JOGO ECOLÓGICO
Caroline Martins da Motta¹

RESUMO
Os métodos ativos como a utilização de jogos, despertam o interesse dos estudantes pelos conteúdos, estimulam o estudante e despertam a sua curiosidade. O jogo como atividade didática, tem um poder motivador, pois vem sempre associado com diversão, prazer e alegria, sendo assim um método de aprendizagem bem vantajoso, pois o ambiente da sala fica bem mais divertido e propício a aprendizagem de um jeito gostoso e menos cansativo. Este trabalho teve por objetivo a construção de um jogo para ser trabalhado nas aulas de ciências para auxiliar os alunos a serem mais protetores do meio ambiente.

ABSTRACT

The active methods such as the use of games, arouse students' interest in the content, stimulate and arouse student curiosity. The game as didactic activity, has a motivating power, as is always associated with fun, pleasure and joy, so a method of learning very advantageous because the room environment is much more fun and conducive to learning one way and less tasty tiring. This work aimed at building a game to be worked in science classes to help students to be more protective of the environment.

¹Professora na rede Municipal, Estadual e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade, Univ. Federal da Grande Dourados-UFGD, 79804-970, Dourados, MS. E-mail: caroline.m.motta@gmail.com 


INTRODUÇÃO
A abordagem dos conhecimentos por meio de definições e classificações estanques que devem ser decoradas pelo estudante contraria as principais concepções de aprendizagem humana. Quando há aprendizagem significativa, a memorização de conteúdos debatidos e compreendidos pelo estudante é completamente diferente daquela que se reduz a mera repetição automática  de textos cobrada em situações de prova. (FINOTTI, 1989).  As técnicas de atividades discentes utilizadas pelo professor em sala de aula são recursos valiosos, sendo essencial a atuação do professor para que o ensino de Ciências Naturais não se resuma em apresentações e definições científicas.  
Os métodos ativos como a utilização de jogos, despertam o interesse dos estudantes pelos conteúdos, estimulam o estudante e despertam a sua curiosidade. (SONCINI & CASTILHO Jr, 1988).  O jogo como atividade didática, tem um poder motivador, pois vem sempre associado com diversão, prazer e alegria, sendo assim um método de aprendizagem bem vantajoso, pois o ambiente da sala fica bem mais divertido e propício a aprendizagem de um jeito gostoso e menos cansativo (PEREIRA, 2001). 
A idéia da elaboração do “jogo Ecológico” surgiu de uma proposta de construção de um jogo inédito, A partir do jogo Banco Imobiliário, que consiste em tornar-se o mais rico, construiu-se o jogo ecológico, que apresenta, ludicamente, as riquezas naturais do nosso país e o que o homem vem fazendo com elas, com a diferença de que no jogo ecológico os jogadores  não tornam-se ricos como no Banco Imobiliário, mais sim tornam-se os maiores preservadores ecológicos.

OBEJTIVOS
Este trabalho teve por objetivo a construção de um jogo Ecológico sobre as Unidades de Conservação para ser trabalhado nas aulas de ciências auxiliando os alunos a aprenderem sobre o que é uma Unidade de Conservação, quais são os tipos e o que é preservação e destruição do meio ambiente, visando o porquê que se deve preservar.

