PROJETO LEITURA


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA I


Direção: Veimar Luis Agostineli
Coordenadora: Rosely Sabino dos Santos
                           Eclair de Oliveira Silva Santos
Professoras: Angela Conceição – 1º B, C
                      Tereza do Carmo Sampaio Descovi – 2º A
                      Elizabeth Linhares de Souza  e Lucinéia Conceição Braga Cegóvia - 2º B
                      Renata da Silva Batista – 2º D
                      Deis Almeida da Conceição – 3º A
                      Maria Alaíde Andrade Santana – 4º A
                      Luciana dos Santos Simplício – 4º B
                      Maria Aparecida Honorato de Nascimento – 4º C
                      Ilza Medeiros – 5º A
                      Maria Aparecida Honorato de Nascimento – 5º B
                   
Disciplina: Língua Portuguesa
Período: Matutino e vespertino


PROJETO: LEITURA







O projeto foi desenvolvido no Ensino fundamental no Centro E. M. Criança Esperança – I, no período matutino e vespertino nas salas do 1º ao 5º Ano, durante o 1º e 2º bimestre de 2012, na disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.






Rio Brilhante-MS
FEVEREIRO/JULHO – 2012



SUMÁRIO

JUSTIFICATIVA ..........................................................................04
OBJETIVOS..................................................................................06
2.1 Objetivo Geral.............................................................................06
2.2 Objetivos Específicos..................................................................06
METODOLOGIA...........................................................................12
RECURSOS HUMANOS...............................................................22
4.1 Recursos Materiais......................................................................23
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.............................................24
AVALIAÇÃO..................................................................................39
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................42
ANEXO............................................................................................43



1 JUSTIFICATIVA


O Centro Educacional Municipal Criança Esperança-I situa-se na vila nova Esperança, com alunos matriculados nos turno matutino e vespertino, atende em torno de 682 do Pré ao 9º ano do ensino fundamental e recebe alunos da zona rural e da zona urbana.
Devido à dificuldade apresentada pelos alunos quanto ao ato de ler, quanto na escrita certa da importância destes para o aprendizado dos mesmos, em reunião com professores decidimos realizar o projeto nas turmas do 1º ao 5º ano nos períodos matutino e vespertino, para melhorar o desempenho das turmas.
Devido o ensino dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental estar em processo de alfabetização, optamos em desenvolver este projeto para que os mesmos percebam a importância não só de saber ler, mas descubra o prazer na leitura sem compromisso escolar. Sendo assim, procuraremos atingir os objetivos da leitura prazerosa e antes de qualquer coisa, tentaremos despertar de várias maneiras o desejo pela leitura e com isso uma escrita desejável tanto para os alunos ditos normais quanto para aqueles portadores de alguma necessidade especial.
Para que este projeto tenha sucesso utilizaremos também o ambiente da biblioteca e teremos apoio dos profissionais que a atendem com carinho e atenção.
De acordo com Hillesheim, Fachin (2006) deve-se incentivar a utilização da leitura para o desenvolvimento e estimulação das pessoas portadoras de necessidades especiais e, consequentemente, o reconhecimento da importância das bibliotecas e dos bibliotecários no ambiente escolar.
Tendo como o ponto principal desse projeto, fomentar o gosto pela leitura das diferentes etapas de escolaridade, o incentivo da criança deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
O hábito da leitura deve iniciar desde o momento que a criança começa a pronunciar ou balbuciar as suas primeiras palavras.  A leitura de livros infantis vai enriquecendo a criança no domínio da estrutura gramatical, sendo um rico repertório de palavras, e também vai ajudar no desenvolvimento de uma imaginação que permitirá que essa criança seja capaz de criar, opinar, ou seja, a leitura vai proporcionar com que ela torne um adulto com senso crítico bem desenvolvido.
 Para que o aluno se torne um adulto bem desenvolvido é necessário que este saiba ler e escrever, pois esta é uma capacidade indispensável para que o indivíduo se integre à sociedade da qual faz parte. Como Freire (1992), já diz trata da interação do sujeito no mundo em que vive, como fundamental para sua formação. Ler e escrever podem ser vistos como condições essenciais nesse processo.
O processo de leitura deve garantir que o leitor compreenda o texto para que possa ir construindo uma ideia sobre seu conteúdo e extrair dele o que lhe interessa no momento, assim, quando mais adiante o leitor se deparar com o mesmo assunto ele possa relacionar as informações novas com o conhecimento anteriormente adquirido.
Como diz Souza (1995, p.61): Um texto bem escrito deve ter clareza no seu assunto central e possuir uma sequencia lógica de informações. Carvalho e Souza (1995, p.145) se referem ao texto bem escrito como: É aquele que, além de passar determinado apuro estilístico, obedecendo à boa construção sintática, apresentando pertinência e riqueza vocabular, situando – se dentro das regras ortográficas e das normas de pontuação.
Para Faraco e Tezza (1992, p.35): Que escreve bons textos, e não boas frases! Esse é um ponto que não devemos jamais perder de vista, e talvez o que oferece mais dificuldades, justamente porque a noção de texto está ausente das gramáticas tradicionais e, na prática, ocupa um espaço muito pequeno no Ensino Escolar da língua.
Para tanto proporcionaremos algumas condições para que nosso aluno venha se desenvolver suas habilidades iremos então trabalhar com campeonato de leitura, exposição de produção de textos diversos, leitura de livros, imagens, gibis, textos narrativos, ficcionais, informativos, epistolares instrucionais e jornalísticos de acordo com nossa Proposta Pedagógica.
Esse Projeto visa a despertar as crianças para o mundo da leitura e aguçar a sede por conhecimentos das próprias.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

         
O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, para tanto é necessário:
Incentivar o aluno a ler mostrando o que é fundamental no processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do muno moderno/contemporâneo tornando-o capazes de resolver os problemas do seu cotidiano.
Despertar o interesse pela leitura e incentivar seu hábito.
Estimular a criatividade com a imaginação de situações, lugares e personagens.
Enriquecer o vocabulário, desenvolver a escrita, a leitura, ampliando o olhar sobre o universo cultural e participativo no mundo letrado.
Criar condições para a leitura em contextos diferentes dos da escola, nos quais os alunos e a comunidade possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente, e formarem-se como leitores e escritores autônomos no exercício de sua cidadania.

