Jogos na sala de aula

Centro Educacional Municipal Criança Esperança I











Jogos na sala de aula


















Rio Brilhante - MS
2013



Centro Educacional Municipal Criança Esperança I
Diretora: Hermes Jung
Diretor Adjunto: Angela Machado Venite
Coordenadoras: Marileide Alves Feitoza Rozendo
Professoras: Gisele Moreira dos Santos
                   5º ano  C





                                                                                                           

Jogos na sala de aula
Projeto educacional desenvolvido no 5º ano, do Ensino Fundamental I turma C, no turno vespertino, na Escola Municipal Criança Esperança I.












Rio Brilhante- MS
Outubro e Novembro de 2013


Sumário

1 Objetivos _________________________________________________________  04
2 Justificativa________________________________________________________  05
3 Metodologia ______________________________________________________   06
4 Cronograma _______________________________________________________   07
5 Avaliação_________________________________________________________    08
6 Referências bibliográficas_____________________________________________  09
7 Anexos ___________________________________________________________  10



  
2 - Objetivos

Objetivos Gerais
· Mostrar que Matemática e Língua Portuguesa podem ser divertidas,
· Trabalhar o raciocínio, criatividade e concentração de maneira prazerosa para os alunos, tornando seu desempenho nas disciplinas abordadas maior e melhor.
· Estimular a participação dos alunos nas atividades coletivas, desenvolvendo a capacidade de ouvir e respeitar os seus semelhantes.

Objetivos específicos
Disciplina de Matemática:
  • Trabalhar o raciocínio;
  • Familiarizar o aluno com os jogos e regras,
  • Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução das quatro operações,
  • Coordenação motora;

Disciplina de Língua Portuguesa:
  • Concentração;
  • Escrita correta de palavras,
  • Separação silábica,
  • Trabalho em grupo, respeitando os limites e dificuldades de cada um.

  

1 – Justificativa
             Atualmente o desenvolvimento dos educandos esta num processo acelerado, o que temos hoje são crianças com características próprias de uma era tecnológicas e emocionalmente imaturas, com grandes dificuldades motoras, isso acontece porque muitas dessas crianças passam a maior parte de seu tempo fazendo uso das mídias.
            “Numa sociedade de consumo, são, sem dúvida, infindáveis os apelos que chegam até as pessoas(...) Como mercadorias, a TV vende todos os valores de produtos de limpeza a idéias, sentimentos e atitudes” (REZENDE,1993,p.7)
           A finalidade deste projeto é mostrar aos alunos que existem outros tipos de jogos e que com eles, alem de se divertirem podem estar aprendendo, interagindo em tempo real com seus colegas,o que não é possível com jogos eletrônicos, alem de estar criando o habito de compartilhar e de se organizar.
           “(...) a criança ama regra: na regra ela encontra o instrumento mais seguro de sua afirmação; pela regra, ela manifesta a permanência de seu ser, da sua vontade, de sua autonomia.” (CHATEAU,1987, p.66)
          Outro ponto importante que nos fez pensar na elaboração deste projeto com o tema “JOGOS”, foi a questão da dificuldade em determinados conteúdos, tais como, as quatro operações, escrita correta de palavras e separação silábica. Nossa escola possui um acervo muito bom quanto a jogos que podem nos ajudar a solucionar esse problema, então pensamos em adaptar o conteúdo programático ao jogo, pois cada jogo proposto traz a descrição do material de como deve ser  e o que pode ser trabalhado.
          Com os jogos também estaremos trabalhando as áreas motora, cognitiva e afetiva.
         Faz parte da vida das crianças o brincar, independente da idade, é uma característica universal, então se a criança brincando aprende porque nós como educadores não lhes proporcionamos uma forma prazerosa de aprender?
        “A especialidade da criança é brincar. Por isso, quando se pretende estabelecer um dialogo com as crianças por meio do jogo, é melhor deixá-la falar primeiro...” (FREIRE, 1999).
        Muitas vezes o uso de jogos é visto como uma atividade de descanso ou apenas um passatempo, mas não é essa a idéia do nosso projeto, pois querermos estimular a aprendizagem, o desenvolvimento e as habilidades de nossos alunos.
         Desde a antiguidade faz se o uso do ludico na educação. “O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, isto é, em impulso para o jogo. Alguns autores vão além afirmando que o jogo não se limita apenas à humanidade – seria anterior, inclusive ao próprio homem, pois já era praticado por alguns animais” (TOLEDO,Marilia. 2009).
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas (BRASIL, 1998, p. 46)


  

4 – Problemática
            Tendo em vista a dificuldade de nossos alunos em alguns conteúdos e a disponibilidade dos jogos em nossa escola, resolvemos elaborar o presente projeto para auxiliar os mesmos a acabar com tal problema nas disciplinas em que observamos menos rendimento, Matemática e Língua Portuguesa.
            Sendo assim com auxilio das professoras regentes de tais disciplinas e uso dos jogos, nossos educandos poderão de forma prazerosa aprender e acabar com suas dificuldades.
Precisávamos de algo que ao mesmo tempo solucionasse o problema e chamasse a atenção dos alunos, pois os mesmos atualmente convivem com muitos tipos de mídias, para um bom aprendizado, e nada melhor que os jogos, foi ai que surgiu a ideia de usá-los para ajudar nossos alunos a superar essas dificuldades que diagnosticamos.




