Projeto pedagógico


 Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF
Escola de Administração Fazendária - ESAF
Curso a Distância de disseminadores de Educação Fiscal





Projeto Pedagógico
Tutora: Rosenilda dos Santos Silva


Cursistas:
Deis Almeida da Conceição
Claudinéia Mendes da Silva
Edite Inês Baungaretner Smidt
Maria das Dores Marques da Silva





Turma: MS 13-2012
Rio Brilhante - MS

 Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF
Escola de Administração Fazendária - ESAF
Curso a Distância de disseminadores de Educação Fiscal





Projeto Pedagógico
Tutora: Rosenilda dos Santos Silva


Cursistas:
Deis Almeida da Conceição
Claudinéia Mendes da Silva
Edite Inês Baungaretner Smidt
Maria das Dores Marques da Silva


Projeto apresentado como requisito para
obtenção da certificação de 160 horas no
Curso de   Disseminadores  de Educação
Fiscal  no  primeiro   semestre   de  2012






Turma: MS 13-2012
Rio Brilhante - MS



 

Justificativa
Por falta do  cumprimento  de seus  papéis,  tanto o  Estado  quanto  o indivíduo,
geram um momento de negação da cidadania em nosso país. Este, gerado a partir das
péssimas  administrações do  Estado  governista, como  também  da não atuação  do
indivíduo em seu papel de cidadão.
Tendo  em vista que o principio  de  cidadania é o exercício de todas  as
capacidades indicadas para a vida civil, se faz necessário para melhorar esta situação, à
conscientização  e a compreensão sobre a educação  fiscal, que é um  processo
educacional que norteia a construção de sistema tributário justo e harmônico.
A  escola  é um  dos  espaços  para aprender  a conviver,  a ser,  a conhecer  e a
propiciar  a interação  entre os  educandos  tornando-os  autônomos  e críticos.  Como  a
educação exerce um papel fundamental para que o indivíduo tome consciência da sua
relevância enquanto cidadão, e através dela recebemos e modelamos as informações que
constituem  o  conhecimento  do  ser humano,  é de fundamental  importância  que desde
cedo o indivíduo tenha uma formação cidadã e conheça os seus direitos e deveres para o
exercício pleno da cidadania.
Público alvo:
Depositaremos nosso trabalho na formação de indivíduos crítico, participativos e
criativos enquanto educadores, assim, o nosso público alvo são os alunos da turma do 9°
A, ensino fundamental do Centro Educacional Municipal Criança Esperança II, que faz
parte da rede pública municipal de Rio Brilhante-MS.
Como pensamos e acreditamos nas transformações sociais a partir dos pequenos
segmentos da sociedade,  a escola  aqui,  assume  um  papel  de grande valia para este
projeto, em busca da conquista plena da cidadania.
Objetivo Geral:
Desenvolver a consciência Fiscal para facilitar o exercício pleno da cidadania.
Objetivo Específicos:

Reconhecer os direitos e deveres de todos nós, os cidadãos brasileiros.

Tomar conhecimento de que os tributos pagos  é a principal fonte da máquina
pública para consecução das políticas públicas sociais.

Promover uma sensibilização sobre a importância do exercício da cidadania.
Metodologia:
O projeto será desenvolvido em etapas, divididas da seguinte maneira:

No  primeiro  momento,  conversação dirigida sobre os  impostos  e  a finalidade
dos mesmos e consequentemente, onde são aplicados e que direitos temos sobre
os serviços e benefícios que podemos exigir a partir do pagamento de impostos.

Realizar pesquisa na sala de tecnologia educacional STE, sobre a definição de
imposto, a identificação dos impostos municipais, estaduais e federais.

No momento seguinte, dividir a turma em grupos para a confecção de cartazes
sobre os temas pesquisados, para exposição no pátio escolar.
Recursos:

Humanos:  educandos,  professores,  funcionários,  direção  e
coordenação
pedagógica .

Materiais: livros, STE, cartolinas, pinceis, réguas, lápis de cor.



BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Constituição (1988). Constituição  da República Federativa do Brasil.  1988,
Brasília: Senado Federal, Secretaria de Edições Técnicas, 2000.
http//www.esaf.fazendagov.br/esafsite/ home gead.html
https// moodle.eadesaf.serpro.gov.br/course/view.php?id=3920




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