                                                                                                                                                                                        

2.2 Objetivos Específicos

             
1º B/C – Professora Angela Conceição
Despertar e incentivar  o interesse pela leitura;
Aproximar o aluno do universo escrito;
Enriquecer o vocabulário;
Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.

  
2ª  A – Professora Tereza do Carmo Sampaio Descovi 

Desenvolver a leitura, despertando o gosto e o prazer de ler;
Desenvolver a imaginação com desenvoltura;
Observar e recontar histórias, observando a sequência lógica;
Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos textos;
Exercitar a fantasia, a criação e a imaginação por meio de diversos tipos de leitura;
Valorizar o conhecimento prévio da criança preservando a cultura;
Compreender e interpretar a mensagem contida nos textos;
Identificar e explorar diferentes gêneros literários;
Organizar ideias para produzir diferentes tipos de textos;
Ouvir, interpretar e cantar.


2º B – Professora Elizabeth e Lucinéia
 Desenvolver a leitura, despertando o gosto o gosto e o prazer de ler;
Desenvolver a imaginação criadora com desenvoltura;
Observar e recontar histórias observando a sequência lógica;
Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos textos;
Exercitar a fantasia, a criação e a imaginação por meio de diversos tipos de leitura;
Valorizar o conhecimento prévio da criança preservando a cultura;
Compreender e interpretar a mensagem contida nos textos;
Identificar e explorar diferentes gêneros literários;
Oportunizar ideias para produzir diferentes tipos de textos;
Ouvir, interpretar e cantar uma canção;
Possibilitar a reflexão ortográfica, observando a relação entre grafema e fonema;
 Saber interpretar e organizar tabelas e gráficos.

  
 2º D - Professora: Renata da Silva Batista

Reconhecer letras (vogais e consoantes);
Identificar sinais de pontuação e o seu valor expressivo;
Diferenciar e apreciar os tipos de textos apresentados;
Localizar informações no texto;
Elaborar diferentes estratégias de leitura;
Decodificar as palavras e frases;
Desenvolver a noção de parágrafo;
Estimular a capacidade leitora, e sua aplicação na compreensão do mundo;
Participar nas variadas situações de comunicação como instrumento de socialização e aprendizagem;
Ampliar o vocabulário escrito e falado;
Emitir opinião;
Estabelecer uma conclusão da leitura.

3º A – Professora Deis
Mostrar para os alunos, como a leitura pode ser algo prazeroso e significativo, que ajuda a aprender  palavras, escrever melhor e conhecer muitas coisas sem sair do lugar.
 Fazer com que construam o hábito de ouvir história e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura e escrita  da história.
Favorecer a preocupação com a escrita correta.
Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através de textos orais e escritos nas diversas disciplinas.
Favorecer a preocupação com a escrita correta.
Buscar ou resgatar o interesse pela leitura e se divertirem com o que leem.
Oportunizar as crianças um aprendizado significativo, desenvolvendo atividades que explorem a socialização e o cognitivo,  e contação de histórias, desconstruindo a ideia de que as crianças só aprendem “sentadas, lendo e escrevendo”.
  Conscientizar os alunos sobre a importância que tem os contos de fadas em nossas vidas.
Incentivar a leitura e a escrita através das historias infantis para melhor desempenho e participação na escola e na sociedade.
Fazer com que tenha prazer nas situações que envolvem a leitura de escrita.


4º A – Professora Maria Alaíde


Desenvolver o hábito da leitura;
Ampliar o repertório da cultura oral;
Estimular o interesse do aluno para a leitura prazerosa;
Instigar o aluno ler e interpretar diversos tipos de textos para ampliar seus conhecimentos;
Produzir textos com coerência, organização, utilizando bem a pontuação, acentuação e sequência lógica;
Analisar diferentes tipos de textos para produzir uma nova versão;
Reproduzir textos através de livros de literatura infantil.


4º B – Professora Luciana

Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;
Propiciar uma relação criativa critica e libertadora com a escrita, mostrando-se com desfio para qualquer processo de democratização e mudança social coletiva;
Incentivar a formação de leitores;
Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;
Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa.


4º C – Professora Maria Aparecida Honorato

Estimular a leitura através de textos diversos, livros, etc.;
Propor situações de produção de texto em pequenos grupos;
Produzir textos através de imagem, cartas, bilhete, mensagem, poemas, trava língua, piadas, textos diversos.


5º A - Professora Ilza

Conceituar a conversa informal sobre diversos textos;
Preparar o aluno para a leitura de um texto;
Desenvolver a linguagem e o gosto pela leitura;
Estimular o desenvolvimento da dicção na leitura;
Desenvolver a autoestima e a confiança em sua capacidade;
Habilitar o aluno a ler em voz alta;
Desenvolver a leitura silenciosa;
Ler e compreender com desempenho entonação, ritmo e rapidez adequada;
Motivar o aluno para a leitura criando certo suspense;
Desenvolver a leitura oral;
Desenvolver a leitura em público, utilizando microfone;
Incentivar o aluno, a saber, ouvir, discutir, debater, expor duas ideias sobre as produções de texto;
Incentivar o uso do dicionário como recurso didático, para auxiliar os alunos na aquisição da escrita correta das palavras;
Propiciar condições para que o aluno saiba relatar  o que leu através do desenho, da escrita e da linguagem oral;
Incentivar o trabalho em grupo para que haja a socialização, o respeito e a autonomia entre todos.



Coordenadora Eclair de Oliveira Silva Santos

Incentivar a leitura;
Estimular e desenvolver a imaginação e a criação;
Oportunizar o conhecimento e o gosto pela leitura e escrita;
Favorecer a ampliação do vocabulário;

Coordenadora Rosely Sabino dos Santos

Propor estratégias de leitura e escrita ao professor para desenvolver com os alunos no momento do planejamento e reuniões pedagógicas para execução do projeto;
Pesquisar diferentes estratégias formativas e dinâmicas de leitura e escrita;
Verificar o comportamento dos leitores envolvidos na leitura para verificar seu aprendizado; 
Organizar o tempo didático: projetos, sequências de atividades e atividades permanentes.



3 METODOLOGIA

1º B/C – Professora Angela Conceição

Farei leitura dos contos e com isso realizar produção da história pelo aluno, leitura dramatizada, ilustração.
Desenvolverei atividades escritas na sala de sílabas e palavras.

