CENTRO
EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA I
PROJETO
ENCONTRO
COM A LEITURA
RIO
BRILHANTE MS
JULHO/2012
CENTRO EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA I
Direção:
Veimar Luis Agostineli
Coordenadora:
Márcia Apª Lima Fernandes
Professores:
Guilherme Almeida Castro e Tais Florinda Reck Maffini de Oliveira
Disciplina: Língua
Portuguesa
PROJETO:
ENCONTRO COM A LEITURA
Projeto
Educacional elaborado e
desenvolvido
no 7º ano, turma A,
do turno matutino e
8ºano,turma
B do turno
vespertino do Ensino
Fundamentl l
do Centro
Educacion Criança
Esperança I.
RIO
BRILHANTE MS
JULHO/2012
SUMÁRIO
1 Justificativa..........................................4
2 Objetivos............................................6
3 Metodologia (s)..................................7
4 Cronograma (s).................................11
5 Avaliação (ões).................................14
6 Referências Bibliográficas..................17
Anexos................................................18
1 JUSTIFICATVA
“A leitura engrandece
a alma.”
O Centro Educacional Criança
Esperança I está localizado na Rua Expedicionário Hugo Gonçalves, 66 na vila
Nova Esperança no município de Rio Brilhante – MS.
Sabendo que nossos alunos têm dificuldades na
leitura, escrita, interpretações, diferenciar tipos de textos e gêneros
textuais e buscando ações mais efetivas para sanar essas dificuldades
resolvemos elaborar e desenvolver o projeto “Encontro com a Leitura”.
Os alunos que frequentam esta escola são da zona
urbana e da rural, com a execução das ações contidas no projeto espero motivar
esses alunos, especialmente os da zona rural, a buscar significados nos textos
trabalhados tornando o aprendizado agradável, pois é grande o número de alunos
que não tem acesso a gibis, revistas, jornais, livros literários e textos
diversos...
O projeto está de acordo com a Proposta Pedagógica
da Escola, portanto ele está contribuindo com a educação de nossas crianças.
A leitura é um instrumento valioso para a
apropriação de conhecimento relativa ao mundo exterior.
É
preciso que haja maior comunicação entre nossos alunos, pois é a troca de
informações entre um emissor e um receptor. Segundo Rector & e Trinta
(1985) a comunicação humana é tanto um fenômeno quanto uma função social.
Sabemos que sem ler, o aluno não sabe
pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e
posicionar-se.
Não é possível dissociar a
aprendizagem da leitura da aprendizagem da escrita, e, para Antunes (2003, p.
67), essas são atividades de interação que se completam.
Acreditamos que assim estimulando a leitura, faremos com que
nossos alunos, interpretem melhor o que
estão aprendendo na escola.
Bagno (2002, p. 24)
define a língua como atividade social, e isso faz com que a “prática da
interpretação” seja fundamental na interação social humana. Para ele, portanto,
essa prática deve ser exercitada em aula, e não só a teoria.
A leitura permite também o
exercício da fantasia e leva quem lê a construir um mundo imaginário, onde pode
exercer suas reflexões critica e promover o debate de ideias.
A escola deve ter como objetivo
formar cidadãos críticos, com opiniões próprias e força de caráter.
Os PCNs de Língua Portuguesa
(1998, p. 24) sugerem que os textos a uso didático sejam aqueles que favoreçam
“a reflexão crítica, o exercício de formas de pensamentos mais elaboradas e
abstratas, bem como a fruição estética dos usos artísticos da linguagem”.
A escolha de trabalhar com esse projeto nos
faz crer que despertaremos o gosto pela leitura, que nossos alunos consigam
interpretar e escrever melhor, que possam exercer suas reflexões e opiniões.
Enfim, acreditamos que nossos alunos se
comprometerão com o trabalho e que estarão dispostos a envolver-se de tal
maneira a quebrar barreiras.
2 OBJETIVOS
2.1-
Objetivos
Gerais
Aprimorar
e criar o hábito da leitura enriquecendo os conhecimentos já adquiridos pelos
alunos, proporcionando a eles um maior contato com diversos gêneros textuais e
transformar a leitura, a interpretação e a produção oral e escrita em motivo de
prazer e sucesso.
