CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL
CRIANÇA ESPERANÇA I
Direção: Veimar
Luis Agostineli
Coordenadora:
Rosely Sabino dos Santos
Eclair de Oliveira Silva Santos
Professoras: Angela
Conceição – 1º B, C
Tereza do Carmo
Sampaio Descovi – 2º A
Elizabeth Linhares de Souza e Lucinéia Conceição Braga Cegóvia - 2º B
Renata da Silva Batista – 2º D
Renata da Silva Batista – 2º D
Deis Almeida da Conceição – 3º A
Maria Alaíde Andrade Santana – 4º A
Luciana dos Santos Simplício – 4º B
Maria Aparecida Honorato de Nascimento
– 4º C
Ilza Medeiros – 5º A
Maria Aparecida Honorato de Nascimento – 5º B
Disciplina:
Língua Portuguesa
Período: Matutino
e vespertino
PROJETO: LEITURA
O projeto foi
desenvolvido no Ensino fundamental no Centro E. M. Criança Esperança – I, no
período matutino e vespertino nas salas do 1º ao 5º Ano, durante o 1º e 2º
bimestre de 2012, na disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.
Rio Brilhante-MS
FEVEREIRO/JULHO – 2012
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA ..........................................................................04
2 OBJETIVOS..................................................................................06
2.1 Objetivo Geral.............................................................................06
2.2 Objetivos Específicos..................................................................06
3 METODOLOGIA...........................................................................12
4 RECURSOS HUMANOS...............................................................22
4.1 Recursos Materiais......................................................................23
5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.............................................24
6 AVALIAÇÃO..................................................................................39
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................42
8 ANEXO............................................................................................43
1 JUSTIFICATIVA
O Centro Educacional Municipal Criança Esperança-I situa-se na vila nova
Esperança, com alunos matriculados nos turno matutino e vespertino, atende em
torno de 682 do Pré ao 9º ano do ensino fundamental e recebe alunos da zona
rural e da zona urbana.
Devido à dificuldade apresentada pelos alunos quanto ao ato de ler,
quanto na escrita certa da importância destes para o aprendizado dos mesmos, em
reunião com professores decidimos realizar o projeto nas turmas do 1º ao 5º ano
nos períodos matutino e vespertino, para melhorar o desempenho das turmas.
Devido o ensino dos alunos nos anos
iniciais do ensino fundamental estar em processo de alfabetização, optamos em
desenvolver este projeto para que os mesmos percebam a importância não só de
saber ler, mas descubra o prazer na leitura sem compromisso escolar. Sendo
assim, procuraremos atingir os objetivos da leitura prazerosa e antes de
qualquer coisa, tentaremos despertar de várias maneiras o desejo pela leitura e
com isso uma escrita desejável tanto para os alunos ditos normais quanto para
aqueles portadores de alguma necessidade especial.
Para que este projeto tenha sucesso
utilizaremos também o ambiente da biblioteca e teremos apoio dos profissionais
que a atendem com carinho e atenção.
De acordo com Hillesheim,
Fachin (2006) deve-se incentivar a utilização da leitura para o desenvolvimento
e estimulação das pessoas portadoras de necessidades especiais e,
consequentemente, o reconhecimento da importância das bibliotecas e dos
bibliotecários no ambiente escolar.
Tendo como o ponto principal desse
projeto, fomentar o gosto pela leitura das diferentes etapas de escolaridade, o
incentivo da criança deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador
entre a criança e o livro.
O hábito da leitura deve iniciar desde o
momento que a criança começa a pronunciar ou balbuciar as suas primeiras
palavras. A leitura de livros infantis
vai enriquecendo a criança no domínio da estrutura gramatical, sendo um rico
repertório de palavras, e também vai ajudar no desenvolvimento de uma
imaginação que permitirá que essa criança seja capaz de criar, opinar, ou seja,
a leitura vai proporcionar com que ela torne um adulto com senso crítico bem
desenvolvido.
O processo de leitura deve
garantir que o leitor compreenda o texto para que possa ir construindo uma
ideia sobre seu conteúdo e extrair dele o que lhe interessa no momento, assim,
quando mais adiante o leitor se deparar com o mesmo assunto ele possa
relacionar as informações novas com o conhecimento anteriormente adquirido.
Como diz Souza (1995, p.61):
Um texto bem escrito deve ter clareza no seu assunto central e possuir uma
sequencia lógica de informações. Carvalho e Souza (1995, p.145) se referem ao
texto bem escrito como: É aquele que, além de passar determinado apuro
estilístico, obedecendo à boa construção sintática, apresentando pertinência e
riqueza vocabular, situando – se dentro das regras ortográficas e das normas de
pontuação.
Para Faraco e Tezza (1992,
p.35): Que escreve bons textos, e não boas frases! Esse é um ponto que não
devemos jamais perder de vista, e talvez o que oferece mais dificuldades,
justamente porque a noção de texto está ausente das gramáticas tradicionais e,
na prática, ocupa um espaço muito pequeno no Ensino Escolar da língua.
Para tanto proporcionaremos
algumas condições para que nosso aluno venha se desenvolver suas habilidades
iremos então trabalhar com campeonato de leitura, exposição de produção de
textos diversos, leitura de livros, imagens, gibis, textos narrativos,
ficcionais, informativos, epistolares instrucionais e jornalísticos de acordo
com nossa Proposta Pedagógica.
Esse Projeto visa a despertar as crianças para
o mundo da leitura e aguçar a sede por conhecimentos das próprias.
2 OBJETIVOS
2.1
Objetivo Geral
O objetivo principal desse
projeto é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de
escolaridade, para tanto é necessário:
Incentivar o aluno a ler
mostrando o que é fundamental no processo de leitura permanente para estarem
continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do muno
moderno/contemporâneo tornando-o capazes de resolver os problemas do seu
cotidiano.
Despertar o interesse pela
leitura e incentivar seu hábito.
Estimular a criatividade com a
imaginação de situações, lugares e personagens.
Enriquecer o vocabulário,
desenvolver a escrita, a leitura, ampliando o olhar sobre o universo cultural e
participativo no mundo letrado.
Criar condições para a leitura em contextos
diferentes dos da escola, nos quais os alunos e a comunidade possam ter uma
relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que
circulam socialmente, e formarem-se como leitores e escritores autônomos no
exercício de sua cidadania.