Conteúdos Programáticos

Coordenação motora fina;
Alfabeto;
Sílabas;
Palavras;
Frases;

2ª  A – Professora Tereza do Carmo Sampaio Descovi 

A metodologia desse projeto será desenvolvida da seguinte forma:
Farei apresentação do Projeto de Leitura, através de conversa informal e questionamentos.
Teremos o momento para que aluno poça recontar oralmente os textos ouvidos, onde os mesmos venham a apresentar vários tipos textos. A leitura será realizada oral, individual e coletiva podendo ser realizada interpretação oral ou escrita, utilizando a dramatização, leitura de diferentes estilos literários (tiras de histórias em quadrinhas, gibis, parlenda, trava-língua, poesias, contos, provérbios, receitas, brincadeiras e letras de músicas, e sala de s.t.e).
 Para melhorar a escrita será desenvolvido produção de palavras, frases e pequenos textos, autoditado (palavras e frases), caça palavras, cruzadinhas, acrósticos, ortografias, sequencia lógica de ideias, acentuação, pontuação, paragrafação.

Conteúdos Programáticos

            - Leitura coletiva de diferentes estilos literários (tiras de histórias em quadrinhas, gibis, parlenda, trava-língua, poesias, contos, provérbios, receitas e letras de músicas);
            - Produção palavras e frases e pequenos textos;
            - Leitura oral e coletiva;
            - Cruzadinha;
            - Acróstico;
            - Leitura e escrita;
            - Dramatização;
            - Textos ilustrativos;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- Leitura de livrinhos e recontagem  escrita e ilustradas com (começo, meio e fim);
- Números de sílabas e letras:
- Música referente ao tema abordado;
- Ortografia;
- Ordenação de frases e palavras;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
- Acentuação;
- Pontuação;
- Paragrafação;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de ideias).
- Frases e textos curtos a partir das figuras dadas.
- Interpretações através de ilustrações com gravuras ( começo, meio e fim);
 - Sala STE – Bingo de palavras  e construção de palavras, letroca, etc...

2ºB – Professora Elizabeth e Lucinéia
Através de leitura despertar no aluno o gosto o gosto e o prazer de ler, desenvolvendo a imaginação criadora com desenvoltura. Ter momentos de observar e recontar histórias observando a sequência lógica, também será utilizado à linguagem oral e escrito explorando a riqueza dos textos, onde o aluno poça exercitar a fantasia, a criação e a imaginação por meio de diversos tipos de leitura, valorizando o conhecimento prévio da criança preservando a cultura.
Desenvolverei atividades onde possam compreender e interpretar a mensagem contida nos textos. Teremos momentos para identificar e explorando diferentes gêneros literários e com isso oportunizar ideias para produzir diferentes tipos de textos.
Levarei algumas músicas onde possam ouvir e cantar uma canção, depois fazer interpretação. Possibilitar a reflexão ortográfica, observando a relação entre grafema e fonema.
Apresentarei algumas tabelas e gráficos para ensiná-los a  interpretar e organiza-las.

Conteúdos programáticos
Grafema e fonema;
Música;
Interpretação de tabelas e gráficos;
Gêneros literários;
Ortografia
Leitura, escrita e interpretação de diferentes tipos de textos.
Interpretação oral e escrita;
Resolução de problemas;
Autoditado, cruzadinhas, caça palavras, recorte, colagem;
Histórias em quadrinho, construção de palavras e de frases;
Contos, lendas e poemas.

2º D Professora: Renata da Silva Batista

Neste projeto utilizei a linguagem escrita e falada, introduzindo os alunos no universo da leitura, através da leitura de diversos tipos de histórias: contos clássicos, textos poéticos, releitura de histórias.  Fiz uso deste recurso partindo da realidade da sala, de que nem todos os alunos, dominavam a prática da leitura.
Iniciei o projeto com os alunos informando-os sobre as atividades que iríamos desenvolver durante o desenvolvimento do projeto. Utilizei a leitura de histórias em três momentos diferentes: leituras feitas por mim, leitura feita por alguns alunos, que já sabiam ler, e a leitura coletiva de cartazes. Também fiz uso da linguagem oral, onde todos os alunos foram relatando coletivamente os acontecimentos e eu fazia a parte escrita. Leitura da história “Os Três Jacarezinhos”, uma releitura da história da “Os Três Porquinhos”, onde foi feita uma produção de história em quadrinhos. Leitura e ilustração da história “Cobra Apaixonada” e ilustração de poema. Além destes recursos metodológicos, utilizei outros recursos, que são os seguintes: alfabeto móvel, auto ditado, sala de informática, cruzadinha, caderno de leitura, caça-palavras, bingo das palavras, textos musicais, estudo bibliográficos dos livros utilizados na leitura tais como: autor, ilustrador, nome do livro.

Conteúdos Programáticos

            - Leitura coletiva e individual
            - Produção e reprodução de textos;
            - Leitura oral e coletiva;
            - Leitura e escrita;
          - Textos ilustrativos;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- Leitura de livrinhos e recontagem  escrita e ilustradas com (começo, meio e fim);
- Masculino e feminino;
- Números de sílabas e letras:
- Música referente ao tema abordado;
- Ortografia;
- Histórias infantis e transformar em livrinhos;
- Ordenação de frases e palavras;
- Registro de personagens;
- Consciência argumentativa;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
- Reescrita do próprio texto transformando em história em quadrinho com apoio do professor;
- Escrita espontânea;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de ideias).
- Frases e textos curtos a partir das figuras dadas.
-Textos coletivos e individuais;
- Interpretações através de ilustrações com gravuras ( começo, meio e fim);
- Sala STE.

