Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF
Escola de Administração Fazendária - ESAF
Curso a Distância de disseminadores de Educação Fiscal
Projeto Pedagógico
Tutora: Rosenilda dos Santos Silva
Cursistas:
Deis Almeida da Conceição
Claudinéia Mendes da Silva
Edite Inês Baungaretner Smidt
Maria das Dores Marques da Silva
Turma: MS 13-2012
Rio Brilhante - MS
Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF
Escola de Administração Fazendária - ESAF
Curso a Distância de disseminadores de Educação Fiscal
Projeto Pedagógico
Tutora: Rosenilda dos Santos Silva
Cursistas:
Deis Almeida da Conceição
Claudinéia Mendes da Silva
Edite Inês Baungaretner Smidt
Maria das Dores Marques da Silva
Projeto apresentado como requisito para
obtenção da certificação de 160 horas no
Curso de Disseminadores de Educação
Fiscal no primeiro semestre de 2012
Turma: MS 13-2012
Rio Brilhante - MS
Justificativa
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Por falta do
cumprimento de seus papéis,
tanto o Estado quanto
o indivíduo,
|
geram um momento de negação da cidadania em
nosso país. Este, gerado a partir das
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péssimas
administrações do Estado governista, como também
da não atuação do
|
indivíduo em seu papel de cidadão.
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Tendo
em vista que o principio
de cidadania é o exercício de
todas as
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capacidades indicadas para a vida civil, se
faz necessário para melhorar esta situação, à
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conscientização e a compreensão sobre a educação fiscal, que é um processo
|
educacional que norteia a construção de
sistema tributário justo e harmônico.
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A
escola é um dos
espaços para aprender a conviver,
a ser, a conhecer e a
|
propiciar
a interação entre os educandos
tornando-os autônomos e críticos.
Como a
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educação exerce um papel fundamental para que
o indivíduo tome consciência da sua
|
relevância enquanto cidadão, e através dela
recebemos e modelamos as informações que
|
constituem
o conhecimento do
ser humano, é de
fundamental importância que desde
|
cedo o indivíduo tenha uma formação cidadã e
conheça os seus direitos e deveres para o
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exercício pleno da cidadania.
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Público alvo:
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Depositaremos nosso trabalho na formação de
indivíduos crítico, participativos e
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criativos enquanto educadores, assim, o nosso
público alvo são os alunos da turma do 9°
|
A, ensino fundamental do Centro Educacional
Municipal Criança Esperança II, que faz
|
parte da rede pública municipal de Rio
Brilhante-MS.
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Como pensamos e acreditamos nas transformações
sociais a partir dos pequenos
|
segmentos da sociedade, a escola
aqui, assume um
papel de grande valia para este
|
projeto, em busca da conquista plena da
cidadania.
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Objetivo Geral:
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Desenvolver a consciência Fiscal para
facilitar o exercício pleno da cidadania.
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Objetivo Específicos:
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Reconhecer os direitos e deveres de todos nós,
os cidadãos brasileiros.
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Tomar conhecimento de que os tributos
pagos é a principal fonte da máquina
|
pública para consecução das políticas públicas
sociais.
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Promover uma sensibilização sobre a
importância do exercício da cidadania.
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Metodologia:
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O projeto será desenvolvido em etapas,
divididas da seguinte maneira:
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No
primeiro momento, conversação dirigida sobre os impostos
e a finalidade
|
dos mesmos e consequentemente, onde são
aplicados e que direitos temos sobre
|
os serviços e benefícios que podemos exigir a
partir do pagamento de impostos.
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Realizar pesquisa na sala de tecnologia
educacional STE, sobre a definição de
|
imposto, a identificação dos impostos
municipais, estaduais e federais.
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No momento seguinte, dividir a turma em grupos
para a confecção de cartazes
|
sobre os temas pesquisados, para exposição no
pátio escolar.
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Recursos:
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Humanos: educandos, professores, funcionários, direção
e
|
coordenação
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pedagógica .
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Materiais: livros, STE, cartolinas,
pinceis, réguas, lápis de cor.
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BIBLIOGRAFIA
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BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 1988,
|
Brasília: Senado Federal, Secretaria de
Edições Técnicas, 2000.
|
http//www.esaf.fazendagov.br/esafsite/ home
gead.html
|
https//
moodle.eadesaf.serpro.gov.br/course/view.php?id=3920
|
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