PROJETO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
O Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, situado na Vila Nova Esperança, desenvolveu no período de Agosto/Outubro de 2011, um projeto de histórias em quadrinhos de forma integrada com as disciplina de Língua Portuguesa e Educação Física, com os alunos do 3º ano “A” do Ensino Fundamental do período matutino, os quais detêm muita necessidade de aprendizagem na leitura e na escrita.
As histórias em quadrinhos com os personagens diferenciados conhecidos pelo público infantil trás para sala de aula um desenvolvimento produtivo, para trabalhar diferentes temas transversais e, além disso, a possibilidade de levar às crianças a riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional mostrada através das histórias e adquirindo novos conhecimentos.
Ao desenvolver o projeto histórias em quadrinhos objetivamos transformar o trabalho docente, em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para as novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando-os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo. De acordo com Calazaus (2005), “as Histórias em quadrinhos, como um recurso de apoio didático, nos permitem abordar conteúdos e conceito em qualquer área e nível de aprendizagem, por tratar-se de um material comumente acessado pelos alunos para entretenimento e lazer, não encontrando, portanto, resistência por parte deles, na obra de história em quadrinhos na escola. O MEC é favorável ao uso de HQs em sala de aula, tanto que incluiu nos PCNs de Língua Portuguesa.”
O projeto buscou levar os alunos a conhecer diversos tipos de discursos, ajudando-os a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador, conscientizando-os sobre a importância que tem a leitura e a forma de comunicação visual com as histórias em quadrinhos, a reescrita do próprio texto transformando-o em histórias em quadrinhos, formação de palavras, frases e textos a partir de ilustrações com gravuras e desenhos, aulas diferenciadas com auxilio da STE e seus aplicativos, desenvolvendo assim, o gosto pela leitura de forma prazerosa.
Segundo Sousa (2010), ”a história deve ser universal, apresentar uma linguagem fácil e objetiva que não pode tocar em assuntos tabus, como religião e violência. Além disso, a tirinha precisa ter ritmo, ser bem-humorada e mostrar informações inusitadas e tem por objetivo pré-alfabetizar as crianças de todo o país e será distribuída na rede pública de ensino nacional.”
Ao final do projeto foi possível compreender que construímos uma proposta diferenciada de trabalho, a qual proporcionou aos alunos a compreensão de um produto cultural tão complexo como a História em Quadrinhos, momentos de descontração e reflexão na leitura e escrita. Sendo a História em Quadrinhos um recurso viável, necessário e importante no processo de ensino-aprendizagem.
O Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, situado na Vila Nova Esperança, desenvolveu no período de Agosto/Outubro de 2011, um projeto de histórias em quadrinhos de forma integrada com as disciplina de Língua Portuguesa e Educação Física, com os alunos do 3º ano “A” do Ensino Fundamental do período matutino, os quais detêm muita necessidade de aprendizagem na leitura e na escrita.
As histórias em quadrinhos com os personagens diferenciados conhecidos pelo público infantil trás para sala de aula um desenvolvimento produtivo, para trabalhar diferentes temas transversais e, além disso, a possibilidade de levar às crianças a riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional mostrada através das histórias e adquirindo novos conhecimentos.
Ao desenvolver o projeto histórias em quadrinhos objetivamos transformar o trabalho docente, em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para as novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando-os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo. De acordo com Calazaus (2005), “as Histórias em quadrinhos, como um recurso de apoio didático, nos permitem abordar conteúdos e conceito em qualquer área e nível de aprendizagem, por tratar-se de um material comumente acessado pelos alunos para entretenimento e lazer, não encontrando, portanto, resistência por parte deles, na obra de história em quadrinhos na escola. O MEC é favorável ao uso de HQs em sala de aula, tanto que incluiu nos PCNs de Língua Portuguesa.”
O projeto buscou levar os alunos a conhecer diversos tipos de discursos, ajudando-os a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador, conscientizando-os sobre a importância que tem a leitura e a forma de comunicação visual com as histórias em quadrinhos, a reescrita do próprio texto transformando-o em histórias em quadrinhos, formação de palavras, frases e textos a partir de ilustrações com gravuras e desenhos, aulas diferenciadas com auxilio da STE e seus aplicativos, desenvolvendo assim, o gosto pela leitura de forma prazerosa.
Segundo Sousa (2010), ”a história deve ser universal, apresentar uma linguagem fácil e objetiva que não pode tocar em assuntos tabus, como religião e violência. Além disso, a tirinha precisa ter ritmo, ser bem-humorada e mostrar informações inusitadas e tem por objetivo pré-alfabetizar as crianças de todo o país e será distribuída na rede pública de ensino nacional.”
Ao final do projeto foi possível compreender que construímos uma proposta diferenciada de trabalho, a qual proporcionou aos alunos a compreensão de um produto cultural tão complexo como a História em Quadrinhos, momentos de descontração e reflexão na leitura e escrita. Sendo a História em Quadrinhos um recurso viável, necessário e importante no processo de ensino-aprendizagem.
Professoras: Deis Almeida da Conceição e
Sidinéia Garcia Pereira.
Postado por: E.M.S. Neves
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