METODOLOGIA
O trabalho teve início com a consulta de materiais didáticos, com informações textuais e visuais sobre ecologia. Ao todo foram obtidas 30 informações textuais curtas sobre preservação e destruição ecológica, as quais deveriam contemplar os assuntos ambientais: reservas, preservação, ONGs, fundações de preservação da fauna e da flora, penas para crimes ambientais, queimadas, desmatamento e tráfico ilegal de animais e plantas, para que as informações fossem utilizadas  na construção das cartas.
As cartas foram feitas de papel color set, com tamanho de 10 cm e as informações  foram  digitadas e imprimidas no computador, e  por fim foram plastificadas para garantir a maior durabilidade, Além das informações,  as cartas apresentam um  bônus ou multa.
As cartas de Pontuação foram feitas da mesma forma e do mesmo papel, mas separadas por cores, foram utilizadas 4  cores diferentes: verde, amarela, azul e vermelha, onde cada cor corresponde a uma pontuação.
O tabuleiro foi construído de papel Paraná e revestido de papel sulfite verde, de cartas com informações de reservas ecológicas e destruições ecológicas e fotos sobre o assunto, que foram coladas no centro junto com o nome do jogo. O tabuleiro também foi plastificado para garantir a maior durabilidade.
            Para jogar basta abrir o tabuleiro em uma superfície plana, peça para cada jogador escolher um peão e coloca-lo no ponto de partida do tabuleiro.
Distribua a pontuação a cada jogador da seguinte forma: 5  cartas vermelha (10 pontos), 5 cartas azul (50 pontos ), 5 cartas amarela (100 pontos) e 2 cartas verde (500 pontos). O jogador mais novo começa a partida, seguido depois pelo jogador à sua esquerda e assim por diante. Ele lança os dois dados e vê o total de números que saiu, aí avança com seu peão o número de casas que  deu nos seus dois dados. Se não tiver tirado dois números iguais nos dados é a vez do outro jogador, agora se tiver tirado números iguais, o jogador tem direito de jogar de novo.
Num só espaço, podem parar vários peões ao mesmo tempo. E conforme o espaço que o peão parar, o jogador poderá pagar multa, dar contribuições, ir preso, tirar uma carta extra ou até mesmo comprar reservas ecológicas.
Se o jogador cair na prisão  ou tirar alguma carta com o escrito Vá para prisão, o peão fica retido no espaço da prisão e só sairá quando na sua vez de jogar os dados conseguir tirar uma dupla nos dados. As multas pagas pelos jogadores deverão ser depositadas na carta ecológica e o jogador que lá cair tem o direito de ficar com toda a quantia que lá estiver sendo utilizada para compra de reservas. Cada vez que o jogador passar pelo ponto de partida tem direito á 100 pontos de bônus.
Os pagamentos devem ser efetuados sempre em pontuação, conferindo se a cor está correta com o valor da pontuação. O jogo termina ao final de três ou cinco rodadas no tabuleiro, conforme os jogadores estipularem no começo, e o vencedor é o jogador que estiver o maior número de pontos e reservas ecológicas.

RESULTADOS
Com o final da construção do Jogo Ecológico, os alunos puderam jogar e aprender ludicamente sobre os conteúdos expressos nas cartas do jogo, como por exemplo, quais são as riquezas naturais do nosso país e o que o homem vem fazendo com elas, o que são UCs, legislação ambiental, dentre outros.
Os alunos obtiveram um aprendizado significativo com relação ao conteúdo apresentado, além da satisfação, vontade e alegria que os mesmos apresentaram ao jogarem.

CONCLUSÕES
            Os jogos constituem uma importante ferramenta em sala de aula, no qual é possível tornar a aprendizagem do aluno muito mais significativa e prazerosa.
            Através do Jogo Ecológico os alunos puderam demonstrar que aprenderam o conteúdo e se tornaram os protetores da natureza.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FINNOTI, R. L. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1989.

PEREIRA, A. J. M. O Jogo da evolução uma estratégia de sala de aula pra o ensino dos seres vivos. Encontro Regional do Ensino do Biologia. Niterói, 2001, SBEMBIO 02 (RJ/ES).

SONCINI,  M. I.  & CASTILHO Jr. M. Biologia. 2ª ed. São Paulo: Cortez,1988.

SILVA Jr.  C. &  SASSON S.  Biologia 03 , 4ª ed.  Saraiva, 1997.

CAVALCANTI,  K. Uma chance para mata.  Revista Terra. Outubro de 2003.

CERRI,  C.  Ararinha – azul : Resgate no sertão. Revista Globo Rura.l Junho de 2004.

MUNHOZ, C.  Amazônia, um tesouro ameaçado. Revista Veja Especial. Dezembro de 1997.

OLIVERIA E. Publicação especial da Abril para revista Recreio: Livros “Coleção de olho no mundo”.
·         Espécies ameaçadas, a corrida contra o tempo. Nº 17
·         Mistérios do mar, a vida sob as águas. Nº 12
·         Amazônia, um equilíbrio delicado. Nº 19

Postado por.E.M.S.Neves

0 comentários:

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 C.E.M. "CRIANÇA ESPERANÇA I" All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes