PROJETO ENCONTRO COM A LEITURA



CENTRO EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA I









PROJETO
ENCONTRO COM A LEITURA










RIO BRILHANTE MS
JULHO/2012


CENTRO EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA I


Direção: Veimar Luis Agostineli
Coordenadora: Márcia Apª Lima Fernandes
Professores: Guilherme Almeida Castro e Tais Florinda Reck Maffini de Oliveira
Disciplina: Língua Portuguesa



PROJETO:
ENCONTRO COM A LEITURA

                                  Projeto Educacional  elaborado  e
                                  desenvolvido no 7º ano, turma A,
                                  do  turno matutino  e  8ºano,turma     
                                  B do turno vespertino  do  Ensino
                              Fundamentl  l       do          Centro
                                  Educacion  Criança  Esperança  I.




RIO BRILHANTE MS
JULHO/2012

SUMÁRIO
1 Justificativa..........................................4
2 Objetivos............................................6
3 Metodologia (s)..................................7
4 Cronograma (s).................................11
5 Avaliação (ões).................................14
6 Referências Bibliográficas..................17
Anexos................................................18
  
  

1      JUSTIFICATVA

“A leitura engrandece a alma.”

        O Centro Educacional Criança Esperança I está localizado na Rua Expedicionário Hugo Gonçalves, 66 na vila Nova Esperança no município de Rio Brilhante – MS.
                   Sabendo que nossos alunos têm dificuldades na leitura, escrita, interpretações, diferenciar tipos de textos e gêneros textuais e buscando ações mais efetivas para sanar essas dificuldades resolvemos elaborar e desenvolver o projeto “Encontro com a Leitura”.
                   Os alunos que frequentam esta escola são da zona urbana e da rural, com a execução das ações contidas no projeto espero motivar esses alunos, especialmente os da zona rural, a buscar significados nos textos trabalhados tornando o aprendizado agradável, pois é grande o número de alunos que não tem acesso a gibis, revistas, jornais, livros literários e textos diversos...
                   O projeto está de acordo com a Proposta Pedagógica da Escola, portanto ele está contribuindo com a educação de nossas crianças.
                   A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimento relativa ao mundo exterior.
          É preciso que haja maior comunicação entre nossos alunos, pois é a troca de informações entre um emissor e um receptor. Segundo Rector & e Trinta (1985) a comunicação humana é tanto um fenômeno quanto uma função social.
            Sabemos que sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal         do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se.
            Não é possível dissociar a aprendizagem da leitura da aprendizagem da escrita, e, para Antunes (2003, p. 67), essas são atividades de interação que se completam.
          Acreditamos que assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, interpretem melhor  o que estão aprendendo na escola.
          Bagno (2002, p. 24) define a língua como atividade social, e isso faz com que a “prática da interpretação” seja fundamental na interação social humana. Para ele, portanto, essa prática deve ser exercitada em aula, e não só a teoria.
A leitura permite também o exercício da fantasia e leva quem lê a construir um mundo imaginário, onde pode exercer suas reflexões critica e promover o debate de ideias.
A escola deve ter como objetivo formar cidadãos críticos, com opiniões próprias e força de caráter.
Os PCNs de Língua Portuguesa (1998, p. 24) sugerem que os textos a uso didático sejam aqueles que favoreçam “a reflexão crítica, o exercício de formas de pensamentos mais elaboradas e abstratas, bem como a fruição estética dos usos artísticos da linguagem”.
A escolha de trabalhar com esse projeto nos faz crer que despertaremos o gosto pela leitura, que nossos alunos consigam interpretar e escrever melhor, que possam exercer suas reflexões e opiniões.
Enfim, acreditamos que nossos alunos se comprometerão com o trabalho e que estarão dispostos a envolver-se de tal maneira a quebrar barreiras.