2.2
Objetivos Específicos
1º B/C – Professora
Angela Conceição
Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
Aproximar o aluno do universo
escrito;
Enriquecer o vocabulário;
Desenvolver as habilidades
linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
Auxiliar o aluno no processo
de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
2ª A – Professora Tereza do Carmo Sampaio
Descovi
Desenvolver a leitura, despertando o gosto e o prazer de
ler;
Desenvolver a imaginação com desenvoltura;
Observar e recontar histórias, observando a sequência
lógica;
Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza
dos textos;
Exercitar a fantasia, a criação e a imaginação por meio de
diversos tipos de leitura;
Valorizar o conhecimento prévio da criança preservando a
cultura;
Compreender e interpretar a mensagem contida nos textos;
Identificar e explorar diferentes gêneros literários;
Organizar ideias para produzir diferentes tipos de textos;
Ouvir, interpretar e cantar.
2º B – Professora
Elizabeth e Lucinéia
Desenvolver a
leitura, despertando o gosto o gosto e o prazer de ler;
Desenvolver a imaginação criadora com desenvoltura;
Observar e recontar histórias observando a sequência
lógica;
Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza
dos textos;
Exercitar a fantasia, a criação e a imaginação por meio de
diversos tipos de leitura;
Valorizar o conhecimento prévio da criança preservando a
cultura;
Compreender e interpretar a mensagem contida nos textos;
Identificar e explorar diferentes gêneros literários;
Oportunizar ideias para produzir diferentes tipos de
textos;
Ouvir, interpretar e cantar uma canção;
Possibilitar a reflexão ortográfica, observando a relação
entre grafema e fonema;
Saber interpretar e organizar
tabelas e gráficos.
2º D - Professora: Renata da Silva Batista
Reconhecer letras (vogais e consoantes);
Identificar sinais de pontuação e o seu valor expressivo;
Diferenciar e apreciar os tipos de textos apresentados;
Localizar informações no texto;
Elaborar diferentes estratégias de leitura;
Decodificar as palavras e frases;
Desenvolver a noção de parágrafo;
Estimular a capacidade leitora, e sua aplicação na
compreensão do mundo;
Participar nas variadas situações de comunicação
como instrumento de socialização e aprendizagem;
Ampliar o vocabulário escrito e falado;
Emitir opinião;
Estabelecer uma conclusão da leitura.
3º A – Professora Deis
Mostrar para os alunos, como a
leitura pode ser algo prazeroso e significativo, que ajuda a aprender palavras, escrever melhor e conhecer muitas
coisas sem sair do lugar.
Fazer com que construam o hábito de ouvir
história e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura e escrita da história.
Favorecer a preocupação com a escrita
correta.
Estimular de forma criativa, a
formação do hábito de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através
de textos orais e escritos nas diversas disciplinas.
Favorecer a preocupação com a escrita correta.
Buscar ou resgatar o interesse pela leitura e
se divertirem com o que leem.
Oportunizar as crianças um aprendizado
significativo, desenvolvendo atividades que explorem a socialização e o
cognitivo, e contação de histórias,
desconstruindo a ideia de que as crianças só aprendem “sentadas, lendo e
escrevendo”.
Conscientizar os alunos sobre a importância que tem os contos de fadas
em nossas vidas.
Incentivar a leitura e a escrita através das
historias infantis para melhor desempenho e participação na escola e na
sociedade.
Fazer com que tenha prazer nas situações que
envolvem a leitura de escrita.
4º A
– Professora Maria Alaíde
Desenvolver o hábito da leitura;
Ampliar o repertório da cultura oral;
Estimular o interesse do aluno para a leitura
prazerosa;
Instigar o aluno ler e interpretar diversos
tipos de textos para ampliar seus conhecimentos;
Produzir textos com coerência, organização,
utilizando bem a pontuação, acentuação e sequência lógica;
Analisar diferentes tipos de textos para
produzir uma nova versão;
Reproduzir textos através de livros de
literatura infantil.
4º B
– Professora Luciana
Entender que a leitura e a escrita desafiam
nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
Utilizar diferentes linguagens como meio para
produzir, expressar e comunicar suas ideias;
Propiciar uma relação criativa critica e
libertadora com a escrita, mostrando-se com desfio para qualquer processo de
democratização e mudança social coletiva;
Incentivar a formação de leitores;
Despertar o gosto pela leitura, formando
estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;
Ampliar o vocabulário, as experiências de
leitura com o grupo e individualmente;
Incentivar o estudante a compreender e utilizar
melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa.
4º C
– Professora Maria Aparecida Honorato
Estimular a leitura através de textos diversos,
livros, etc.;
Propor situações de produção de texto em pequenos
grupos;
Produzir textos através de imagem, cartas,
bilhete, mensagem, poemas, trava língua, piadas, textos diversos.
5º A - Professora Ilza
Conceituar a conversa informal sobre diversos
textos;
Preparar o aluno para a leitura de um texto;
Desenvolver a linguagem e o gosto pela leitura;
Estimular o desenvolvimento da dicção na
leitura;
Desenvolver a autoestima e a confiança em sua
capacidade;
Habilitar o aluno a ler em voz alta;
Desenvolver a leitura silenciosa;
Ler e compreender com desempenho entonação,
ritmo e rapidez adequada;
Motivar o aluno para a leitura criando certo
suspense;
Desenvolver a leitura oral;
Desenvolver a leitura em público, utilizando
microfone;
Incentivar o aluno, a saber, ouvir, discutir, debater,
expor duas ideias sobre as produções de texto;
Incentivar o uso do dicionário como recurso didático, para
auxiliar os alunos na aquisição da escrita correta das palavras;
Propiciar condições para que o aluno saiba relatar o que leu através do desenho, da escrita e da
linguagem oral;
Incentivar o trabalho em grupo para que haja a
socialização, o respeito e a autonomia entre todos.
Coordenadora Eclair de Oliveira Silva Santos
Incentivar a leitura;
Estimular e desenvolver a imaginação e a criação;
Oportunizar o conhecimento e o gosto pela leitura e
escrita;
Favorecer a ampliação do vocabulário;
Coordenadora Rosely Sabino dos Santos
Propor estratégias de leitura e escrita ao
professor para desenvolver com os alunos no momento do planejamento e reuniões
pedagógicas para execução do projeto;
Pesquisar diferentes estratégias formativas e
dinâmicas de leitura e escrita;
Verificar o comportamento dos leitores
envolvidos na leitura para verificar seu aprendizado;
Organizar o tempo didático: projetos,
sequências de atividades e atividades permanentes.
