MEIO AMBIENTE

CONSCIENTIZAÇÃO: CUIDAR E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

O PROJETO MEIO AMBIENTE desenvolvido na escola municipal Criança Esperança I, no segundo bimestre (Maio / Outubro) de 2011, na turma do 3º ano desenvolveu uma metodologia que contemplou questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.
A escola ao propor o projeto meio ambiente envolve toda a equipe escolar, com interdisciplinaridade, considerando a complexidade existente no tema meio ambiente, preocupada com a questão da valorização da vida e que indivíduo pretende-se formar? Indivíduos com caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra.
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
O trabalho buscou conscientizar sobre o lixo, reciclagem e situações que possibilitem a comunidade escolar, pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.
Segundo LOUREIRO (1999) esclarece que com cerca de 30 anos de ocorrência em larga escala no Brasil, a Educação Ambiental constitui-se em uma área de conhecimento relativamente recente no campo educacional. Apesar de ser uma das prioridades governamentais expressas nos denominados temas transversais do MEC.
Desenvolver a conscientização e o gosto de cuidar e preservar o meio ambiente, assim, cuidando melhor do nosso planeta deve ser tarefa de todos e principalmente de nós educadores.

Professoras: Sidinéia Garcia Pereira
Deis Almeida da Conceição



Postado por:E.M.S. Neves


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