APRENDENDO E BRINCANDO COM A CULTURA INDÍGENA
CONCEIÇÃO, Deis Almeida da¹

RESUMO
Na América do Sul, o Brasil apresenta um significativo contingente de indígenas, embora corresponda a somente 0,4% da população total. Levando em consideração que nos dias atuais o índio faz parte da cultura predominante, encontrando-se inserido na cultura não indígena e mesmo assim sofre grande preconceito por toda sociedade. Vê-se a necessidade de uma igualdade social, para tanto  é necessária uma transformação dos conceitos humanos ainda na educação básica. Este trabalho teve como objetivo Conhecer e sensibilizar as crianças sobre as brincadeiras oriundas das culturas indígenas, enfatizando a influência que o homem branco exerceu sobre eles e resgatando assim esta cultura por meio de atividades desenvolvidas na escola. No decorrer do projeto da cultura indígena observou-se o crescimento intelectual de cada criança, onde elas conseguiram entender e conhecer a cultura dos índios, como era os indígenas antigamente e como eles são tratados hoje e qual a influencia que o homem branco teve na sua cultura e acima de tudo tratá-los com respeito.

Palavras-chave: índio, cultura, brincadeiras


ABSTRACT

In South America, Brazil has a significant number of indigenous, although it corresponds to only 0.4% of the total population. Considering that nowadays the Indian part of mainstream culture, being inserted into the indigenous culture and yet not suffer great prejudice throughout society. It is seen a need for social equality is required both for processing of human concepts still in basic education. This study aimed to know and teach children about the games coming indigenous cultures, emphasizing the influence that the white man had on them and thus rescuing this culture through activities at school. During the design of indigenous culture was noted intellectual growth of each child, where they were able to understand and know the culture of the Indians, as was formerly the Indians and how they are treated today and the influences which the white man was in his culture and above all treat them with respect.
Keywords: Indian culture, jokes


¹ Professora, formada em Pedagogia e atuante no Centro Educacional Municipal Criança Esperança I no Município de Rio Brilhante, MS. 

INTRODUÇÃO

Foram 506 anos de dominação e, em que pesem as profecias de extinção definitiva dos povos indígenas no território brasileiro, previstas ainda no milênio passado, os índios estão mais do que nunca vivos (UNESCO, 2006).
Na América do Sul, o Brasil apresenta um significativo contingente de indígenas, embora corresponda a somente 0,4% da população total (LUCIANO, 2006).
Levando em consideração que nos dias atuais o índio faz parte da cultura predominante, encontrando-se inserido na cultura não indígena e mesmo assim sofre grande preconceito por toda sociedade.
Vê-se a necessidade de uma igualdade social, para tanto  é necessária uma transformação dos conceitos humanos ainda na educação básica.
Sendo assim, apresentamos um projeto que proporcionará a os alunos um maior contato com a cultura indígena levando-os assim a entender melhor uma outra cultura e respeitá-la na sua diferença. Pois estas diferenças incluem desde as mudanças dos hábitos Indígenas onde na pré-escola os alunos aprendem que os índios caçavam e pescavam.Mas agora devido à diminuição dos espaços em área eles ficam confinados a reservas dependentes de órgãos públicos como exemplos podem citar a FUNAI (2000), ensinando assim para o aluno estas diferenças que ocorreram ao decorrer do tempo, mostrando a realidade atual.

 OBJETIVOS
            Este trabalho teve como objetivo Conhecer e sensibilizar as crianças sobre as brincadeiras oriundas das culturas indígenas, enfatizando a influência que o homem branco exerceu sobre eles e resgatando assim esta cultura por meio de atividades desenvolvidas na escola.

METODOLOGIA

            Este projeto foi desenvolvido no 3º ano “A”, no período Matutino, onde os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a cultura indígena conhecendo seu hábito e costumes.
            No primeiro momento foi feito a apresentação do projeto, para os alunos e a reprodução do filme: Tainá uma aventura na Amazônia. Após o filme foi feito questionamentos sobre o mesmo, sobre o comportamento e o conhecimento da Tainá, pois a mesma deparou-se com a realidade da cultura do branco que é totalmente diferente da sua cultura.
            Foi trabalhado atividades de ilustração dos personagens, enfatizando as letras iniciais dos personagens desenhados e desenhos livres e pinturas espontâneas, onde posteriormente com o seu desenho recontavam o filme de seu modo como ele entendeu.
            Foi trabalhado também com os alunos a questão da alimentação e habitat dos animais através de atividades mimeografadas relacionadas à alimentação e o habitat dos animais.
            Foi realizado também 7  tipos de brincadeiras da cultura indígenas na quadra da escola. As brincadeiras escolhidas foram: Brincar de onça- Yanokama, Caça ao veado, O gavião, Segura o toco, O sapo Tuxáua, Mãe macaquinha.

RESULTADOS

            No decorrer do projeto da cultura indígena observou-se o crescimento intelectual de cada criança, onde elas conseguiram entender e conhecer a cultura dos índios, como era os indígenas antigamente e como eles são tratados hoje e qual a influencia que o homem branco teve na sua cultura e acima de tudo tratá-los com respeito.
            Há que se garantir o direito dos povos indígenas de permanecerem eles mesmos, de definirem seus próprios projetos de futuro, de terem autonomia e liberdade para tomarem decisões sobre seu próprio destino. Para tanto, eles precisam, antes de tudo, de serem tratados com respeito (GRUPIONI & VIDAL, 2001, p. 30).

CONCLUSÕES

            Os objetivos propostos no início do desenvolvimento deste projeto foi alcançado pois os alunos conseguiram conhecer e aprender sobre as brincadeiras oriundas das culturas indígenas, possibilitando o resgate dessa cultura. Os alunos também visualizaram como essa cultura foi moldada pela influência que o homem branco exerceu sobre índios, conseguindo fazer comparações com os índios de antigamente e os índios atuais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DANKE,C. Políticas linguísticas e a conservação da língua alemã no Brasil. Espéculo. Revista de estudios literarios. Universidad Complutense de Madrid, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25. outubro. 2012.

FUNAI. Revista Brasil Indígena, Brasília, v.1, n. 1, Dezembro 2000.

GRUPIONI, L. D. B.; VIDAL, L. Povos indígenas e tolerância – construindo práticas de respeito e solidariedade. São Paulo: Edusp. 2001.

LUCIANO, G. dos S. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD em parceria com o Museu
Nacional, Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento.

MARQUES, Isabel e BRAZIL, Fábio. Arte e Ensino. Disponível no site: www.cartamaior.com.br. Acesso em 25 de outubro de 2012.



Postado por: E.M.S.Neves

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