Projeto: Praticando xadrez na escola usando a tecnologia


C.E.M.  Criança Esperança I








Praticando xadrez na escola usando a tecnologia








RIO BRILHANTE-MS
AGOSTO/NOVEMBRO/2012



C.E.M.  Criança Esperança I



Direção: Veimar Luis Agostineli

Coordenadora: Leodi Maria Conceição        

Professora: Roberto Carlos Pereira

Disciplina: Matemática

Período: Matutino















Praticando xadrez na escola usando a tecnologia





                                                              Projeto desenvolvido no C.E.M "Criança Esperança  I",
orientado    pelo   professor   Roberto   Carlos   Pereira, 
envolvendo os alunos do período matutino dos seguintes
anos:   6º A,  7º A  e 8º A  do   Ensino Fundamental, na 
disciplina de matemática.


RIO BRILHANTE-MS
AGOSTO/NOVEMBRO/2012                          

SUMÁRIO

1.Justificativa............................................................ 04
2.Objetivos ............................................................. 07
3.Metodologia ........................................................ 08
4.Cronograma  ........................................................ 09 
5.Avaliação ............................................................  13
 6. Referências bibliográficas......................................  14
Anexos..........................................................................

   


 1 JUSTIFICATIVA


O projeto “A prática do xadrez com auxílio da STE” justifica-se a partir dos resultados satisfatórios alcançados no processo de ensino aprendizagem no ano anterior em 2009, com o projeto “Xadrez na Escola”, o qual envolveu apenas algumas turmas do ensino fundamental do período matutino do CEMCEI, considerando significativa toda a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos durante o projeto aplicado também em 2010 (Projeto “A prática do xadrez com auxílio da STE”).  Visando alcançar e aumentar resultados satisfatórios obtidos anteriormente assim como foi em 2011,  estendemos agora em 2012 com o projeto “Praticando xadrez na escola usando a tecnologia” a um maior número de turmas incluindo todas as turmas das séries finais do Ensino Fundamental, tendo como auxílio à utilização da tecnologia na prática do xadrez.
Os praticantes deste jogo “Xadrez” e principalmente os alunos envolvidos no projeto “Praticando xadrez usando a tecnologia” durante e mesmo depois, deverão reconhecer no esporte xadrez uma atividade extremamente importante para a formação do ser humano, uma vez que a prática do mesmo desenvolve seu raciocínio lógico e sua autoconfiança. Segundo NUNO COBRA, um dos maiores especialistas em educação física do país, “o xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial à memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência. Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento citado melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito às leis, às regras” [...].
Devido à (Por causa de) sua natureza lúdica o homem criou e desenvolveu inúmeros jogos que o acompanha em seu desenvolvimento na sociedade. Dentre todos os jogos, o xadrez tem certo prestígio por ser um esporte voltado para o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração e a atenção (Rezende, 2005).
A aplicação da tecnologia na prática do xadrez surge a partir da busca de novas metodologias refletidas pelos professores envolvidos no projeto, onde os mesmos buscam inovar e despertar maior interesse dos alunos em relação ao tema jogo intelectual: xadrez, aplicado no projeto. Afirma CAPISANI (2000), em um trecho de seu livro Educação e Arte no Mundo Digital que: “Não temos dúvidas que o computador pode revolucionar a maneira de aprender e de ensinar. O momento que estamos vivendo é prova que o computador e suas aplicações não têm limites. Estamos certos que o uso desse instrumento de ensino aprendizagem, haverá de dar maior velocidade ao aprendizado, eficiência, capacidade e menor erro humano. O computador vai aumentar a interação do professor em sala de aula, mostrar as dificuldades e ajudar os professores a maximizar o uso do computador com instrumento de aprendizagem e ensino”.
Ao propor a utilização da sala de tecnologia como um recurso pedagógico nesse projeto, os professores envolvidos refletiram algumas questões: Por que usar computador e não tabuleiro e peças? É para motivar os alunos, para cumprir uma exigência da escola ou para tratar de forma diferente, talvez mais adequada, certos conteúdos? E também qual o ganho, em termos de aprendizagem, obtido com a introdução do computador na nossa prática pedagógica?
Segundo BITTAR (2005), “os professores devem se apropriar das novas tecnologias e estudar possibilidades de uso dessa nova ferramenta como mais um recurso didático facilitador do processo de aprendizagem. Inserir um novo instrumento em sala de aula implica mudanças pedagógicas, mudanças do ponto de vista da visão de ensino, que devem ser estudadas e consideradas pelos professores. Por isso, é fundamental que o professor e outros membros ligados diretamente com a função de ensino, conheçam as várias possibilidades existentes no uso da informática na Educação, que distinguem os tipos de software utilizados no ensino, conheçam as possibilidades de cada modelo assim como as condições de uso”.
Ao planejar e escolher esse tema jogos de tabuleiro, jogo intelectual, “xadrez”, acreditamos que o lúdico proporcionaria a criança momentos de aprendizagem de maneira prazerosa e significativa.
Confirmando essa afirmativa, RICOEUR (1983) ressalta que: “O brincar não pode ser simplesmente narrado. Participa de experiências, de vivências imaginativas e realizadas, criativamente, pela criança. Neste sentido, aproxima-se dos sonhos, das construções mágicas, no universo colorido que jarra todas as possibilidades das transformações que fluem do ato de brincar e jogar. O jogo, as brincadeiras, as invenções das crianças buscam transformar o mundo, dominar seus efeitos de sentido. Abrem a possibilidade do princípio do prazer e da realização do criar, logo do aprender e de viver o não-real, dentro do mundo real. A realidade recriada corresponde ao sono com sonhos, em que não se corta o fio constituído de imagens que se transpõem, de um lado para outro. Assim, é possível ao pensamento atravessar os limites do mundo imaginário, para acolher qualquer cena. O brincar é o espaço com poder de transformação”.
A iniciativa para a realização do projeto baseou-se na promoção de estratégias para a inclusão e permanência do aluno na escola, considerando que o xadrez é um esporte pedagógico que auxilia o desenvolvimento das demais disciplinas escolares. A prática da atividade desenvolve diversas habilidades, como a atenção, concentração, julgamento, imaginação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão, coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica e interesse por línguas estrangeiras.
A proposta fundamental deste projeto “Praticando xadrez na escola usando a tecnologia” é oferecer aos alunos uma oportunidade diferenciada de praticar o esporte xadrez, o mesmo é uma extensão do projeto “Xadrez na escola” desenvolvido no ano passado (2009) e “A prática do xadrez com o auxilio da STE” (2010), assim também desenvolvido em 2011. E agora em 2012  através das aulas práticas de xadrez na sala de tecnologia educacional (STE), aprimorando o uso do software “Xadrez  Master” objetivamos despertar o interesse a prática através do uso da tecnologia, buscando minimizar os problemas de indisciplina e auxiliar no desenvolvimento integral do aluno nas diversas disciplinas escolares, especificamente nas turmas que abrangemos. Sendo o Xadrez esporte milenar, o qual busca desenvolver nos estudantes a capacidade de concentração, de cálculo, a definição de estratégia, além da responsabilidade pela tomada de decisões.

