodologia
            As aulas serão divididas em teóricas e práticas:

Teóricas:
  • Conversa informal sobre o tema;
  • Apresentação de tabelas e gráficos com explicação,
  • Leitura;
  •  Atividades de leitura e interpretação (oral);

Práticas:
  • Coleta de dados pelos alunos, na própria sala de aula;
  • Elaboração de tabelas, nas quais serão organizados os dados coletados;
  • Organização de dados coletados em tabelas;
  • Atividades escritas com interpretação de tabelas;
  • Elaboração de gráficos com os dados organizados, anteriormente em tabelas;
  • Atividades escritas com interpretação de gráficos;



                                                                                                                                                 10
7 - Cronograma
Data
H/A
O que fazer
02/09à 06/09
16
·         Estudo e pesquisa sobre o tema “Tratamento de Informações”.
16/09 à 18/09
8
·         Elaboração e revisão do projeto.
19/09


2
·         Preparação do ambiente para realização das explicações;
·         apresentação de gráficos e tabelas.
24/09


2
·         Explicação de como serão realizados os trabalhos;
Apresentação de modelos de tabelas e gráficos, impressos.

25/09

2

·         Coleta de dados ( na própria sala);

02/10

2
·         Organização dos dados coletados em tabelas;

03/10

2
·         Explicações sobre leitura e interpretação de tabelas ;

08/10 e
09/10
4
·         Atividades com leitura e interpretação de tabela, posteriormente correção coletiva;
10/10 e
16/10

4
·         Organização dos dados em gráfico;

17/10 e
22/10


4

·         Atividades de construção de tabela e gráfico.

23/10


2
·         A avaliação será através das atividades propostas e interação do aluno no decorrer do projeto.

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8- Avaliação

      A avaliação será continuada do início do projeto até sua finalização, os alunos serão avaliados através da participação e interação nas aulas práticas e teóricas, conforme o desempenho que cada aluno terá na disciplina de matemática, assim como a freqüência dos mesmos nas aulas destinadas ao desenvolvimento do projeto.
Também será avaliado se os alunos atingiram os resultados propostos nos objetivos, e principalmente o desenvolvimento integral do aluno.



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9- Referências:

·         Coleção Explorando o Ensino, vol. 17, Matemática, PDE, Ministério da Educação;
·         TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de Matemática, Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;
·         SMOLE,Kátia Stocco. DINIZ,Maia Ignez. Ler, escrever e resolver problemas.São Paulo, Ed. Artimed, 2001.
·         VIANA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional. São Paulo, Ed. Ibrasa, 2000.
·          Livro Pró – Letramento, Programa de Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Brasília, 2008.
·         BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Bases Legais, Brasília, Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1996.
·         SMOLE,Katia Stocco. Coleta e organização de dados na EducaçãoInfantil. Porto Alegre, n.7, mar./jun.2005.
·         GAY,Mara Regina Garcia. Projeto Buriti. Ed. Moderna, 2ªed.,São Paulo, 2011.
·         PADOVAN,Daniela.Projeto Prosa:matemática, 5º ano/ Daniela Padovan, Isabel Cristina Gerra, Ivonilde Milan, Priscila Monteiro.-2ed. São Paulo, Ed. Saraiva, 2011.


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