CENTRO
EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA I
PROJETO
LIVRO
E PROPAGANDA
RIO
BRILHANTE MS
JULHO/2012
CENTRO EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA I
Direção: Veimar
Luis Agostinele
Coordenadora: Márcia
Apª Lima Fernandes
Professores:
Guilherme Almeida Castro
Marisa dos Santos Araújo
Disciplina: Língua Portuguesa
PROJETO:
LIVRO E PROPAGANDA
Projeto Educacional elaborado
e desenvolvido nos 8º e 9º ano,
turmas A do turno matutino do
Ensino Fundamental do C.E.M
e desenvolvido nos 8º e 9º ano,
turmas A do turno matutino do
Ensino Fundamental do C.E.M
"Criança Esperança I".
RIO
BRILHANTE MS
JULHO/2012
SUMÁRIO
1
Justificativa.....................................4
|
|
2 Objetivos
.......................................6
|
|
3 Metodologia (s)
..............................7
|
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4
Cronogramas(s)..............................11
|
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5 Avaliação(ões)................................14
|
|
Referências
Bibliográficas
..................17
|
|
Anexos
.............................................18
|
1 JUSTIFICATIVA
"A cada dia acredito mais na
possiblidade de termos um Brasil Leitor. O resultado dos projetos de leitura me
leva a acreditar que é possível realizar esse sonho".
Laé de Souza
LL
LL
A leitura possibilita a plena participação dos cidadãos e
cidadãs numa sociedade, o seu conhecimento é de vital importância.
“A leitura do mundo precede a da
palavra e a leitura desta, implica a continuidade da leitura daquele”. (Freire,
1994, p.45).
Segundo Paulo Freire a leitura
deve envolver o leitor numa relação diferente inserindo-o em um verdadeiro
“circulo de cultura” onde o leitor se sinta participativo, enquanto sujeito, de
uma experiência real.
“Por
meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire
cultura, conhecimento e valores” diz Márcia Tim, professora de literatura do
Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade
com o mundo da escrita. A proximidade com esse mundo ajuda em todas as
disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro
didático.
Sabendo das diversas dificuldades de leitura e
escrita dos nossos alunos, da falta de interesse em ter acesso a livros e
partindo da realidade do Centro Educacional Criança Esperança I, que está
localizado na Rua Expedicionário Hugo Gonçalves, 66 na cidade de Rio
Brilhante-MS e que atende alunos da zona urbana e também da rural é necessário
estimular esses alunos a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece.
Para Yunes (2003, p.
37), ler significa:
Uma
descoberta, mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo,
compreendê-lo e decidir sobre ele. Ler é, pois interrogar as palavras, duvidar
delas; ampliá-las. Deste contato, desta troca nasce o prazer de conhecer, de
imaginar, de inventar a vida. O ato de ler é um ato de sensibilidade e da
inteligência, da compreensão e da comunhão com o mundo: expandimos o estar no
mundo, alcançamos esferas de conhecimento antes não experimentadas e, no dizer
de Aristóteles, nos comovemos e ampliamos a condição humana.
É a leitura que
permanentemente pode dimensionar o lugar do homem na construção de uma
sociedade mais justa, equilibrada, que todos nós buscamos. A leitura permite o
desenvolvimento do pensamento crítico, a construção do próprio juízo e da
própria opinião, o surgimento do desejo através da movimentação das emoções e
da sensibilização da inteligência.
Ao
se referir à leitura os PCNS, da Língua Portuguesa, assim se posiciona:
A
leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão
e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre
o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem, etc. (PCNS,
1997, p.51).
O
ato de ler então é uma necessidade concreta para a aquisição de significados e,
consequentemente, de experiências nas sociedades onde a escrita se faz
presente.
Buscando
preparar melhor nossos alunos para os estudos, para o trabalho e para vida é
que decidimos elaborar e desenvolver o projeto. “Livro e propaganda”. Espero
por meio deste, proporcionar maior conhecimento, interesse, prazer, facilitando
a interpretação e a comunicação social nas diversas situações do cotidiano.
Acredito
que a leitura trará benefícios pessoais a nossos alunos, ajudando-os a entender
o mundo e si mesmo, melhorando a capacidade de comunicação, aumentando o
vocabulário, soltando a imaginação, mexendo com as emoções, mudando a vida e
finalmente melhorando a escrita.
