BRINCADEIRAS RECREATIVAS
CONCEIÇÃO, Deis Almeida da¹
RESUMO
As brincadeiras estão
envolvidas no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e
concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero
aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário
que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos e
brincadeiras recreativas, a criança vem a construir uma ponte de significação
do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre
suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e
linguagem. Este
trabalho objetivou oportunizar as crianças um aprendizado significativo,
desenvolvendo atividades que explorem a socialização e o cognitivo, utilizando
os recursos da ludicidade, através de jogos e brincadeiras dirigidas e contação
de historias, descontraindo a idéia de que as crianças só aprendem sentadas,
lendo e escrevendo.
Palavras- chave:
Brincadeiras, jogos, historinhas
ABSTRACT
The jokes are involved in the wonderful world of children and run by a real and concrete, to provide meaningful experiences and emotions. In this genre appear faeries and magical elements belonging to an imaginary world that all children are enchanted. Through symbolic language of the tales and jokes recreational, the child comes to building a bridge of meaning from the outside world to the inner world, learning values, reflecting on his actions, developing their critical thinking, creativity, expression and language. This study aimed oportunizar children meaningful learning, developing activities that explore the socialization and cognitive, using the resources of playfulness through games and play and story-driven stories, relaxing the idea that children learn just sitting, reading and writing .
Keywords:
Jokes, games, stories
INTRODUÇÃO
O Centro
Educacional Municipal Criança Esperança-I situa-se na vila nova Esperança, com
720 alunos matriculados nos turno matutino e vespertino.
A escola
possui alunos do campo e da cidade, a maioria de baixa renda, sendo que no 1º ano
“C, trabalhamos com 25 alunos, 2º ano C, D e E juntando as três salas 68 alunos,
3º ano B, C com o total de 54 alunos, 5º ano C com 32 alunos, no período
vespertino.
O projeto de educação física tem como
objetivo principal é oportunizar
a prática do de esportes e recreação com adolescentes e adultos.
¹ Professora,
formada em Pedagogia e atuante no Centro Educacional Municipal Criança
Esperança I no Município de Rio Brilhante, MS
As
atividades práticas englobam os fundamentos técnicos, tais como: o domínio de
corpo e da cadeira de rodas, a manipulação ou domínio de bola, os dribles, os
passes,os arremessos e os rebotes, assim como, os aspectos táticos ofensivos e
defensivos do jogo propriamente dito. O
projeto também visa proporcionar momentos de lazer, de recreação, de integração entre alunos e comunidade
escolar. Para boa parte das pessoas que freqüentaram a escola, a
lembrança das aulas de Educação Física é
marcante, onde para alguns, uma experiência prazerosa, de sucesso, de muitas
vitórias, e para outros, uma memória amarga, de sensação de incompetência e de
falta de jeito.
Esta
proposta procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da
área de educação física, buscando ampliara visão para um trabalho que incorpore
afetividade e cognição dos seus participantes. As aulas de Educação Física nas séries
iniciais do ensino fundamental II,é
importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver
habilidades corporais e de participar de atividades culturais como jogos,
esporte, jogos, lutas, ginásticas e danças, com
finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
As
brincadeiras estão envolvidas no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma
situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas.
Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um
mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem
simbólica dos contos e brincadeiras recreativas, a criança vem a construir uma
ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo
valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua
criatividade, sua expressão e linguagem.
Transformar
o trabalho em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de
despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento
cognitivo do educando, levando a uma pratica produtiva para a vida cotidiana,
provocando a produção de conhecimento e conceito
consolidados conhecimento novo incluindo a disciplina de Educação Física.
A
elaboração desse projeto tem o objetivo de incentivar as brincadeiras,
transformar o trabalho em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no
sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de
desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma pratica produtiva para a
vida cotidiana, provocando a produção de conhecimento e conceito consolidados
conhecimento novo, buscando resgatar o gosto por contos de fada, brincadeiras
de rodas, brincadeiras recreativas que envolva habilidades motoras, estão
presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las, brincarem
e ouvi-las tem inúmeros significados.
