O mundo imaginário dos contos de fadas na educação infantil.


FERREIRA, Ana Paula Martini;
FRANÇA, Márcia  Marcelino de Araújo;
BOENO, Márcia Lopes
                                                                         

Resumo:
Este artigo trata da importância dos contos de fada na educação infantil. Os contos, enquanto divertem as crianças, também favorecem o desenvolvimento da sua personalidade. Por isso um conto trabalha o aspecto afetivo psicológico e cognitivo, e dessa forma os contos são importantes estarem presentes na vida cotidiana da criança.

    
Com o Passar do tempo vem crescendo muito a procura por vaga na educação Infantil, os pais foram mudando o receio. Antes tinham medo de deixar seus filhos na educação infantil, achavam que era só para passar um tempo com os professores em sala de aula.
    Hoje este pensamento muda de figura. Os pais entendem que seus filhos vão para escola para aprender e se desenvolver, interagir com outras crianças, saber viver em sociedade. Que ali na primeira infância é base para que esse aluno saiba viver em grupo e comecem aprender, a respeitar as regras e se expressar.
     A educação Infantil é importante para que o aluno se desenvolva e tenha mais facilidade de se interagir com os colegas e com meio social em que vive, Lá o aluno vai ser bem estimulado, sobretudo através da leitura de contos de fada e brincadeira do faz de conta. É gratificante ver os olhinhos das crianças brilhando quando se conta história, todas ficam encantadas e esperando a sua vez para contar a sua história, e dizer o que mais gostou vivendo assim no mundo encantado.
      Na hora de contar os contos de fadas é muito importante deixar que as crianças contem a sua própria história. Devemos aproveitar ao máximo esta fase simbólica, que peguem bichinhos de pelúcia e se fantasiem, porque a leitura dos contos de fada reúne a magia das palavras, educa e desenvolve a sensibilidade na criança, enriquecendo suas experiências pessoais, familiares, escolares e de cidadania.
   Depende de nós professores sermos criativos e capazes de trabalharmos as artes e brincadeiras. As histórias, as dramatizações, os bonecos de fantoches, músicas, os versinhos os travas-línguas e muitos outros recursos servem como estratégias para despertar o interesse da criança para leitura dos contos e estimular a criança a aumentar seu repertório de conhecimento e formar sua personalidade, possibilitando a transferência de seus dramas para os personagens.
  Na verdade, os contos de fada aceitam em algum momento os problemas dos seres humanos e funcionam como uma válvula de escape, permitindo que uma criança vivencie seus problemas psicológicos de modo simbólico, com grandes possibilidades de passar por aquela barreira que está vivendo e achar uma solução, ser mais feliz, poder utilizar várias fantasias como estratégias, pois o que vale mesmo é se divertir e usar a imaginação.
   Importante também é sempre respeitar os seus amigos nas atividades propostas. A partir do faz de conta, a criança aos poucos aprendem a dominar e conhecer o mundo no qual vive. Junto a isso aprender a lidar com as regras, trabalhar suas emoções e medo, experimentar situações de maldade, bondade, alegria, tristeza dentre outras. (Corte, all,2000)..
    Na educação infantil é o momento de levar os nossos alunos a viajar no mundo da fantasia deixa-los brincar e usar sua imaginação, saber explorar o mundo do faz de conta.
   Quando se tornar um adulto, para que seja um adulto que sonha e vai atrás dos seus sonhos, porque o sonhar vence. Não tem coisa mais triste de ver um adulto sem sonho. Acreditar é buscar na proposta pedagógica, para que tragam sonhos, desejos, certezas, incertezas, dúvidas, expectativas, curiosidades, medos e outros.
     A leitura dos contos é uma porta aberta de entrada que estimula a imaginação, em que a crianças criem seus próprios roteiros suas cenas e histórias: podemos fomentar muitos questionamentos e despertar o interesse de novas leituras.
   O estímulo dá asas a imaginação, ampliando suas consciências e desenvolvendo linguagem oral de forma prazerosa. E assim, terá uma compreensão de seu universo, de si mesmo e do meio em que vive, auxiliando a se situar no tempo e espaço. Isto é importante para a criança Acreditamos que a educação Infantil seja a base de tudo, onde o individuo vai formar sua personalidade e seu confronto de opiniões, a motivação, as interações sociais e o trabalho cooperativo, possibilitarão à criança condições que asseguram o caráter formativo das atividades, através de uma boa orientação do educador, tendo a finalidade de esclarecer as crianças o que devem fazer, como fazer  e para que fazer tal atividade, ou ler este ou aquele livro. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, de sonhos e fantasias.

Referencias Bibliográficas
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF,1998.

BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no Século XXI - Tradição e Ciberespaço. Vozes, 2006.

AGUIAR, V.T. & BORDINI, M.G.  Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas.  2.ed.  Porto Alegre : Mercado Aberto, 1993.

HELD, Jacqueline. O imaginário no poder, as crianças e a literatura fantástica. Tradução: Carlos Rizzi> São Paulo:  Sammus,1980.

 Postado por: E.M.S.Neves

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