A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Caroline Martins da Motta¹


RESUMO

A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. Partindo desse pressuposto o objetivo deste trabalho foi incentivar a educação ambiental na escola municipal Criança Esperança I no município de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, para que através dos alunos desperte-se a consciência ecológica na comunidade e conseqüentemente a preservação do meio ambiente. Pois, sabe-se que a chave para o desenvolvimento sustentável é a participação da educação nesse processo.

Palavras- chave: Sustentabilidade, Preservação, Meio ambiente e educação ambiental



ABSTRACT

Environmental education constitutes a comprehensive education, which aims to reach all citizens, through a continuing participatory learning process that seeks to instill in the student a critical awareness of environmental issues, including critical as the ability to grasp the genesis and the evolution of environmental problems. Based on this assumption the objective was to promote environmental education in public school I hope Child in Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, that through the students wake up ecological awareness in the community and therefore the preservation of the environment. Well, we know that the key to sustainable development is participation in the process of education.

Keywords: Sustainability, Conservation, Environment and environmental education



¹Professora na rede Municipal, Estadual e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade, Univ. Federal da Grande Dourados-UFGD, 79804-970, Dourados, MS. E-mail: caroline.m.motta@gmail.com 



INTRODUÇÃO

            Atualmente, a Educação Ambiental assume um caráter realista, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso. Neste contexto, a Educação Ambiental é ferramenta de educação para o desenvolvimento sustentável. Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução de recursos e uma massiva extinção de espécies.
            As atuais exigências sociais têm desencadeado a necessidade de uma visão de mundo que permita ao ser humano agir em sociedade minimizando os efeitos danosos ao ambiente natural. 
            Uma visão de mundo construída a partir de uma nova concepção de educação alinhada às questões ambientais, capaz de promover a formação de personalidades ambientalmente solidárias, mediante a aproximação da prática pedagógica ao processo de construção do conhecimento (ARAÚJO, 2004).
            Portanto, são necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Cada um compartilha da responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem-estar da família e de todo o mundo dos seres vivos. No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos.
            A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais (adaptado de (Revista Educação – edição 254 - pág.239).
            Em 27 de abril de 1999, a aprovação da Lei N° 9.795 institui a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil. Esta lei entende que a Educação Ambiental (EA) é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Apesar dos dez anos de existência da lei, a maioria das escolas ainda não consegue implementá-la, sobretudo nas escolas de Ouro Preto, conforme diagnóstico realizado em algumas delas (PRADO et al., 2009).
            Segundo Gonçalves (1990), a Educação Ambiental não deve ser entendida como um tipo especial de educação. Ela deve consistir em mostrar ao aluno de diferentes idades, aspectos importantes da dinâmica de diferentes ambientes, enfocando de maneira geral, aspectos da fauna, da flora e das características físicas locais, fazendo com que o aluno sinta-se parte desse ambiente e conseqüentemente, parte imprescindível na preservação do meio ambiente.
            Dessa forma a educação ambiental nas aulas de ciências justifica-se porque a educação ambiental é um exercício de cidadania. Ela tem como objetivo a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente natural que a cercam.
OBJETIVOS
            O objetivo deste trabalho foi incentivar a educação ambiental na escola municipal Criança Esperança I no município de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, para que através dos alunos desperte-se a consciência ecológica na comunidade e conseqüentemente a preservação do meio ambiente. Pois, sabe-se que a chave para o desenvolvimento sustentável é a participação da educação nesse processo.


METODOLOGIA

            A Escola Municipal Criança Esperança I onde foi desenvolvido o presente trabalho localiza-se na Vila Nova Olímpica, no Município de Rio Brilhante. Participou do trabalho a turma do 8º ano do período matutino da escola.
            Durante o período do desenvolvimento do trabalho, os alunos assistiram palestras sobre Sustentabilidade, Educação Ambiental e Preservação Ambiental, leram textos e trabalharam com cartazes. Para a finalização da do trabalho os alunos participaram de uma oficina de confecção de objetos com material reciclado como garrafas pets, latinhas, jornais e revistas, vide as fotos abaixo.




RESULTADOS E DISCUSSÕES

            Foi evidente a dedicação e a força de vontade de aprender sobre novos assuntos, nos quais o homem está diretamente envolvido. Atitudes simples como a separação do lixo, o reaproveitamento de alimentos e a reciclagem faz a diferença na preservação do Meio Ambiente. Através desse trabalho pode-se observar que os alunos desenvolveram o lado critico e ficaram mais atentos e preocupados quando o tema era o planeta. Dessa forma a Educação Ambiental contribuiu no social e no ambiental, tornando-os os alunos mais maduros e até mesmo preocupados com o lixo gerado na sala e com o desperdício de água nos bebedouros da escola.
            De acordo com Jacobi (2004), a educação ambiental tem assumido uma função transformadora cada dia mais, a co-responsabilização e participação de todos são objetivos essenciais para se promover o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o educador é o principal mediador na construção de referenciais ambientais e deve usá-los com sabedoria como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza.

CONCLUSÕES
            Os objetivos propostos no desenvolvimento deste projeto foram alcançados, pois os alunos, os professores e a comunidade escolar no geral conseguiram visualizar a importância da preservação e de se ter hábitos mais sustentáveis. Ao final do projeto os alunos estavam mais críticos e se tornaram os agentes fiscalizadores dos colegas e pais passando adiante a idéia de que é preciso a mudança de atitude e principalmente o modo em que se vive hoje.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, Maria Inêz de Oliveira. A universidade e a formação de professores para a educação ambiental. Revista brasileira de educação ambiental / Rede Brasileira de Educação Ambiental. – n. 0 – Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

JACOBI, Pedro. Educação e Meio Ambiente – transformando as práticas. Revista brasileira de educação ambiental / Rede Brasileira de Educação Ambiental. – n. 0 – Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2004.

PRADO, A. C. et al. TEIA -Tecendo com a Escola a Integração Ambiental. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Dourados – MS. 2009.


Postado por:   E.M.S. Neves


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