PROJETO LIVRO E PROPAGANDA



CENTRO EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA I









PROJETO
LIVRO E PROPAGANDA










RIO BRILHANTE MS
JULHO/2012



CENTRO EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA I

Direção: Veimar Luis Agostinele
Coordenadora: Márcia Apª Lima Fernandes
Professores:
Guilherme Almeida Castro
Marisa dos Santos Araújo
Disciplina: Língua Portuguesa



PROJETO:
LIVRO E PROPAGANDA



   Projeto   Educacional   elaborado
 e   desenvolvido nos 8º e  9º ano,
turmas   A  do  turno matutino do
 Ensino  Fundamental do   C.E.M
                                                                                                                  "Criança      Esperança I".
                                



RIO BRILHANTE MS
JULHO/2012


SUMÁRIO


 
1 Justificativa.....................................4

2 Objetivos .......................................6

3 Metodologia (s) ..............................7

4 Cronogramas(s)..............................11

5 Avaliação(ões)................................14

Referências Bibliográficas ..................17

Anexos .............................................18



1      JUSTIFICATIVA

"A cada dia acredito mais na possiblidade de termos um Brasil Leitor. O resultado dos projetos de leitura me leva a acreditar que é possível realizar esse sonho".
Laé de Souza 
LL
A leitura possibilita a plena participação dos cidadãos e cidadãs numa sociedade, o seu conhecimento é de vital importância.
“A leitura do mundo precede a da palavra e a leitura desta, implica a continuidade da leitura daquele”. (Freire, 1994, p.45).
Segundo Paulo Freire a leitura deve envolver o leitor numa relação diferente inserindo-o em um verdadeiro “circulo de cultura” onde o leitor se sinta participativo, enquanto sujeito, de uma experiência real.
            “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimento e valores” diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com esse mundo ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático.
Sabendo das diversas dificuldades de leitura e escrita dos nossos alunos, da falta de interesse em ter acesso a livros e partindo da realidade do Centro Educacional Criança Esperança I, que está localizado na Rua Expedicionário Hugo Gonçalves, 66 na cidade de Rio Brilhante-MS e que atende alunos da zona urbana e também da rural é necessário estimular esses alunos a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece.
Para Yunes (2003, p. 37), ler significa:
            Uma descoberta, mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo, compreendê-lo e decidir sobre ele. Ler é, pois interrogar as palavras, duvidar delas; ampliá-las. Deste contato, desta troca nasce o prazer de conhecer, de imaginar, de inventar a vida. O ato de ler é um ato de sensibilidade e da inteligência, da compreensão e da comunhão com o mundo: expandimos o estar no mundo, alcançamos esferas de conhecimento antes não experimentadas e, no dizer de Aristóteles, nos comovemos e ampliamos a condição humana.
É a leitura que permanentemente pode dimensionar o lugar do homem na construção de uma sociedade mais justa, equilibrada, que todos nós buscamos. A leitura permite o desenvolvimento do pensamento crítico, a construção do próprio juízo e da própria opinião, o surgimento do desejo através da movimentação das emoções e da sensibilização da inteligência.
            Ao se referir à leitura os PCNS, da Língua Portuguesa, assim se posiciona:
            A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem, etc. (PCNS, 1997, p.51).
            O ato de ler então é uma necessidade concreta para a aquisição de significados e, consequentemente, de experiências nas sociedades onde a escrita se faz presente.
            Buscando preparar melhor nossos alunos para os estudos, para o trabalho e para vida é que decidimos elaborar e desenvolver o projeto. “Livro e propaganda”. Espero por meio deste, proporcionar maior conhecimento, interesse, prazer, facilitando a interpretação e a comunicação social nas diversas situações do cotidiano.
            Acredito que a leitura trará benefícios pessoais a nossos alunos, ajudando-os a entender o mundo e si mesmo, melhorando a capacidade de comunicação, aumentando o vocabulário, soltando a imaginação, mexendo com as emoções, mudando a vida e finalmente melhorando a escrita.
            Enfim, através das ações desenvolvidas na sala de aula e na STE, espero motivar nossos alunos a viajar por lugares desconhecidos e ter intimidade com a leitura. 




