C.E.M. Criança Esperança I
PROJETO “ CIDADÃOS CONSCIENTES ”
rio brilhante
MAIO/julho/2012
C.E.M. Criança Esperança I
Direção:
Veimar Luis Agostineli
Coordenadora:
Rosely Sabino dos Santos
Eclair de Oliveira Silva Santos
Professora:
Edileuza de Oliveira Rocha da Silva
Disciplina:
Ciências
Período:
Matutino
Projeto “cidadãoS conscienteS”
Projeto desenvolvido no Ensino Fundamental
C.E.M. Criança Esperança I, no período
matutino, nas salas do 1º ao 5º ano.
RIO BRILHANTE
MAIO/JULHO/2012
SUMÁRIO
1.Justificativa............................................................
04
2.Objetivo
.............................................................. 06
3.Metodologia
........................................................ 07
4.Cronograma .......................................................
08
5.Avaliação
........................................................... 09
6. Referências Bibliográficas................................... 10
1 Justificativa
O rápido crescimento globalizado, o esbanjamento dos recursos naturais e
a degradação do meio ambiente. Fez-se
necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos
do ambiente que nos cerca para assim podermos ter uma melhor qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de
descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo. Aprendendo
também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito,
que serão importantes ao longo de nossas vidas.
A principal função
do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para que a escola forme
cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental
de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade,
local e global.
Para atingirmos
esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso
que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes, formando
cidadãos que buscam fazer a diferença em meio a toda essa problemática.
O espaço
deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os
alunos a certeza de que todos fazem parte, do planeta terra e por isso, somos
igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar a
atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de
materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que
poluem o planeta.
Em nossa
discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da
efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do
lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque
da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a
leitura de realidade e após isso o que fazer para melhorá-la e transformá-la.
O docente precisa ter como
horizonte a transformação de hábitos, mobilizando os discentes para formação da
consciência ambiental. A Escola deve favorecer o trabalho de questões
ambientais, promovendo ações de integração, divulgação e discussão das
atividades desenvolvidas, bem como elaborar uma política ambiental para a
instituição. O incentivo à reciclagem e a utilização de materiais recicláveis
são práticas que podem ser utilizadas pela direção, como aliado no processo de
sensibilização-conscientização.
OLIVEIRA (1997), afirma que
“a Educação Ambiental deve estar fundamentada na mudança de percepção dos seres
humanos em relação à natureza”. Ela deve
transformar a visão utilitarista dos recursos naturais em atitudes, valores e
ações capazes de frear o acelerado processo de deterioração do meio ambiente.
No cenário presente, a missão de BRASIL e SANTOS (2004, p. 01) é um estimulante
reforço para as crenças ambientalistas. Elas constataram que: [...] muitas das
agressões cometidas contra o habitat resultam da falta de informação, sinônimo
de ignorância. Aliás, a causa primeira da dilapidação do patrimônio natural no
Brasil é a conjugação de dois fatores: a cupidez, de quem só enxerga o lucro a
qualquer custo e a ignorância conduta de quem aparenta desconhecer os
resultados da insensatez praticada contra a natureza.
2 Objetivos
OBJETIVO GERAL
Abordar o tema sobre
o meio ambiente relacionando especificamente ao cotidiano escolar e familiar,
buscando mudanças de comportamento nos educandos no que diz respeito â preservação
do ambiente em que vivem.
Observar e explorar o ambiente escolar com atitudes, curiosidades, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
Observar e explorar o ambiente escolar com atitudes, curiosidades, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
Ø
Conscientizar
as crianças sobre a importância do meio
ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Ø
Estimular
para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e
o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Ø
Desenvolver
e estimular na criança a criatividade;
Ø
Estimular
a leitura e a escrita;
Ø
Desenvolver
a oralidade, a socialização;
Ø
Proporcionar
o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de
aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
3 Metodologia
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se
valerá de pesquisas em sites, vídeo educativo, software educativo.
Aula de reutilização de matérias descartáveis, confecção de
cartazes e brinquedos com materiais recicláveis.
Estratégia:
1ª e 2ª anos, aulas
sobre educação ambiental em sala de tecnologia, vídeos educativos sobre preservação da natureza.
Promoção de discussões sobre o tema e
confeccionar cartazes.
3ª 4ª e 5ª anos aulas
sobre educação ambiental em sala de tecnologia, vídeos educativos sobre o
assunto, produção de textos sobre a problemática que envolve o tema, fazendo
uma listagem dos problemas.
Instigar o aluno a pensar
em achar soluções.
Fazer o aluno refletir
sobre a importância de se ter bons hábitos de higiene ambiental, discutir o tempo
que leva para a decomposição de materiais
na natureza.
Ensinar a importância
da reciclagem de papel, promover palestra sobre educação ambiental.
Fazer uma exposição de
brinquedos feitos de materiais recicláveis confeccionados pelos alunos.
4 Cronograma
Data da Execução
|
Qualidade de aulas
utilizadas da disciplina de Ciências
|
Ações a serem
desenvolvidas a cada dia
|
MAIO
|
1º AO 5º ANO
|
Apresentar projeto para as
responsáveis da Instituição.
|
JUNHO
A
JULHO
|
1º A e 1º B
07 aulas
|
03 aulas com teoria e prática, 1 em
sala de tecnologia, 1 de vídeo, 2 com
ilustração em forma de desenho, pintura de figuras animais em extinção e 1 palestra sobre meio
ambiente.
|
2º A, B
08 aulas
|
03 aulas com teoria e prática, sendo 1
em sala de tecnologia, 1 de vídeo, 2
com ilustração em forma de desenho, pintura de figuras animais em extinção e confecção de cartaz e
1 palestra sobre meio ambiente.
|
|
3º A, 4º A
10 aulas
|
4 aulas teóricas, sendo 1 em sala de
tecnologia, 1 de vídeo, 1 para confecção de cartaz com desenhos sobre
educação ambiental, 2 aulas oficina de reciclagem de papel e 1 palestra sobre
meio ambiente.
|
|
5º A, B
10 aulas
|
04 aulas, sendo 1 em sala de tecnologia, 1
de vídeo, 1 para confecção de cartaz com desenhos sobre educação ambiental, 2
aulas oficina de reciclagem de papel e 1 palestra sobre meio ambiente.
|
5 AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL,
A. M. SANTOS, F. Equilíbrio Ambiental e
Resíduos na sociedade moderna. São Paulo: FAARTE Editora, 2004. (ISBN
85-98847-01-1).
OLIVEIRA,
G. P. de. Educação Ambiental voltada
para a formação profissional na área ambiental e florestal. Piracicaba, ESALQ,
1997. (Dissertação para obtenção do título de Mestre na área de Ciências
Florestais).
Sites
de pesquisas e de jogos
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