Enfim,
através das ações desenvolvidas na sala de aula e na STE, espero motivar nossos
alunos a viajar por lugares desconhecidos e ter intimidade com a leitura.
2 OBJETIVOS
2.1- Objetivos Gerais
Oferecer
a leitura de forma prazerosa, despertando no aluno o desejo e o hábito de ler,
estimulando a criatividade ao divulgar os benefícios da leitura em formato de
propaganda (cartaz).
2.1- Objetivos Específicos
·
Proporcionar aos alunos da escola, momentos de
leitura;
·
Desenvolver o gosto por leituras literárias;
·
Trabalhar e criar propagandas;
·
Desenvolver as criações na STE;
·
Favorecer a interação discente e docente;
·
Estimular a apresentação do trabalho.
3 METODOLOGIAS
Do Professor
Guilherme Almeida Castro
·
Informar os alunos sobre a elaboração e execução
do projeto;
·
Conversar com eles sobre os benefícios da
leitura e do habito de ler;
·
Confeccionar cartazes sobre esses benefícios;
·
Levar os alunos na biblioteca da escola para que
os mesmos escolham um livro para fazerem a leitura;
·
Combinar com eles um prazo para que essa leitura
seja feita;
·
Fazer um resumo do livro lido;
·
Elaborar uma propaganda incentivando a leitura;
·
Transformar na STE a propaganda em cartaz;
·
Apresentar o resumo da obra oralmente para os
demais alunos da escola;
·
Avaliação final do projeto.
Recursos
Materiais:
Livros
de literatura, sulfite, lápis, borracha, régua, caneta, apontador, pincel
atômico, tesoura, gravuras, computador, internet, impressora, etc.
Recursos
Humanos:
Direção,
coordenação, alunos e professor.
Da Professora
Marisa dos Santos Araújo
As atividades serão divididas em três fases:
1ª fase
Neste
primeiro momento conversarei com os alunos sobre os benefícios da leitura, da
importância dela na vida de cada um e do hábito de ler, confeccionaremos
cartazes sobre esses benefícios.
Em
seguida, informarei a eles sobre o projeto “Livro e Propaganda”, explicarei
como irá funcionar e sobre o cronograma que iremos seguir. Convidarei todos
para um passeio à biblioteca para escolhermos os livros para leitura,
combinaremos a data para que essa leitura seja feita e a forma como faremos o
resumo da obra.
2ª fase
Na
sala de aula esboçaremos propagandas conscientizando as pessoas da importância
da leitura em todas as fases de nossas vidas e convidando-as a lerem cada vez
mais.
Posteriormente iremos para a sala de tecnologia e sobre a orientação da
professora da STE transformaremos esses esboços em cartazes.
3ª fase
Os
alunos irão apresentar o resumo da obra (livro lido) oralmente para os demais
alunos da escola.
Farei uma avaliação final do projeto a partir do depoimento dos alunos.
Recursos
Materiais
Livros
de literatura, sulfite, lápis, borracha, régua, caneta, lápis de cor,
canetinha, apontador, pincel atômico, tesoura, gravuras, computador, internet,
impressora, etc.
Recursos
Humanos
Direção,
coordenação pedagógica, alunos e professor.
Da Coordenadora
Márcia Aparecida Lima
Fernandes
·
Conversa informal com os professores das salas
para decidirmos o tema do projeto;
·
Pesquisa informativa em livros, revistas e internet
para assessorar o trabalho dos professores;
·
Selecionar material para serem utilizado nas
aulas;
·
Suporte pedagógico com sugestões de como
realizar as aulas em sala;
·
Elaboração de ações, junto com professores, a
serem trabalhadas;
·
Selecionar materiais para confecção de cartazes;
·
Acompanhamento da execução das atividades;
·
Registro das atividades realizadas, com foto;
·
Organização da exposição dos livros e
apresentação dos trabalhos;
·
Avaliação final.
Recursos
Materiais
Livros
de literatura, sulfite, lápis, borracha, régua, caneta, apontador, pincel
atômico, revista, jornal, tesoura, gravuras, computador, internet, impressora,
mural, giz, color set, etc.
Recursos
Humanos
Direção,
coordenação pedagógica, alunos e professores.
4 CRONOGRAMAS
Do professor: Guilherme
Almeida Castro
Período: Julho à
Novembro de 2012
Duração: 5 meses
Ações
|
07/12
|
08/12
|
09/12
|
10/12
|
11/12
|
Informar a turma sobre o
desenvolvimento do projeto;
|
X
|
||||
Conversar com os alunos sobre
os benefícios da leitura e do hábito de ler;
|
X
|
||||
Confeccionar cartaz sobre os
benefícios da leitura;
|
X
|
||||
Levar os alunos na biblioteca
para a escolha do livro;
|
X
|
||||
Combinar um prazo para a
leitura e resumo da obra;
|
X
|
||||
Cria
propaganda incentivando a leitura;
|
X
|
||||
Transformar
na STE a propaganda em cartaz;
|
X
|
||||
Exposição dos trabalhos;
|
X
|
||||
Avaliação final
|
X
|
Da Professora
Marisa dos Santos Araújo
Período: Julho à
Novembro de 2012
Duração: 5 meses
Ações
|
07/12
|
08/12
|
09/12
|
10/12
|
11/12
|
Conversar
com os alunos sobre os benefícios da leitura.
|
X
|
||||
Confeccionar
cartaz.
|
X
|
||||
Informar
os alunos da participação no projeto.
|
X
|
||||
Explicar
o cronograma a ser seguido.
|
X
|
||||
Escolher
livros na biblioteca, combinar prazo e entrega do resumo;
|
X
|
||||
Esboçar
propaganda.
|
X
|
||||
Trabalhar
na STE.
|
X
|
||||
Expor
os trabalhos.
|
X
|
||||
Avaliação
final do projeto.
|
X
|
Da Coordenadora
Pedagógica
Márcia Aparecida Lima
Fernandes
Período: Julho à
Novembro de 2012
Duração: 5 meses
Ações
|
07/12
|
08/12
|
09/12
|
10/12
|
11/12
|
Conversa
informal.
|
X
|
||||
Pesquisa
de materiais.
|
X
|
||||
Seleção
do material pesquisado.
|
X
|
||||
Sugestão
de como realizar as ações.
|
X
|
||||
Elaborar ações a serem trabalhadas.
|
X
|
||||
Seleção
materiais para o cartaz.
|
X
|
||||
Acompanhamento
das atividades.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Organização
da exposição.
|
X
|
||||
Avaliação
final.
|
X
|
5 AVALIAÇÕES
Do Professor
Guilherme Almeida Castro
A avaliação ocorre durante todo o
processo. Por isso, considero de fundamental importância que a avaliação leve
em conta não só as atividades desenvolvidas, mas também as atitudes dos alunos,
considerando:
·
Interesse e participação;
·
Postura, respeito ao colega e ao professor;
·
Registro de aula e organização do material;
·
Realização das tarefas propostas;
·
Desempenho na STE;
·
Apresentação do resumo da obra e das
propagandas;
·
Depoimento dos alunos e professor aplicador;
Da
Professora
Marisa
dos Santos Araújo
Ciente
de que a avaliação é um acompanhamento do caminho que o aluno está trilhando, a
mesma ocorrerá:
· Através
das observações do aluno nas práticas orais, escritas;
· Do
interesse demonstrado nas atividades propostas e na exposição final dos
trabalhos.
· Depoimentos
dos alunos;
· Relatório
da professora aplicadora.
Caso
se faça necessário alguma intervenção a mesma será feita buscando o
desenvolvimento do aluno.
Da
Coordenadora Pedagógica
Márcia
Aparecida Lima Fernandes
“Avaliar é o olhar além da moldura.” (
Luísa Alonso )
Os alunos e os professores serão avaliados
através da observação, atentando para o emocional, no desenvolvimento de suas
atividades.
Para isso farei um relatório em que
registrarei a atuação, o desempenho, a participação dos envolvidos e
principalmente o aprendizado dos alunos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler.
São Paulo: Cortez, 1984- 2003.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de Língua Portuguesa,
Brasília:
MEC., 1997.
YUNES, Eliana; OSWALD, Maria Luiza (orgs.).A
experiência da leitura. São Paulo:
Site da
internet: www.google.com.br
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