PROJETO: CIDADÃOS CONSCIENTES


C.E.M.  Criança Esperança I






















PROJETO “ CIDADÃOS CONSCIENTES ”







rio brilhante
MAIO/julho/2012




C.E.M.  Criança Esperança I

Direção: Veimar Luis Agostineli

Coordenadora: Rosely Sabino dos Santos
                          Eclair de Oliveira Silva Santos

Professora: Edileuza de Oliveira Rocha da Silva 

Disciplina: Ciências

Período: Matutino















Projeto “cidadãoS conscienteS”



Projeto desenvolvido no Ensino Fundamental
 C.E.M.  Criança   Esperança   I, no  período
matutino,    nas   salas     do   1º ao 5º    ano.



RIO BRILHANTE
MAIO/JULHO/2012


SUMÁRIO



1.Justificativa............................................................ 04
2.Objetivo .............................................................. 06
3.Metodologia ........................................................ 07
4.Cronograma  ....................................................... 08
5.Avaliação ...........................................................  09
6. Referências Bibliográficas...................................  10


1 Justificativa


O rápido crescimento globalizado, o esbanjamento dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente. Fez-se necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos do ambiente que nos cerca para assim podermos ter uma melhor qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas.
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para que a escola forme cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes, formando cidadãos que buscam fazer a diferença em meio a toda essa problemática.
O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazem parte, do planeta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
 Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhorá-la e transformá-la.
O docente precisa ter como horizonte a transformação de hábitos, mobilizando os discentes para formação da consciência ambiental. A Escola deve favorecer o trabalho de questões ambientais, promovendo ações de integração, divulgação e discussão das atividades desenvolvidas, bem como elaborar uma política ambiental para a instituição. O incentivo à reciclagem e a utilização de materiais recicláveis são práticas que podem ser utilizadas pela direção, como aliado no processo de sensibilização-conscientização.
OLIVEIRA (1997), afirma que “a Educação Ambiental deve estar fundamentada na mudança de percepção dos seres humanos em relação à natureza”. Ela  deve transformar a visão utilitarista dos recursos naturais em atitudes, valores e ações capazes de frear o acelerado processo de deterioração do meio ambiente. No cenário presente, a missão de BRASIL e SANTOS (2004, p. 01) é um estimulante reforço para as crenças ambientalistas. Elas constataram que: [...] muitas das agressões cometidas contra o habitat resultam da falta de informação, sinônimo de ignorância. Aliás, a causa primeira da dilapidação do patrimônio natural no Brasil é a conjugação de dois fatores: a cupidez, de quem só enxerga o lucro a qualquer custo e a ignorância conduta de quem aparenta desconhecer os resultados da insensatez praticada contra a natureza.


2 Objetivos


OBJETIVO GERAL

Abordar o tema sobre o meio ambiente relacionando especificamente ao cotidiano escolar e familiar, buscando mudanças de comportamento nos educandos no que diz respeito â preservação do ambiente em que vivem.
             Observar e explorar o ambiente escolar com atitudes, curiosidades, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
             Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.


OBJETIVO ESPECÍFICO

Ø      Conscientizar as crianças sobre a importância do meio  ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Ø      Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Ø      Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Ø      Estimular a leitura e a escrita;
Ø      Desenvolver a oralidade, a socialização;
Ø      Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.


3 Metodologia


A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, vídeo educativo, software educativo.
Aula de reutilização de matérias descartáveis, confecção de cartazes e brinquedos com materiais recicláveis.

Estratégia:
1ª e 2ª anos, aulas sobre educação ambiental em sala de tecnologia, vídeos educativos sobre preservação da natureza.
 Promoção de discussões sobre o tema e confeccionar cartazes.
3ª 4ª e 5ª anos aulas sobre educação ambiental em sala de tecnologia, vídeos educativos sobre o assunto, produção de textos sobre a problemática que envolve o tema, fazendo uma listagem dos problemas.
Instigar o aluno a pensar em achar soluções.
Fazer o aluno refletir sobre a importância de se ter bons hábitos de higiene ambiental, discutir o tempo que leva para a decomposi­ção de materiais na natureza.
Ensinar a importância da reciclagem de papel, promover palestra sobre educação ambiental.
Fazer uma exposição de brinquedos feitos de materiais recicláveis confeccionados pelos alunos. 



4 Cronograma




Data da Execução
Qualidade de aulas
utilizadas  da disciplina de Ciências
Ações a serem desenvolvidas a cada dia

MAIO
1º AO 5º ANO
Apresentar projeto para as responsáveis da Instituição.




JUNHO




A




JULHO
1º A e 1º B
07 aulas
03 aulas com teoria e prática, 1 em sala de tecnologia, 1 de vídeo,  2 com ilustração em forma de desenho, pintura de figuras  animais em extinção e 1 palestra sobre meio ambiente.
2º A, B
08 aulas
03 aulas com teoria e prática, sendo 1 em sala de tecnologia, 1 de vídeo,  2 com ilustração em forma de desenho, pintura de figuras  animais em extinção e confecção de cartaz e 1 palestra sobre meio ambiente.
3º A, 4º A
10 aulas
4 aulas teóricas, sendo 1 em sala de tecnologia, 1 de vídeo, 1 para confecção de cartaz com desenhos sobre educação ambiental, 2 aulas oficina de reciclagem de papel e 1 palestra sobre meio ambiente.
5º A, B
10 aulas
 04 aulas, sendo 1 em sala de tecnologia, 1 de vídeo, 1 para confecção de cartaz com desenhos sobre educação ambiental, 2 aulas oficina de reciclagem de papel e 1 palestra sobre meio ambiente.


5 AVALIAÇÃO



A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.
      Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.



6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



BRASIL, A. M. SANTOS, F. Equilíbrio Ambiental e Resíduos na sociedade moderna. São Paulo: FAARTE Editora, 2004. (ISBN 85-98847-01-1).

OLIVEIRA, G. P. de. Educação Ambiental voltada para a formação profissional na área ambiental e florestal. Piracicaba, ESALQ, 1997. (Dissertação para obtenção do título de Mestre na área de Ciências Florestais).

Sites de pesquisas e de jogos



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