A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Caroline
Martins da Motta¹
RESUMO
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de
educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo
pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma
consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como
crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
Partindo desse pressuposto o objetivo deste trabalho foi incentivar a educação
ambiental na escola municipal Criança Esperança I no município de Rio
Brilhante, Mato Grosso do Sul, para que através dos alunos desperte-se a
consciência ecológica na comunidade e conseqüentemente a preservação do meio
ambiente. Pois, sabe-se que a chave para o desenvolvimento sustentável é a
participação da educação nesse processo.
Palavras- chave: Sustentabilidade, Preservação, Meio
ambiente e educação ambiental
ABSTRACT
Environmental education constitutes
a comprehensive education,
which aims to reach all citizens,
through a continuing participatory
learning process that seeks to instill in the
student a critical awareness of environmental
issues, including critical
as the ability to grasp the genesis and the evolution of environmental problems. Based on this
assumption the objective was to
promote environmental education in
public school I hope
Child in Rio Brilhante,
Mato Grosso do
Sul, that through the students wake
up ecological awareness in the community and therefore the preservation of the environment. Well, we know that the key to
sustainable development is participation in the process of education.
Keywords: Sustainability, Conservation, Environment and environmental education
Keywords: Sustainability, Conservation, Environment and environmental education
¹Professora na rede Municipal,
Estadual e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Conservação
da Biodiversidade, Univ. Federal da Grande Dourados-UFGD, 79804-970, Dourados,
MS. E-mail: caroline.m.motta@gmail.com
INTRODUÇÃO
Atualmente, a Educação Ambiental
assume um caráter realista, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e
o ambiente, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de
desenvolvimento e progresso. Neste contexto, a Educação Ambiental é ferramenta
de educação para o desenvolvimento sustentável. Os padrões dominantes de
produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução de recursos e
uma massiva extinção de espécies.
As
atuais exigências sociais têm desencadeado a necessidade de uma visão de mundo
que permita ao ser humano agir em sociedade minimizando os efeitos danosos ao
ambiente natural.
Uma visão de
mundo construída a partir de uma nova concepção de educação alinhada às
questões ambientais, capaz de promover a formação de personalidades
ambientalmente solidárias, mediante a aproximação da prática pedagógica ao
processo de construção do conhecimento (ARAÚJO, 2004).
Portanto, são necessárias mudanças
fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Cada um
compartilha da responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem-estar da
família e de todo o mundo dos seres vivos. No
ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de
comunicação é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da
sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema
dinâmico e abrangente a todos.
A educação
ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir
todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente
que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática
ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a
evolução de problemas ambientais (adaptado de (Revista Educação – edição
254 - pág.239).
Em 27 de abril de 1999, a aprovação
da Lei N° 9.795 institui a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil.
Esta lei entende que a Educação Ambiental (EA) é um componente essencial e
permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada,
em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Apesar dos dez anos de
existência da lei, a maioria das escolas ainda não consegue implementá-la,
sobretudo nas escolas de Ouro Preto, conforme diagnóstico realizado em algumas
delas (PRADO et al., 2009).
Segundo
Gonçalves (1990), a Educação Ambiental não deve ser entendida como um
tipo especial de educação. Ela deve consistir em
mostrar ao aluno de diferentes idades, aspectos importantes da dinâmica de
diferentes ambientes, enfocando de maneira geral, aspectos da fauna, da flora e
das características físicas locais, fazendo com que o aluno sinta-se parte
desse ambiente e conseqüentemente, parte imprescindível na preservação do meio
ambiente.
Dessa
forma a educação ambiental nas aulas de ciências justifica-se porque a educação
ambiental é um exercício de cidadania. Ela tem como objetivo a conscientização das
pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais
qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente natural que a cercam.
OBJETIVOS
O objetivo
deste trabalho foi incentivar a educação ambiental na escola municipal Criança
Esperança I no município de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, para que através
dos alunos desperte-se a consciência ecológica na comunidade e conseqüentemente
a preservação do meio ambiente. Pois, sabe-se que a chave para o
desenvolvimento sustentável é a participação da educação nesse processo.
METODOLOGIA
A Escola Municipal Criança Esperança
I onde foi desenvolvido o presente trabalho localiza-se na Vila Nova Olímpica,
no Município de Rio Brilhante. Participou do trabalho a turma do 8º ano do
período matutino da escola.
Durante o período do desenvolvimento
do trabalho, os alunos assistiram palestras sobre Sustentabilidade, Educação
Ambiental e Preservação Ambiental, leram textos e trabalharam com cartazes. Para
a finalização da do trabalho os alunos participaram de uma oficina de confecção
de objetos com material reciclado como garrafas pets, latinhas, jornais e
revistas,
vide as fotos abaixo.
RESULTADOS E
DISCUSSÕES
Foi evidente a dedicação e a força
de vontade de aprender sobre novos assuntos, nos quais o homem está diretamente
envolvido. Atitudes simples como a separação do lixo, o reaproveitamento de
alimentos e a reciclagem faz a diferença na preservação do Meio Ambiente. Através
desse trabalho pode-se observar que os alunos desenvolveram o lado critico e
ficaram mais atentos e preocupados quando o tema era o planeta. Dessa forma a
Educação Ambiental contribuiu no social e no ambiental, tornando-os os alunos
mais maduros e até mesmo preocupados com o lixo gerado na sala e com o
desperdício de água nos bebedouros da escola.
De acordo com Jacobi (2004), a
educação ambiental tem assumido uma função transformadora cada dia mais, a
co-responsabilização e participação de todos são objetivos essenciais para se
promover o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o educador é o
principal mediador na construção de referenciais ambientais e deve usá-los com
sabedoria como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social
centrada no conceito da natureza.
CONCLUSÕES
Os objetivos propostos no
desenvolvimento deste projeto foram alcançados, pois os alunos, os professores
e a comunidade escolar no geral conseguiram visualizar a importância da
preservação e de se ter hábitos mais sustentáveis. Ao final do projeto os
alunos estavam mais críticos e se tornaram os agentes fiscalizadores dos
colegas e pais passando adiante a idéia de que é preciso a mudança de atitude e
principalmente o modo em que se vive hoje.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO, Maria Inêz de Oliveira. A universidade e a
formação de professores para a educação ambiental. Revista brasileira de
educação ambiental / Rede Brasileira de Educação Ambiental. – n. 0 – Brasília:
Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2004.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República
Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
JACOBI, Pedro. Educação e Meio Ambiente – transformando
as práticas. Revista brasileira de educação ambiental / Rede Brasileira de
Educação Ambiental. – n. 0 – Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental,
2004.
PRADO, A. C. et al. TEIA -Tecendo com a Escola a
Integração Ambiental. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Extensão
Universitária, Dourados – MS. 2009.
Postado por: E.M.S. Neves
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