Centro Educacional Municipal Criança Esperança I
Tratamento de informações
Rio Brilhante - MS
De setembro à outubro de 2013
Centro Educacional Municipal Criança Esperança I
Diretor: Hermes Jung
Diretora Adjunta: Angela Machado Venite
Coordenadora: Marileide Alves Feitoza Rozendo
Professoras: Gisele
Moreira dos Santos
5º ano C
Tratamento de informações
Projeto educacional a ser desenvolvido no 5º ano, do
Ensino Fundamental I, turma C, turno vespertino, no Centro Educacional
Municipal Criança Esperança I.
Rio Brilhante- MS
De setembro à outubro de 2013
Sumário
1
Objetivos ______________________________________________________________ 4
2
Justificativas ___________________________________________________________ 5
3
Problemática____________________________________________________________ 6
4
Hipótese __ ____________________________________________________________ 7
5
Referencial Teórico_______________________________________________________ 8
6
Metodologia ____________________________________________________________ 9
7
Cronograma ____________________________________________________________ 10
8 Avaliação _____________________________________________________________
11
9
Referências bibliográficas ________________________________________________ 12
4
1 – Objetivos
Objetivos
gerais
Proporcionar o conhecimento aos alunos sobre o conteúdo
– “Tratamento de Informações”, ampliando assim as possibilidades de leitura e interpretação de dados, alem da construção de tabelas e gráficos.
Objetivos
específicos
·
Mostrar aos alunos como organizar os dados que
iremos coletar no ambiente escolar, através de tabelas,
·
Estimular os alunos (as) a ler e interpretar
tabelas e gráficos;
·
Construção de gráficos.
·
Desenvolver o raciocínio lógico dos educandos.
·
Trabalhar a organização, concentração e trabalho
em grupo.
5
2 – Justificativa
Nossa escola está localizada no Município de Rio
Brilhante – MS, atualmente atendemos alunos das mais variadas condições de
aprendizagem, tendo em vista essa situação e as dificuldades de leitura e
interpretação de dados, resolvemos elaborar e executar o presente projeto.
Os educando possuem grandes dificuldades para ler e
interpretar informações que lhes são oferecidas, sendo assim vemos a
importância de propicia-los técnicas e/ou sugestões para que possam sanar essas
dificuldades, onde num primeiro momento os alunos coletarão dados no ambiente
escolar, organizarão essas informações, através de tabelas, finalizando a
primeira etapa com atividades relacionadas ao material originado da coleta de
dados. Posteriormente serão elaborados gráficos de barra e atividades.
O projeto abordará um item que é previsto em nossa
Proposta Pedagógica “Tratamento de informações”.
Além de ser necessário saber ler e analisar
criticamente resultados de pesquisas e fazer inferências com base em suas
informações, é importante também que sejamos capazes de produzir informações,
ou seja, coletar, organizar, confrontar, fazer previsões e tomar decisões a
partir de dados numéricos.
Atualmente os recursos de leitura, as mídias, as
tecnologias, nos proporcionam uma grande quantidade de leitura visual, em todos
os campos do saber, todavia é necessário preparar e educar os alunos para a
leitura do mundo e da sociedade.
6
3 - Problematica
Analisando os resultados das
atividades realizadas em sala de aula, foi possível perceber as dificuldades
que os alunos apresentam em ler, escrever e interpretar. Com esse diagnostico
desencadeou muitas indagações levando aos professores a uma reflexão acerca da
problemática resultando dessa forma, neste projeto de intervenção pedagógica.
É cada vez maior a
necessidade de saber ler e interpretar informações veiculadas por meio de
gráficos e tabelas, para, com base nelas, poder descrever e interpretar a
realidade e tomar decisões usando os conhecimentos matemáticos. Nossos alunos
não precisam somente aprender a ler e interpretar representações gráficas, mas
também desenvolver a capacidade de descrever e interpretar dados da realidade.
7
4 – Hipótese
Durante o desenvolvimento do projeto observou-se que
muitos alunos de inicio não gostarão da idéia de trabalhar em grupo, mas aos
poucos foram aceitando, e no final já haviam se habituado.
Quando as dificuldades ao tema do projeto tiveram um
bom resultado, pois muitas duvidas foram sanadas, onde os alunos interagiram
bem, nossos alunos já conseguem analisar gráficos e tabelas que lhes são
propostos e identificam as informações neles contidas, além de coletar e
organizar dados neste tipo de registro.
