CEMCEI - REALIZA II TORNEIO DE XADREZ
Interdisciplinaridade: Educação Física e Matemática
O Centro Educacional Municipal Criança Esperança I realizou, nos dias 15, 18 e 19 de Outubro de 2010, o II torneio de XADREZ, contando com a participação de 24 alunos, os quais foram orientados pelos professores Roberto Carlos Pereira e Sidinéia Garcia Pereira, envolvendo os alunos do período matutino dos seguintes anos: 3ºA, 4ºA, 5ºA, 6ºA, 7ºA e do período matutino e o 6ºC, 7ºB do período vespertino do Ensino Fundamental.
A proposta fundamental deste projeto “A Prática do Xadrez com auxílio da STE” foi oferecer aos alunos uma oportunidade diferenciada de praticar o esporte xadrez, sendo o mesmo uma extensão do projeto “Xadrez na escola” desenvolvido no ano passado (2009). Através das aulas práticas de xadrez na sala de tecnologia educacional (STE) objetivamos despertar o interesse a prática através do uso da tecnologia, buscando minimizar os problemas de indisciplina e auxiliar no desenvolvimento integral do aluno nas diversas disciplinas escolares, especificamente nas turmas que abrangemos, visto que o Xadrez é um esporte milenar, o qual busca desenvolver nos estudantes a capacidade de concentração, de cálculo, a definição de estratégia, além da responsabilidade pela tomada de decisões.
O Projeto “A prática do xadrez com auxílio da STE” foi idealizado, aprimorado e reordenado visando à melhoria contínua da abordagem deste importante jogo: Xadrez, tendo o acompanhamento criterioso da Orientação Pedagógica e da direção escolar.
Ao propor a utilização da sala de tecnologia como um recurso pedagógico nesse projeto, os professores de Matemática e Educação Física envolvidos no projeto refletiram algumas questões: Por que usar computador e não somente tabuleiros e peças? É para motivar os alunos, para cumprir uma exigência da escola ou para tratar de forma diferente, talvez mais adequada, certos conteúdos? E também qual o ganho, em termos de aprendizagem, obtido com a introdução do computador na nossa prática pedagógica?
A aplicação da tecnologia na prática do xadrez surge a partir da busca de novas metodologias que buscam inovar e despertar maior interesse dos alunos em relação ao tema jogo intelectual: xadrez, aplicado no projeto. Afirma CAPISANI (2000), em um trecho de seu livro Educação e Arte no Mundo Digital que: “Não temos dúvidas que o computador pode revolucionar a maneira de aprender e de ensinar. O momento que estamos vivendo é prova que o computador e suas aplicações não têm limites. Estamos certos que o uso desse instrumento de ensino aprendizagem, haverá de dar maior velocidade ao aprendizado, eficiência, capacidade e menor erro humano. O computador vai aumentar a interação do professor em sala de aula, mostrar as dificuldades e ajudar os professores a maximizar o uso do computador com instrumento de aprendizagem e ensino”.
O lúdico existente no jogo proporciona à criança momentos de aprendizagem de maneira prazerosa e significativa. Confirmando essa afirmativa, RICOEUR (1983) ressalta que: “O brincar não pode ser simplesmente narrado. Participa de experiências, de vivências imaginativas e realizadas, criativamente, pela criança. Neste sentido, aproxima-se dos sonhos, das construções mágicas, no universo colorido que jarra todas as possibilidades das transformações que fluem do ato de brincar e jogar. O jogo, as brincadeiras, as invenções das crianças buscam transformar o mundo, dominar seus efeitos de sentido. O brincar é o espaço com poder de transformação”.
A realização do projeto baseou-se na promoção de estratégias para a inclusão e permanência do aluno na escola, considerando que o xadrez é um esporte pedagógico que auxilia o desenvolvimento das demais disciplinas escolares. A prática da atividade desenvolve diversas habilidades, como a atenção, concentração, julgamento, imaginação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão, coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica e interesse por línguas estrangeiras.
O projeto teve início em Março e foi finalizado com o torneio de xadrez. Foram realizadas avaliações teóricas, aplicadas individualmente a cada aluno, observações e anotações em caderno de registros a cada aula, considerando toda a aprendizagem e desenvolvimento do aluno durante o projeto, nos diversos tempos e espaços escolares.
As turmas foram avaliadas conforme o desempenho de cada aluno nas disciplinas de Educação Física e matemática no decorrer do projeto. Também a classificação dos alunos para participar da etapa final que foi o torneio.
Os resultados alcançados atingiram os objetivos propostos pelo projeto e principalmente o desenvolvimento integral do aluno, superando as expectativas.