  



2 - OBJETIVOS


2.1 Geral:
- Ampliar o acesso à aprendizagem do jogo de xadrez aos alunos do CEMCEI envolvidos no projeto, utilizando a sala de tecnologia educacional (STE) com a aplicação do software “Xadrez Master”, objetivando desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos, democratizando este jogo-arte-ciência, enfim popularizando-o na escola.

2.2 Específicos
- Oferecer aos alunos uma opção de atividades extra-classe.
- Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material necessário para evoluir na sua aprendizagem.
- Promover a integração social (Diferentes níveis de faixa-etária);
- Diminuir a agressividade;
- Desenvolver a concentração;
- Estimular a criatividade e raciocínio lógico-matemático;
- Integrar a tecnologia a prática pedagógica;
- Divertir.



  

3 METODOLOGIAS


Métodos de procedimento

Através de uma aula semanal de Matemática, serão ministradas aulas desenvolvendo a aprendizagem da parte teórica do xadrez e prática, obtendo assim mais prática e habilidade com o jogo., tanto na sala de aula, quanto na sala de  tecnologia (S.T.E.) utilizando o software “Xadrez Master*”.

Recursos
Humanos:
·               Professores
·               Direção
·               Coordenação
·               Alunos

Materiais:
·               Tabuleiros;
·               Peças;
·               Computador;
·               Sala de aula;
·               Sala de tecnologias educacionais;
·               Pátio;
·               Caderno;
·               Caneta;
·               Carteiras;
·               Pincel atômico;
·               Papel pardo;
·               Tabela;
·               Troféus;
·               Bolas.
4  CRONOGRAMA


 Introdução e desenvolvimento:
·                        Agosto à Novembro/2012
 Conclusão: Fase final: IV Torneio de Xadrez no CEMCEI;
·                        05 e 08  de Novembro/2012


Turmas: 6ºA, 7º A e 8º A               
Professor: Roberto Carlos Pereira                                                                                                                    
                                                                                
Data da execução
Quantidade de aulas utilizadas e disciplina
Ações a serem desenvolvidas a cada dia


17/08/2012


1h / aula - Matemática
 Apresentação do projeto
- conversa informal sobre o projeto: A prática do xadrez com o auxilio da STE e seus objetivos;
- Contato com o material: tabuleiro e peças





24/08/2012




1h / aula - Matemática 
Ressaltando a importância da aprendizagem do jogo XADREZ.
 Instruções básicas:
-Objetivo do jogo;
- Posição Inicial das peças e apresentação das mesmas.
Revisão do posicionamento e dos nomes das peças:
- Utilizando a literatura para apresentação do jogo.