2       OBJETIVOS


2.1- Objetivos Gerais
         Oferecer a leitura de forma prazerosa, despertando no aluno o desejo e o hábito de ler, estimulando a criatividade ao divulgar os benefícios da leitura em formato de propaganda (cartaz).


            2.1- Objetivos Específicos
·        Proporcionar aos alunos da escola, momentos de leitura;
·        Desenvolver o gosto por leituras literárias;
·        Trabalhar e criar propagandas;
·        Desenvolver as criações na STE;
·        Favorecer a interação discente e docente;
·        Estimular a apresentação do trabalho.



3       METODOLOGIAS

Do Professor
Guilherme Almeida Castro

·        Informar os alunos sobre a elaboração e execução do projeto;
·        Conversar com eles sobre os benefícios da leitura e do habito de ler;
·        Confeccionar cartazes sobre esses benefícios;
·        Levar os alunos na biblioteca da escola para que os mesmos escolham um livro para fazerem a leitura;
·        Combinar com eles um prazo para que essa leitura seja feita;
·        Fazer um resumo do livro lido;
·        Elaborar uma propaganda incentivando a leitura;
·        Transformar na STE a propaganda em cartaz;
·        Apresentar o resumo da obra oralmente para os demais alunos da escola;
·        Avaliação final do projeto.




Recursos Materiais:

Livros de literatura, sulfite, lápis, borracha, régua, caneta, apontador, pincel atômico, tesoura, gravuras, computador, internet, impressora, etc.


Recursos Humanos:
Direção, coordenação, alunos e  professor.


Da Professora
Marisa dos Santos Araújo

As atividades serão divididas em três fases:
1ª fase
 Neste primeiro momento conversarei com os alunos sobre os benefícios da leitura, da importância dela na vida de cada um e do hábito de ler, confeccionaremos cartazes sobre esses benefícios.
      Em seguida, informarei a eles sobre o projeto “Livro e Propaganda”, explicarei como irá funcionar e sobre o cronograma que iremos seguir. Convidarei todos para um passeio à biblioteca para escolhermos os livros para leitura, combinaremos a data para que essa leitura seja feita e a forma como faremos o resumo da obra.
2ª fase
      Na sala de aula esboçaremos propagandas conscientizando as pessoas da importância da leitura em todas as fases de nossas vidas e convidando-as a lerem cada vez mais.
      Posteriormente iremos para a sala de tecnologia e sobre a orientação da professora da STE transformaremos esses esboços em cartazes.
3ª fase
      Os alunos irão apresentar o resumo da obra (livro lido) oralmente para os demais alunos da escola.
      Farei uma avaliação final do projeto a partir do depoimento dos alunos.





Recursos Materiais
Livros de literatura, sulfite, lápis, borracha, régua, caneta, lápis de cor, canetinha, apontador, pincel atômico, tesoura, gravuras, computador, internet, impressora, etc.


Recursos Humanos
Direção, coordenação pedagógica, alunos e professor.

  

Da Coordenadora
Márcia Aparecida Lima Fernandes

·        Conversa informal com os professores das salas para decidirmos o tema do projeto;
·        Pesquisa informativa em livros, revistas e internet para assessorar o trabalho dos professores;
·        Selecionar material para serem utilizado nas aulas;
·        Suporte pedagógico com sugestões de como realizar as aulas em sala;
·        Elaboração de ações, junto com professores, a serem trabalhadas;
·        Selecionar materiais para confecção de cartazes;
·        Acompanhamento da execução das atividades;
·        Registro das atividades realizadas, com foto;
·        Organização da exposição dos livros e apresentação dos trabalhos;
·        Avaliação final.