4 -  Hipótese

Com o desenvolvimento do projeto observamos maior desempenho dos alunos em resolver as atividades diárias, que antes lhes pareciam desinteressante, também conseguiram desenvolver raciocínio e concentração, além de estarem mais criativos, o que lhes favoreceu na aprendizagem.
Os alunos que antes tinham dificuldades de interpretar as atividades propostas, hoje já realizam as mesmas com maior facilidade, e os alunos que não tinham muitas dificuldades se despertaram para as atividades em grupo.
Podemos dizer que nossos alunos estão se concentrando mais, consequentemente raciocinam e criam melhor, além de terem despertado para a realização de trabalhos em grupo e a cooperação para com o próximo, além de aprenderem que precisam respeitar regras em determinadas situações.




5 - Referencial Teórico

Para elaborarmos e executarmos nosso projeto nos fundamentamos em alguns teóricos que discutem a relevância do uso de jogos para o ensino aprendizagem dos educandos, assim como importância que o jogo traz para a interação de uns com os outros.      
BROUGÈRE,(1999) pensa que a ausência de conseqüências faz com que o jogo seja um espaço sem risco, onde se pode experimentar, inventar, tentar alguma coisa sem risco de ser repreendido pelo real.
CORIA-SABINI, (1986, p.3) A criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter o equilíbrio com o seu mundo, proporcionando relações entre os parceiros do grupo. Durante os jogos a criança estabelece decisões, conflitua-se com seus adversários e reexamina seus conceitos, pois o jogo é uma forma de divertimento que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual.
ORSO (1999, p. 7)A criança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder deveria acompanhar a todos sempre.

  

3 - Metodologia
As aulas serão divididas em teóricas e práticas:

Teóricas: (Disciplina de Matemática e Lingua Portuguesa)
  • Conversa informal sobre o “Por que” dos jogos,
  • Apresentação dos jogos a serem utilizados,
  • Regras de uso dos  jogos;
  • Regras dos jogos.
Práticas: (Disciplina de Matemática)
  • Jogo de adição;
  • Jogo de subtração,
  • Jogo de multiplicação(tabuada);
  • Jogo de divisão .

Práticas: (Disciplina de Língua Portuguesa)
·      Jogo formar palavras;
·      Jogo da forca;


  

4 - Cronograma
A pesquisa e elaboração do projeto serão desenvolvidas nas horas atividades no mês de outubro.
As atividades serão realizadas em horário regular nas aulas de Matemática e Língua Portuguesa, durante o mês de novembro, havendo somente atividades praticas, portanto os registros serão em fotos.


Data
H/A
O que fazer:
16/10à
24/10
10
Estudo e pesquisa sobre o tema “Jogos em Sala de Aula”;
28/10 à
31/10
06
Elaboração e revisão do projeto;
01/11
02
Conversa informal sobre o tema

Matemática 
Data
H/A
O que fazer:
04/11
2
Conversa informal sobre o “Por que” dos jogos,
05/11  
2
Apresentação dos jogos a serem utilizados,
06/11
2
Regras de uso dos  jogos;
07/11
2
Regras dos jogos.
12/11
2
Jogo de adição;
19/11
2
Jogo de subtração,
20/11
2
      Jogo de multiplicação(tabuada);
21/11
2
Jogo de divisão .


Língua Portuguesa
08/11
2
Apresentação dos jogos a serem utilizados,
11/11
2
            Regras de uso dos  jogos;
13/11
2
            Jogo  formar palavras
14/11
2
            Jogo da forca





5 – Avaliação
A avaliação será continuada do início do projeto até sua finalização, os alunos serão avaliados através da participação e interação nas aulas, conforme o desempenho que cada aluno terá, assim como a freqüência dos mesmos nas aulas destinadas ao desenvolvimento do projeto.
Também será avaliado se os alunos atingiram os resultados propostos nos objetivos, e principalmente o desenvolvimento integral do aluno, alem de seu interesse, participação, domínio do conteúdo, postura em sala, concentração na produção, ortografia, concordância e respeito ao próximo.

  



6 – Referências:

  • LOPES, Maria da Gloria. Jogos na Educação. 6.ed.São Paulo, Cortez, 2005.
  • CHATEAU,Jean. O jogo e a criança.(Tradução Vera Ribeiro). São Paulo, Summus, 1987.
  • FREIRE, J.B.(1999)Educação de corpo Inteiro: Teoria e prática da educação. 4.ed.São Paulo: Scipione.
  • CORREIA,Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos.4.ed.São Paulo. Ed. Papirus.
  • REZENDE,Ana Lucia Magela de  & REZENDE, Nauro Borges de. A tevê e a criança que te vê. 2. Ed. São Paulo, Cortez, 1993.
  • BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Bases Legais, Brasília, Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1997.
  • TOLEDO,Marilia. Teoria e Prática de Matemática, Como Dois e Dois, 1ª edição, São Paulo, Ed. FTD, 2009;
  • BROUGÈRE, G. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
  • CORIA-SABINI,Maria Aparecida. Psicologia Aplicada à educação, São Paulo:EPU,1986.
  • ORSO, Darci. Brincando, Brincando Se Aprende. Novo Hamburgo: Feevale, 1999.




















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