Por isso, é importante favorecemos a familiaridade das crianças com
histórias e brincadeiras, ampliando seu repertório através das brincadeiras.
Ao
buscar compreender o brincar como um aspecto básico do desenvolvimento infantil
entende-se que as crianças já se comunicam através do brincar com gestos e sons
desde bebê. Em contanto com o adulto, a criança interage e conseqüentemente,
descobre o prazer pelo brincar, pela imitação, utilizando-se dos gestos e sons
feitos pelos adultos. Sendo assim, entendo que
a brincadeira deve fazer parte das atividades das crianças desde os primeiros
anos, oportunizando a elas brincarem em diferentes espaços, manuseando objetos,
ouvindo historinhas infantis, cantigas e conforme vão se desenvolvendo passando
a utilizar massinha, giz de cera, tintas e pinceis, explorando livros de panos,
gravuras, revistas coloridas, brinquedos de montar, etc. São importantes que
sejam oferecidas a elas atividades que lhe dão prazer.
Podemos
perceber isso na citação de Pereira (2002, p.7):
“O
ser humano brinca desde terna idade. De maneira geral, a criança traz consigo
o impulso da descoberta, da curiosidade e do querer aprender as coisa. Ela mexe com os dedos, inventa vozes,
esconde As mãos, descobre os pés, faz algo sumir e aparecer, transforma
objetos, lugares, inventa coisas e, esse jeito de lidar com a realidade, já têm
aspecto de brincadeira”.
Para Vygotisky ( 1984), crianças
pequenas experimentam desejos possíveis
e impossíveis de serem realizados, por isso a criança se envolve em um
mundo de imaginação, onde muitos de seus desejos não realizáveis tornam – se
realizáveis e o jogo das vantagens
cognitivas e afetivas.
Assim
Vygotisky ( 1984, p.117) ressalta:
“[...] o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança. No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do comportamento diário; no brinquedo é como se ele fosse maior do que na realidade [...] O brinquedo fornece ampla estrutura básica para mudança das necessidades e da consciência. A ação na esfera imaginativa, a criação das intenções coletivas, tudo aparece no brinquedo, que se constitui, assim, o mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar. A criança desenvolve-se, essencialmente, através do brinquedo. Somente nesse sentido pode ser considerada uma atividade condutora que determina o desenvolvimento da
Criança”.
Para Santos (2000),
tanto Piaget, como Wallon, Vygostsky e outros, atribuíram ao brincar da criança
uma importância decisiva no processo de evolução de desenvolvimento humano,
embora fundamentado de formas diferentes.
Nesta perspectiva,
entendemos que a criança compreende o mundo através da brincadeira. Brincando
ela se desenvolve, aprende e se forma para a vida, vivenciando através das
brincadeiras situações reais, dando a elas significado, transformando-as
através da imaginação, da fantasia, do jogo de faz de conta, desenvolvendo habilidades de
socialização, memorização, atenção, equilíbrio, sendo que através da
brincadeira elaboram regras de convivência, representam seus sentimentos, sua
historia de vida.
Por
intermédio do brinquedo a criança desenvolve a afetividade, a criatividade, a
capacidade de raciocínio e o entendimento do mundo. A brincadeira traduz o real
para a realidade infantil.
Conforme
o Referencial Curricular Nacional Infantil (2002, p. 45):
“Jogos e brincadeiras de parque ou
quintal, envolvendo o reconhecimento do próprio corpo, o outro e a imitação,
podem se transformar em atividades de rotina [...]. O professor só precisa
estar atento aos conhecimentos prévios das
crianças acerca de si mesmas e de
sua corporeidade”.
Superamos o conceito de que a brincadeira é um
mero passatempo. Desta forma, propusemos desenvolver o projeto “Brincando
também se aprende”, o qual tem por objetivo proporcionar, momentos de prazer e
de aprendizado no espaço escolar.
A Lei de Diretrizes e Bases promulgada em 20/12/1996 orienta para
a integração da Educação Física a proposta pedagógica da escola,
responsabilizando a própria escola e o professor pela ação educativa. A Declaração
Universal dos Direitos da Criança (1959) diz que a criança deve ter todas as
possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem
ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes
públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito.
