O mundo imaginário dos contos de
fadas na educação infantil.
FERREIRA, Ana Paula Martini;
FRANÇA, Márcia Marcelino de Araújo;
BOENO, Márcia Lopes
Resumo:
Este artigo trata da importância dos
contos de fada na educação infantil. Os contos, enquanto divertem as crianças,
também favorecem o desenvolvimento da sua personalidade. Por isso um conto
trabalha o aspecto afetivo psicológico e cognitivo, e dessa forma os contos são
importantes estarem presentes na vida cotidiana da criança.
Com o Passar do tempo vem crescendo muito a procura por vaga na educação Infantil, os pais foram mudando o receio. Antes tinham medo de deixar seus filhos na educação infantil, achavam que era só para passar um tempo com os professores em sala de aula.
Hoje
este pensamento muda de figura. Os pais entendem que seus filhos vão para escola
para aprender e se desenvolver, interagir com outras crianças, saber viver em sociedade. Que ali
na primeira infância é base para que esse aluno saiba viver em grupo e comecem
aprender, a respeitar as regras e se expressar.
A
educação Infantil é importante para que o aluno se desenvolva e tenha mais
facilidade de se interagir com os colegas e com meio social em que vive, Lá o
aluno vai ser bem estimulado, sobretudo através da leitura de contos de fada e
brincadeira do faz de conta. É gratificante ver os olhinhos das crianças brilhando
quando se conta história, todas ficam encantadas e esperando a sua vez para
contar a sua história, e dizer o que mais gostou vivendo assim no mundo
encantado.
Na
hora de contar os contos de fadas é muito importante deixar que as crianças
contem a sua própria história. Devemos aproveitar ao máximo esta fase simbólica,
que peguem bichinhos de pelúcia e se fantasiem, porque a leitura dos contos de
fada reúne a magia das palavras, educa e desenvolve a sensibilidade na criança,
enriquecendo suas experiências pessoais, familiares, escolares e de cidadania.
Depende
de nós professores sermos criativos e capazes de trabalharmos as artes e
brincadeiras. As histórias, as dramatizações, os bonecos de fantoches, músicas,
os versinhos os travas-línguas e muitos outros recursos servem como estratégias
para despertar o interesse da criança para leitura dos contos e estimular a criança
a aumentar seu repertório de conhecimento e formar sua personalidade,
possibilitando a transferência de seus dramas para os personagens.
Na
verdade, os contos de fada aceitam em algum momento os problemas dos seres
humanos e funcionam como uma válvula de escape, permitindo que uma criança
vivencie seus problemas psicológicos de modo simbólico, com grandes
possibilidades de passar por aquela barreira que está vivendo e achar uma
solução, ser mais feliz, poder utilizar várias fantasias como estratégias, pois
o que vale mesmo é se divertir e usar a imaginação.
Importante
também é sempre respeitar os seus amigos nas atividades propostas. A partir do
faz de conta, a criança aos poucos aprendem a dominar e conhecer o mundo no
qual vive. Junto a isso aprender a lidar com as regras, trabalhar suas emoções
e medo, experimentar situações de maldade, bondade, alegria, tristeza dentre
outras. (Corte, all,2000)..
Na
educação infantil é o momento de levar os nossos alunos a viajar no mundo da
fantasia deixa-los brincar e usar sua imaginação, saber explorar o mundo do faz
de conta.
Quando
se tornar um adulto, para que seja um adulto que sonha e vai atrás dos seus
sonhos, porque o sonhar vence. Não tem coisa mais triste de ver um adulto sem
sonho. Acreditar é buscar na proposta pedagógica, para que tragam sonhos,
desejos, certezas, incertezas, dúvidas, expectativas, curiosidades, medos e outros.
A
leitura dos contos é uma porta aberta de entrada que estimula a imaginação, em
que a crianças criem seus próprios roteiros suas cenas e histórias: podemos
fomentar muitos questionamentos e despertar o interesse de novas leituras.
O
estímulo dá asas a imaginação, ampliando suas consciências e desenvolvendo linguagem
oral de forma prazerosa. E assim, terá uma compreensão de seu universo, de si
mesmo e do meio em que vive, auxiliando a se situar no tempo e espaço. Isto é
importante para a criança Acreditamos que a educação Infantil seja a base de
tudo, onde o individuo vai formar sua personalidade e seu confronto de
opiniões, a motivação, as interações sociais e o trabalho cooperativo, possibilitarão
à criança condições que asseguram o caráter formativo das atividades, através
de uma boa orientação do educador, tendo a finalidade de esclarecer as crianças
o que devem fazer, como fazer e para que
fazer tal atividade, ou ler este ou aquele livro. Na literatura infantil,
portanto, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, de sonhos e
fantasias.
Referencias Bibliográficas
SILVA,
Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos
psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez Editora,
2002.
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BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no Século XXI - Tradição e Ciberespaço. Vozes, 2006.
AGUIAR, V.T. & BORDINI, M.G. Literatura: a formação do leitor:
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Mercado Aberto, 1993.
HELD,
Jacqueline. O imaginário no poder, as crianças e a literatura fantástica. Tradução:
Carlos Rizzi> São Paulo: Sammus,1980.
Postado por: E.M.S.Neves
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