3º A - Professora Deis

O desenvolvimento do projeto acontecera na escola C.E.M. Criança Esperança – I, com os alunos do Ensino fundamental do período matutino com a turma do 3º ano “A”:
Percebendo a necessidade de fazer acontecer uma Educação voltada para autonomia, para a ética, para a valorização da diversidade cultural e para busca da identidade é que nós desenvolvemos esse projeto, com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para uma concepção Humanística, com o intuito de contribuir na formação de pessoas criativas e inventivas, capazes de refletir, de descobrir, de ouvir o outro, de respeitar o diferente, de analisar situações e buscar soluções. Neste processo, a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e necessário para o individuo compreender o mundo, compartilhar das experiências diversas e reelaborar suas próprias experiências. Compreendendo que a aprendizagem do indivíduo é algo que deve ser construído socialmente (sociointeracionismo), no âmbito das relações humanas, esse projeto utilizará dramatizações, exposição, trabalho em grupo, aulas expositivas, etc. de modo que a leitura seja colocada como instrumento de participação, mudança e renovação sócio-cultural. Acreditamos que a reflexão acima justifica a intenção deste projeto, uma vez que, busca a recuperação ou o renascimento qualitativo da leitura e, ao mesmo tempo, repensa e altera as funções do espaço pedagógico, como um todo. Por isso, pretendemos a partir desse projeto fazer com que a leitura e a escrita se encontro tornem-se espaços significativos de aprendizagem, dando um resultado satisfatório para os alunos, o prazer de ler e escrever.
Os alunos devem trabalhar em  duplas.
Apresentar  e realizar a leitura em voz alta para os outros alunos.
É importante que os alunos leiam várias vezes os textos  para  memorizar  suas diferentes  partes: Começo, Meio e Fim.
Conversar sobre o tipo de entonação que deverá ser  feita pelos alunos.
Como tarefa para casa, ler o caderno de leitura com: poema, fábulas, bilhetes, livrinhos infantis e textos diversos para os pais e verificar a impressão que eles tiveram.
Realizar alguns textinhos e fazer a correção, marcando as palavras como um todo para que os alunos possam refletir sobre o que foi escrito.
Discutir com os alunos como poderiam ser  realizado a escrita correta.
Atividade adequada a partir do 3º ano do ensino fundamental.
           
o       Com aulas participativas com dramatização, músicas,  mímicas, gestos;
o       Confecções de livrinhos;
o       Cartazes.
o       Apresentação de diversos textos, poesia e outros que serão trabalhados conforme  a proposta do projeto.

Conteúdos Programáticos

            - Leitura coletiva e individual
            - Produção e reprodução de textos;
            - Leitura oral e coletiva;
            - Leitura e escrita;
          - Textos ilustrativos;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- Plural e singular;
- Reprodução de poesia, textos e outros através de desenho;
- Leitura de livrinhos e recontagem  escrita e ilustradas com (começo, meio e fim);
- Masculino e feminino;
- Números de sílabas e letras:
- Música referente ao tema abordado;
- Ortografia;
- Histórias infantis e transformar em livrinhos;
 - Ordenação de frases e palavras;
- Registro de personagens;
- Consciência argumentativa;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
- Análise linguística;
- As flexões: gênero, número e grau;
- Acentuação;
- Pontuação;
- Paragrafação;
- Reescrita do próprio texto transformando em história em quadrinho com apoio do professor;
- Escrita espontânea;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de ideias).
- Frases e textos curtos a partir das figuras dadas.
-Textos coletivos e individuais;
- Interpretações através de ilustrações com gravuras ( começo, meio e fim);
- Sala STE – Bingo de palavras  e construção de palavras, letroca, etc...

4º A - Professora Maria Alaíde

Apresentar o projeto para os alunos ter ciência do trabalho que será realizado através da leitura e escrita, onde ouvirei a leitura dos alunos e diagnosticarei dificuldades existentes na pronuncia, entonação da voz, pontuação, acentuação e tonalidade.
Trabalharei leitura individual e em grupos, utilizando diferentes métodos para que na produção de novos textos, utilizando as pontuações, o enredo, às falas dos personagens, a mensagem e a trama da história produzida. Com isso os alunos se utilizarão de livros de literatura infantil, fábulas, poesias, poemas e religiosos na biblioteca, levam para casa e depois apresenta em sala pra os colegas e em alguns momentos o uso do microfone, outra forma também é o livro didático com leitura em grupo e individual para interpretação e produção de novos textos.
Utilizaremos também a prática da leitura de histórias em quadrinhos na STE para ampliar o repertório em diferentes tipos de leitura.

Conteúdos programáticos:

Leitura individual e coletiva;
Produção e reprodução de textos com sequência lógica;
Paragrafação, acentuação, pontuação, gramática, ortografia, vocabulário, personagens, enredo, redação, ditado, lista, banco de palavras, diversos tipos de balões, onomatopeia;
Poesias, poemas, fábulas, interpretação de diferentes tipos de textos;
Comparação de textos, jogral;
Números de sílabas.

4º B – Professora Luciana

Para se trabalhar a leitura e produção de texto fazem-se necessária primeiramente uma sondagem das condições socioculturais do educando a fim de compreender e identificar o nível de leitura e produção necessária para o efetivo trabalho intelectual.  Partir-se-á então daquilo que é próprio de seu cotidiano, não, porém deixando de lado informações inerentes ao crescimento como ser social.
A partir dessa sondagem é que se podem traçar diretrizes norteadoras do trabalho, buscando sempre corresponder às expectativas do aluno enquanto leitor.  A leitura e discussão base de toda atividade serão trabalhadas de formada desenvolver o sendo crítico e habilidade de construção do texto escrito, considerando-se sempre o educando como sujeito ativo na construção de seu próprio trabalho.
Sendo assim, os alunos terão em mãos textos e atividades variadas que lhes proporcionam a visão da importância do ato de ler e compreender textos desde os clássicos de leitura juvenil aos contemporâneos, bem como de produzir textos criativos e informativos como forma de participar diretamente do mundo em que vive e por que não influenciá-lo?


Conteúdos programáticos:

As atividades a serem trabalhadas serão escolhidas de acordo com o que julga necessário para incentivar a leitura e a produção de textos. Portando, para que isso se realize, serão realizadas as seguintes atividades:
Textos verbais e não verbais;
Leitura de livros diversos;
Produção e reprodução de textos com sequência lógica;
Paragrafação, acentuação, pontuação, gramática, ortografia, vocabulário, personagens, enredo, redação, ditado, lista, banco de palavras, diversos tipos de balões, onomatopeia;
Poesias, poemas, fábulas, história em quadrinhos, jornais,  músicas, interpretação de diferentes tipos de textos.