Professores: Sidinéia Garcia Pereira - (Ed. Física )
Roberto Carlos Pereira - ( Matemática)
Interdisciplinaridade: Educação Física e Matemática
O Centro Educacional Municipal Criança Esperança I realizou, nos dias 15, 18 e 19 de Outubro de 2010, o II torneio de XADREZ, contando com a participação de 24 alunos, os quais foram orientados pelos professores Roberto Carlos Pereira e Sidinéia Garcia Pereira, envolvendo os alunos do período matutino dos seguintes anos: 3ºA, 4ºA, 5ºA, 6ºA, 7ºA e do período matutino e o 6ºC, 7ºB do período vespertino do Ensino Fundamental.
A proposta fundamental deste projeto “A Prática do Xadrez com auxílio da STE” foi oferecer aos alunos uma oportunidade diferenciada de praticar o esporte xadrez, sendo o mesmo uma extensão do projeto “Xadrez na escola” desenvolvido no ano passado (2009). Através das aulas práticas de xadrez na sala de tecnologia educacional (STE) objetivamos despertar o interesse a prática através do uso da tecnologia, buscando minimizar os problemas de indisciplina e auxiliar no desenvolvimento integral do aluno nas diversas disciplinas escolares, especificamente nas turmas que abrangemos, visto que o Xadrez é um esporte milenar, o qual busca desenvolver nos estudantes a capacidade de concentração, de cálculo, a definição de estratégia, além da responsabilidade pela tomada de decisões.
O Projeto “A prática do xadrez com auxílio da STE” foi idealizado, aprimorado e reordenado visando à melhoria contínua da abordagem deste importante jogo: Xadrez, tendo o acompanhamento criterioso da Orientação Pedagógica e da direção escolar.
Ao propor a utilização da sala de tecnologia como um recurso pedagógico nesse projeto, os professores de Matemática e Educação Física envolvidos no projeto refletiram algumas questões: Por que usar computador e não somente tabuleiros e peças? É para motivar os alunos, para cumprir uma exigência da escola ou para tratar de forma diferente, talvez mais adequada, certos conteúdos? E também qual o ganho, em termos de aprendizagem, obtido com a introdução do computador na nossa prática pedagógica?
A aplicação da tecnologia na prática do xadrez surge a partir da busca de novas metodologias que buscam inovar e despertar maior interesse dos alunos em relação ao tema jogo intelectual: xadrez, aplicado no projeto. Afirma CAPISANI (2000), em um trecho de seu livro Educação e Arte no Mundo Digital que: “Não temos dúvidas que o computador pode revolucionar a maneira de aprender e de ensinar. O momento que estamos vivendo é prova que o computador e suas aplicações não têm limites. Estamos certos que o uso desse instrumento de ensino aprendizagem, haverá de dar maior velocidade ao aprendizado, eficiência, capacidade e menor erro humano. O computador vai aumentar a interação do professor em sala de aula, mostrar as dificuldades e ajudar os professores a maximizar o uso do computador com instrumento de aprendizagem e ensino”.
O lúdico existente no jogo proporciona à criança momentos de aprendizagem de maneira prazerosa e significativa. Confirmando essa afirmativa, RICOEUR (1983) ressalta que: “O brincar não pode ser simplesmente narrado. Participa de experiências, de vivências imaginativas e realizadas, criativamente, pela criança. Neste sentido, aproxima-se dos sonhos, das construções mágicas, no universo colorido que jarra todas as possibilidades das transformações que fluem do ato de brincar e jogar. O jogo, as brincadeiras, as invenções das crianças buscam transformar o mundo, dominar seus efeitos de sentido. O brincar é o espaço com poder de transformação”.
A realização do projeto baseou-se na promoção de estratégias para a inclusão e permanência do aluno na escola, considerando que o xadrez é um esporte pedagógico que auxilia o desenvolvimento das demais disciplinas escolares. A prática da atividade desenvolve diversas habilidades, como a atenção, concentração, julgamento, imaginação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão, coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica e interesse por línguas estrangeiras.
O projeto teve início em Março e foi finalizado com o torneio de xadrez. Foram realizadas avaliações teóricas, aplicadas individualmente a cada aluno, observações e anotações em caderno de registros a cada aula, considerando toda a aprendizagem e desenvolvimento do aluno durante o projeto, nos diversos tempos e espaços escolares.
As turmas foram avaliadas conforme o desempenho de cada aluno nas disciplinas de Educação Física e matemática no decorrer do projeto. Também a classificação dos alunos para participar da etapa final que foi o torneio.
Os resultados alcançados atingiram os objetivos propostos pelo projeto e principalmente o desenvolvimento integral do aluno, superando as expectativas.
Professores: Sidinéia Garcia Pereira - (Ed. Física )
Roberto Carlos Pereira - ( Matemática)
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