8
5- Referencial Teórico
Para que pudéssemos elaborar
e executar nosso projeto nos fundamentamos em alguns teóricos que discutem a
relevância do tema proposto “Tratamento de informações”.
Segundo SMOLE(2005),”
coletar, organizar, descrever, representar e interpretar dados, assim como
tomar decisões e fazer inferências com base nos dados coletados, são habilidades importantes em uma
sociedade[...]”
PADOVAN(2005)”o
objetivo deste conteúdo é explorar diferentes formas de selecionar, organizar e
comunicar informações numéricas, bem como iniciar um trabalho com exploração de
alguma noção de estatística e probabilidade.”
Para GAY(2011)”Os
gráficos e tabelas são muito comuns nas informações cotidianas, especialmente
em situações relacionadas com a economia[...]. É interessante notar que, de
modo geral, os alunos dessa idade apreciam muito os gráficos e tabelas[...]
9
6 - Metodologia
As aulas serão divididas em
teóricas e práticas:
Teóricas:
- Conversa informal sobre o tema;
- Apresentação de tabelas e gráficos com explicação,
- Leitura;
- Atividades de leitura e interpretação (oral);
Práticas:
- Coleta de dados pelos alunos, na própria sala de aula;
- Elaboração de tabelas, nas quais serão organizados os dados coletados;
- Organização de dados coletados em tabelas;
- Atividades escritas com interpretação de tabelas;
- Elaboração de gráficos com os dados organizados, anteriormente em tabelas;
- Atividades escritas com interpretação de gráficos;
10
7 - Cronograma
Data
|
H/A
|
O que fazer
|
02/09à 06/09
|
16
|
·
Estudo e pesquisa sobre o tema “Tratamento de
Informações”.
|
16/09 à 18/09
|
8
|
·
Elaboração e revisão do projeto.
|
19/09
|
2
|
·
Preparação do ambiente para realização das
explicações;
·
apresentação de gráficos e tabelas.
|
24/09
|
2
|
·
Explicação de como serão realizados os
trabalhos;
Apresentação
de modelos de tabelas e gráficos, impressos.
|
25/09
|
2
|
·
Coleta de dados ( na própria sala);
|
02/10
|
2
|
·
Organização dos dados coletados em tabelas;
|
03/10
|
2
|
·
Explicações sobre leitura e interpretação de
tabelas ;
|
08/10 e
09/10
|
4
|
·
Atividades com leitura e interpretação de
tabela, posteriormente correção coletiva;
|
10/10 e
16/10
|
4
|
·
Organização dos dados em gráfico;
|
17/10 e
22/10
|
4
|
·
Atividades de construção de tabela e gráfico.
|
23/10
|
2
|
·
A avaliação será através das atividades
propostas e interação do aluno no decorrer do projeto.
|
11
8- Avaliação
A avaliação será continuada do início do
projeto até sua finalização, os alunos serão avaliados através da participação
e interação nas aulas práticas e teóricas, conforme o desempenho que cada aluno
terá na disciplina de matemática, assim como a freqüência dos mesmos nas aulas
destinadas ao desenvolvimento do projeto.
Também
será avaliado se os alunos atingiram os resultados propostos nos objetivos, e
principalmente o desenvolvimento integral do aluno.
12
9- Referências:
·
Coleção Explorando o Ensino, vol. 17,
Matemática, PDE, Ministério da Educação;
·
TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de Matemática,
Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;
·
SMOLE,Kátia Stocco. DINIZ,Maia Ignez. Ler,
escrever e resolver problemas.São Paulo, Ed. Artimed, 2001.
·
VIANA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional.
São Paulo, Ed. Ibrasa, 2000.
·
Livro Pró
– Letramento, Programa de Formação Continuada de Professores dos anos iniciais
do Ensino Fundamental, Brasília, 2008.
·
BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais:
Ensino Fundamental – Bases Legais,
Brasília, Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
1996.
·
SMOLE,Katia Stocco.
Coleta e organização de dados na EducaçãoInfantil. Porto Alegre, n.7,
mar./jun.2005.
·
GAY,Mara Regina
Garcia. Projeto Buriti. Ed. Moderna, 2ªed.,São Paulo, 2011.
·
PADOVAN,Daniela.Projeto
Prosa:matemática, 5º ano/ Daniela Padovan, Isabel Cristina Gerra, Ivonilde
Milan, Priscila Monteiro.-2ed. São Paulo, Ed. Saraiva, 2011.
0 comentários:
Postar um comentário