4º C – Professora Maria Aparecida

Apresentar o projeto aos alunos, fazendo uma mobilização dos conhecimentos prévios, desenvolver várias atividades que instiguem a pensar, se desenvolver e criar resoluções de estratégias em diferentes situações.
Utilizarei material concreto disponível, escola, pátio, biblioteca, sala tecnologias para desenvolver este projeto.
Iremos trabalhar com atividades lúdicas para produção de texto e leitura.
Conversa informal sobre direito a criança.
Explorar texto com atividades diversas com ortografia e gramática;
Atividades de construção com e sem imagem;
Ampliação do vocabulário;
Leitura individual.
Usar sempre a leitura de texto.
Identificação do narrador, e feitos sonoros, rimas, disposição gráfica.

  
Conteúdos programáticos:

História em quadrinhos e poesias;
Ortografia;
Textos jornalísticos ( notícia, propaganda)
Leitura de livros infantis;
Texto informativo;
Escrita e leitura;

5º A – Professora Ilza

Através de conversa informal apresentarei o projeto de leitura aos alunos, farei questionamento lançando desafio para os alunos expor o que sabem a respeito o tema.
Levarei os alunos para fazer uma visita à biblioteca, onde cada um poderá escolher o livro de sua escolha, onde os mesmos farão leitura individual e interpretação, estimulando a autoestima.
Utilizarei textos diversos para ler em voz alta com microfone, produção de textos, leitura de textos feita pelo professor.
Utilizar desenho para fazer uma produção de texto.
Escolherei cada dia um para fazer a leitura. Através da leitura ouvida produzir um texto, às vezes até a professora: contar uma história após produzir um texto.
Trabalhar em grupo fazer cartazes, reescrever um texto, etc.

Conteúdos programáticos:

Poesia;
História em quadrinhos;
Textos jornalísticos;
Propaganda;
Leitura de livros literários, infantis;
Leitura e escrita;
Ortografia;
Interpretação de gráficos.

Coordenadora Eclair de Oliveira Silva Santos

Conversa informal com os professores das turmas envolvidas na aplicação e execução deste projeto;
Selecionar os objetivos específicos de cada turma a serem atingidas;
Escolha das histórias infantis de cada turma;
Informar e esclarecer aos educadores sobre a responsabilidade e eficiência de um projeto;
Leitura de textos para aperfeiçoamento bibliográfico;
Aplicação de atividades em sala;
Uso da biblioteca no processo de seleção de livros para o Projeto;

Coordenadora Rosely Sabino dos Santos do 3º ao 5º ano


Pesquisa para execução do projeto;
Através de reunião pedagógica com professores conversamos sobre a execução do projeto, onde pudemos planejar como iria ser executado, tendo como concepção de leitura, alfabetização e cultura escrita.
 A partir dai organizar o tempo didático: projetos, sequências de atividades e atividades permanentes, o planejamento da roda de leitura com campeonatos, aulas na sala de tecnologia, soletrando, diferentes dinâmicas e estratégias respeitando o conhecimento didático como matéria prima da formação de professores.


4 RECURSOS HUMANOS

            Direção, coordenação, professores, alunos e inspetores.



4.1 Recursos Materiais
o       Papel sulfite;
o       Cartolina;
o       Lápis de cor;
o       Lápis de escrever;
o       Giz de cera;
o       Borracha;
o       Giz branco e coloridos;
o       Régua;
o       Máquina digital;
o       E.V.A;
o       Cola branca;
o       Cola quente;
o       Régua;
o       Computador (internet);
o       Impressora;
o       STE
o       Biblioteca
o       Aparelho de som;
o       Xérox;
o       Cola branca;
o       Caderno;
o       Borracha;
o       Livros didáticos;
o       Caderno de leitura;
o       CD
o       Aparelho de DVD;
o       Caixa de som amplificada;
o       Microfone;
o       Livros: didáticos, literários, gibis, religiosos, textos diversos;
o       Revistas, jornais.


5- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1º B/C – Professora Angela
Turma: 1º “B/C”                         Professora: Angela
Data da Execução
Qualidade de aulas
utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia


14/02/2012
a
04/07/2012

04 aulas semanais Língua  de Portuguesa

Apresentação do Projeto Leitura.
- Sala de tecnologia: Números de sílabas e letras;
Recorte e colagem com gravuras;
DVD da Cinderela;
Conversa dirigida;
Ilustração da historia da Cinderela e questionamentos;
Atividades com sílabas;
Quantidade de letras nas palavras;
Nome dos desenhos com a letra;
Atividades com o nome dos personagens;
Reprodução oral da história da Cinderela;
DVD – Os Três porquinhos;
Exercícios com tipos de moradia;
Expressão oral realizado pelos alunos com contos da Branca de Neve (com ilustração individual e coletiva);
Produção escrita sobre a história dos Três Porquinhos.
06/07/2012

- Encerramento do projeto.




2ª  A – Professora Tereza do Carmo Sampaio Descovi 

Turma: 2º “A”                         Professora: Tereza
Data da Execução
Qualidade de aulas utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia


14/02/2012
a
04/07/2012

04 aulas semanais Língua  de Portuguesa

- Apresentação do Projeto Leitura.
Leitura coletiva de diferentes estilos literários (tiras de histórias em quadrinhas, gibis, parlenda, trava-língua, poesias, contos, provérbios, receitas e letras de músicas);
-Produção palavras e frases e pequenos textos;
- Leitura oral e coletiva;
- Cruzadinha, acróstico, caça-palavras;
- Dramatização;
- Música referente ao tema abordado;
- Textos ilustrativos;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Leitura de livrinhos e recontagem  escrita e ilustradas com (começo, meio e fim);
- Números de sílabas e letras:
- Ortografia, acentuação, pontuação;
- Paragrafação;
- Ordenação de frases e palavras;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de ideias).
-Frases e textos curtos a partir das figuras dadas.
-Interpretações através de ilustrações com gravuras ( começo, meio e fim);
 - Sala STE – Bingo de palavras  e construção de palavras, letroca, etc...
06/07/2012

- Encerramento do projeto.

2º B – Professora Elizabeth e Lucinéia
Turma: 1º B                         Professora: Elizabeth
Data da Execução
Qualidade de aulas
utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia


14/02/2012
a
04/07/2012

04 aulas semanais Língua  de Portuguesa

-Apresentação do Projeto, estimulando os alunos para leitura e produção de pequenos textos ou outras atividades relacionada a leitura;
-Conversa informal com questionamentos e comentar o que lhe chamou atenção, compartilhando-a com os colegas;
-Realizar leitura oral, individual e coletiva;
-Interpretação oral e escrita;
-Os livros trabalhados durante o Projeto de Leitura serão:
-Rapunzel;
-Chapeuzinho  Vermelho;
-João Pé de Feijão;
-Os Três Porquinhos.
. As demais atividades serão desenvolvidas da seguinte maneira:
- Resolução de problemas;
-Momentos para manifestação de opiniões, sentimentos e ideias, respeitando ideias;
-Autoditado, cruzadinhas, caça palavras, recorte, colagem;
-Histórias em quadrinho, sala de tecnologia, construção de palavras e de frases;
-Distinguir a diferença entre contos, lendas e poemas.

06/07/2012

- Encerramento do projeto.

2º D Professora: Renata da Silva Batista

As seguintes ações apresentadas no cronograma que segue abaixo foram realizadas no Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, com vinte e sete alunos do turno vespertino no 2º Ano “D”, sob orientação da professora Renata da Silva Batista.

Turma: 2º D                         Professora: Renata
Data da Execução
Qualidade de aulas
utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia


14/02/2012
a
04/07/2012

05 aulas semanais Língua  de Portuguesa

Conversa com a coordenadora sobre a temática do projeto-Leitura.
Discussão sobre o roteiro de datas a serem seguidos, metodologias e recursos que foram utilizados.
Conversa informal com os alunos, informando-os sobre as atividades que iríamos desenvolver durante o desenvolvimento do projeto.
Entrega do caderno de leitura para os alunos, com informativo aos pais sobre o projeto.
Neste caderno foi colado, vogais, alfabeto,  grupo de palavras, textos curtos, para leitura em casa.
Ditado das palavras.
Escrita do nome e sobrenome com o crachá.
Utilizando o alfabeto móvel fizeram a sequencia  do alfabeto, depois foi pedido para fazerem o registro em papel da escrita do alfabeto, das vogais e das consoantes.
Auto ditado das vogais.
Leitura e escrita da família silábica com a letra cursiva e a letra bastão para completarem a primeira letra ou a primeira sílaba, formação de palavras e frases.
Sala de informática, para trabalhar vogais, consoantes, família silábica e escrita de palavras;
Cruzadinha;
Leitura da história “Os Três Jacarezinhos”, para fazer uma produção de uma história em quadrinhos;
Leitura da História “O Sanduíche de Maricota”;
Auto ditado com o nome dos personagens da história;
Confecção de cartaz com os ingredientes do sanduíche;
Caça-palavras com o nome dos ingredientes do sanduíche;
Apresentação e leitura da história “Cobra Apaixonada”;
Confecção de um cartaz do texto da história “A Cobra Apaixonada”, para ser trabalhado a estrutura do poema: versos, estrofes e rimas;
Trabalhar o bingo das palavras da história  Cobra Apaixonada;
Reprodução da história através do desenho e da escrita;

06/07/2012

- Encerramento do projeto.



3º A - Professora Deis

      O presente trabalho foi realizado de  (fevereiro/julho) do ano de 2012 com os alunos do 3º ano “A” ( 3º ano “A” período matutino com 31 alunos com a professora Deis). Essa é uma maneira inovadora que vai proporcionar o desenvolvimento cognitivo e motor da criança usando a leitura e escrita, como um suporte renovador.
     Como sabemos a prática de leitura  é uma tarefa difícil nos tempos atuais, mas necessária para o ensino-aprendizagem do educando.
   
Turma: 3º “A”                         Professora: Deis
Data da Execução
Qualidade de aulas
utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia


14/02/2012
a
04/07/2012

03 aulas semanais Língua  de Portuguesa

- Apresentação do Projeto Leitura.
- Produção de frases e palavras.
- Trabalhando pontuação;
- Ortografia (RR e R);
- Produção de frases.
- Número de substantivo: Singular e plural;
* Exercícios referentes ao texto dado.
- Sinônimo e antônimo;
- Ordenação de palavras e frases.
- Grau do substantivo: Aumentativo e diminutivo;
  - Recorte e colagem de gravuras para produção;
 - Produção de frases relacionada as figuras .
- Sala de tecnologia:
- Comentários sobre a aula.
- Produção “História em quadrinhos, trabalhando a  fala dos personagens.
- Números de sílabas e letras.
- Produção de texto:
- Produção: História em quadrinhos.
- Produção de frases: negativas, afirmativas, exclamativas e interrogativas usando a história em quadrinhos e os balões adequados.
- Sinônimo e antônimo;
- Recorte e colagem com gravuras e frases relacionadas ao mesmo.
- Leitura coletiva e individual
- Leitura e escrita;
- Nome completo;
 - Textos ilustrativos;
- Textos curtos:
- Interpretação dos textos dados;
-Campeonato de leitura;
- Confecção de livrinhos infantis;
- Ampliação e enriquecimento do vocabulário;
- Caça-palavras;
- Plural e singular ;
- Textos diversificados: poesia, textos e outros através de desenho;
- Leitura de livrinhos e recontagem  escrita e ilustradas com (começo, meio e fim);
- Masculino e feminino;
- Música referente ao tema abordado;
- Ortografia;
- Histórias infantis e transformar em livrinhos;
 - Ordenação de frases e palavras;
- Registro de personagens;
- Consciência argumentativa;
- Auto ditado de frases e palavras;
- Sequencia lógica de ideias;
- Análise linguística;
- As flexões: gênero, número e grau;
- Acentuação;
- Pontuação;
- Paragrafação;
- Escrita espontânea;
-Produção de texto (Trabalhando tempestade de ideias).
- Frases e textos curtos a partir das figuras dadas.
-Textos coletivos e individuais;
- Interpretações através de ilustrações com gravuras ( começo, meio e fim);
 - Sala STE – Bingo de palavras  e construção de palavras, letroca, Brincando com Ariê 1 e 2,  Família do: ( ba – be – be – bo – bu – bão, que envolvem cruzadinhas, caça-palavras, formação de frases e palavras, ortografia diferenciada), soletrando, etc...
- Ortografias do: Pr, Tr, Pl, Tl, Gr, Dr, Br, Cr, Fr, Vr , etc ...
- Exercícios diversificados referentes ao bimestre:
- Atendimento individual e coletivo:

06/07/2012

- Encerramento do projeto com uma deliciosa festa e várias guloseimas.