31/08/2012



1h/ aula - Matemática

- movimento das peças;
- contato dos alunos com o material.
Explicação e demonstração do:
- movimento das peças;
- contato dos alunos com o material.




03/09/2012



1h / aula - Matemática

Revisão do objetivo do jogo: xeque-mate e movimento das peças.
- Explicação de como capturar as peças.
- o que é o XEQUE, durante o jogo;
- contato com o material e manuseio do mesmo.






05/09/2012





1h / aula - Matemática

Apresentação e explicação de algumas regras básicas:
- os lances;
- o empate;
- como iniciar a partida;
- Participação oral dos alunos;
- Perguntas e dúvidas.
Jogos entre os colegas da sala, as duplas são orientadas pelo professor durante a aula.


12/09/2012

1h / aula - Matemática

Jogos entre os colegas da sala, as duplas são orientadas pelo professor durante a aula.
(STE).


17/09/2012

1h / aula - Matemática

Desenvolvendo Habilidades (STE).


24/09/2012

1h / aula - Matemática

Praticando Xadrez (STE).



01/10/2012


1h / aula - Matemática

Jogos entre os colegas da sala, as duplas são orientadas pelo professor durante a aula, (STE).



05/10/2012


1h / aula - Matemática

Jogos entre os colegas da sala, as duplas são orientadas pelo professor durante a aula.
Classificação dos alunos para o torneio final.



17/10/2012


1h / aula - Matemática

Treinamento durante a aula com jogos entre os alunos classificados para o torneio.
- buscando aprimorar a capacidade de criar novas estratégias no lances.


26/10/2012

3h / aula - Matemática

Torneio de xadrez:
 Fase Classificatória:
- Eliminatória Simples

08/11/2012

3h / aula - Matemática

Torneio de xadrez:
Semifinal e final.

12/11/2012

Intervalo - Matemática                  

Premiação:  troféus até o 3º lugar; Camisetas com o tema do Projeto; Bolas.




5 AVALIAÇÃO


 A Avaliação será continuada do início do projeto até a finalização com o II Torneio de xadrez no CEMCEI, através de avaliações teóricas aplicadas individualmente a cada aluno, também a partir das observações atentas realizadas a cada aula, serão realizadas anotações em caderno de registros, considerando toda a aprendizagem e desenvolvimento do aluno durante o projeto, nos diversos tempos e espaços escolares.
As turmas serão avaliadas conforme o desempenho de cada aluno na disciplina de matemática, no decorrer do projeto, a classificação dos mesmos para participar da etapa final que é o torneio, todavia que os resultados alcançados tenham atingido os objetivos propostos pelo projeto e principalmente o desenvolvimento integral do aluno, superará a todas as expectativas de aprendizagem trabalhadas. 





6  ReferênciaS BibliográficaS


BITTAR, Marilena. FREITAS José Luiz Magalhães de. Fundamentos e Metodologias de Matemática para os Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental. – 2. Ed. – Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005.

CALLEROS, Carlos. Xadrez: Introdução à organziação e arbitragem. Copygraf, 1998.

CAPISANI, Dulcimira (Org.). Educação e Arte no Mundo Digital. Campo Grande, MS AEAD/UFMS, 2000.

COBRA, Nuno. Jogar Xadrez Exige Preparo Físico. Disponível em <http://www.fexpar.esp.br/Leituras/nunocobra/QualidadedeVida.htm>. Acesso em 05 de Julho de 2004.

MARQUES DE SÁ, Antonio Villas; TRINDADE, Sandro Heleno; LIMA FILHO, Antonio Bento de Araújo; SOUZA, Adriano Valle. Cartilha de Xadrez. Convênio 93067/2001 – FNDE.

REZENDE, Sylvio. Xadrez pré-escolar: uma abordagem pedagógica. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2005.

www.sed.ms.gov.br (17/07/2006 – Xadrez nas Escolas).
www.smcx.vpg.com.br (Ago/2006 - Programa TV Escola).



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