O DESPERTAR PARA A LEITURA E A ESCRITA
Desde os primeiros anos de vida da criança a leitura é o primeiro desafio que elas encontram na escola, portanto, devem ser incentivada através de estórias antigas, contos, lendas, essas contadas culturalmente tanto pelos familiares (pais, avós) como e principalmente por seus professores. O despertar para a imaginação, a capacidade de ouvir o outro e então de se expressar. A escrita acontece no momento em que ocorrem as representações da linguagem oral, através de desenhos, produção de frases, textos, versos. Segundo FREIRE (1992), “trata-se da interação do sujeito no mundo em que vive como fundamental para sua formação. Ler e escrever podem ser vistos como condições essenciais nesse processo. A possibilidade de admirar o mundo implica estar não apenas nele, mas com ele consiste em estar aberto ao mundo, capta-lo, compreendê-lo e transforma-lo.”
O desenvolvimento do projeto “alegria na leitura e escrita” surge a partir de um levantamento da realidade da turma do 3º ano “A”, do período matutino do CEMCEI, no qual sentimos a necessidade de elaborar um projeto, que enfatizasse a leitura e a escrita tendo em vista a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
O projeto ”alegria na leitura e na escrita” foi realizado no 1º. Bimestre no período de fevereiro/julho de 2011, de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Português e Educação Física. As ações desenvolvidas foram aulas participativas com dramatizações, músicas, danças, confecção de livrinhos de histórias infantis, cartazes, apresentações orais de textos, poesias, sendo todas as atividades criadas pelos próprios alunos. Como sabemos a prática da leitura é uma tarefa difícil nos tempos atuais, mas necessária para o ensino-aprendizagem do educando.
KOCH...fala sobre “A importância da leitura na nossa vida, sobre a necessidade de se cultivar o hábito da leitura entre crianças e jovens, sobre o papel da escola na formação de leitura competentes, com o que concordamos prontamente.
Á medida que a humanidade evolui, os desafios tornam-se cada vez mais difíceis, e como não poderia deixar de ser, essa evolução depende muito do desenvolvimento da educação, portanto devemos buscar cada vez mais ferramentas capazes de nos colocar na vanguarda das soluções, é por esse motivo que propomos na mais variadas formas de explorações textuais na relação ensino e aprendizagem como instrumento de apoio a tecnologia do futuro.”
A avaliação do projeto foi satisfatória, os alunos estiveram envolvidos durante todo o desenvolvimento do projeto, foi possível a compreensão da importância da leitura e escrita, cultivando o hábito da leitura na vida dos alunos.
Professoras: Deis Almeida da Conceição e Sidinéia Garcia Pereira
Desde os primeiros anos de vida da criança a leitura é o primeiro desafio que elas encontram na escola, portanto, devem ser incentivada através de estórias antigas, contos, lendas, essas contadas culturalmente tanto pelos familiares (pais, avós) como e principalmente por seus professores. O despertar para a imaginação, a capacidade de ouvir o outro e então de se expressar. A escrita acontece no momento em que ocorrem as representações da linguagem oral, através de desenhos, produção de frases, textos, versos. Segundo FREIRE (1992), “trata-se da interação do sujeito no mundo em que vive como fundamental para sua formação. Ler e escrever podem ser vistos como condições essenciais nesse processo. A possibilidade de admirar o mundo implica estar não apenas nele, mas com ele consiste em estar aberto ao mundo, capta-lo, compreendê-lo e transforma-lo.”
O desenvolvimento do projeto “alegria na leitura e escrita” surge a partir de um levantamento da realidade da turma do 3º ano “A”, do período matutino do CEMCEI, no qual sentimos a necessidade de elaborar um projeto, que enfatizasse a leitura e a escrita tendo em vista a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
O projeto ”alegria na leitura e na escrita” foi realizado no 1º. Bimestre no período de fevereiro/julho de 2011, de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Português e Educação Física. As ações desenvolvidas foram aulas participativas com dramatizações, músicas, danças, confecção de livrinhos de histórias infantis, cartazes, apresentações orais de textos, poesias, sendo todas as atividades criadas pelos próprios alunos. Como sabemos a prática da leitura é uma tarefa difícil nos tempos atuais, mas necessária para o ensino-aprendizagem do educando.
KOCH...fala sobre “A importância da leitura na nossa vida, sobre a necessidade de se cultivar o hábito da leitura entre crianças e jovens, sobre o papel da escola na formação de leitura competentes, com o que concordamos prontamente.
Á medida que a humanidade evolui, os desafios tornam-se cada vez mais difíceis, e como não poderia deixar de ser, essa evolução depende muito do desenvolvimento da educação, portanto devemos buscar cada vez mais ferramentas capazes de nos colocar na vanguarda das soluções, é por esse motivo que propomos na mais variadas formas de explorações textuais na relação ensino e aprendizagem como instrumento de apoio a tecnologia do futuro.”
A avaliação do projeto foi satisfatória, os alunos estiveram envolvidos durante todo o desenvolvimento do projeto, foi possível a compreensão da importância da leitura e escrita, cultivando o hábito da leitura na vida dos alunos.
Professoras: Deis Almeida da Conceição e Sidinéia Garcia Pereira
Postado por: E.M.S.Neves
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