4º A - Professora Maria Alaíde

Turma: 4º “A”                         Professora: Maria Alaíde
Data da Execução
Qualidade de aulas
Utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia

14/02/2012
a
04/07/12
03 aulas semanais Língua  de Portuguesa

Apresentação do projeto aos alunos;
Atividades envolvendo:
Ditado de palavras;
Textos informativos para leitura;
Produção de pequenos textos e interpretação oral;
Prática de leitura e produção escrita;
Leitura de literatura infantil;
Produção escrita de palavras, frases e pequenos textos, empregando corretamente a grafia;
Estudo da gramática e análise linguística;
Reescrita do próprio texto;
Organização, modalidade textual, finalidade;
Prática de leitura de histórias em quadrinhos utilizando sala de tecnologia;
Leitura e reescrita;
Segmentação de textos, frases e parágrafos;
Uso do livro didático;
Unidade temática, finalidade;
Adequação do texto;
Emprego da letra maiúscula;
Atividades com nomes próprios, título, sistema de pontuação;
Elementos de coesão;
Gramática, vocabulário;
Leitura de textos narrativos, ficcionais, epistolares instrucionais, jornalísticos, fábulas, poemas, lendas;
Ordenação de textos  e enredo;
Identificação do narrador, efeitos sonoros, rimas, disposição gráfica;
Reescrita do próprio texto, unidade temática, grafia das palavras, segmentação;
Narração de fatos e relatos pessoais.

06/07/2012

- Encerramento do projeto.

4º B - Professora Luciana

Turma: 4º “C”                         Professora: Maria Aparecida
Data da Execução
Qualidade de aulas
Utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia

14/02/2012
a
04/07/12
03 aulas semanais Língua  de Portuguesa

Apresentação do projeto aos alunos;
Atividades envolvendo:
Leitura individual e coletiva de textos verbais e não verbais;
Música;
Textos informativos para leitura;
Produção de pequenos textos e interpretação oral;
Prática de leitura e produção escrita;
Produção escrita de palavras, frases e pequenos textos, empregando corretamente a grafia;
Estudo da gramática e análise linguística;
Organização, modalidade textual, finalidade;
Prática de leitura de histórias em quadrinhos utilizando sala de tecnologia;
Produção de histórias em quadrinhos;
Produção de desenho com escrita;
Leitura e reescrita;
Segmentação de textos, frases e parágrafos;
Uso do livro didático;
Adequação do texto;
Emprego da letra maiúscula, substantivos;
Atividades com nomes próprios, título, sistema de pontuação, acentuação, classificação;
Elementos de coesão;
Gramática, vocabulário;
Leitura de textos narrativos, ficcionais, epistolares instrucionais, jornalísticos, fábulas, poemas, lendas;
Identificação do narrador, efeitos sonoros, rimas, disposição gráfica;
Reescrita do próprio texto, unidade temática, grafia das palavras, segmentação;

06/07/2012

- Encerramento do projeto.


4º C - Professora Maria Aparecida

Turma: 4º “C”                         Professora: Maria Aparecida
Data da Execução
Qualidade de aulas
Utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia

14/02/2012
a
04/07/12
03 aulas semanais Língua  de Portuguesa

Apresentação do projeto aos alunos;
Atividades envolvendo:
Leitura individual e coletiva
Ditado de palavras;
Separação de sílabas;
Cruzadinha;
Caça-palavras;
Textos informativos para leitura;
Produção de pequenos textos e interpretação oral;
Prática de leitura e produção escrita;
Leitura de literatura infantil;
Produção escrita de palavras, frases e pequenos textos, empregando corretamente a grafia;
Estudo da gramática e análise linguística;
Reescrita do próprio texto;
Organização, modalidade textual, finalidade;
Prática de leitura de histórias em quadrinhos utilizando sala de tecnologia;
Produção de histórias em quadrinhos;
Produção de desenho com escrita;
Leitura e reescrita;
Segmentação de textos, frases e parágrafos;
Uso do livro didático;
Unidade temática, finalidade;
Adequação do texto;
Emprego da letra maiúscula, substantivos;
Encontro vocálico e consonantal;
Atividades com nomes próprios, título, sistema de pontuação, acentuação, classificação;
Elementos de coesão;
Gramática, vocabulário;
Leitura de textos narrativos, ficcionais, epistolares instrucionais, jornalísticos, fábulas, poemas, lendas;
Ordenação de textos  e enredo;
Identificação do narrador, efeitos sonoros, rimas, disposição gráfica;
Reescrita do próprio texto, unidade temática, grafia das palavras, segmentação;
Narração de fatos e relatos pessoais.

06/07/2012

- Encerramento do projeto.


5º A – Professora Ilza
Turma: 5º “A”                         Professora: Ilza
Data da Execução
Qualidade de aulas
Utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia

14/02/2012
a
04/07/12
03 aulas semanais Língua  de Portuguesa

Apresentação do projeto aos alunos;
Atividades envolvendo:
Textos informativos para leitura;
Produção de pequenos textos e interpretação oral;
Conhecer a Biblioteca
Prática de leitura e produção escrita;
Leitura de literatura infantil;
Produção escrita de palavras, frases e pequenos textos, empregando corretamente a grafia;
Estudo da gramática e análise linguística;
Reescrita do próprio texto;
Organização, modalidade textual, finalidade;
Prática de leitura de histórias em quadrinhos utilizando sala de tecnologia;
Leitura e reescrita;
Segmentação de textos, frases e parágrafos;
Uso do livro didático;
Unidade temática, finalidade;
Adequação do texto;
Emprego da letra maiúscula;
Atividades com nomes próprios, título, sistema de pontuação;
Elementos de coesão;
Gramática, vocabulário;
Leitura de textos narrativos, ficcionais, epistolares instrucionais, jornalísticos, fábulas, poemas, lendas;
Ordenação de textos  e enredo;
Identificação do narrador, efeitos sonoros, rimas, disposição gráfica;
Reescrita do próprio texto, unidade temática, grafia das palavras, segmentação;
Narração de fatos e relatos pessoais.

06/07/2012

- Encerramento do projeto.


