HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
CONCEIÇÃO, Deis Almeida da¹

RESUMO
Trabalhar com histórias em quadrinhos pode transformar o trabalho em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma pratica produtiva para a vida cotidiana, provocando a produção de conhecimento e conceito consolidados conhecimento novo, sendo que  podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Dessa forma este trabalho teve por objetivo despertar nos professores novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo e levar o aluno a conhecer outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador. No decorrer dos trabalhos com as histórias em quadrinhos observou-se o crescimento intelectual de cada criança. No inicio a leitura das histórias não era habitual, mais com o passar do tempo tornou-se elemento diário e prazeroso.  No final do trabalho pode-se perceber que a leitura oral e o vocabulário dos alunos melhoraram assim como a escrita.

Palavras-chave: historinhas, contos infantis e joguinhos

ABSTRACT

Working with comics can transform work into the classroom in a fun and enjoyable way, to awaken to new techniques in relation to the process of cognitive development of the student, leading to a productive practice for everyday life, causing production knowledge and concept of consolidated new knowledge, and can be used in the classroom to work different crosscutting themes and content. Therefore this study aimed to awaken in teachers new techniques in relation to the process of cognitive development of the student, leading to a productive practice for everyday life, causing production of knowledge and concepts consolidated as new knowledge and lead the student to meet other speech, the comic, also helping them to distinguish the speech of the characters of the narrator speaks. During the work with the comics there was the intellectual growth of each child. At first reading the stories was unusual, with more over time became daily and enjoyable element. At the end of the work can be perceived that oral reading and vocabulary as well as improved student writing.

Keywords: stories, children's stories and games

¹ Professora, formada em Pedagogia e atuante no Centro Educacional Municipal Criança Esperança I no Município de Rio Brilhante, MS 
INTRODUÇÃO

As histórias em quadrinhos com os personagens diferenciados conhecidas pelo público infantil trás para sala de aula um desenvolvimento produtivo, para trabalhar diferentes temas transversais e, além disso, a possibilidade de levar as crianças a riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional, mostra através das historias e adquirindo novos conhecimentos.
Segundo Sousa (2010), a história deve ser universal, apresentar uma linguagem fácil e objetiva e não pode tocar em assuntos tabus, como religião e violência. Além disso, a tirinha precisa ter ritmo, ser bem-humorada e mostrar informações inusitadas e tem por objetivo pré-alfabetizar as crianças de todo o país e será distribuída na rede pública de ensino nacional.
De acordo com Calazans (2005), as Histórias em Quadrinhos, como um recurso de apoio didático, nos permitem abordar conteúdos e conceitos em qualquer área e nível de aprendizagem, por tratar-se de um material comumente acessado pelos alunos para entretenimento e lazer, não encontrando, portanto, resistência por parte deles, na obra de História em quadrinhos na escola. O MEC é favorável ao uso de HQs em sala de aula, tanto que o incluiu nos PCNs de Língua Portuguesa.
A revista Nova Escola, publicou em abril de 1998, uma reportagem de capa, sob o título: Quadrinhos-poderosa ferramenta pedagógica, a respeito do uso em sala de aula. Portanto, é pertinente e recomendável o uso de Histórias em quadrinhos em sala de aula e, nesse sentido, elaboramos o presente projeto, que visa contribuir com subsídios norteadores do trabalho do professor em diferentes níveis de ensino (CALAZANS, 2005).
Trabalhar com histórias em quadrinhos pode transformar o trabalho em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma pratica produtiva para a vida cotidiana, provocando a produção de conhecimento e conceito consolidados conhecimento novo, sendo que  podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos.
Partindo desses dados após o levantamento junto a sala de aula sente a necessidade de elaborar um projeto, que pudesse suprir essas necessidades de aprendizagem, tendo o ponto principal a leitura e a escrita para melhorar o ensino aprendizagem. O Centro Educacional Municipal Criança Esperança-I situa-se na vila nova Esperança, com alunos matriculados nos turno matutino e vespertino.


OBJETIVOS

O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo e levar o aluno a conhecer outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador. Construindo uma proposta diferenciada de trabalho, proporcionando ao aluno, momentos de descontração e reflexão na leitura.