                                 


2       OBJETIVOS

2.1- Objetivos Gerais

         Aprimorar e criar o hábito da leitura enriquecendo os conhecimentos já adquiridos pelos alunos, proporcionando a eles um maior contato com diversos gêneros textuais e transformar a leitura, a interpretação e a produção oral e escrita em motivo de prazer e sucesso.
                                    


2.2- Objetivos Específicos

·        Trabalhar a oralidade;
·        Diferenciar os gêneros textuais;
·        Ler e entender textos com linguagem verbal e não verbal;
·        Desenvolver a capacidade de elaborar suposições antecipadas do sentido, da forma e da função de cada texto;
·        Contribuir nas produções escritas;
·        Formar leitores críticos e conscientes;
·        Transformar a leitura em motivo de prazer.




3       METODLOGIAS

Do Professor      
Guilherme Almeida Castro

            A metodologia do projeto “Encontro com a Leitura” será pautada no PDE da Unidade Escolar, onde a busca do desenvolvimento da leitura é constante. Este processo, portanto, se dará por etapas.

I-Etapa:

Informar as turmas sobre o desenvolvimento do projeto “Encontro com a Leitura”;

II-Etapa:

Conversar com as turmas sobre a importância da leitura e de se criar o hábito de ler e confeccionar cartazes com dicas de leitura;

III-Etapa:

Divulgar datas (cronograma) e materiais gráfico-visuais (gibis, revistas, jornais, livros literários e textos diversos) que serão trabalhados;

IV-Etapa:

Trabalhar semanalmente, conforme cronograma momentos de leitura na escola, todos deverão ler em sala de aula, pelo simples prazer de ler. O professor deve aproveitar para trabalhar a oralidade e a interpretação do material lido.

V-Etapa:

Desenvolver atividades paralelas (música, teatro, contar histórias, piadas...);
VI-Etapa:

Apresentações das atividades paralelas e exposição de materiais para leitura;

VII-Etapa:

Avaliação do projeto.






Recursos Materiais:

Jornais, revistas, gibis, livros didáticos, livros literários, tesoura, cola, pincel atômico, sulfite, computados, impressora, internet, máquina fotográfica digita, etc...



Recursos Humanos:
Alunos, professora, coordenadora pedagógica.


  
Da Professora
Tais Florinda Reck Maffini de Oliveira

·        Informar os alunos sobre a elaboração e execução do projeto;
·        Conversar com eles sobre os benefícios da leitura e do habito de ler;
·        Confeccionar cartazes sobre esses benefícios;
·        Divulgar o cronograma e o material a ser trabalhado;
·        Trabalhar semanalmente, conforme cronograma momentos de leitura na escola, todos deverão ler em sala de aula, pelo simples prazer de ler. O professor deve aproveitar para trabalhar a oralidade e a interpretação do material lido.
·        Desenvolver atividades paralelas (música, teatro, contar histórias, piadas...);
·        Apresentar das atividades paralelas e expor materiais para leitura;
·        Avaliação do projeto.



Recursos Materiais
Jornais, revistas, gibis, livros didáticos, livros literários, tesoura, cola, pincel atômico, sulfite, computados, impressora, internet, máquina fotográfica digita, etc...




Recursos Humanos:
Alunos, professora, coordenadora pedagógica.



Da Coordenação Pedagógica
Márcia Aparecida Lima Fernandes

·         Conversa informal com professores para decidirmos o tema do projeto.
·        Pesquisa informativa em livros, revistas, jornais e internet para assessorar o trabalho dos professores;
·        Selecionar material para serem utilizado nas aulas;
·        Suporte pedagógico com sugestões de como realizar as aulas em sala;
·        Elaboração de ações, junto com professores, a serem trabalhadas;
·        Selecionar materiais para confecção de cartazes;
·        Acompanhamento da execução das atividades;
·        Registro das atividades realizadas com fotos;
·        Ensaio das atividades paralelas;
·        Organizar a apresentação dos trabalhos;
·        Avaliação final.
                                     

Recursos Materiais
Livros de literatura, sulfite, lápis, borracha, régua, caneta, lápis de cor, canetinha, apontador, pincel atômico, revista, gibis, jornal, tesoura, gravuras, computador, internet, impressora, mural, giz, color set etc.