Recursos Materiais
Livros de literatura, sulfite, lápis, borracha, régua, caneta, apontador, pincel atômico, revista, jornal, tesoura, gravuras, computador, internet, impressora, mural, giz, color set, etc.

Recursos Humanos
Direção, coordenação pedagógica, alunos e professores.


4       CRONOGRAMAS

Do professor: Guilherme Almeida Castro
Período: Julho à Novembro de 2012
Duração: 5 meses


Ações


07/12

08/12

09/12

10/12

11/12
Informar a turma sobre o desenvolvimento do projeto;
X




Conversar com os alunos sobre os benefícios da leitura e do hábito de ler;
X




Confeccionar cartaz sobre os benefícios da leitura;
X




Levar os alunos na biblioteca para a escolha do livro;

 X



Combinar um prazo para a leitura e resumo da obra;

 X



Cria propaganda incentivando a leitura;


X


Transformar na STE a propaganda em cartaz;



X

Exposição dos trabalhos;






X
Avaliação final





X


Da Professora
Marisa dos Santos Araújo
Período: Julho à Novembro de 2012
Duração: 5 meses

Ações

07/12

08/12

09/12

10/12

11/12
Conversar com os alunos sobre os benefícios da leitura.

X




Confeccionar cartaz.
X




Informar os alunos da participação no projeto.

X




Explicar o cronograma a ser seguido.

X



Escolher livros na biblioteca, combinar prazo e entrega do resumo;


X



Esboçar propaganda.



X


Trabalhar na STE.




X

Expor os trabalhos.





X
Avaliação final do projeto.





X



Da Coordenadora Pedagógica
Márcia Aparecida Lima Fernandes
Período: Julho à Novembro de 2012
Duração: 5 meses


Ações

07/12

08/12

09/12

10/12

11/12
Conversa informal.
X





Pesquisa de materiais.
X




Seleção do material pesquisado.

X




Sugestão de como realizar as ações.

X




 Elaborar ações a serem trabalhadas.
X





Seleção materiais para o cartaz.
X




Acompanhamento das atividades.

X

X

X

X

X
Organização da exposição.





X
Avaliação final.





X


5       AVALIAÇÕES
Do Professor
Guilherme Almeida Castro


            A avaliação ocorre durante todo o processo. Por isso, considero de fundamental importância que a avaliação leve em conta não só as atividades desenvolvidas, mas também as atitudes dos alunos, considerando:

·        Interesse e participação;
·        Postura, respeito ao colega e ao professor;
·        Registro de aula e organização do material;
·        Realização das tarefas propostas;
·        Desempenho na STE;
·        Apresentação do resumo da obra e das propagandas;
·        Depoimento dos alunos e professor aplicador;


Da Professora
Marisa dos Santos Araújo
                             

Ciente de que a avaliação é um acompanhamento do caminho que o aluno está trilhando, a mesma ocorrerá:
·     Através das observações do aluno nas práticas orais, escritas;
·     Do interesse demonstrado nas atividades propostas e na exposição final dos trabalhos.
·     Depoimentos dos alunos;
·     Relatório da professora aplicadora.
Caso se faça necessário alguma intervenção a mesma será feita buscando o desenvolvimento do aluno.
                                    


Da Coordenadora Pedagógica
Márcia Aparecida Lima Fernandes


“Avaliar é o olhar além da moldura.” ( Luísa Alonso )

            Os alunos e os professores serão avaliados através da observação, atentando para o emocional, no desenvolvimento de suas atividades.
            Para isso farei um relatório em que registrarei a atuação, o desempenho, a participação dos envolvidos e principalmente o aprendizado dos alunos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1984- 2003.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de Língua Portuguesa, Brasília:
MEC., 1997.
YUNES, Eliana; OSWALD, Maria Luiza (orgs.).A experiência da leitura. São Paulo:
Site da internet: www.google.com.br
                 http://educarparacrescer.abril.com.br





0 comentários:

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 C.E.M. "CRIANÇA ESPERANÇA I" All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes