BIOLOGIA SOB OUTRO OLHAR
Caroline Martins da Motta

No estágio atual do ensino brasileiro, a configuração do currículo escolar dos ensinos médio e fundamental deve ser objeto de intensos debates, para que a escola possa desempenhar adequadamente seu papel na formação de cidadãos. Como parte desse processo, a biologia pode ser uma das disciplinas mais relevantes e merecedoras da atenção dos alunos, ou uma das disciplinas mais insignificantes e pouco atraentes, dependendo do que for ensinado e como isso for feito (krasilchik, 2004).
A compreensão do que é Ciência por meio de uma perspectiva enciclopédica, livresca e fragmentada não reflete sua natureza dinâmica, articulada, histórica e não neutra, conforme é colocada atualmente (Brasil, 1998). Por isso, qualquer curso deve incluir uma diversidade de modalidades didáticas, pois cada situação exige uma solução própria; além do que, a variação das atividades pode atrair e interessar os alunos, atendendo às diferenças individuais (krasilchik, 2004).
Nesse contexto, as aulas de laboratório têm um lugar insubstituível nas disciplinas de Ciências (ensino fundamental) e Biologia (ensino médio), pois desempenham funções únicas: permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando materiais e equipamentos e observando organismos. Além disso, despertam e mantêm o interesse dos alunos; envolvem os estudantes em investigações científicas; desenvolvem a capacidade de resolver problemas e a compreender conceitos básicos (Krasilchik, 2004).
Desse modo, o desenvolvimento de aulas práticas torna-se essencial, uma vez que proporcionam aos alunos a interação teoria-prática, pois um estudo exclusivamente livresco, deixa enorme lacuna na sua formação. Proporcionar aulas práticas de Biologia aos alunos de ensino médio das escolas públicas seria de extrema importância para o aprendizado do aluno.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SONCINI,  M. I.  & CASTILHO Jr. M. Biologia. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1988.

SILVA Jr.  C. &  SASSON S.  Biologia 03 , 4ª ed.  Saraiva, 1997.

CAVALCANTI,  K. Uma chance para mataRevista Terra. Outubro de 2003.

CARVALHO, A. M. P. e GIL PÉRES, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

Postado por: E.M.S.Neves

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