Centro Educacional Municipal
Criança Esperança I
Jogos na sala de aula
Rio Brilhante - MS
2013
Centro Educacional
Municipal Criança Esperança I
Diretora: Hermes Jung
Diretor Adjunto: Angela
Machado Venite
Coordenadoras: Marileide
Alves Feitoza Rozendo
Professoras: Gisele Moreira
dos Santos
5º ano C
Jogos na sala de aula
Projeto
educacional desenvolvido no 5º ano, do Ensino Fundamental I turma C, no turno
vespertino, na Escola Municipal Criança Esperança I.
Rio Brilhante- MS
Outubro e Novembro de 2013
Sumário
1 Justificativa ________________________________________________________ 03
2 Objetivos __________________________________________________________ 04
3 Problemática ______________________________________________________ 06
4 Hipótese
__________________________________________________________ 07
5 Referencial Teórico
_________________________________________________ 08
6 Metodologia _______________________________________________________ 09
7 Cronograma _______________________________________________________ 10
8
Avaliação_________________________________________________________ 11
9 Referências bibliográficas_____________________________________________ 12
10 Anexos __________________________________________________________ 13
2 - Objetivos
Objetivos Gerais
·
Mostrar que Matemática
e Língua Portuguesa podem ser divertidas,
· Trabalhar o raciocínio, criatividade e concentração de
maneira prazerosa para os alunos, tornando seu desempenho nas disciplinas
abordadas maior e melhor.
· Estimular a participação dos alunos nas atividades
coletivas, desenvolvendo a capacidade de ouvir e respeitar os seus semelhantes.
Objetivos específicos
Disciplina de Matemática:
- Trabalhar o raciocínio;
- Familiarizar o aluno com os jogos e
regras,
- Desenvolver o raciocínio lógico para a
resolução das quatro operações,
- Coordenação motora;
Disciplina de Língua Portuguesa:
- Concentração;
- Escrita correta de palavras,
- Separação silábica,
- Trabalho em
grupo, respeitando os limites e dificuldades de cada um.
1 – Justificativa
Atualmente o desenvolvimento dos educandos esta num processo acelerado,
o que temos hoje são crianças com características próprias de uma era tecnológicas
e emocionalmente imaturas, com grandes dificuldades motoras, isso acontece
porque muitas dessas crianças passam a maior parte de seu tempo fazendo uso das
mídias.
“Numa
sociedade de consumo, são, sem dúvida, infindáveis os apelos que chegam até as
pessoas(...) Como mercadorias, a TV vende todos os valores de produtos de
limpeza a idéias, sentimentos e atitudes” (REZENDE,1993,p.7)
A
finalidade deste projeto é mostrar aos alunos que existem outros tipos de jogos
e que com eles, alem de se divertirem podem estar aprendendo, interagindo em
tempo real com seus colegas,o que não é possível com jogos eletrônicos, alem de
estar criando o habito de compartilhar e de se organizar.
“(...) a
criança ama regra: na regra ela encontra o instrumento mais seguro de sua
afirmação; pela regra, ela manifesta a permanência de seu ser, da sua vontade,
de sua autonomia.” (CHATEAU,1987, p.66)
Outro ponto
importante que nos fez pensar na elaboração deste projeto com o tema “JOGOS”,
foi a questão da dificuldade em determinados conteúdos, tais como, as quatro
operações, escrita correta de palavras e separação silábica. Nossa escola
possui um acervo muito bom quanto a jogos que podem nos ajudar a solucionar
esse problema, então pensamos em adaptar o conteúdo programático ao jogo, pois
cada jogo proposto traz a descrição do material de como deve ser e o que pode ser trabalhado.
Com os
jogos também estaremos trabalhando as áreas motora, cognitiva e afetiva.
Faz parte da
vida das crianças o brincar, independente da idade, é uma característica
universal, então se a criança brincando aprende porque nós como educadores não
lhes proporcionamos uma forma prazerosa de aprender?
“A
especialidade da criança é brincar. Por isso, quando se pretende estabelecer um
dialogo com as crianças por meio do jogo, é melhor deixá-la falar primeiro...”
(FREIRE, 1999).
Muitas vezes
o uso de jogos é visto como uma atividade de descanso ou apenas um passatempo,
mas não é essa a idéia do nosso projeto, pois querermos estimular a
aprendizagem, o desenvolvimento e as habilidades de nossos alunos.
Desde a antiguidade faz se o uso do
ludico na educação. “O ato de jogar é tão
antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência
lúdica, isto é, em impulso para o jogo. Alguns autores vão além afirmando que o
jogo não se limita apenas à humanidade – seria anterior, inclusive ao próprio
homem, pois já era praticado por alguns animais” (TOLEDO,Marilia. 2009).
Segundo os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN):
Os jogos constituem uma forma
interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de
modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de
resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude
positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e
podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas
negativas (BRASIL, 1998, p. 46)
4 – Problemática
Tendo em vista a dificuldade de
nossos alunos em alguns conteúdos e a disponibilidade dos jogos em nossa
escola, resolvemos elaborar o presente projeto para auxiliar os mesmos a acabar
com tal problema nas disciplinas em que observamos menos rendimento, Matemática
e Língua Portuguesa.
Sendo assim com auxilio das
professoras regentes de tais disciplinas e uso dos jogos, nossos educandos
poderão de forma prazerosa aprender e acabar com suas dificuldades.
Precisávamos de algo que ao mesmo tempo solucionasse o problema e chamasse
a atenção dos alunos, pois os mesmos atualmente convivem com muitos tipos de
mídias, para um bom aprendizado, e nada melhor que os jogos, foi ai que surgiu
a ideia de usá-los para ajudar nossos alunos a
superar essas dificuldades que diagnosticamos.
4
- Hipótese
Com
o desenvolvimento do projeto observamos maior desempenho dos alunos em resolver
as atividades diárias, que antes lhes pareciam desinteressante, também conseguiram
desenvolver raciocínio e concentração, além de estarem mais criativos, o que
lhes favoreceu na aprendizagem.
Os
alunos que antes tinham dificuldades de interpretar as atividades propostas,
hoje já realizam as mesmas com maior facilidade, e os alunos que não tinham
muitas dificuldades se despertaram para as atividades em grupo.
Podemos
dizer que nossos alunos estão se concentrando mais, consequentemente raciocinam
e criam melhor, além de terem despertado para a realização de trabalhos em
grupo e a cooperação para com o próximo, além de aprenderem que precisam
respeitar regras em determinadas situações.
5 - Referencial Teórico
Para elaborarmos e
executarmos nosso projeto nos fundamentamos em alguns teóricos que discutem a
relevância do uso de jogos para o ensino aprendizagem dos educandos, assim como
importância que o jogo traz para a interação de uns com os outros.
BROUGÈRE,(1999) pensa que a ausência de conseqüências faz com que o jogo seja um espaço sem
risco, onde se pode experimentar, inventar, tentar alguma coisa sem risco de
ser repreendido pelo real.
CORIA-SABINI, (1986, p.3) A
criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter o equilíbrio com
o seu mundo, proporcionando relações entre os parceiros do grupo. Durante os
jogos a criança estabelece decisões, conflitua-se com seus adversários e
reexamina seus conceitos, pois o jogo é uma forma de divertimento que contribui
e enriquece o desenvolvimento intelectual.
ORSO (1999, p. 7)A criança
precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age,
convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder
deveria acompanhar a todos sempre.
3 - Metodologia
As aulas serão divididas em teóricas e práticas:
Teóricas: (Disciplina de Matemática e Lingua Portuguesa)
- Conversa informal sobre o “Por que”
dos jogos,
- Apresentação dos jogos a serem
utilizados,
- Regras de uso dos jogos;
- Regras dos jogos.
Práticas: (Disciplina de Matemática)
- Jogo de adição;
- Jogo de subtração,
- Jogo de multiplicação(tabuada);
- Jogo de divisão .
Práticas: (Disciplina de Língua Portuguesa)
·
Jogo formar palavras;
·
Jogo da forca;
4 - Cronograma
A pesquisa e elaboração do projeto serão desenvolvidas nas
horas atividades no mês de outubro.
As atividades serão realizadas em horário regular nas aulas
de Matemática e Língua Portuguesa, durante o mês de novembro, havendo somente
atividades praticas, portanto os registros serão em fotos.
Data
|
H/A
|
O que
fazer:
|
|
16/10à
24/10
|
10
|
Estudo
e pesquisa sobre o tema “Jogos em Sala de Aula”;
|
|
28/10 à
31/10
|
06
|
Elaboração
e revisão do projeto;
|
|
01/11
|
02
|
Conversa
informal sobre o tema
|
|
Matemática
Data
|
H/A
|
O que fazer:
|
04/11
|
2
|
Conversa informal sobre o “Por que” dos jogos,
|
05/11
|
2
|
Apresentação dos jogos a serem utilizados,
|
06/11
|
2
|
Regras de uso dos
jogos;
|
07/11
|
2
|
Regras dos jogos.
|
12/11
|
2
|
Jogo de adição;
|
19/11
|
2
|
Jogo de subtração,
|
20/11
|
2
|
Jogo de
multiplicação(tabuada);
|
21/11
|
2
|
Jogo de divisão .
|
Língua Portuguesa
08/11
|
2
|
Apresentação dos jogos a serem utilizados,
|
11/11
|
2
|
Regras
de uso dos jogos;
|
13/11
|
2
|
Jogo formar palavras
|
14/11
|
2
|
Jogo da
forca
|
5 – Avaliação
A
avaliação será continuada do início do projeto até sua finalização, os alunos
serão avaliados através da participação e interação nas aulas, conforme o
desempenho que cada aluno terá, assim como a freqüência dos mesmos nas aulas
destinadas ao desenvolvimento do projeto.
Também será avaliado se os alunos atingiram os resultados propostos nos
objetivos, e principalmente o desenvolvimento integral do aluno, alem de seu interesse, participação, domínio do conteúdo, postura em
sala, concentração na produção, ortografia, concordância e respeito ao próximo.
6 – Referências:
- LOPES, Maria da Gloria. Jogos na
Educação. 6.ed.São Paulo, Cortez, 2005.
- CHATEAU,Jean. O jogo e a
criança.(Tradução Vera Ribeiro). São Paulo, Summus, 1987.
- FREIRE, J.B.(1999)Educação de corpo
Inteiro: Teoria e prática da educação. 4.ed.São Paulo: Scipione.
- CORREIA,Marcos Miranda. Trabalhando
com jogos cooperativos.4.ed.São Paulo. Ed. Papirus.
- REZENDE,Ana Lucia Magela de & REZENDE, Nauro Borges de. A tevê e
a criança que te vê. 2. Ed. São Paulo, Cortez, 1993.
- BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Bases
Legais, Brasília, Ministério da
Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1997.
- TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de
Matemática, Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;
- BROUGÈRE,
G. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
- CORIA-SABINI,Maria
Aparecida. Psicologia Aplicada à educação, São Paulo:EPU,1986.
- ORSO, Darci. Brincando, Brincando Se Aprende. Novo Hamburgo: Feevale, 1999.
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