3 METODOLOGIA
1º B/C – Professora
Angela Conceição
Farei leitura dos contos e com
isso realizar produção da história pelo aluno, leitura dramatizada, ilustração.
Desenvolverei atividades
escritas na sala de sílabas e palavras.
Conteúdos
Programáticos
Coordenação motora fina;
Alfabeto;
Sílabas;
Palavras;
Frases;
2ª A – Professora Tereza do Carmo Sampaio
Descovi
A metodologia desse projeto será desenvolvida
da seguinte forma:
Farei apresentação do Projeto de Leitura,
através de conversa informal e questionamentos.
Teremos o momento para que aluno poça recontar
oralmente os textos ouvidos, onde os mesmos venham a apresentar vários tipos
textos. A leitura será realizada oral, individual e coletiva podendo ser
realizada interpretação oral ou escrita, utilizando a dramatização, leitura de
diferentes estilos literários (tiras de histórias em quadrinhas, gibis,
parlenda, trava-língua, poesias, contos, provérbios, receitas, brincadeiras e
letras de músicas, e sala de s.t.e).
Para
melhorar a escrita será desenvolvido produção de palavras, frases e pequenos
textos, autoditado (palavras e frases), caça palavras, cruzadinhas, acrósticos,
ortografias, sequencia lógica de ideias, acentuação, pontuação, paragrafação.
Conteúdos Programáticos
- Leitura
coletiva de diferentes estilos literários (tiras de histórias em quadrinhas,
gibis, parlenda, trava-língua, poesias, contos, provérbios, receitas e letras
de músicas);
- Produção
palavras e frases e pequenos textos;
- Leitura
oral e coletiva;
-
Cruzadinha;
-
Acróstico;
- Leitura
e escrita;
-
Dramatização;
- Textos
ilustrativos;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- Leitura de livrinhos e recontagem escrita e ilustradas com (começo, meio e
fim);
- Números de sílabas e letras:
- Música referente ao tema abordado;
- Ortografia;
- Ordenação de frases e palavras;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
- Acentuação;
- Pontuação;
- Paragrafação;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de
ideias).
- Frases e textos curtos a partir das figuras
dadas.
- Interpretações através de ilustrações com
gravuras ( começo, meio e fim);
- Sala
STE – Bingo de palavras e construção de
palavras, letroca, etc...
2ºB – Professora
Elizabeth e Lucinéia
Através de leitura despertar no aluno o gosto o
gosto e o prazer de ler, desenvolvendo a imaginação criadora com desenvoltura.
Ter momentos de observar e recontar histórias observando a sequência lógica,
também será utilizado à linguagem oral e escrito explorando a riqueza dos
textos, onde o aluno poça exercitar a fantasia, a criação e a imaginação por
meio de diversos tipos de leitura, valorizando o conhecimento prévio da criança
preservando a cultura.
Desenvolverei atividades onde possam
compreender e interpretar a mensagem contida nos textos. Teremos momentos para
identificar e explorando diferentes gêneros literários e com isso oportunizar
ideias para produzir diferentes tipos de textos.
Levarei algumas músicas onde possam ouvir e
cantar uma canção, depois fazer interpretação. Possibilitar a reflexão
ortográfica, observando a relação entre grafema e fonema.
Apresentarei algumas tabelas e gráficos para
ensiná-los a interpretar e organiza-las.
Conteúdos programáticos
Grafema e fonema;
Música;
Interpretação de tabelas e
gráficos;
Gêneros literários;
Ortografia
Leitura, escrita e
interpretação de diferentes tipos de textos.
Interpretação oral e escrita;
Resolução de problemas;
Autoditado, cruzadinhas, caça palavras, recorte, colagem;
Histórias em quadrinho, construção de palavras e de frases;
Contos, lendas e poemas.
2º D Professora: Renata da
Silva Batista
Neste projeto utilizei a
linguagem escrita e falada, introduzindo os alunos no universo da leitura,
através da leitura de diversos tipos de histórias: contos clássicos, textos
poéticos, releitura de histórias. Fiz
uso deste recurso partindo da realidade da sala, de que nem todos os alunos,
dominavam a prática da leitura.
Iniciei o projeto com os alunos informando-os
sobre as atividades que iríamos desenvolver durante o desenvolvimento do
projeto. Utilizei a leitura de histórias em três momentos diferentes: leituras
feitas por mim, leitura feita por alguns alunos, que já sabiam ler, e a leitura
coletiva de cartazes. Também fiz uso da linguagem oral, onde todos os alunos
foram relatando coletivamente os acontecimentos e eu fazia a parte escrita.
Leitura da história “Os Três Jacarezinhos”, uma releitura da história da “Os Três
Porquinhos”, onde foi feita uma produção de história em quadrinhos. Leitura e
ilustração da história “Cobra Apaixonada” e ilustração de poema. Além destes
recursos metodológicos, utilizei outros recursos, que são os seguintes:
alfabeto móvel, auto ditado, sala de informática, cruzadinha, caderno de
leitura, caça-palavras, bingo das palavras, textos musicais, estudo
bibliográficos dos livros utilizados na leitura tais como: autor, ilustrador,
nome do livro.
Conteúdos
Programáticos
- Leitura
coletiva e individual
- Produção
e reprodução de textos;
- Leitura
oral e coletiva;
- Leitura
e escrita;
- Textos
ilustrativos;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- Leitura de livrinhos e recontagem escrita e ilustradas com (começo, meio e
fim);
- Masculino e feminino;
- Números de sílabas e letras:
- Música referente ao tema abordado;
- Ortografia;
- Histórias infantis e transformar em
livrinhos;
- Ordenação de frases e palavras;
- Registro de personagens;
- Consciência argumentativa;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
- Reescrita do próprio texto transformando em
história em quadrinho com apoio do professor;
- Escrita espontânea;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de
ideias).
- Frases e textos curtos a partir das figuras
dadas.
-Textos coletivos e individuais;
- Interpretações através de ilustrações com
gravuras ( começo, meio e fim);
- Sala STE.