Brincar,
portanto, é essencial para a saúde física e mental das crianças, assim como faz
parte do processo de formação do ser humano. Segundo Almeida (1987, p. 195) a
esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um
guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela
e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de
dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade
melhor.
As
atividades desenvolvidas no projeto devem estar de acordo com a faixa etária de
cada grupo e com o espaço disponível. O interesse do grupo é fundamental e as
regras de cada brincadeira ou jogo devem ser muito bem explicadas, de modo que
ao início do mesmo as crianças possam interagir com o mínimo de interferência
possível.
OBJETIVOS
Este
trabalho objetivou oportunizar as crianças um aprendizado significativo,
desenvolvendo atividades que explorem a socialização e o cognitivo, utilizando
os recursos da ludicidade, através de jogos e brincadeiras dirigidas e contação
de historias, descontraindo a idéia de que as crianças só aprendem sentadas,
lendo e escrevendo. Resgatar
nas aulas de educação física a visão da importância da atividade lúdica no
desenvolvimento e na educação da criança, estimulando o desenvolvimento
psicomotor (intelectual, afetivo, social e motor).
Valorizar a importância das aulas de
Educação Física nas séries iniciais, onde hoje
é de suma importante para a saúde do ser humano as atividades
física nas séries iniciais.
Formar o indivíduo fisicamente,
mentalmente e espiritualmente sadio. Resgatar o trabalho de tonicidade,
relaxamento, lateralidade, equilíbrio, percepção espacial, percepção temporal,
coordenação motora, discriminação auditiva, etc.
METODOLOGIA
Nas
atividades lúdicas têm um papel muito importante na vida dos pequenos, elas
incentivam as crianças a desenvolver criatividade, aprendizado, equilíbrio e
coordenação. É por meio dessas brincadeiras que a criança desenvolve a fantasia
e cria uma identidade própria.Como as brincadeiras usam a linguagem, elas
prestam mais atenção aprendem de uma maneira divertida, sem perceber. O mundo
da fantasia estimula as crianças a
pensar sobre o que acontece a sua volta e acaba causando um aprendizado
passivo. O brinquedo e as brincadeiras recreativas ajudam as crianças a resolver questões mal
resolvidas, pois ela coloca esses problemas na brincadeira, como, por exemplo,
uma menina que brinca de boneca e bate no brinquedo. Também faz com que ela
elabore situações cotidianas que ela precisa lidar de uma forma bem prazerosa e
significativa.
Para
tal foi trabalhado com os alunos os seguintes tópicos:
leitura oral e coletiva de livrinhos infantis, caça-cabeça, leitura de contos de fadas, dramatização de histórias
conhecidas, onde as crianças sejam as personagens, danças, narração, postura e
encenação.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
No
decorrer do projeto observou-se o crescimento intelectual de cada criança, além
de terem desenvolvido melhores habilidades motoras, coordenação motora, flexibilidade,
agilidade.
A
recreação é a liberdade total da criança. Para Gonçalves (1997, p.14) a
recreação é muito importante para o ser humano não só para a criança. Todos nos
precisamos dos nossos momentos de lazer.
CONCLUSÕES
Os
objetivos propostos no início do desenvolvimento deste projeto foram
alcançados, pois os alunos conseguiram desenvolver significativamente suas
habilidades motoras juntamente com a intelectual. Ao final do projeto os alunos
estavam mais ágeis, flexíveis e mais coordenados.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. V.2.
PEREIRA,
Eugenio Tadeu. Brinquedos e Infância.
In: Revista Criança nº37, Ministério da Educação, 2002.
Revista
Projetos Escolares. Educação
Infantil. Ano 4- nº 41. São Paulo:Editora online. IBC, 2008.
Revista
do Educador. Ensino Fundamental. Ano 2 – nº 21. São Paulo: Edições Lua das
Artes. Nov.2005.
SANTOS,
Santa Marli Pires dos (org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o
lúdico, 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Voz, 2000.
VYGOTISKY,
L.S. A Formação social da mente.
São Paulo: Martines fontes, 1984.
_______________.
A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos
superiores. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.
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