BRINCADEIRAS RECREATIVAS
 CONCEIÇÃO, Deis Almeida da¹

RESUMO
As brincadeiras estão envolvidas no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos e brincadeiras recreativas, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem. Este trabalho objetivou oportunizar as crianças um aprendizado significativo, desenvolvendo atividades que explorem a socialização e o cognitivo, utilizando os recursos da ludicidade, através de jogos e brincadeiras dirigidas e contação de historias, descontraindo a idéia de que as crianças só aprendem sentadas, lendo e escrevendo.

Palavras- chave: Brincadeiras,  jogos, historinhas

ABSTRACT

The jokes are involved in the wonderful world of children and run by a real and concrete, to provide meaningful experiences and emotions. In this genre appear faeries and magical elements belonging to an imaginary world that all children are enchanted. Through symbolic language of the tales and jokes recreational, the child comes to building a bridge of meaning from the outside world to the inner world, learning values​​, reflecting on his actions, developing their critical thinking, creativity, expression and language. This study aimed oportunizar children meaningful learning, developing activities that explore the socialization and cognitive, using the resources of playfulness through games and play and story-driven stories, relaxing the idea that children learn just sitting, reading and writing .

Keywords: Jokes, games, stories


INTRODUÇÃO

O Centro Educacional Municipal Criança Esperança-I situa-se na vila nova Esperança, com 720 alunos matriculados nos turno matutino e vespertino.
A escola possui alunos do campo e da cidade, a maioria de baixa renda, sendo que no 1º ano “C, trabalhamos com 25 alunos, 2º ano C, D e E juntando as três salas 68 alunos, 3º ano B, C com o total de 54 alunos, 5º ano C com 32 alunos, no período vespertino.
        O projeto de educação física tem como objetivo principal é oportunizar a prática do de esportes e recreação com adolescentes e adultos. 



¹ Professora, formada em Pedagogia e atuante no Centro Educacional Municipal Criança Esperança I no Município de Rio Brilhante, MS


As atividades práticas englobam os fundamentos técnicos, tais como: o domínio de corpo e da cadeira de rodas, a manipulação ou domínio de bola, os dribles, os passes,os arremessos e os rebotes, assim como, os aspectos táticos ofensivos e defensivos do jogo propriamente dito. O projeto também visa proporcionar momentos de lazer, de recreação, de integração entre alunos e comunidade escolar. Para boa parte das pessoas que freqüentaram a escola, a lembrança das aulas de Educação Física é marcante, onde para alguns, uma experiência prazerosa, de sucesso, de muitas vitórias, e para outros, uma memória amarga, de sensação de incompetência e de falta de jeito.
Esta proposta procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área de educação física, buscando ampliara visão para um trabalho que incorpore afetividade e cognição dos seus participantes.  As aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental II,é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais como jogos, esporte, jogos,  lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
As brincadeiras estão envolvidas no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos e brincadeiras recreativas, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
            Transformar o trabalho em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma pratica produtiva para a vida cotidiana, provocando a produção de conhecimento e conceito consolidados conhecimento novo incluindo a disciplina de Educação Física.
            A elaboração desse projeto tem o objetivo de incentivar as brincadeiras, transformar o trabalho em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma pratica produtiva para a vida cotidiana, provocando a produção de conhecimento e conceito consolidados conhecimento novo, buscando resgatar o gosto por contos de fada, brincadeiras de rodas, brincadeiras recreativas que envolva habilidades motoras, estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las,  brincarem  e ouvi-las tem inúmeros significados.     Por isso, é importante favorecemos a familiaridade das crianças com histórias e brincadeiras, ampliando seu repertório através das brincadeiras.
            Ao buscar compreender o brincar como um aspecto básico do desenvolvimento infantil entende-se que as crianças já se comunicam através do brincar com gestos e sons desde bebê. Em contanto com o adulto, a criança interage e conseqüentemente, descobre o prazer pelo brincar, pela imitação, utilizando-se dos gestos e sons feitos pelos adultos. Sendo assim, entendo que a brincadeira deve fazer parte das atividades das crianças desde os primeiros anos, oportunizando a elas brincarem em diferentes espaços, manuseando objetos, ouvindo historinhas infantis, cantigas e conforme vão se desenvolvendo passando a utilizar massinha, giz de cera, tintas e pinceis, explorando livros de panos, gravuras, revistas coloridas, brinquedos de montar, etc. São importantes que sejam oferecidas a elas atividades que lhe dão prazer.
            Podemos perceber isso na citação de Pereira (2002, p.7):

O ser humano brinca desde terna idade. De maneira geral, a criança traz                                                                                                                                    consigo o impulso da descoberta, da curiosidade e do querer aprender as  coisa. Ela mexe com os dedos, inventa vozes, esconde As mãos, descobre os pés, faz algo sumir e aparecer, transforma objetos, lugares, inventa coisas e, esse jeito de lidar com a realidade, já têm aspecto de brincadeira”.

         Para Vygotisky ( 1984), crianças pequenas experimentam desejos possíveis  e impossíveis de serem realizados, por isso a criança se envolve em um mundo de imaginação, onde muitos de seus desejos não realizáveis tornam – se realizáveis  e o jogo das vantagens cognitivas e afetivas.
           Assim Vygotisky ( 1984, p.117) ressalta: 

[...] o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança. No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do comportamento diário; no brinquedo é como se ele fosse maior do que na realidade [...] O brinquedo fornece ampla estrutura básica para mudança das necessidades e da consciência.    A ação na esfera imaginativa, a criação das intenções coletivas, tudo aparece no brinquedo, que se constitui, assim, o mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar. A criança desenvolve-se, essencialmente, através do brinquedo. Somente nesse sentido pode ser considerada uma atividade condutora que determina o desenvolvimento da
 Criança”.



Para Santos (2000), tanto Piaget, como Wallon, Vygostsky e outros, atribuíram ao brincar da criança uma importância decisiva no processo de evolução de desenvolvimento humano, embora fundamentado de formas diferentes.
Nesta perspectiva, entendemos que a criança compreende o mundo através da brincadeira. Brincando ela se desenvolve, aprende e se forma para a vida, vivenciando através das brincadeiras situações reais, dando a elas significado, transformando-as através da imaginação, da fantasia, do jogo de faz  de conta, desenvolvendo habilidades de socialização, memorização, atenção, equilíbrio, sendo que através da brincadeira elaboram regras de convivência, representam seus sentimentos, sua historia de vida.
Por intermédio do brinquedo a criança desenvolve a afetividade, a criatividade, a capacidade de raciocínio e o entendimento do mundo. A brincadeira traduz o real para a realidade infantil.
Conforme o Referencial Curricular Nacional Infantil (2002, p. 45):

“Jogos e brincadeiras de parque ou quintal, envolvendo o reconhecimento do próprio corpo, o outro e a imitação, podem se transformar em atividades de rotina [...]. O professor só precisa estar atento aos conhecimentos prévios das  crianças acerca de si  mesmas e de sua corporeidade”.




 Superamos o conceito de que a brincadeira é um mero passatempo. Desta forma, propusemos desenvolver o projeto “Brincando também se aprende”, o qual tem por objetivo proporcionar, momentos de prazer e de aprendizado no espaço escolar.
  A Lei de Diretrizes e Bases promulgada em 20/12/1996 orienta para a integração da Educação Física a proposta pedagógica da escola, responsabilizando a própria escola e o professor pela ação educativa. A Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959) diz que a criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito.
            Brincar, portanto, é essencial para a saúde física e mental das crianças, assim como faz parte do processo de formação do ser humano. Segundo Almeida (1987, p. 195) a esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor.
            As atividades desenvolvidas no projeto devem estar de acordo com a faixa etária de cada grupo e com o espaço disponível. O interesse do grupo é fundamental e as regras de cada brincadeira ou jogo devem ser muito bem explicadas, de modo que ao início do mesmo as crianças possam interagir com o mínimo de interferência possível.

OBJETIVOS

            Este trabalho objetivou oportunizar as crianças um aprendizado significativo, desenvolvendo atividades que explorem a socialização e o cognitivo, utilizando os recursos da ludicidade, através de jogos e brincadeiras dirigidas e contação de historias, descontraindo a idéia de que as crianças só aprendem sentadas, lendo e escrevendo.             Resgatar nas aulas de educação física a visão da importância da atividade lúdica no desenvolvimento e na educação da criança, estimulando o desenvolvimento psicomotor (intelectual, afetivo, social e motor).
        Valorizar a importância das aulas de Educação Física nas séries iniciais, onde hoje  é de suma importante para a saúde do ser humano as atividades física  nas séries iniciais.
         Formar o indivíduo fisicamente, mentalmente e espiritualmente sadio. Resgatar o trabalho de tonicidade, relaxamento, lateralidade, equilíbrio, percepção espacial, percepção temporal, coordenação motora, discriminação auditiva, etc. 

METODOLOGIA

            Nas atividades lúdicas têm um papel muito importante na vida dos pequenos, elas incentivam as crianças a desenvolver criatividade, aprendizado, equilíbrio e coordenação. É por meio dessas brincadeiras que a criança desenvolve a fantasia e cria uma identidade própria.Como as brincadeiras usam a linguagem, elas prestam mais atenção aprendem de uma maneira divertida, sem perceber. O mundo da fantasia estimula as crianças  a pensar sobre o que acontece a sua volta e acaba causando um aprendizado passivo. O brinquedo e as brincadeiras recreativas  ajudam as crianças a resolver questões mal resolvidas, pois ela coloca esses problemas na brincadeira, como, por exemplo, uma menina que brinca de boneca e bate no brinquedo. Também faz com que ela elabore situações cotidianas que ela precisa lidar de uma forma bem prazerosa e significativa.
            Para tal foi trabalhado com os alunos os seguintes tópicos: leitura oral e coletiva de livrinhos infantis, caça-cabeça, leitura de contos de fadas, dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens, danças, narração, postura e encenação.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

            No decorrer do projeto observou-se o crescimento intelectual de cada criança, além de terem desenvolvido melhores habilidades motoras, coordenação motora, flexibilidade, agilidade.
            A recreação é a liberdade total da criança. Para Gonçalves (1997, p.14) a recreação é muito importante para o ser humano não só para a criança. Todos nos precisamos dos nossos momentos de lazer.

CONCLUSÕES

            Os objetivos propostos no início do desenvolvimento deste projeto foram alcançados, pois os alunos conseguiram desenvolver significativamente suas habilidades motoras juntamente com a intelectual. Ao final do projeto os alunos estavam mais ágeis, flexíveis e mais coordenados.
           

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998.  V.2.

PEREIRA, Eugenio Tadeu. Brinquedos  e Infância. In: Revista Criança nº37, Ministério da Educação, 2002.

Revista Projetos Escolares. Educação Infantil. Ano 4- nº 41. São Paulo:Editora online. IBC, 2008.

Revista do Educador. Ensino Fundamental. Ano 2 – nº 21. São Paulo: Edições Lua das Artes. Nov.2005.

SANTOS, Santa Marli Pires dos (org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico, 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Voz, 2000.

VYGOTISKY, L.S. A Formação social  da mente. São Paulo: Martines fontes, 1984.

_______________. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.


                                   Postado por: E.M.S.Neves

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