3º A - Professora Deis
O desenvolvimento do projeto acontecera na
escola C.E.M. Criança Esperança – I, com os alunos do Ensino fundamental do
período matutino com a turma do 3º ano “A”:
Percebendo a necessidade de
fazer acontecer uma Educação voltada para autonomia, para a ética, para a
valorização da diversidade cultural e para busca da identidade é que nós
desenvolvemos esse projeto, com o objetivo de desenvolver atividades voltadas
para uma concepção Humanística, com o intuito de contribuir na formação de
pessoas criativas e inventivas, capazes de refletir, de descobrir, de ouvir o
outro, de respeitar o diferente, de analisar situações e buscar soluções. Neste
processo, a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e
necessário para o individuo compreender o mundo, compartilhar das experiências
diversas e reelaborar suas próprias experiências. Compreendendo que a
aprendizagem do indivíduo é algo que deve ser construído socialmente
(sociointeracionismo), no âmbito das relações humanas, esse projeto utilizará
dramatizações, exposição, trabalho em grupo, aulas expositivas, etc. de modo
que a leitura seja colocada como instrumento de participação, mudança e
renovação sócio-cultural. Acreditamos que a reflexão acima justifica a intenção
deste projeto, uma vez que, busca a recuperação ou o renascimento qualitativo
da leitura e, ao mesmo tempo, repensa e altera as funções do espaço pedagógico,
como um todo. Por isso, pretendemos a partir desse projeto fazer com que a
leitura e a escrita se encontro tornem-se espaços significativos de
aprendizagem, dando um resultado satisfatório para os alunos, o prazer de ler e
escrever.
Os alunos devem trabalhar
em duplas.
Apresentar e realizar a leitura em voz alta para os
outros alunos.
É importante que os alunos
leiam várias vezes os textos para memorizar
suas diferentes partes: Começo,
Meio e Fim.
Conversar sobre o tipo de
entonação que deverá ser feita pelos
alunos.
Como tarefa para casa, ler o
caderno de leitura com: poema, fábulas, bilhetes, livrinhos infantis e textos
diversos para os pais e verificar a impressão que eles tiveram.
Realizar alguns textinhos e
fazer a correção, marcando as palavras como um todo para que os alunos possam
refletir sobre o que foi escrito.
Discutir com os alunos como
poderiam ser realizado a escrita
correta.
Atividade adequada a partir do
3º ano do ensino fundamental.
o
Com aulas
participativas com dramatização, músicas,
mímicas, gestos;
o
Confecções de
livrinhos;
o
Cartazes.
o
Apresentação de
diversos textos, poesia e outros que serão trabalhados conforme a proposta do projeto.
Conteúdos
Programáticos
- Leitura
coletiva e individual
- Produção
e reprodução de textos;
- Leitura
oral e coletiva;
- Leitura
e escrita;
- Textos
ilustrativos;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- Plural e singular;
- Reprodução de poesia, textos e outros através
de desenho;
- Leitura de livrinhos e recontagem escrita e ilustradas com (começo, meio e
fim);
- Masculino e feminino;
- Números de sílabas e letras:
- Música referente ao tema abordado;
- Ortografia;
- Histórias infantis e transformar em
livrinhos;
-
Ordenação de frases e palavras;
- Registro de personagens;
- Consciência argumentativa;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
- Análise linguística;
- As flexões: gênero, número e grau;
- Acentuação;
- Pontuação;
- Paragrafação;
- Reescrita do próprio texto transformando em
história em quadrinho com apoio do professor;
- Escrita espontânea;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de
ideias).
- Frases e textos curtos a partir das figuras
dadas.
-Textos coletivos e individuais;
- Interpretações através de ilustrações com
gravuras ( começo, meio e fim);
- Sala STE – Bingo de palavras e construção de palavras, letroca, etc...
4º A - Professora Maria Alaíde
Apresentar o projeto para os alunos ter ciência
do trabalho que será realizado através da leitura e escrita, onde ouvirei a
leitura dos alunos e diagnosticarei dificuldades existentes na pronuncia,
entonação da voz, pontuação, acentuação e tonalidade.
Trabalharei leitura individual e em grupos,
utilizando diferentes métodos para que na produção de novos textos, utilizando
as pontuações, o enredo, às falas dos personagens, a mensagem e a trama da
história produzida. Com isso os alunos se utilizarão de livros de literatura
infantil, fábulas, poesias, poemas e religiosos na biblioteca, levam para casa
e depois apresenta em sala pra os colegas e em alguns momentos o uso do
microfone, outra forma também é o livro didático com leitura em grupo e
individual para interpretação e produção de novos textos.
Utilizaremos também a prática da leitura de
histórias em quadrinhos na STE para ampliar o repertório em diferentes tipos de
leitura.
Conteúdos
programáticos:
Leitura individual e coletiva;
Produção e reprodução de textos com sequência
lógica;
Paragrafação, acentuação, pontuação, gramática,
ortografia, vocabulário, personagens, enredo, redação, ditado, lista, banco de
palavras, diversos tipos de balões, onomatopeia;
Poesias, poemas, fábulas, interpretação de
diferentes tipos de textos;
Comparação de textos, jogral;
Números de sílabas.
4º B
– Professora Luciana
Para se trabalhar a leitura e produção de texto
fazem-se necessária primeiramente uma sondagem das condições socioculturais do
educando a fim de compreender e identificar o nível de leitura e produção
necessária para o efetivo trabalho intelectual.
Partir-se-á então daquilo que é próprio de seu cotidiano, não, porém
deixando de lado informações inerentes ao crescimento como ser social.
A partir dessa sondagem é que se podem traçar
diretrizes norteadoras do trabalho, buscando sempre corresponder às
expectativas do aluno enquanto leitor. A
leitura e discussão base de toda atividade serão trabalhadas de formada
desenvolver o sendo crítico e habilidade de construção do texto escrito,
considerando-se sempre o educando como sujeito ativo na construção de seu
próprio trabalho.
Sendo assim, os alunos terão em mãos textos e
atividades variadas que lhes proporcionam a visão da importância do ato de ler
e compreender textos desde os clássicos de leitura juvenil aos contemporâneos,
bem como de produzir textos criativos e informativos como forma de participar
diretamente do mundo em que vive e por que não influenciá-lo?
Conteúdos
programáticos:
As atividades a serem trabalhadas serão
escolhidas de acordo com o que julga necessário para incentivar a leitura e a
produção de textos. Portando, para que isso se realize, serão realizadas as
seguintes atividades:
Textos verbais e não verbais;
Leitura de livros diversos;
Produção e reprodução de textos com sequência
lógica;
Paragrafação, acentuação, pontuação, gramática,
ortografia, vocabulário, personagens, enredo, redação, ditado, lista, banco de
palavras, diversos tipos de balões, onomatopeia;
Poesias, poemas, fábulas, história em
quadrinhos, jornais, músicas,
interpretação de diferentes tipos de textos.
