JOGO
ECOLÓGICO
Caroline Martins da Motta¹
RESUMO
Os métodos ativos como a utilização
de jogos, despertam o interesse dos estudantes pelos conteúdos, estimulam o
estudante e despertam a sua curiosidade. O jogo como atividade didática, tem um
poder motivador, pois vem sempre associado com diversão, prazer e alegria,
sendo assim um método de aprendizagem bem vantajoso, pois o ambiente da sala
fica bem mais divertido e propício a aprendizagem de um jeito gostoso e menos
cansativo. Este trabalho teve por objetivo a construção de um jogo para ser
trabalhado nas aulas de ciências para auxiliar os alunos a serem mais
protetores do meio ambiente.
ABSTRACT
The active methods such as the use of games, arouse students' interest in the content,
stimulate and arouse student curiosity. The
game as didactic activity, has a
motivating power, as is always
associated with fun, pleasure and
joy, so a method of learning very advantageous
because the room environment is
much more fun and conducive to
learning one way and
less tasty tiring. This work aimed at building
a game to be worked in science classes to help students to be more protective of
the environment.
¹Professora na rede
Municipal, Estadual e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e
Conservação da Biodiversidade, Univ. Federal da Grande Dourados-UFGD,
79804-970, Dourados, MS. E-mail: caroline.m.motta@gmail.com
INTRODUÇÃO
A abordagem dos conhecimentos por meio de definições
e classificações estanques que devem ser decoradas pelo estudante contraria as
principais concepções de aprendizagem humana. Quando há aprendizagem significativa,
a memorização de conteúdos debatidos e compreendidos pelo estudante é
completamente diferente daquela que se reduz a mera repetição automática de textos cobrada em situações de prova.
(FINOTTI, 1989). As técnicas de
atividades discentes utilizadas pelo professor em sala de aula são recursos
valiosos, sendo essencial a atuação do professor para que o ensino de Ciências
Naturais não se resuma em apresentações e definições científicas.
Os métodos ativos como a utilização de jogos,
despertam o interesse dos estudantes pelos conteúdos, estimulam o estudante e
despertam a sua curiosidade. (SONCINI & CASTILHO Jr, 1988). O jogo como atividade didática, tem um poder
motivador, pois vem sempre associado com diversão, prazer e alegria, sendo
assim um método de aprendizagem bem vantajoso, pois o ambiente da sala fica bem
mais divertido e propício a aprendizagem de um jeito gostoso e menos cansativo
(PEREIRA, 2001).
A idéia da elaboração do “jogo Ecológico” surgiu de
uma proposta de construção de um jogo inédito, A partir do jogo Banco
Imobiliário, que consiste em tornar-se o mais rico, construiu-se o jogo
ecológico, que apresenta, ludicamente, as riquezas naturais do nosso país e o
que o homem vem fazendo com elas, com a diferença de que no jogo ecológico os
jogadores não tornam-se ricos como no
Banco Imobiliário, mais sim tornam-se os maiores preservadores ecológicos.
OBEJTIVOS
Este trabalho teve por objetivo a construção de um
jogo Ecológico sobre as Unidades de Conservação para ser trabalhado nas aulas
de ciências auxiliando os alunos a aprenderem sobre o que é uma Unidade de
Conservação, quais são os tipos e o que é preservação e destruição do meio
ambiente, visando o porquê que se deve preservar.
METODOLOGIA
O trabalho teve início com a consulta de materiais
didáticos, com informações textuais e visuais sobre ecologia. Ao todo foram
obtidas 30 informações textuais curtas sobre preservação e destruição
ecológica, as quais deveriam contemplar os assuntos ambientais: reservas,
preservação, ONGs, fundações de preservação da fauna e da flora, penas para
crimes ambientais, queimadas, desmatamento e tráfico ilegal de animais e plantas,
para que as informações fossem utilizadas
na construção das cartas.
As cartas foram feitas de papel color set, com tamanho
de 10 cm e as informações foram digitadas e imprimidas no computador, e por fim foram plastificadas para garantir a
maior durabilidade, Além das informações,
as cartas apresentam um bônus ou
multa.
As cartas de Pontuação foram feitas da mesma forma e
do mesmo papel, mas separadas por cores, foram utilizadas 4 cores diferentes: verde, amarela, azul e
vermelha, onde cada cor corresponde a uma pontuação.
O tabuleiro foi construído de papel Paraná e
revestido de papel sulfite verde, de cartas com informações de reservas
ecológicas e destruições ecológicas e fotos sobre o assunto, que foram coladas
no centro junto com o nome do jogo. O tabuleiro também foi plastificado para
garantir a maior durabilidade.
Para
jogar basta abrir o tabuleiro em uma superfície plana, peça para cada jogador escolher
um peão e coloca-lo no ponto de partida do tabuleiro.
Distribua a pontuação a cada jogador da seguinte
forma: 5 cartas vermelha (10 pontos), 5
cartas azul (50 pontos ), 5 cartas amarela (100 pontos) e 2 cartas verde (500
pontos). O jogador mais novo começa a partida, seguido depois pelo jogador à
sua esquerda e assim por diante. Ele lança os dois dados e vê o total de
números que saiu, aí avança com seu peão o número de casas que deu nos seus dois dados. Se não tiver tirado
dois números iguais nos dados é a vez do outro jogador, agora se tiver tirado
números iguais, o jogador tem direito de jogar de novo.
Num só espaço, podem parar vários peões ao mesmo
tempo. E conforme o espaço que o peão parar, o jogador poderá pagar multa, dar
contribuições, ir preso, tirar uma carta extra ou até mesmo comprar reservas
ecológicas.
Se o jogador cair na prisão ou tirar alguma carta com o escrito Vá para
prisão, o peão fica retido no espaço da prisão e só sairá quando na sua vez de
jogar os dados conseguir tirar uma dupla nos dados. As multas pagas pelos
jogadores deverão ser depositadas na carta ecológica e o jogador que lá cair
tem o direito de ficar com toda a quantia que lá estiver sendo utilizada para
compra de reservas. Cada vez que o jogador passar pelo ponto de partida tem
direito á 100 pontos de bônus.
Os pagamentos devem ser efetuados sempre em
pontuação, conferindo se a cor está correta com o valor da pontuação. O jogo
termina ao final de três ou cinco rodadas no tabuleiro, conforme os jogadores
estipularem no começo, e o vencedor é o jogador que estiver o maior número de
pontos e reservas ecológicas.
RESULTADOS
Com o final da construção do Jogo Ecológico, os
alunos puderam jogar e aprender ludicamente sobre os conteúdos expressos nas
cartas do jogo, como por exemplo, quais são as riquezas naturais do nosso país
e o que o homem vem fazendo com elas, o que são UCs, legislação ambiental,
dentre outros.
Os alunos obtiveram um aprendizado significativo com
relação ao conteúdo apresentado, além da satisfação, vontade e alegria que os
mesmos apresentaram ao jogarem.
CONCLUSÕES
Os
jogos constituem uma importante ferramenta em sala de aula, no qual é possível
tornar a aprendizagem do aluno muito mais significativa e prazerosa.
Através do Jogo Ecológico os alunos
puderam demonstrar que aprenderam o conteúdo e se tornaram os protetores da
natureza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FINNOTI, R. L. Universidade Federal do Rio de
Janeiro, 1989.
PEREIRA, A. J. M. O Jogo da evolução uma
estratégia de sala de aula pra o ensino dos seres
vivos. Encontro Regional do Ensino do Biologia. Niterói, 2001, SBEMBIO 02
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SONCINI, M. I. & CASTILHO Jr. M. Biologia. 2ª ed. São Paulo: Cortez,1988.
SILVA Jr. C.
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CAVALCANTI, K.
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CERRI, C. Ararinha
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MUNHOZ, C. Amazônia, um tesouro ameaçado. Revista
Veja Especial. Dezembro de 1997.
OLIVERIA E. Publicação especial da Abril para
revista Recreio: Livros “Coleção de olho no mundo”.
·
Espécies ameaçadas, a corrida contra o tempo. Nº 17
·
Mistérios do mar, a vida sob as águas. Nº 12
·
Amazônia, um equilíbrio delicado. Nº 19
Postado por.E.M.S.Neves
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