2.2- Objetivos Específicos
·
Trabalhar a oralidade;
·
Diferenciar os gêneros textuais;
·
Ler e entender textos com linguagem verbal e não
verbal;
·
Desenvolver a capacidade de elaborar suposições
antecipadas do sentido, da forma e da função de cada texto;
·
Contribuir nas produções escritas;
·
Formar leitores críticos e conscientes;
·
Transformar a leitura em motivo de prazer.
3 METODLOGIAS
Do Professor
Guilherme
Almeida Castro
A metodologia do projeto “Encontro
com a Leitura” será pautada no PDE da Unidade Escolar, onde a busca do
desenvolvimento da leitura é constante. Este processo, portanto, se dará por
etapas.
I-Etapa:
Informar
as turmas sobre o desenvolvimento do projeto “Encontro com a Leitura”;
II-Etapa:
Conversar
com as turmas sobre a importância da leitura e de se criar o hábito de ler e
confeccionar cartazes com dicas de leitura;
III-Etapa:
Divulgar
datas (cronograma) e materiais gráfico-visuais (gibis, revistas, jornais,
livros literários e textos diversos) que serão trabalhados;
IV-Etapa:
Trabalhar
semanalmente, conforme cronograma momentos de leitura na escola, todos deverão
ler em sala de aula, pelo simples prazer de ler. O professor deve aproveitar
para trabalhar a oralidade e a interpretação do material lido.
V-Etapa:
Desenvolver
atividades paralelas (música, teatro, contar histórias, piadas...);
VI-Etapa:
Apresentações
das atividades paralelas e exposição de materiais para leitura;
VII-Etapa:
Avaliação
do projeto.
Recursos
Materiais:
Jornais,
revistas, gibis, livros didáticos, livros literários, tesoura, cola, pincel
atômico, sulfite, computados, impressora, internet, máquina fotográfica digita,
etc...
Recursos
Humanos:
Alunos,
professora, coordenadora pedagógica.
Da Professora
Tais Florinda Reck
Maffini de Oliveira
·
Informar os alunos sobre a elaboração e execução
do projeto;
·
Conversar com eles sobre os benefícios da
leitura e do habito de ler;
·
Confeccionar cartazes sobre esses benefícios;
·
Divulgar o cronograma e o material a ser
trabalhado;
·
Trabalhar semanalmente, conforme cronograma
momentos de leitura na escola, todos deverão ler em sala de aula, pelo simples
prazer de ler. O professor deve aproveitar para trabalhar a oralidade e a
interpretação do material lido.
·
Desenvolver atividades paralelas (música,
teatro, contar histórias, piadas...);
·
Apresentar das atividades paralelas e expor
materiais para leitura;
·
Avaliação do projeto.
Recursos
Materiais
Jornais,
revistas, gibis, livros didáticos, livros literários, tesoura, cola, pincel
atômico, sulfite, computados, impressora, internet, máquina fotográfica digita,
etc...
Recursos
Humanos:
Alunos,
professora, coordenadora pedagógica.
Da Coordenação
Pedagógica
Márcia Aparecida Lima
Fernandes
·
Conversa
informal com professores para decidirmos o tema do projeto.
·
Pesquisa informativa em livros, revistas,
jornais e internet para assessorar o trabalho dos professores;
·
Selecionar material para serem utilizado nas
aulas;
·
Suporte pedagógico com sugestões de como
realizar as aulas em sala;
·
Elaboração de ações, junto com professores, a
serem trabalhadas;
·
Selecionar materiais para confecção de cartazes;
·
Acompanhamento da execução das atividades;
·
Registro das atividades realizadas com fotos;
·
Ensaio das atividades paralelas;
·
Organizar a apresentação dos trabalhos;
·
Avaliação final.
Recursos Materiais
Livros
de literatura, sulfite, lápis, borracha, régua, caneta, lápis de cor,
canetinha, apontador, pincel atômico, revista, gibis, jornal, tesoura, gravuras,
computador, internet, impressora, mural, giz, color set etc.
Recursos Humanos
Alunos, professor, coordenadora
pedagógica.
4 CRONOGRAMAS
Do professor:
Guilherme Almeida Prado
Período:
Julho à Novembro de 2012
Duração:
5 meses
Ações
|
07/12
|
08/12
|
09/12
|
10/12
|
11/12
|
Informar a turma sobre o desenvolvimento do
projeto;
|
X
|
||||
Conversar com os alunos sobre os benefícios da
leitura e do hábito de ler;
|
X
|
||||
Confeccionar cartaz sobre os benefícios da
leitura;
|
X
|
||||
Divulgar o cronograma e o material a ser
trabalhado;
|
X
|
||||
Trabalhar semanalmente conforme cronograma.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Trabalhar atividades
paralelas.
|
X
|
X
|
X
|
||
Apresentar as atividades
trabalhadas.
|
X
|
||||
Avaliação final.
|
X
|
Da professora
Tais Florinda Reck Maffini
de Oliveira
Período: Julho a Novembro de 2012
Duração:
5 meses
Ações
|
07/12
|
08/12
|
09/12
|
10/12
|
11/12
|
Informar a turma sobre o projeto;
|
X
|
||||
Conversar com os alunos sobre os benefícios da
leitura e do hábito de ler;
|
X
|
||||
Confeccionar cartaz sobre esses benefícios;
|
X
|
||||
Divulgar o cronograma e o material;
|
X
|
||||
Trabalhar semanalmente conforme cronograma.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Trabalhar atividades
paralelas.
|
X
|
X
|
X
|
||
Apresentar as atividades
trabalhadas.
|
X
|
||||
Avaliação final.
|
X
|
Da Coordenação
Pedagógica
Márcia Aparecida Lima
Fernandes
Período: Julho a Novembro de 2012
Duração:
5 meses
Ações
|
07/12
|
08/12
|
09/12
|
10/12
|
11/12
|
Conversa
informal.
|
X
|
||||
Pesquisa
de materiais.
|
X
|
||||
Seleção
de materiais a serem trabalhados.
|
X
|
||||
Elaboração
das ações.
|
X
|
||||
Acompanhamento
das atividades do projeto.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Ensaio
das atividades paralelas.
|
X
|
||||
Organização
das apresentações.
|
X
|
||||
Avaliação
final.
|
X
|
5 AVALIAÇÕES
Do Professor
Guilherme Almeida Castro
Ciente de que a avaliação é um
acompanhamento do caminho que o aluno está trilhando, a mesma ocorrerá através
das observações do aluno nas práticas orais, suas intervenções, debates,
atividades de interpretação e exposições bem como seu desempenho individual no
pequeno e grande grupo, nas atividades paralelas e caso se faça necessário,
intervir buscando o desenvolvimento do aluno.
No
final os alunos e professor expressarão em forma de relato o que acharam e
aprenderam no projeto.
Da
professora
Tais
Florinda Reck Mafini de Oliveira
Os
alunos do Centro Educacional Criança Esperança I, do 8º ano, turma B, turno
vespertino serão avaliados no decorrer de todo o processo. Por isso, considero
de fundamental importância que a avaliação leve em conta não só as atividades
desenvolvidas, mas também as atitudes dos alunos, considerando: Interesse e
participação em todas as atividades orais e escritas, a postura, o respeito ao
colega e ao professo, a organização do material utilizado, suas intervenções,
debates, desenvoltura nas apresentações e relato dos mesmos;
Ao
termino do projeto eu expressarei em forma de relato o que pude observar sobre
o seu desenvolvimento.
Do
Coordenador Pedagógico
Márcia
Aparecida Lima Fernandes
“Defino
a avaliação da aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação,
por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo”.
Cipriano Carlos Luckesi
Os
alunos e os professores serão avaliados através da observação, atentando para o
emocional, no desenvolvimento de suas atividades.
Para isso
farei um relatório em que registrarei a atuação, o desempenho, a participação
dos envolvidos e principalmente o aprendizado dos alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo:
Parábola, 2003.
BAGNO, Marcos. A inevitável travessia. In: BAGNO, Marcos; GAGNÉ, Gilles;
BRASIL. Parâmetros
curriculares nacionais de Língua Portuguesa, Brasília:
MEC., 1997.
RECTOR,
M.; TRINTA, A. A comunicação não verbal:
a gestualidade brasileira. Petrópolis, Vozes, 1985
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