Coordenadora Eclair de Oliveira Silva Santos 1º ao 2º Ano

Coordenadora – Eclair de Oliveira Silva Santos
Data da Execução
Qualidade de aulas
utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia

14/02/2012


a


04/07/2012
Os atendimentos serão realizadas nas horas
atividades do professor referente a disciplina de Língua  Portuguesa.
Planejamento com os docentes;
Acompanhamento e registros;
Pesquisa para execução de atividades para o projeto;
.Execução de atividades com alunos e avaliação;

06/07/2012

- Encerramento do projeto.




Coordenadora Rosely Sabino dos Santos 3º ao 5º Ano

Coordenadora – Rosely Sabino dos Santos
Data da Execução
Qualidade de aulas
utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia

14/02/2012


a


04/07/2012
Os atendimentos serão realizados nas horas
atividades do professor referente a disciplina de Língua  Portuguesa.
Reunião pedagógica com professores para a execução do projeto.
Planejamento com Professor;
Pesquisa para execução do projeto;
Concepção de leitura, alfabetização e cultura escrita.
 
Comportamentos leitores envolvidos na leitura por prazer.
 
As modalidades organizativas do tempo didático: projetos, sequências de atividades e atividades permanentes.
 
Planejamento da roda de leitura.

A leitura de textos memorizados.
 
A leitura pelo professor: leitura em voz alta e leitura compartilhada.
 
Planejamento das reuniões pedagógicas.

Diferença entre dinâmicas e estratégias formativas.

A resolução de problemas profissionais.

O conhecimento didático como matéria prima da formação de professores.

06/07/2012

- Encerramento do projeto.



6 AVALIAÇÃO

1º B/C – Professora Angela
O aluno será avaliado pela participação sendo individual ou coletiva durante o desenvolvimento do projeto.

2ª  A – Professora Tereza do Carmo Sampaio Descovi 

A  avaliação será constante procurando detectar os avanços do aluno , respeitando sua individualidade e ritmo, analisando os resultados e procurando novas formas de ensinar, levando-o a superar os desafios através da leitura e da escrita.

2º B Elizabeth e Lucinéia
A  avaliação será realizada através das atividades orais e escrita, de forma que venha a ser constantemente, procurando detectar os avanços e ampliação de cada educando.



2º D - Professora: Renata da Silva Batista

A avaliação foi feita através da observação e participação dos alunos com o envolvimento durante a execução do projeto e no progresso dos alunos com a linguagem escrita, falada e no seu desempenho enquanto leitores.

3º A - Professora Deis

A avaliação será constante procurando detectar os avanços de cada aluno, respeitando sua individualidade e ritmo, analisando os resultados e procurando novas formas de ensinar levando o aluno a superar os desafios através da escrita e leitura.
Desde o início do projeto, entram como quesitos de avaliação:
Participação e envolvimento da professora e alunos nas atividades;
Não deve haver uma fórmula de avaliação. E nesse caso, deve-se primar pelo caráter qualitativo, ou seja, participação dos alunos nas atividades, suas possíveis leituras, inferências, construção de textos realizados a partir de suas leituras, etc. As estratégias de leitura são diversas, mas deve-se ter cuidado para não reduzir à avaliação a momentos isolados. A melhor avaliação, nesse caso, deverá ocorrer ao longo do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, nada impede, por exemplo, que, em datas definidas, se possa fazer socialização de trabalho construída pelos alunos nas aulas, como por exemplo: cartazes, comentários, construção de conceitos,  desenhos, etc, os quais podem ser aproveitados como estratégias de ensino, além de servirem para apontar possíveis resultados do projeto.
Também será avaliado por meio do acompanhamento do desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos envolvidos e pelo interesse e participação de cada aluno.
A avaliação deve ser dar de forma sistemática e continua ao longo de todo processo de aprendizagem no projeto em estudo.
Os instrumentos utilizados para avaliação do projeto terão a observação e o registro diário das atividades aplicadas em sala de aula, permitindo observar o desenvolvimento individual, interesse a participação do tema abordado (dado).


4º A - Professora Maria Alaíde

A avaliação é constante através das atividades desenvolvidas observando os avanços quanto a produção oral e escrita, participação em grupos, emprego dos recursos literários corretamente, construção  do seu próprio texto utilizando pontuação, paragrafação, acentos e vocabulário necessário a produção.
Interesse e participação ao tema abordado.

4º B - Professora Luciana

A avaliação de ambas as fases ocorrerá de forma processual e progressiva, de modo a verificar o desempenho, a participação, o interesse e a aplicação do estudante no cumprimento das atividades, leituras e discussões, além  da interação e empenho em seu grupo de trabalho.

4º C - Professora Maria Aparecida
A avaliação será realizada conforme o desenvolvimento das atividades durante o projeto analisando a participação, a melhoria na leitura e escrita dos alunos no decorrer do processo ensino aprendizagem.

5º A - Professora Ilza

Acompanhar e orientar os alunos no desenvolvimento e no desempenho de cada um, observando à participação, o interesse, a criatividade e o sucesso em aprender e ampliar seus conhecimentos melhorando cada dia mais a sua aprendizagem.


Coordenadora Eclair de Oliveira Silva Santos

A avaliação será realizada  durante a execução e desenvolvimento do projeto, verificando o empenho e capacidade do aluno, tanto individual como também coletivamente.
O acompanhamento das atividades dar-se-á por meio de registros.

Coordenadora Rosely Sabino dos  Santos

A avaliação será realizada durante a execução e desenvolvimento do projeto, verificando o empenho e capacidade do aluno, tanto individual como também coletivamente.
O acompanhamento das atividades dar-se-á por meio de registros.



7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



FARACO, Carlos Alberto, TEZZA, Cristóvão. Prática de texto. Língua Portuguesa para nossos estudantes. Petrópolis, RJ: Vozes, 5º ed. 1992.

FREIFE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

Hillescheim, Araci Isaltina de Andrade;  FACHIN,  Gleisy Regina Bories. Atividades de leitura para portadores de necessidades especiais: APAE/Florianópolis. Florianópolis, 2006. Relatório.

PINTO, Gerusa Rodrigues; Pinto, Francês Rodrigues – O Dia-a-Dia do Professor – datas comemorativas, projetos e murais – Volume; 7 e 8, Editora FAPI  LTDA - 2º   edição, 2000.

Proposta pedagógica 1º ao 5ºano do ensino fundamental (REME - Rio Brilhante).
SOUZA, Luiz Marques de. CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e produção de textos. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.



 Postado por: E.M.S. Neves



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