Recursos Humanos
Alunos, professor, coordenadora pedagógica.



4      CRONOGRAMAS

Do professor:
Guilherme Almeida Prado
Período: Julho à Novembro de 2012
Duração: 5 meses


Ações



07/12

08/12

09/12

10/12

11/12
Informar a turma sobre o desenvolvimento do projeto;

X




Conversar com os alunos sobre os benefícios da leitura e do hábito de ler;


X




Confeccionar cartaz sobre os benefícios da leitura;


X




Divulgar o cronograma e o material a ser trabalhado;



X



Trabalhar semanalmente conforme cronograma.



X

X

X

X
Trabalhar atividades paralelas.




X

X

X
Apresentar as atividades trabalhadas.







X
Avaliação final.





X


Da professora
Tais Florinda Reck Maffini de Oliveira
Período: Julho a  Novembro de 2012
Duração: 5 meses


Ações

07/12

08/12

09/12

10/12

11/12


Informar a turma sobre o projeto;



X




Conversar com os alunos sobre os benefícios da leitura e do hábito de ler;



X




Confeccionar cartaz sobre esses benefícios;



X




Divulgar o cronograma e o material;




X



Trabalhar semanalmente conforme cronograma.




X

X

X

X
Trabalhar atividades paralelas.




X

X

X
Apresentar as atividades trabalhadas.







X
Avaliação final.








X


Da Coordenação Pedagógica
Márcia Aparecida Lima Fernandes
Período: Julho a  Novembro de 2012
Duração: 5 meses



Ações

07/12

08/12

09/12

10/12

11/12

Conversa informal.


X





Pesquisa de materiais.

X





Seleção de materiais a serem trabalhados.


X






Elaboração das ações.

X





Acompanhamento das atividades do projeto.

X


X

X

X

X

Ensaio das atividades paralelas.




X

Organização das apresentações.





X

Avaliação final.





X







5      AVALIAÇÕES

Do Professor
Guilherme Almeida Castro   

            Ciente de que a avaliação é um acompanhamento do caminho que o aluno está trilhando, a mesma ocorrerá através das observações do aluno nas práticas orais, suas intervenções, debates, atividades de interpretação e exposições bem como seu desempenho individual no pequeno e grande grupo, nas atividades paralelas e caso se faça necessário, intervir buscando o desenvolvimento do aluno.
No final os alunos e professor expressarão em forma de relato o que acharam e aprenderam no projeto.
                                                 
  
Da professora
Tais Florinda Reck Mafini de Oliveira



            Os alunos do Centro Educacional Criança Esperança I, do 8º ano, turma B, turno vespertino serão avaliados no decorrer de todo o processo. Por isso, considero de fundamental importância que a avaliação leve em conta não só as atividades desenvolvidas, mas também as atitudes dos alunos, considerando: Interesse e participação em todas as atividades orais e escritas, a postura, o respeito ao colega e ao professo, a organização do material utilizado, suas intervenções, debates, desenvoltura nas apresentações e relato dos mesmos;
            Ao termino do projeto eu expressarei em forma de relato o que pude observar sobre o seu desenvolvimento.




Do Coordenador Pedagógico
Márcia Aparecida Lima Fernandes


“Defino a avaliação da aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo”.
Cipriano Carlos Luckesi
                                 
          Os alunos e os professores serão avaliados através da observação, atentando para o emocional, no desenvolvimento de suas atividades.
            Para isso farei um relatório em que registrarei a atuação, o desempenho, a participação dos envolvidos e principalmente o aprendizado dos alunos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BAGNO, Marcos. A inevitável travessia. In: BAGNO, Marcos; GAGNÉ, Gilles;
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de Língua Portuguesa, Brasília:
MEC., 1997.                 
RECTOR, M.; TRINTA, A. A comunicação não verbal: a gestualidade brasileira. Petrópolis, Vozes, 1985


ANEXOS







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