Dificuldades de Aprendizagem na
Alfabetização
Eclair de
Oliveira Silva Santos ,Márcia Maria da Silva Ferreira, Miriam Martinez Alcará e
Viviane Alves Vieira.
Resumo:
Este artigo contribuirá para que seja identificado com mais
agilidade as dificuldades na aprendizagem.
Ao falarmos em dificuldades de
aprendizagem vem a nossa mente algo do tipo capacidade que o individuo
apresenta para realizar uma determinada tarefa, mas o papel da escola é a de
proporcionar aos alunos meios ou condições deste atuar em seu meio de maneira
menos frustrante e possível. É no ambiente escolar que as dificuldades aparecem,
porque é o início do processo da
alfabetização, então será necessário toda atenção ,observação e acompanhamento da criança .A equipe escolar
será a facilitadora deste acompanhamento
que será desenvolvido com a
escola e família .
Palavra chaves: alfabetização,
desafio e dificuldade de aprendizagem.
Introdução
De acordo com
(GRIGORENKO, STERNEMBERG, 2003, p29) ``dificuldades de aprendizagem significa
um distúrbio que pode se manifestar em uma aptidão imperfeita para ouvir, pensar,
falar, ler, escrever, soletra ´´.
A ação de escrever exige também da parte da
criança uma ação de analise deliberada. quando fala ,tem consciência das
operações mentais que executa, quando escreve toma consciência da estrutura
sonora de cada palavra .(VYGOTSY,1979) segundo o autor podemos concluir que a
dificuldade de aprendizagem é um distúrbio psicológico que causa problemas a
criança , quando esta se encontra no inicio do processo de
alfabetização.(SMITYH,STRIK ,2001,p.14) dificuldades de aprendizagem são.
``... problemas neurológicos que afetam a
capacidade do cérebro para entender , recordar ou comunicar informações ´´.Uma
escola transformadora é a que está consciente de seu papel político na luta
contar as desigualdades sociais e assumem a responsabilidade de um ensino
eficiente para capacitar seus alunos na conquista da participação cultural e na
reivindicação social.(Soares,1998).percebemos a escola que exclui ,reduz limita
e expulsa sua clientela. Para Garcia, as causa que produzem esse transtorno
podem ser diversas, desde fatores hereditários, passando por distinta etiologia
cerebral, ate a ausência da estimulação, o que afeta a compreensão oral e
escrita. As dificuldades de aprendizagem da leitura surgem por dissociações no
desenvolvimento das correspondências entre os códigos ortográficos e fonológicos,
surgirão dificuldades de aprendizagem da leitura.
Emília Ferreiro e Ana Teberosky atestam
que as crianças não entram vazias para as escolas, sem saberem de nada sobre a língua
e a linguagem.
Como acontecem os
Transtornos na aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem afetam
a pessoa na sua totalidade. A pessoa sofre por não conseguir cumprir com aquilo
que a espera de si mesma e com o que os outros esperam dela, sofre também, com a
desvalorização que enxerga no olhar dos demais. Infelizmente o baixo rendimento
escolar converteu-se em sinônimo de fracasso na vida .
Na sala de aula normalmente são
encontradas essas crianças que, tendo a capacidades necessárias, não conseguem
atingir o rendimento que seria esperado delas. Não aprendem como as demais
crianças , portanto ,os métodos normalmente utilizados não funcionam com elas.
O diagnostico apropriado de cada um é indispensável para poder conceber as
estratégias de condução e tratamento adequados. É importante que a criança e as
pessoas a cargo da sua educação conheçam
seus pontos fortes e suas áreas de dificuldade, a forma como aprende e como poderia compensar
suas áreas deficitárias.
Principais problemas
de aprendizagem:
Problemas graves de comunicação:
a criança com dificuldades de aprendizagem pode apresentar um bloqueio com
outros.
Atraso
na fala: os atrasos de linguagem podem acarretar dificuldades em toda a vida do
sujeito, pois a aquisição da linguagem acontece como uma continuidade durante
todo o desenvolvimento.
Disfemias: neste grupo de transtornos da
linguagem o distúrbio mais importante é a gagueira (tartamudez).
Dislexia: caracteriza-se por uma
dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser
identificada nas salas de aula durante a alfabetização sendo comum provocar uma
defasagem inicial de aprendizado. Segundo Jean Dubois et al . (1993,p1197) , é um defeito de aprendizagem
da leitura caracterizado por dificuldades na correspondência entre símbolos
gráficos ,às vezes mal reconhecidos, e fonemas ,muitas vezes , mal
identificados .A dislexia não é uma doença . É apenas um bloqueio apresentado
por crianças que se costumam no inicio do processo de alfabetização.
Definições de
dificuldades na aprendizagem
Os transtornos de aprendizagem podem
afetar a habilidade da pessoa para falar, escutar, ler escrever soletrar
raciocinar recordar organizar a informação ou aprender matemática. Os
transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com outras deficiências como
o atraso mental e também não deve ser confundido com a falta de oportunidade
educativas como mudanças frequentes de escola s ou falta de assistência ás
aulas.
Um transtorno de aprendizagem é um
impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral ou escrita.
Podemos considerar o problema
de aprendizagem como sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um
quadro permanente, mas sim entra numa variedade peculiar de comportamentos dos
quais se destaca como sinal de descompensação. Nenhum fator é determinante do
seu surgimento, deve ser entendido como um estado particular. Sara Pain,1983).
Uma criança com dificuldade de
aprendizagem é aquela que não consegue aprender com métodos com os quais
aprendem a maioria das crianças, seu rendimento escolar está abaixo de suas
capacidades.
O responsável deve ser orientado que
falta de continuidade as aulas, mudanças frequentes, problemas emocionais são
condições que podem acarretar ou agravar um problema nas áreas de aprendizagem.
Cada criança é única, as formas na
qual os problemas de aprendizagem se manifestam está relacionado com a
individualidade de quem aprende, não existem causas únicas, em tratamentos
iguais.
Como educadores, é necessário
ajudá-los a conhecer seus pontos fortes e fraquezas e buscar estratégias de
suporte que lhe permitam ter sucesso na sua aprendizagem.
Os problemas de aprendizagem não
desaparecem, no entanto, a criança pode aprender a compensar suas dificuldades.
Quanto mais cedo for realizada a intervenção de suporte, a criança poderá
aprender a conduzir melhor sua dificuldade em aprender.
É possível constarmos que há um alto
índice de fracasso escolar, principalmente nas classes alfabetização. O que preocupa muito a escola e a sociedade.
Morais (1994) afirmam:
``(...) com frequência
os professores procuram explicações por que o aluno não aprende, atribuindo a
culpa, apressadamente, a aspectos isolados, deficiências de natureza biológica,
psicológica e cultural, carência de diferentes tipos.
Já para FONSECA (1995):
``as dificuldades
de aprendizagem aumentam na presença de escolas superlotadas e mal equipadas,
além de contarem com muitos professore `` desmotivado ´´. A escola não pode
continuar a ser uma fabrica de insucesso.
Segundo FONSECA, podemos concluir que os
professores assim, como as escolas devem trabalhar com competência e dedicação (revendo
seus métodos de ensino e adaptando-os quando necessário), para atraírem os
alunos para a escola, onde terão a oportunidade de aprender a ler e escrever.
Há alunos que realmente, apresentam dificuldades de aprendizagem e devem ser
diagnosticado e tratado devidamente por um profissional competente e ter o apoio
do professor e da família, cada um fazendo sua parte, a responsabilidade é de
todos, cada um deve fazer a sua parte a
criança vai receber ajuda do professor, e em casa deve ser auxiliado pelos
pais. Pais e professores devem auxiliar a criança que está em processo de aprendizagem,
para que ela venha a desenvolver- se.
A
alfabetização como um processo individual de aquisição da escrita, o que
envolve aprendizagem de habilidades para a leitura, escrita e pratica de
linguagem. Já que a sociedade está em
continuo processo de mudança, as dificuldades de aprendizagem na alfabetização devem
ser tratadas. O primeiro passo é a
observação por parte dos professores e dos pais, para juntos buscarem ajuda de
outros profissionais. Esta ajuda é uma avaliação que será feita tendo por
finalidade verificar se o aluno obedece a um conjunto de critérios, ou regras
simples e se tem problemas de concentração e de atenção, os profissionais irão
verificar se o nível de inteligência desta criança está na media ou acima dela,
farão intervenções adequadas.
Alguma sugestão de atividades para se
trabalhar em sala de aula com a criança que apresenta dificuldades de aprendizagem,
primeiramente a parte de psicomotricidade e depois a parte de cognição, cada
criança aprende a seu tempo. O professor deve trabalhar estas atividades de
forma clara e objetiva, facilitando a compreensão da criança e seu desenvolvimento.
Um ponto que não podemos esquecer-nos de
frisar é que estes profissionais que lidam com alunos com dificuldades de
aprendizagem têm que estar em constante processo de formação para atender de
forma adequada estes alunos e os pais.
Referências Bibliográficas:
FERREIRO, Emília, Reflexões sobre alfabetização. São Paulo ,Cortez,2001.
FERREIRO, E. TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
GARCIA, Jesus Nicasio. (1998). Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática.
Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas.
SHIMITH, Corinne. Dificuldades de aprendizagem de A a z. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
SOARES, M. Letramento: como avaliar como medir. In : SOARES,
M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autentica 1998.
VYGOTSKY, Lev Semenovich, A construção do pensamento e da linguagem.
São Paulo: Martins FONTES, 2001.
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