4º C
– Professora Maria Aparecida
Apresentar o projeto aos alunos, fazendo uma
mobilização dos conhecimentos prévios, desenvolver várias atividades que
instiguem a pensar, se desenvolver e criar resoluções de estratégias em
diferentes situações.
Utilizarei material concreto disponível,
escola, pátio, biblioteca, sala tecnologias para desenvolver este projeto.
Iremos trabalhar com atividades lúdicas para
produção de texto e leitura.
Conversa informal sobre direito a criança.
Explorar texto com atividades diversas com
ortografia e gramática;
Atividades de construção com e sem imagem;
Ampliação do vocabulário;
Leitura individual.
Usar sempre a leitura de texto.
Identificação do narrador, e feitos sonoros,
rimas, disposição gráfica.
Conteúdos
programáticos:
História em quadrinhos e poesias;
Ortografia;
Textos jornalísticos ( notícia, propaganda)
Leitura de livros infantis;
Texto informativo;
Escrita e leitura;
5º A – Professora Ilza
Através de conversa informal apresentarei o
projeto de leitura aos alunos, farei questionamento lançando desafio para os
alunos expor o que sabem a respeito o tema.
Levarei os alunos para fazer uma visita à biblioteca,
onde cada um poderá escolher o livro de sua escolha, onde os mesmos farão
leitura individual e interpretação, estimulando a autoestima.
Utilizarei textos diversos para ler em voz alta
com microfone, produção de textos, leitura de textos feita pelo professor.
Utilizar desenho para fazer uma produção de
texto.
Escolherei cada dia um para fazer a leitura.
Através da leitura ouvida produzir um texto, às vezes até a professora: contar
uma história após produzir um texto.
Trabalhar em grupo fazer cartazes, reescrever
um texto, etc.
Conteúdos
programáticos:
Poesia;
História em quadrinhos;
Textos jornalísticos;
Propaganda;
Leitura de livros literários, infantis;
Leitura e escrita;
Ortografia;
Interpretação de gráficos.
Coordenadora Eclair de Oliveira Silva Santos
Conversa informal com os professores das turmas envolvidas
na aplicação e execução deste projeto;
Selecionar os objetivos específicos de cada turma a serem
atingidas;
Escolha das histórias infantis de cada turma;
Informar e esclarecer aos educadores sobre a
responsabilidade e eficiência de um projeto;
Leitura de textos para aperfeiçoamento bibliográfico;
Aplicação de atividades em sala;
Uso da biblioteca no processo de seleção de livros para o
Projeto;
Coordenadora Rosely Sabino dos Santos do 3º ao 5º ano
Pesquisa para execução do projeto;
Através de reunião pedagógica com professores
conversamos sobre a execução do projeto, onde pudemos planejar como iria ser
executado, tendo como concepção de leitura, alfabetização e cultura escrita.
A partir
dai organizar o tempo didático: projetos, sequências de atividades e atividades
permanentes, o planejamento da roda de leitura com campeonatos, aulas na sala
de tecnologia, soletrando, diferentes dinâmicas e estratégias respeitando o
conhecimento didático como matéria prima da formação de professores.
4 RECURSOS
HUMANOS
Direção,
coordenação, professores, alunos e inspetores.
4.1 Recursos
Materiais
o
Papel sulfite;
o
Cartolina;
o
Lápis de cor;
o
Lápis de escrever;
o
Giz de cera;
o
Borracha;
o
Giz branco e
coloridos;
o
Régua;
o
Máquina digital;
o
E.V.A;
o
Cola branca;
o
Cola quente;
o
Régua;
o
Computador (internet);
o
Impressora;
o
STE
o
Biblioteca
o
Aparelho de som;
o
Xérox;
o
Cola branca;
o
Caderno;
o
Borracha;
o
Livros didáticos;
o
Caderno de leitura;
o
CD
o
Aparelho de DVD;
o
Caixa de som
amplificada;
o
Microfone;
o
Livros: didáticos,
literários, gibis, religiosos, textos diversos;
o
Revistas, jornais.
5- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1º B/C – Professora
Angela
Turma: 1º “B/C” Professora: Angela
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Data da
Execução
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Qualidade de
aulas
utilizadas e
disciplina
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Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
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14/02/2012
a
04/07/2012
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04 aulas semanais Língua
de Portuguesa
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Apresentação do Projeto Leitura.
- Sala de tecnologia: Números de sílabas e letras;
Recorte e colagem com gravuras;
DVD da Cinderela;
Conversa dirigida;
Ilustração da historia da Cinderela e questionamentos;
Atividades com sílabas;
Quantidade de letras nas palavras;
Nome dos desenhos com a letra;
Atividades com o nome dos personagens;
Reprodução oral da história da Cinderela;
DVD – Os Três porquinhos;
Exercícios com tipos de moradia;
Expressão oral realizado pelos alunos com contos da
Branca de Neve (com ilustração individual e coletiva);
Produção escrita sobre a história dos Três Porquinhos.
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06/07/2012
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- Encerramento do projeto.
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2ª A – Professora Tereza do Carmo Sampaio
Descovi
Turma: 2º “A” Professora: Tereza
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Data da
Execução
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Qualidade de
aulas utilizadas e disciplina
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Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
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14/02/2012
a
04/07/2012
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04 aulas semanais Língua
de Portuguesa
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- Apresentação do Projeto Leitura.
Leitura coletiva de diferentes estilos literários (tiras
de histórias em quadrinhas, gibis, parlenda, trava-língua, poesias, contos,
provérbios, receitas e letras de músicas);
-Produção palavras e frases e pequenos textos;
- Leitura oral e coletiva;
- Cruzadinha, acróstico, caça-palavras;
- Dramatização;
- Música referente ao tema abordado;
- Textos ilustrativos;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Leitura de livrinhos e recontagem escrita e ilustradas com (começo, meio e
fim);
- Números de sílabas e letras:
- Ortografia, acentuação, pontuação;
- Paragrafação;
- Ordenação de frases e palavras;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de ideias).
-Frases e textos curtos a partir das figuras dadas.
-Interpretações através de ilustrações com gravuras (
começo, meio e fim);
- Sala STE – Bingo
de palavras e construção de palavras,
letroca, etc...
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06/07/2012
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- Encerramento do projeto.
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2º B – Professora
Elizabeth e Lucinéia
Turma: 1º B Professora: Elizabeth
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Data da
Execução
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Qualidade de
aulas
utilizadas e
disciplina
|
Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
|
14/02/2012
a
04/07/2012
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04 aulas semanais Língua
de Portuguesa
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-Apresentação
do Projeto, estimulando os alunos para leitura e produção de pequenos textos
ou outras atividades relacionada a leitura;
-Conversa
informal com questionamentos e comentar o que lhe chamou atenção,
compartilhando-a com os colegas;
-Realizar
leitura oral, individual e coletiva;
-Interpretação
oral e escrita;
-Os
livros trabalhados durante o Projeto de Leitura serão:
-Rapunzel;
-Chapeuzinho Vermelho;
-João
Pé de Feijão;
-Os
Três Porquinhos.
. As
demais atividades serão desenvolvidas da seguinte maneira:
-
Resolução de problemas;
-Momentos
para manifestação de opiniões, sentimentos e ideias, respeitando ideias;
-Autoditado,
cruzadinhas, caça palavras, recorte, colagem;
-Histórias
em quadrinho, sala de tecnologia, construção de palavras e de frases;
-Distinguir
a diferença entre contos, lendas e poemas.
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06/07/2012
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- Encerramento do projeto.
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2º D Professora: Renata da
Silva Batista
As seguintes ações apresentadas no cronograma
que segue abaixo foram realizadas no Centro Educacional Municipal Criança
Esperança I, com vinte e sete alunos do turno vespertino no 2º Ano “D”, sob
orientação da professora Renata da Silva Batista.
Turma: 2º D Professora: Renata
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Data da
Execução
|
Qualidade de
aulas
utilizadas e
disciplina
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Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
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14/02/2012
a
04/07/2012
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05 aulas semanais Língua
de Portuguesa
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Conversa
com a coordenadora sobre a temática do projeto-Leitura.
Discussão
sobre o roteiro de datas a serem seguidos, metodologias e recursos que foram
utilizados.
Conversa
informal com os alunos, informando-os sobre as atividades que iríamos
desenvolver durante o desenvolvimento do projeto.
Entrega
do caderno de leitura para os alunos, com informativo aos pais sobre o
projeto.
Neste
caderno foi colado, vogais, alfabeto,
grupo de palavras, textos curtos, para leitura em casa.
Ditado
das palavras.
Escrita
do nome e sobrenome com o crachá.
Utilizando
o alfabeto móvel fizeram a sequencia
do alfabeto, depois foi pedido para fazerem o registro em papel da
escrita do alfabeto, das vogais e das consoantes.
Auto
ditado das vogais.
Leitura e escrita da família silábica com a letra cursiva
e a letra bastão para completarem a primeira letra ou a primeira sílaba,
formação de palavras e frases.
Sala de informática, para trabalhar vogais, consoantes,
família silábica e escrita de palavras;
Cruzadinha;
Leitura da história “Os Três Jacarezinhos”, para fazer
uma produção de uma história em quadrinhos;
Leitura da História “O Sanduíche de Maricota”;
Auto ditado com o nome dos personagens da história;
Confecção de cartaz com os ingredientes do sanduíche;
Caça-palavras com o nome dos ingredientes do sanduíche;
Apresentação e leitura da história “Cobra Apaixonada”;
Confecção de um cartaz do texto da história “A Cobra
Apaixonada”, para ser trabalhado a estrutura do poema: versos, estrofes e
rimas;
Trabalhar o bingo das palavras da história Cobra Apaixonada;
Reprodução da história através do desenho e da escrita;
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06/07/2012
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- Encerramento do projeto.
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3º A - Professora Deis
O
presente trabalho foi realizado de
(fevereiro/julho) do ano de 2012 com os alunos do 3º ano “A” ( 3º ano
“A” período matutino com 31 alunos com a professora Deis). Essa é uma maneira
inovadora que vai proporcionar o desenvolvimento cognitivo e motor da criança
usando a leitura e escrita, como um suporte renovador.
Como sabemos a
prática de leitura é uma tarefa difícil
nos tempos atuais, mas necessária para o ensino-aprendizagem do educando.
Turma: 3º “A” Professora: Deis
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Data da
Execução
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Qualidade de
aulas
utilizadas e
disciplina
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Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
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14/02/2012
a
04/07/2012
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03 aulas semanais Língua
de Portuguesa
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- Apresentação do Projeto Leitura.
- Produção de frases e palavras.
- Trabalhando pontuação;
- Ortografia (RR e R);
- Produção de frases.
- Número de substantivo: Singular e plural;
* Exercícios referentes ao texto dado.
- Sinônimo e antônimo;
- Ordenação de palavras e frases.
- Grau do substantivo: Aumentativo e diminutivo;
- Recorte e
colagem de gravuras para produção;
- Produção de
frases relacionada as figuras .
- Sala de tecnologia:
- Comentários sobre a aula.
- Produção “História em quadrinhos, trabalhando a fala dos personagens.
- Números de sílabas e letras.
- Produção de texto:
- Produção: História em quadrinhos.
- Produção de frases: negativas, afirmativas,
exclamativas e interrogativas usando a história em quadrinhos e os balões
adequados.
- Sinônimo e antônimo;
- Recorte e colagem com gravuras e frases relacionadas ao
mesmo.
- Leitura coletiva e individual
- Leitura e escrita;
- Nome completo;
- Textos
ilustrativos;
- Textos curtos:
- Interpretação dos textos dados;
-Campeonato de leitura;
- Confecção de livrinhos infantis;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- Plural e singular ;
- Textos diversificados: poesia, textos e outros através
de desenho;
- Leitura de livrinhos e recontagem escrita e ilustradas com (começo, meio e
fim);
- Masculino e feminino;
- Música referente ao tema abordado;
- Ortografia;
- Histórias infantis e transformar em livrinhos;
- Ordenação de
frases e palavras;
- Registro de personagens;
- Consciência argumentativa;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
- Análise linguística;
- As flexões: gênero, número e grau;
- Acentuação;
- Pontuação;
- Paragrafação;
- Escrita espontânea;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de ideias).
- Frases e textos curtos a partir das figuras dadas.
-Textos coletivos e individuais;
- Interpretações através de ilustrações com gravuras (
começo, meio e fim);
- Sala STE – Bingo
de palavras e construção de palavras,
letroca, Brincando com Ariê 1 e 2,
Família do: ( ba – be – be – bo – bu – bão, que envolvem cruzadinhas,
caça-palavras, formação de frases e palavras, ortografia diferenciada),
soletrando, etc...
- Ortografias do: Pr, Tr, Pl, Tl, Gr, Dr, Br, Cr, Fr, Vr
, etc ...
- Exercícios diversificados referentes ao bimestre:
- Atendimento individual e coletivo:
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06/07/2012
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- Encerramento do projeto com uma deliciosa festa e
várias guloseimas.
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4º A - Professora Maria Alaíde
Turma: 4º “A” Professora: Maria Alaíde
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Data da
Execução
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Qualidade de
aulas
Utilizadas e
disciplina
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Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
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14/02/2012
a
04/07/12
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03 aulas semanais Língua
de Portuguesa
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Apresentação do projeto aos alunos;
Atividades envolvendo:
Ditado de palavras;
Textos informativos para leitura;
Produção de pequenos textos e interpretação oral;
Prática de leitura e produção escrita;
Leitura de literatura infantil;
Produção escrita de palavras, frases e pequenos textos,
empregando corretamente a grafia;
Estudo da gramática e análise linguística;
Reescrita do próprio texto;
Organização, modalidade textual, finalidade;
Prática de leitura de histórias em quadrinhos utilizando
sala de tecnologia;
Leitura e reescrita;
Segmentação de textos, frases e parágrafos;
Uso do livro didático;
Unidade temática, finalidade;
Adequação do texto;
Emprego da letra maiúscula;
Atividades com nomes próprios, título, sistema de
pontuação;
Elementos de coesão;
Gramática, vocabulário;
Leitura de textos narrativos, ficcionais, epistolares
instrucionais, jornalísticos, fábulas, poemas, lendas;
Ordenação de textos
e enredo;
Identificação do narrador, efeitos sonoros, rimas,
disposição gráfica;
Reescrita do próprio texto, unidade temática, grafia das
palavras, segmentação;
Narração de fatos e relatos pessoais.
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06/07/2012
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- Encerramento do projeto.
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4º B - Professora Luciana
Turma: 4º “C” Professora: Maria Aparecida
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Data da
Execução
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Qualidade de
aulas
Utilizadas e
disciplina
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Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
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14/02/2012
a
04/07/12
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03 aulas semanais Língua
de Portuguesa
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Apresentação do projeto aos alunos;
Atividades envolvendo:
Leitura individual e coletiva de textos verbais e não
verbais;
Música;
Textos informativos para leitura;
Produção de pequenos textos e interpretação oral;
Prática de leitura e produção escrita;
Produção escrita de palavras, frases e pequenos textos,
empregando corretamente a grafia;
Estudo da gramática e análise linguística;
Organização, modalidade textual, finalidade;
Prática de leitura de histórias em quadrinhos utilizando
sala de tecnologia;
Produção de histórias em quadrinhos;
Produção de desenho com escrita;
Leitura e reescrita;
Segmentação de textos, frases e parágrafos;
Uso do livro didático;
Adequação do texto;
Emprego da letra maiúscula, substantivos;
Atividades com nomes próprios, título, sistema de
pontuação, acentuação, classificação;
Elementos de coesão;
Gramática, vocabulário;
Leitura de textos narrativos, ficcionais, epistolares
instrucionais, jornalísticos, fábulas, poemas, lendas;
Identificação do narrador, efeitos sonoros, rimas,
disposição gráfica;
Reescrita do próprio texto, unidade temática, grafia das
palavras, segmentação;
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06/07/2012
|
- Encerramento do projeto.
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4º C - Professora Maria Aparecida
Turma: 4º “C” Professora: Maria Aparecida
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Data da
Execução
|
Qualidade de
aulas
Utilizadas e
disciplina
|
Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
|
14/02/2012
a
04/07/12
|
03 aulas semanais Língua
de Portuguesa
|
Apresentação do projeto aos alunos;
Atividades envolvendo:
Leitura individual e coletiva
Ditado de palavras;
Separação de sílabas;
Cruzadinha;
Caça-palavras;
Textos informativos para leitura;
Produção de pequenos textos e interpretação oral;
Prática de leitura e produção escrita;
Leitura de literatura infantil;
Produção escrita de palavras, frases e pequenos textos,
empregando corretamente a grafia;
Estudo da gramática e análise linguística;
Reescrita do próprio texto;
Organização, modalidade textual, finalidade;
Prática de leitura de histórias em quadrinhos utilizando
sala de tecnologia;
Produção de histórias em quadrinhos;
Produção de desenho com escrita;
Leitura e reescrita;
Segmentação de textos, frases e parágrafos;
Uso do livro didático;
Unidade temática, finalidade;
Adequação do texto;
Emprego da letra maiúscula, substantivos;
Encontro vocálico e consonantal;
Atividades com nomes próprios, título, sistema de
pontuação, acentuação, classificação;
Elementos de coesão;
Gramática, vocabulário;
Leitura de textos narrativos, ficcionais, epistolares
instrucionais, jornalísticos, fábulas, poemas, lendas;
Ordenação de textos
e enredo;
Identificação do narrador, efeitos sonoros, rimas,
disposição gráfica;
Reescrita do próprio texto, unidade temática, grafia das
palavras, segmentação;
Narração de fatos e relatos pessoais.
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06/07/2012
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- Encerramento do projeto.
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5º A – Professora Ilza
Turma: 5º “A” Professora: Ilza
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Data da
Execução
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Qualidade de
aulas
Utilizadas e
disciplina
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Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
|
14/02/2012
a
04/07/12
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03 aulas semanais Língua
de Portuguesa
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Apresentação do projeto aos alunos;
Atividades envolvendo:
Textos informativos para leitura;
Produção de pequenos textos e interpretação oral;
Conhecer a Biblioteca
Prática de leitura e produção escrita;
Leitura de literatura infantil;
Produção escrita de palavras, frases e pequenos textos,
empregando corretamente a grafia;
Estudo da gramática e análise linguística;
Reescrita do próprio texto;
Organização, modalidade textual, finalidade;
Prática de leitura de histórias em quadrinhos utilizando
sala de tecnologia;
Leitura e reescrita;
Segmentação de textos, frases e parágrafos;
Uso do livro didático;
Unidade temática, finalidade;
Adequação do texto;
Emprego da letra maiúscula;
Atividades com nomes próprios, título, sistema de
pontuação;
Elementos de coesão;
Gramática, vocabulário;
Leitura de textos narrativos, ficcionais, epistolares
instrucionais, jornalísticos, fábulas, poemas, lendas;
Ordenação de textos
e enredo;
Identificação do narrador, efeitos sonoros, rimas,
disposição gráfica;
Reescrita do próprio texto, unidade temática, grafia das
palavras, segmentação;
Narração de fatos e relatos pessoais.
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06/07/2012
|
- Encerramento do projeto.