METODOLOGIA

A História em Quadrinhos possui qualidades que seus críticos nem desconfiam. A utilização dos quadrinhos no processo de  ensino aprendizagem, por exemplo, é um recurso viável, necessário e importante, que, entretanto, tem sido pouco explorado. A compreensão de um produto cultural tão complexo como a História em Quadrinhos exige a identificação de seus elementos característicos e da maneira como sua narrativa é articulada.
A escola possui alunos do campo e da cidade, a maioria de baixa renda, sendo que no 3º ano “A”, trabalhamos com 26 alunos no período matutino, e foi trabalhado com os alunos a conscientização os sobre a importância que tem a leitura e a escrita em nossas vidas, incentivando-os leitura e a escrita através das historias em quadrinhos para melhor desempenho e participação na escola e na sociedade.
            Através da historias em quadrinho foram realizadas as seguintes atividades: produção e reprodução de textos, leitura oral e coletiva, leitura e escrita, ampliação e enriquecimento do vocabulário, caça-palavras, escrita espontânea, formação de palavras, frases e textos a partir de figuras, textos coletivos Análise fonológica.
            A avaliação deve ser dar de forma sistemática e continua ao longo de todo processo de aprendizagem no projeto em estudo.
            Os instrumentos utilizados para avaliação do projeto terão a observação e o registro diário das atividades aplicadas em sala de aula, permitindo observar o desenvolvimento individual, interesse a participação do tema abordado (dado).

RESULTADOS E DISCUSSÕES

            No decorrer dos trabalhos com as histórias em quadrinhos observou-se o crescimento intelectual de cada criança. No inicio a leitura das histórias não era habitual, mais com o passar do tempo tornou-se elemento diário e prazeroso. 
            No final do trabalho pode-se perceber que a leitura oral e o vocabulário dos alunos melhoraram assim como a escrita.
            De acordo com o pedagogo Azis Abrahão (MOYA, 1977, p. 147) a história em quadrinho é um veículo de aprendizagem para as crianças, não só é capaz de atingir uma finalidade instrutiva (ensino direto ou central), pela apresentação dos mais diversos assuntos e noções. Mais do que isto, e principalmente, consegue preencher uma finalidade educativa (ensino concomitante), por um desenvolvimento, que produz, de ordem psico-pedagógica, isto é, dos processos mentais e do interesse pela leitura.
             Segundo Michel (1976, p. 137): A leitura é apenas uma das possibilidades de emprego da História em Quadrinhos no ensino, ela trata-se de um material que pode suscitar a reflexão, a pesquisa e a criação e não meramente a leitura descompromissada.
                O emprego da História em Quadrinhos no processo de aprendizado é, portanto, um manancial rico para os educadores. Várias são as possibilidades encontradas nos quadrinhos que podem ser aplicadas no processo educativo, com o intuito de transmitir conhecimentos, despertar o interesse e criar o hábito da leitura sistemática, conscientizar, fomentar atitudes críticas, desenvolver a aptidão artística e a criatividade.

CONCLUSÕES

Os objetivos propostos no inicio do projeto que era sanar as dificuldades dos alunos com maiores deficiência na aprendizagem e na escrita/ leitura, através da história em quadrinhos e imaginação foram alcançados. Os alunos que tinham maiores deficiência na aprendizagem devido o baixo índice de aprendizado conseguiram compreender e entender a importância da leitura e escrita na nossa vida.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CALAZANS, F. Projeto História em quadrinhos na escola. 2005.

MICHEL, Pierre. La Bande Dessinée. Paris: Librairie Larousse, 1976.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Saúde, desenvolvimento social e combate a fome – Emília e a Turma do Sítio na cartilha de nutrição – fome zero. Vitaminas e minerais. Editora: globo 5ª – 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Secretaria de educação fundamental, Brasília – Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos temas transversais do ensino fundamental: MEC/ SEF: 1988.

MOYA, Álvaro de. Shazam. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva (Debates, 26), 1977.

REME. Proposta pedagógica 3º ano do ensino fundamental.  Rio Brilhante. 2012.

SOUSA, M. Escrito por Redação. 2010.



SOUZA, Mauricio. Histórias da turma da Mônica. 2012. Disponível em: www.monica.com.br/comics/seriadas.htm 
Postado por: E.M.S.Neves

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