SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL



A sala de recurso multifuncional do Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, sito a Rua Expedicionário Hugo Gonçalves , N º 66, no bairro Nova Esperança. Foi implantada no ano de 2011. Os alunos que freqüentam o atendimento educacional especializado são alunos do ensino comum da própria unidade escolar e residem no bairro em que a escola está localizada, atendendo as deficiências, intelectual e física.
Os referenciais que norteiam o trabalho pedagógico e fundamentam sua organização e ofertas são: Constituição Federal art. 20 e 208, Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de Setembro/2001, Decreto nº. 6571, de 17/09/2008, Resolução nº. 4 de outubro de 2009, Deliberação CEE/MS nº 7828, de 30 de maio de 2005, Capítulo II, Artigo 6º, Seção I em todos os seus incisos e LDB, Lei 9.394/96, no capítulo V, da Educação Especial.
Nesta sala de recurso multifuncional contamos com a profissional Márcia Maria da Silva Ferreira.


ATENDIMENTO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

O Atendimento Educacional Especializado disponibilizado na sala de recursos multifuncionais é realizado no contra turno, em pequenos grupos e alguns casos são atendidos individualmente considerando as diferentes áreas do conhecimento, os aspectos relacionados aos estágios de desenvolvimento cognitivo dos alunos, o nível de escolaridade. A sala de recurso é um ambiente com grande variedade de materiais e recursos pedagógicos como jogos que valorizam os aspectos lúdicos, criatividade e o desenvolvimento de estratégias de lógica e pensamento. Recursos específicos como reglete, punção, sorobã, lupa manual, caderno de pauta ampliada, suporte para livro (Plano Inclinado), além dos recursos tecnológicos oferecidos pelo MEC/ SEESP. Os professores do AEE fazem visitas quinzenais aos professores do ensino comum, atuando de forma colaborativa para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno ao currículo e sua interação no grupo. Preparando materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns do ensino regular.
O professor do Atendimento Educacional Especializado estabelece articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

PLANO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

O Plano do Atendimento Educacional Especializado é realizado de maneira a contemplar cada deficiência.

DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL

É importante ressaltar que as pessoas com deficiência mental passam pelos mesmos estágios do desenvolvimento cognitivo (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal), pelos quais as demais pessoas passam, realizando processos similares de construção e objetivação do conhecimento.
Nas Salas de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual, são realizadas as adequações necessárias para participação e aprendizagem desses alunos, por meio de estratégias teórico–metodológicas que lhes permitam o desenvolvimento cognitivo e a apropriação do saber.
Devendo caracterizar como complemento curricular, de modo que atenda as necessidades educacionais de alunos com deficiência mental, priorizando o desenvolvimento dos processos mentais, oportunizando atividades e criatividade, fortalecendo a autonomia dos alunos para decidir, opinar, escolher e tomar iniciativas, a partir de suas necessidades e motivações. Preparar materiais e atividades específicas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

SURDEZ

A proposta pedagógica para a educação de surdos, valoriza as potencialidades expressas nas construções artísticas, linguísticas e culturais, a experiência visual traz às pessoas surdas a possibilidade de construir sua subjetividade por meio de experiências cognitivas e linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica, que encontram na língua de sinais seu principal meio de caracterização.
O plano do AEE para alunos surdos devem complementar os estudos referente aos conhecimentos construídos nas classes comuns de ensino regular, utilizar as tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem da LIBRAS e da Língua Portuguesa para alunos surdos como segunda língua, produzir materiais bilíngues (LIBRAS – Português – LIBRAS).

DEFICIÊNCIA VISUAL E BAIXA VISÃO

Os alunos com deficiência visual apresentam uma variação de perdas que poderá se manifestar em diferentes graus de acuidade visual. O Atendimento Educacional Especializado inclui uma variedade de experiências, formação de conceitos, orientação e mobilidade, interação com o ambiente e acesso as informações impressas em Braille, em caracteres ampliados e outros.
O processo de aprendizagem de alunos cegos se desenvolve por meio da utilização dos sentidos remanescentes, tato, audição, olfato, paladar, utilizando o sistema Braille como principal meio de comunicação escrita.
O AEE deverá possibilitar a realização do processo de alfabetização pelo sistema Braille ou a utilização de caracteres ampliados ou recursos específicos conforme a necessidade dos alunos com baixa visão. Também, deverá possibilitar atendimento nas áreas específicas de orientação e mobilidade, atividade da vida diária, escrita cursiva, sorobã, acesso as tecnologia de informação e outros.
O professor da AEE deverá realizar a transcrição de materiais, Braille/tinta, tinta/Braille e produzir a gravação sonora de textos. Adaptar material em caracteres ampliados para uso de alunos com baixa visão, além de disponibilizar outros materiais didáticos, desenvolver técnicas e vivências de orientação e mobilidade e atividade da vida diária para autonomia e independência, desenvolver o ensino para o uso do sorobã, promover adequações necessárias para o uso de tecnologia de informação e comunicação.

DEFICIÊNCIA FÍSICA

A deficiência física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema ostearticular, que compreende o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou me conjuntos, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidades variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida, (MEC, 2004).
Cabe ao professor da sala de recursos, atuar conjuntamente com o professor da classe comum, para orientá-lo acerca da participação efetiva recreativa, esportivas e culturais da escola, trabalhando, fundamentalmente, os aspectos relacionados ao desenvolvimento da auto estima, auto valorização e auto imagem, devendo buscar ainda, estimular a independência e autonomia, bem como a socialização desse aluno outros grupos.
De acordo com a limitação física apresentada, é necessário utilizar recursos didáticos e equipamentos especiais para a sua educação, buscando viabilizar a participação do aluno nas situações práticas vivenciadas no cotidiano escolar, para que o mesmo, com autonomia, possam aperfeiçoar suas potencialidades e possibilidades de movimento e venha interagir e transformar o ambiente em busca de uma melhor qualidade de vida.
Orientar o professor do ensino comum sobre estratégias que favoreçam a autonomia e envolvimento do aluno em todas as atividades propostas ao grupo, explicar quanto à metodologia de Educação Física Adaptada. Operacionalizar as complementações curriculares específicas necessárias à educação dos alunos com deficiência física no que se refere ao manejo de materiais adaptados e a escrita alternativa as vivencias de mobilidade e acesso a todos os espaços da escola e atividades da vida diária, que envolvam a rotina escolar, informática acessível realizar adequação de material didático pedagógico para atender as necessidades dos alunos.
Tendo conhecimento dos objetivos propostos a cada deficiência o profissional que atua nas salas de recursos elabora, executa e avalia o Plano de AEE do aluno, contemplando: a identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos; a definição e a organização das estratégias, serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade; o tipo de atendimento conforme as necessidades educacionais específicas dos alunos; o cronograma do atendimento e a carga horária, individual ou em pequenos grupos.
O plano deverá ser avaliado durante toda sua execução, através de registros onde deverão constar as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar, o que contribuiu para as mudanças constatadas; repercussões das ações do plano do AEE no desempenho escolar do aluno.
Esta sala de recurso multifuncional possui espaço físico adequado e acessível com materiais didáticos pedagógicos e recursos tecnológicos com as adequações para atender cada deficiência.

 
   

Postado por: E.M.S.Neves

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