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Coordenadora Eclair de Oliveira Silva Santos 1º ao 2º Ano
Coordenadora –
Eclair de Oliveira Silva Santos
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Data da
Execução
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Qualidade de
aulas
utilizadas e
disciplina
|
Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
|
14/02/2012
a
04/07/2012
|
Os atendimentos serão realizadas nas horas
atividades do professor referente a disciplina de
Língua Portuguesa.
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Planejamento
com os docentes;
Acompanhamento
e registros;
Pesquisa
para execução de atividades para o projeto;
.Execução
de atividades com alunos e avaliação;
|
06/07/2012
|
- Encerramento do projeto.
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Coordenadora Rosely Sabino dos Santos 3º ao 5º Ano
Coordenadora –
Rosely Sabino dos Santos
|
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Data da
Execução
|
Qualidade de
aulas
utilizadas e
disciplina
|
Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
|
14/02/2012
a
04/07/2012
|
Os atendimentos serão realizados nas horas
atividades do professor referente a disciplina de
Língua Portuguesa.
|
Reunião pedagógica com professores para a execução do
projeto.
Planejamento com Professor;
Pesquisa
para execução do projeto;
Concepção
de leitura, alfabetização e cultura escrita.
Comportamentos
leitores envolvidos na leitura por prazer.
As
modalidades organizativas do tempo didático: projetos, sequências de
atividades e atividades permanentes.
Planejamento
da roda de leitura.
A
leitura de textos memorizados.
A
leitura pelo professor: leitura em voz alta e leitura compartilhada.
Planejamento
das reuniões pedagógicas.
Diferença
entre dinâmicas e estratégias formativas.
A
resolução de problemas profissionais.
O conhecimento didático como matéria prima da formação de
professores.
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06/07/2012
|
- Encerramento do projeto.
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6 AVALIAÇÃO
1º B/C – Professora
Angela
O aluno será avaliado pela
participação sendo individual ou coletiva durante o desenvolvimento do projeto.
2ª A – Professora Tereza do Carmo Sampaio
Descovi
A avaliação será
constante procurando detectar os avanços do aluno , respeitando sua
individualidade e ritmo, analisando os resultados e procurando novas formas de
ensinar, levando-o a superar os desafios através da leitura e da escrita.
2º B Elizabeth e Lucinéia
A avaliação será
realizada através das atividades orais e escrita, de forma que venha a ser
constantemente, procurando detectar os avanços e ampliação de cada educando.
2º D - Professora: Renata da
Silva Batista
A avaliação foi feita através da observação e
participação dos alunos com o envolvimento durante a execução do projeto e no
progresso dos alunos com a linguagem escrita, falada e no seu desempenho
enquanto leitores.
3º A - Professora Deis
A avaliação será constante
procurando detectar os avanços de cada aluno, respeitando sua individualidade e
ritmo, analisando os resultados e procurando novas formas de ensinar levando o
aluno a superar os desafios através da escrita e leitura.
Desde
o início do projeto, entram como quesitos de avaliação:
Participação e envolvimento da professora e
alunos nas atividades;
Não deve haver uma fórmula de
avaliação. E nesse caso, deve-se primar pelo caráter qualitativo, ou seja, participação dos alunos nas atividades, suas
possíveis leituras, inferências, construção de textos realizados a partir de
suas leituras, etc. As estratégias de leitura são diversas, mas deve-se
ter cuidado para não reduzir à avaliação a momentos isolados. A melhor avaliação, nesse caso, deverá
ocorrer ao longo do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, nada impede,
por exemplo, que,
em datas definidas, se possa fazer socialização de trabalho construída pelos
alunos nas aulas, como por exemplo: cartazes, comentários, construção de
conceitos, desenhos, etc, os quais podem
ser aproveitados como estratégias de ensino, além de servirem para apontar
possíveis resultados do projeto.
Também será avaliado por meio do acompanhamento
do desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos envolvidos e pelo
interesse e participação de cada aluno.
A avaliação deve ser dar de forma sistemática e
continua ao longo de todo processo de aprendizagem no projeto em estudo.
Os instrumentos utilizados para avaliação do
projeto terão a observação e o registro diário das atividades aplicadas em sala
de aula, permitindo observar o desenvolvimento individual, interesse a
participação do tema abordado (dado).
4º A - Professora Maria Alaíde
A avaliação é constante através das atividades
desenvolvidas observando os avanços quanto a produção oral e escrita,
participação em grupos, emprego dos recursos literários corretamente,
construção do seu próprio texto
utilizando pontuação, paragrafação, acentos e vocabulário necessário a
produção.
Interesse e participação ao tema abordado.
4º B - Professora
Luciana
A avaliação de ambas as fases ocorrerá de forma
processual e progressiva, de modo a verificar o desempenho, a participação, o interesse
e a aplicação do estudante no cumprimento das atividades, leituras e
discussões, além da interação e empenho
em seu grupo de trabalho.
4º C - Professora Maria
Aparecida
A avaliação será realizada conforme o
desenvolvimento das atividades durante o projeto analisando a participação, a
melhoria na leitura e escrita dos alunos no decorrer do processo ensino
aprendizagem.
5º A - Professora Ilza
Acompanhar e orientar os alunos no
desenvolvimento e no desempenho de cada um, observando à participação, o
interesse, a criatividade e o sucesso em aprender e ampliar seus conhecimentos
melhorando cada dia mais a sua aprendizagem.
Coordenadora Eclair de Oliveira Silva Santos
A avaliação será realizada durante a execução e desenvolvimento do
projeto, verificando o empenho e capacidade do aluno, tanto individual como
também coletivamente.
O acompanhamento das atividades dar-se-á por
meio de registros.
Coordenadora Rosely Sabino dos Santos
A avaliação será realizada durante a execução e
desenvolvimento do projeto, verificando o empenho e capacidade do aluno, tanto
individual como também coletivamente.
O acompanhamento das atividades dar-se-á por
meio de registros.
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FARACO,
Carlos Alberto, TEZZA, Cristóvão. Prática
de texto. Língua Portuguesa para nossos estudantes. Petrópolis, RJ: Vozes,
5º ed. 1992.
FREIFE,
P. Pedagogia da Esperança: um reencontro
com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
Hillescheim, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN,
Gleisy Regina Bories. Atividades de leitura para portadores de
necessidades especiais: APAE/Florianópolis. Florianópolis, 2006. Relatório.
SOUZA, Luiz Marques de. CARVALHO,
Sérgio Waldeck de. Compreensão e produção de textos.
8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
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